Muitas instituições fazem questão de divulgar que disponibilizam cursos reconhecidos pelo MEC. Você já deve ter visto por aí propagandas que colocam essa informação, não é mesmo? Ela surge como um motivo a mais para se confiar naquela faculdade ou escola, principalmente quando são oferecidos cursos a distância. É comum utilizarem o bordão "reconhecimento do MEC" somente para exaltar a publicidade e chamar a atenção do público, já que se trata de um órgão federal e impõe credibilidade.

No entanto, é preciso saber diferenciar aquilo do que é estritamente comercial, daquilo que é realmente verídico. Falamos isso, pois muitas vezes as normas do Ministério da Educação são desconhecidas e não são aplicadas corretamente. Além disso, entender os pontos principais das determinações do MEC e a necessidade de seu aval para cursos online ou presenciais, é fundamental para fazer escolha certa para seu aprendizado.

E o Centro de Estudos e Formação é reconhecido pelo MEC? Bom, nós sempre nos deparamos com dúvidas de alunos e interessados em cursos a distância reconhecidos pelo MEC. É normal entender que, por ser o órgão máximo da educação, ele tenha o controle por todas as modalidades de ensino, da graduação aos cursos livres. Mas há fatores que devem ser discutidos e disseminados para combater equívocos.

E para reafirmarmos nosso compromisso com a transparência, resolvemos elaborar este conteúdo para falar se o Centro de Estudos e Formação é reconhecido pelo MEC. Nós explanamos sobre essa temática e esclarecemos questões recorrentes acerca dos cursos online reconhecidos pelo MEC. Acompanhe.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Entenda mais sobre as avaliações do MEC

É o Ministério da Educação que delimita diretrizes para diversas fases do ensino. É ele, por exemplo, que cuida das avaliações das escolas de ensino superior, aplicando exames para conhecer os resultados de cada uma. Um exemplo é o ENADE, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação e confere as conhecidas "estrelas" às faculdades.

Por essas e outras responsabilidades desse órgão é que enxerga-se com bons olhos as propagandas que carregam seu nome. Ao procurar uma instituição para estudar cursos a distância livres você pode encontrar muitas delas com dizeres semelhantes a estes: "aqui há cursos online reconhecidos pelo MEC". Todavia, por se tratar de cursos livres, você deve ficar com um pé atrás. Isso por que tudo indica que este termo só foi utilizado para atrair sua atenção e ganhar dinheiro.

Logo, é essencial saber que as determinações diretas do MEC se dão apenas para cursos superiores, ou seja, de graduação e de pós-graduação. As aplicações do órgão são realizadas e válidas tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos EAD (ensino a distância). As duas modalidades de aprendizagem, neste caso, não se diferem no conceito do MEC.

Todas as avaliações das universidades e cursos, vale saber, são definidas por lei. Com supervisão do CONAES - Comissão Nacional de Educação Superior, o MEC aplica as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,  a de nº 9.394, além de decretos, portarias e resoluções. É tudo formulado a fim de manter e melhorar a qualidade do ensino brasileiro e formar profissionais capacitados.

Desta forma, quaisquer cursos a distância ou convencionais de graduação e pós-graduação devem seguir os padrões exigidos pela lei federal. Portanto, nossa dica é que você fique de olho se a universidade onde você estuda ou quer ingressar oferece cursos reconhecidos pelo MEC. Inclusive, há um site oficial - E-mec - no qual você pode (e deve) consultar dados sobre qualquer instituição de educação superior credenciada por tal entidade.

Fazer a sua parte é imprescindível, afinal, não são raras as vezes que sabemos de faculdades que não exigem de seus alunos e não têm a estrutura essencial para atendê-los. Quando há algum órgão conceituado para analisar a situação dessas instituições, nós ficamos mais seguros e norteados para escolher a melhor delas para estudar. Pense nisso.

Nossos cursos online são reconhecidos pelo MEC?

Uma das maiores indagações é sobre cursos a distância reconhecidos pelo MEC, principalmente a respeito dos cursos livres, aqueles que podem ser feitos via internet ou presencialmente e que aperfeiçoam, capacitam ou atualizam os alunos. Muitos desejam saber se o Centro de Estudos e Formação é reconhecido pelo MEC, e sempre fazemos questão de explicar passo a passo.

É preciso compreender que o Ministério da Educação ainda não administra concessões para os cursos livres, assim como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entretanto, essa condição não tem influência alguma sobre a qualidade dos cursos online com certificado. Eles são altamente requisitados e bem avaliados por quem já os fizeram. 

E nós podemos falar com conhecimento de causa. O Centro de Estudos e Formação disponibiliza centenas de cursos EAD e já atendeu mais de 120 mil alunos do Brasil inteiro. Com expertise no mercado, nosso portal só oferece capacitações formuladas e organizadas por um setor pedagógico dedicado e certificados válidos.

Nós deixamos claro para os alunos e interessados que os cursos livres online estão dentro da base legal conforme diz o decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004 e a própria Lei de Diretrizes Básicas. O Artigo 42 dela afirma que "as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade". Tal consideração regula a presença de cursos livres EAD ou presenciais.

Porém, por não terem duração fixa (como as graduações, por exemplo), eles se inserem no grupo de educação não-formal. Cada capacitação apresenta uma carga horária, que é definida pelos portais de ensino. Mas reiterando o que já foi dito antes, de modo algum a segurança e validade das aulas e dos certificados dos cursos online caem por terra. Eles são aceitos e podem ajudar qualquer pessoa a aprender mais e subir na carreira.

Para ter certeza de que a escola de cursos online é realmente confiável, é recomendado que o interessado pesquise muito bem nos canais online, como Facebook e Reclame Aqui. Um dos motivos é a falta da obrigatoriedade de um aval do governo federal ou o Conselho de Educação (CNE). Sendo os métodos de aprendizagem, conteúdos e sistema digital de responsabilidade de cada portal, é dever do aluno verificar a confiabilidade daquele que for escolhido. Ah! E não se esqueça, se você vir por aí a propaganda: "cursos a distância reconhecidos pelo MEC", desconfie quando se tratar de cursos livres. O portal em questão pode estar querendo ganhar alguma vantagem.

cursos online reconhecimento do mec

As vantagens de aprender em cursos livres

Agora que você viu que não é preciso procurar somente por cursos online reconhecidos pelo MEC para ter um aprendizado de excelência, nós vamos explanar mais sobre as vantagens de estudar a distância. Para quem não sabe, os cursos livres contribuem muito para a formação pessoal e profissional. Eles podem ser muito úteis para qualquer aluno que visa desenvolver habilidades ou as potencializar com os conteúdos de cursos EAD.

Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra capacitações voltadas para mais de 20 áreas de atuação, que oferecem conteúdos embasados para estudantes, profissionais e pessoas interessadas em aprender mais. É uma das maneiras mais modernas e eficientes de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Por que não se capacitar?

Vamos listar abaixo alguns dos benefícios de escolher cursos EAD livres, veja:

  • Alto grau de exigência: os cursos livres oferecem muitas vantagens para seus alunos, como a flexibilidade, mas não quer dizer que são mais fáceis. Pelo contrário, estes cursos exigem bastante de você. Por serem online, eles pedem muita organização, foco e pró-atividade. Desta forma, o empenho deve ser em nível máximo para conseguir captar o conhecimento e finalizar o curso.
  • Conteúdo de qualidade: escolas conceituadas oferecem cursos livres de muita qualidade. O Centro de Estudos e Formação dispõe de cursos elaborados e selecionados por um setor pedagógico dedicado. Além disso, eles contêm materiais diversificados, como vídeos, links, pesquisas, apostilas online, entre outros, todos reunidos para que seu aprendizado seja abrangente.
  • Certificação segura: os certificados dos cursos livres são aceitos por empresas e instituições de ensino. Dessa maneira, eles podem ser utilizados para obter conhecimento e ainda ajudar no crescimento profissional e acadêmico. Você pode usar os diplomas para prova de títulos em concursos públicos, para conseguir a progressão de carreira ou até para horas complementares da universidade.
  • Flexibilidade: essa é uma das vantagens que mais enchem os olhos de quem opta por estudar remotamente. Apresentando uma carga horária mais curta, os cursos EAD dão a possibilidade de estudar através do computador ou tablet de onde o aluno bem entender e na hora que for melhor para ele. Além disso, eles isentam você de se locomover até uma escola física.
  • Estrutura: bons portais de cursos online oferecem total estrutura para um aprendizado eficiente. Aqui, por exemplo, você aprende por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, você tem acesso ao material dos cursos que realizar, às avaliações, etc.

Viu quantos pontos positivos os cursos online com certificado têm? Isso é para você ter a certeza de que eles podem ensinar com qualidade e ainda promover a documentação necessária para sua ascensão na carreira. 

Modalidades dos cursos livres online

Que tal fazer parte do enorme time que realiza cursos online? Para você ter uma ideia, de acordo com o censo da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância de 2015, aproximadamente 4 milhões de brasileiros apostaram nessa modalidade. E esse número tende a crescer a cada ano. Impressionante, não é mesmo? 

Aproveite essa chance para melhorar o seu currículo. Os cursos online com certificado podem lhe ajudar a alcançar a meta que quiser. Eles são ideais tanto para se aprofundar em uma ferramenta já conhecida quanto para aprender uma nova função. Além disso atualizam a respeito de informações e técnicas que surgem de tempos em tempos.

Fique por dentro sobre as modalidades que oferecemos aqui no Centro de Estudos e Formação:

Capacitação

O curso de capacitação é destinado a pessoas que querem adquirir conhecimentos em ferramentas ou ações específicas. Ao realizá-lo, você vai se preparar para exercer funções variadas, complementando ainda mais o seu trabalho convencional. É uma ótima maneira de você garantir mais estabilidade no atual emprego, subir de cargo ou mudar para outro ainda melhor. 

Um exemplo é o curso online Edição de Video, excelente alternativa para quem para quer aumentar seu leque de atendimento. Por exemplo: se você já trabaha realizando edição de imagens ou produzindo roteiros, pode incluir a edição de vídeos na gama de serviços oferecidos.

Atualização

Por aqui você também encontra os cursos de atualização. Eles são recomendados para quem quer saber de novos conceitos e técnicas de sua área e atuação. Ano a ano aparecem normas, tecnologias e programas diferentes, prontos para complementar sua rotina de trabalho. Profissionais que se preocupam em se atualizar e se destacar no mercado vão aproveitar bastante essa oportunidade.

O curso online Informática Educativa pode ser uma boa ideia para quem visa atualização. Professores, instrutores de informática, entre outros profissionais de educação podem aprender neste curso para atender seus alunos de forma mais completa.

Aperfeiçoamento

Já a modalidade aperfeiçoamento é voltada para pessoas que já têm experiência em um segmento específico e precisam melhorar o seu desempenho ou aprimorar seus conhecimentos. Se você está em busca de um currículo mais chamativo, pode contar com esse tipo de curso. As empresas hoje em dia estão atrás de profissionais proativos, que gostam de aprender sempre mais.

Algumas ideias de cursos para aperfeiçoar é o de Jornalismo Impresso e o de Jornalismo na Atualidade, perfeitos para estudantes e profissionais de Comunicação e Marketing. Você deve pensar sempre em reunir diversos conhecimentos de um mesmo setor, um complementando o outro, para assim ser um profissional mais conceituado.

Todas essas modalidades são de grande valia para qualquer estudante, profissional e demais interessados. Cada uma delas funciona para determinadas fases da carreira, chamando a atenção das empresas e ajudando a melhorar o status profissional. Ao se credenciar no Centro de Estudos e Formação, você verá que o reconhecimento do MEC não fará falta alguma.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Faça cursos online para um aprendizado completo

Os cursos livres online oferecem muita qualidade e eficiência para qualquer que seja o seu objetivo, vale a pena apostar e se engajar cada vez mais nos estudos. Aproveite a chance de ser um profissional mais capacitado: inscreva-se para fazer os cursos online do Centro de Estudos e Formação. Você pode realizar quantos cursos desejar investindo apenas R$69,90. E se você precisar de certificado, pode escolher a carga horária ideal para o seu caso, de 5 a 360 horas.

Gostou de saber mais sobre cursos reconhecidos pelo MEC? Esse é um tema muito amplo e que rende horas e horas de debate. Deixe sua opinião para enriquecer ainda mais essa discussão! Caso tenha alguma dúvida a respeito do reconhecimento do MEC ou de nossos cursos também utilize o espaço abaixo, nós responderemos rapidamente. Até uma próxima.