O que você sabe sobre dinâmica de grupo? Bom, sua finalidade mais conhecida é a de recrutamento e seleção de pessoal para empresas dos mais variados segmentos. A partir dela, os especialistas em gestão de pessoas conhecem os candidatos e aplicam atividades que os ajudam a expressar suas habilidades, vocações e personalidades. Porém, a DG também pode ser requisitada para outros fins, que vão além das entrevistas de emprego mais elaboradas e descontraídas. Ela é um poderoso instrumento não só para o setor de RH, mas para o de Psicologia, Assistência Social, Pedagogia, Administração, Departamento Pessoal, entre outros.

Mas para saber aplicá-la corretamente, é preciso ter determinados conhecimentos na área, que hoje em dia são ensinados com praticidade no curso de Dinâmica de Grupo. Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra esse e muitos outros cursos a distância voltados para o núcleo de Recursos Humanos. Com esses cursos online com certificado, você eleva seu nível profissional, preenche seu currículo com boas referências e comprova para as empresas que domina bem o assunto e pode fazer a diferença.

Que tal se engajar nesse tema para trabalhar melhor e ser mais reconhecido? Elaboramos este artigo para você conhecer os principais pontos tratados em nosso curso online dinâmica de grupo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

Tudo sobre o curso de Dinâmica de Grupo e vários tópicos importantes

Dinâmicas de Grupo para Aplicação na Prática

O conceito mais conhecido de dinâmica de grupo foi popularizado por Kurt Lewin, um psicólogo da Alemanha que propôs estudar o comportamento de indivíduos reunidos por um mesmo objetivo. As maiores descobertas foram feitas em 1938, e a partir daí as técnicas foram se popularizando cada vez mais, chegando no Brasil em 1947, já no formato para serem aplicadas com empresas e profissionais.

Hoje em dia, a DG é praticamente indispensável para qualquer processo de seleção, pois traz resultados expressivos na hora de contratar ou promover funcionários, e por isso é tão abordada no curso de recursos humanos. Gestores e facilitadores utilizam seus artifícios e até os inovam para descobrir as características de cada integrante do grupo, visando selecionar aquele que mais se encaixa para determinadas vagas. A dinâmica pode conter apresentação, conversa e brincadeiras diversas para quebrar o gelo, facilitar a comunicação e exercitar competências vivas em cada um. 

Além dos profissionais de recrutamento, como falamos anteriormente, a dinâmica de grupo pode também ser utilizada por psicólogos. Também contratados por empresas de variados nichos, eles exercem um papel fundamental na identificação de potencialidades em candidatos e no atendimento de colaboradores da empresa. Eles podem ajudar no caso de dificuldades de relacionamento, de comunicação, de liderança, entre muitos outros. Além disso, é muito comum as dinâmicas serem inseridas em tratamentos psicológicos em grupo, que são realizados em clínicas e hospitais.

Quem atua com pedagogia ou psicopedagogia também pode se beneficiar com os resultados das dinâmicas de grupo. Está cada vez mais em alta o uso de processos coletivos para alunos e professores, os quais são excelentes para integrar, melhorar o rendimento, ensinar a lidar com as diferenças, a dividir, a respeitar, a trabalhar em conjunto e até combater bullying. É interessante que esses profissionais também busquem conhecimentos em cursos online que mostrem didáticas específicas para grupos de crianças e adolescentes, por exemplo.

São muitas as formas de elaborar uma dinâmica de grupo e vários públicos podem participar. O principal é que ela seja usada por um intuito em comum, seguindo padrões e os princípios éticos. No Curso de Dinâmica de Grupo aqui do portal, você tem a chance de aprender sobre a aplicação na prática, com muitos exemplos em vídeos, artigos e estudos conceituados, vale a pena conhecer.

Tipos de Dinâmicas

Como você pode ver, muitas áreas hoje em dia utilizam a dinâmica de grupo para muitos objetivos. É importante saber também diferenciar o tipo de procedimento que é realizado em cada situação, pois dependendo da finalidade, são apresentadas atividades distintas e bem específicas. O bacana é que em cursos EAD podemos destrinchar as didáticas ideais para atingir diversos grupos, desde crianças até idosos. Há muitos cursos a distância  interessantes, como o Curso Online Gestão de Recursos Humanos‍ e o Curso Online Gestão de Pessoas‍. 

E para que você se inteire sobre esse tópico indispensável, vamos falar sobre os principais estilos de dinâmicas de grupo, veja só:

Dinâmicas para Socialização e Apresentação

Esse tipo de dinâmica é sempre muito bem-vindo em situações em que há novos grupos se formando: uma nova turma na escola, novos contratados de uma empresa, um novo grupo de apoio, etc. Os integrantes se beneficiarão com as atividades, pois se sentirão mais agregados e começarão ali uma nova jornada de interação. A ideia é fazê-los se sentirem bem acolhidos e seguros para mostrarem quem são. Ela pode ser aplicada também em dinâmicas de processos seletivos, para facilitar a apresentação dos candidatos.

"Há sempre uma tensão na primeira aula especialmente nas turmas novas em que os alunos não se conhecem. As dinâmicas de quebra-gelo têm o objetivo de ajudar a descontrair os alunos e proporcionar uma melhor integração do grupo", explica a mestre em História pela PUC, Joelza Ester Domingues.

A "quebra-gelo", como a profissional falou, é a dinâmica mais utilizada em momentos que se busca interação de um grupo social. É válida para qualquer faixa-etária e possui inúmeras didáticas, desde aquelas que só se usa a fala e a expressão corporal, até as que usam materiais diversos.

Outro intuito bem legal nessa atividade é proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência, com dificuldade de aprender, de etnias diferentes, que tendem ter mais problemas de sociabilização por conta do preconceito enraizado na sociedade. As dinâmicas têm o poder de quebrar paradigmas e mostrar que todo mundo é igual. Uma dica para complementar seus estudos nesse âmbito é aprender mais em cursos online como o Curso Online Intervenção Psicopedagógica na Escola‍ e o Curso Online Educação Especial Inclusiva‍, voltados para quem é da área de pedagogia e assistência social.

Dinâmicas de Comunicação

Problemas de comunicação podem ser fatais para qualquer tipo de organização. A falta de tato para se comunicar entre os funcionários, os setores e as equipes pode causar mals entendidos, retrabalhos, queda de rendimento e até mesmo a insatisfação dos clientes. Para tanto, é preciso que a área de RH da empresa ou até mesmo o líder propronha atividades que melhorem a comunicabilidade na empresa como um todo.

Você já deve ter conhecido ou trabalhado em alguma corporação na qual o TI não se dava bem com o Marketing, por exemplo, ou onde o Departamento Pessoal se mostra sempre insatisfeito com o pessoal do Recrutamento, por questões que poderiam ser resolvidas facilmente com uma boa comunicação. Isso acontece bastante, principalmente por que nenhuma das partes compreende a importância do trabalho do outro. Com uma dinâmica de grupo bem elaborada isso pode ser sanado rapidamente.

O Centro de Estudos e Formação também possui opções de cursos EAD que mostram metodologias voltadas à comunicação, como o Curso Online Comunicação Assertiva‍, o Curso Online Formas de Comunicação ‍ e o Curso Online Comunicação e Marketing‍. Essas três dicas podem lhe ajudar a obter informações necessárias a respeito das práticas de interação.

Dinâmicas de Expressão Emocional

Essa dica vale tanto para quem é do ramo de RH quanto para quem trabalha com atendimento psicológico e assistência social. Expressar os sentimentos, anseios e sonhos não é uma tarefa simples, mas saber como fazer isso de modo controlado pode trazer muitos benefícios para a vida pessoal, afetiva, profissional, etc. 

Com as atividades programadas da dinâmica, os participantes podem revelar sentimentos relacionados a sua vida, ao seu dia a dia no trabalho, na escola, ao convívio familiar ou com os amigos. É uma tática muito boa para ajudar pessoas a expressarem o que pensam em relação a determinados fatos, algo que está incomodando, afetando a produtividade e a harmonia em quaisquer ambientes.

Essas dinâmicas podem ajudar a identificar, por exemplo, casos de assédio moral no trabalho e de bullying nas escolas, problemas recorrentes na sociedade atual e com alto poder destrutivo da autoestima de crianças e adultos.

curso de dinâmica de grupo

Dinâmicas Didáticas

Quem já fez um curso de recursos humanos de ensino técnico ou graduação aprendeu que há uma infinidade de dinâmicas de grupo, cada um com um objetivo diferente. Há atividades divertidas e descontraídas que priorizam campos como a comunicação, a expressão corporal, sentimental, a interação social, a motivação, a liderança, entre outros. Selecionamos duas delas, muito aplicadas em várias situações - desde processos seletivos a terapias de grupo. Vale lembrar que no curso online dinâmica de grupo você terá à mão uma lista extensa de ideias para aplicar em seu trabalho, estágio ou grupo de estudos.

1 - Troca de segredos

Essa dinâmica é muito conhecida por quem é do ramo de gestão de pessoas e é aplicada para incentivar a autoaceitação e ajudar a desenvolver a empatia com os outros participantes. O ideal é que seja realizada com cerca de 20 pessoas, sendo que irá precisar de material complementar simples: papel e caneta para cada um deles. O processo é o seguinte: o facilitador deve orientar cada membro a escrever no papel que recebeu, algum fator que pode prejudicar a relação com os outros, mas que tem receio de dizer.

Depois, deve-se recolher todos os papéis, dobrar todos da mesma forma, misturá-los e sorteá-los. A pessoa que abrir o cartão, deve se apropriar da ideia, como se ela mesma tivesse escrito. A missão do profissional de RH, nesse caso, é observar como o participante se coloca no lugar do outro, se ele é respeitoso ou se debocha, se entende o fator exposto no papel e se vai propor soluções para ele.

2 -  Dinâmica 1, 2, 3

Essa atividade funciona como ótimo "quebra-gelo" e também como uma forma de mostrar a importância do trabalho em equipe. O interessante é que essa dinâmica é bem simples, não demanda nenhum material extra, somente dos participantes, que inclusive podem estar em pequeno ou grande número, não há limite de pessoas para participar.

Ela funciona do seguinte modo: o orientador pede para os membros do grupo ficarem em pé e formarem duplas, ficando um de frente para o outro. A dica é que o facilitador chame alguém para fazer junto com ele para poder dar o exemplo. A dupla deve dizer alternadamente 1, 2, 3 - a primeira diz 1, a segunda diz 2 e a primeira, novamente, diz 3. Depois, troca-se a ordem, tentando dizer de forma rápida. 

A coach Renata Melo, que ensina essa técnica, diz que a brincadeira rende muitas risadas, mas que não para nessa fase. Depois de um tempo alternando os números falados, a pessoa que começar falando o número 1 também vai bater palma ao mesmo tempo. O terceiro passo é a pessoa que disser 1 bater palma, a que disser 2 dar um pulo e a que disser 3, só falar. E o quarto e último passo é: dizer 1 e bater palma, dizer 2 e pular, dizer 3 e girar o corpo. Complicado, não? 

Mas isso, segundo Renata, deve ajudar bastante a equipe a interagir, a sociabilizar e deixar o clima mais leve. Além disso, ela explica que o responsável pela gestão de pessoas pode mostrar como é importante cada um ter sintonia e também esperar a vez do outro para desenvolver o seu papel. Com o Curso Online Atividades Lúdicas‍ e demais cursos a distância relacionados você pode aprender mais brincadeiras que podem ser aplicadas com pessoas de todas as idades.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Trabalhando Dinâmica de Grupo com Crianças e Adolescentes

O curso online dinâmica de grupo, assim como qualquer outro curso de recursos humanos, mostra que essas atividades são bem abrangentes, podendo ser aplicadas com diversos tipos de públicos. Quem trabalha com assistência social pode utilizar muito essas técnicas com crianças e adolescentes em situação de risco, de abrigos, com deficiências, com dificuldades de socialização, entre outros aspectos.

Além disso, pedagogos podem aplicá-las em situações variadas nas instituições de ensino. Essa prática pode melhorar bastante o rendimento dos alunos em sala de aula, motivá-los a estudar, a buscar mais conhecimentos, a interagir com os colegas de forma saudável, a expressar sentimentos e respeitar as opiniões e as diferenças dos outros. 

Esse conceito também é estudado em cursos online com certificado e preparam estudantes e profissionais de tais áreas para atender mais humanamente os jovens, entendendo suas necessidades e ajudando a compreenderem seu lugar no mundo. Temos por aqui várias dicas de cursos EAD que atendem essas expectativas: o Curso Online Atendimento Educacional Especializado‍, o Curso Online Atendimento Socioeducativo‍, o Curso Online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco‍ e o Curso Online Psicopedagogia - Fundamentos Essenciais‍.

Realmente, falar de dinâmica de grupo não é algo que pode ser feito de forma sucinta. É um tema muito amplo, que permeia muitos outros campos de atuação. Extremamente eficaz, ela merece ser estudada atentamente por quem visa uma carreira em RH, Administração, Psicologia, Pedagogia, Assistência Social ou até mesmo por aqueles que gostam de oferecer trabalhos voluntários a pessoas que mais precisam.

Nesse sentido, os cursos online com certificado se mostram as melhores escolhas para você que quer deixar seu currículo diferenciado para competir no mercado. Aqui no Centro de Estudos e Formação há o Curso de Dinâmica de Grupo e muitos outros cursos online do Pacote Master voltados para essa ramificação, os quais você pode realizar investindo somente R$ 99,70. Que tal começar agora? Não perca tempo e faça sua inscrição.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Conte para a gente quais suas impressões e caso tenha dúvidas, não hesite em deixá-las abaixo. Até uma próxima e bons estudos!