Aqueles currículos que reúnem boas experiências profissionais certamente se destacam nos processos seletivos. Entretanto, quando contam com cursos de qualificação, capacitação e atualização profissional são ainda mais bem vistos pelos recrutadores. Afinal, qualquer empresa deseja possuir em seu quadro de colaboradores pessoas capacitadas e que realmente sabem o que fazem. Mas nem sempre é fácil colecionar este leque de cursos profissionalizantes: há custos e, principalmente, tempo disponível para acompanhar as aulas.

Neste sentido, os cursos online tornam-se grandes parceiros de quem deseja fortalecer os seus conhecimentos, além de conquistar novos. Sem a necessidade de se deslocar a uma escola de cursos presenciais, os interessados podem aproveitar qualquer tempo livre ao longo do expediente e acessar os conteúdos, conquistando as tão sonhadas certificações. Os cursos a distância trazem outras vantagens que devem ser consideradas e ponderadas de forma positiva. Redução de custos com transporte e alimentação, possibilidade de se qualificar em centenas de cursos sem aguardar formação de turmas e investimento bem menor em relação aos cursos tradicionais são alguns dos benefícios do ensino a distância.

Vai fazer um curso a distância? Fique atento!

Para esclarecer alguns pontos e evitar que você caia em armadilhas ao iniciar na educação a distancia, listamos para você os 7 erros mais comuns cometidos por quem faz cursos online. Anote todas as informações e, caso esteja cometendo algum dos erros, comece a rever estas atitudes hoje mesmo. Boa leitura!

1. Não escolher os cursos que valorizem o currículo

Quando você opta por uma instituição de ensino que realmente se destaca no mercado, certamente você terá à disposição centenas de cursos profissionalizantes à distância. Aqui no Centro de Estudos e Formação, por exemplo, são centenas de cursos nas áreas da Saúde, Educação, Direito, Administração e muito mais.

Para tanto, para que você aproveite ao máximo os cursos online com certificado, é interessante analisar muito bem antes de bater o martelo final e efetuar sua inscrição. Navegue pelo portal EAD e conheça todas as categorias de estudo, bem como os cursos a distância disponibilizados. Opte sempre pelos temas que agreguem valor à sua profissão ou interesse, enriquecendo o seu currículo e tornando-o atrativo para o mercado de trabalho da área em questão. Ficará ainda mais simples conquistar a tão sonhada certificação profissional.

2. Não se aliar às novas tecnologias

Os cursos EAD possuem como ferramentas naturais de aprendizagem os recursos digitais: videoaulas, e-books, apostilas virtuais, fóruns de discussão, dentre outros. Ou seja, 100% do processo de estudo será realizado através destas ferramentas, sendo necessário que o inscrito sinta-se confortável com a utilização das novas tecnologias. Quando falamos em conforto não falamos em familiaridade ou experiência avançada no uso das ferramentas mas, sim, em interesse por parte do aluno.

Cabe dizer que as plataformas de educação a distância fornecem todas as informações necessárias para que o aluno usufrua dos recursos oferecidos, porém, ele deve se aliar às ferramentas. Lembre-se que quanto maior for o seu interesse em utilizar os recursos e ferramentas, melhores absorvidas serão as informações e conhecimentos.

Cursos relacionados que podem te interessar:

3. Preferir os cursos online grátis

Um erro muito cometido por que está pesquisando por cursos online é dar muitos créditos e valorizar os cursos online grátis – modalidade que encontramos “a torto e à direito” nos mecanismos de busca. À primeira vista pode até parecer um excelente negócio se qualificar profissionalmente e não investir 1 real nisso, não é mesmo? Mas acredite: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Os cursos online gratuitos não trazem tantas vantagens assim para a sua carreira profissional. Vamos te explicar alguns dos motivos:

Estrutura pobre em recursos

Como o processo de estudo em cursos online é totalmente virtual, é imprescindível que as instituições ofereçam uma boa estrutura para seus alunos. Sabemos que instituições sérias e renomadas – como é o caso do Centro de Estudos e Formação - contam com excelentes ambientes virtuais de aprendizagem, os AVA’s, mas sabemos que não é exatamente assim que ocorre com as plataformas gratuitas. Usualmente, as áreas de trabalho são desorganizadas e com 0% de usabilidade, dificultando o acesso aos materiais disponíveis.

Anote aí: um bom ambiente de aprendizagem deve disponibilizar, de maneira bem organizada, todos os recursos, materiais e informações relacionadas à instituição, cursos e conteúdos. Uma estrutura de ponta auxilia no aproveitamento dos estudos, fortalecendo ainda mais o processo de qualificação, capacitação ou atualização profissional.

Conteúdo com qualidade duvidosa

Um bom portal EAD oferece aos seus inscritos materiais de estudo qualificados, geralmente analisados e selecionados por departamentos específicos de pedagogia. Para manter uma equipe com tais responsabilidades, a instituição online deve investir. No caso dos cursos online grátis, quase sempre não há a preocupação com a seleção dos conteúdos. Existem, inclusive, algumas plataformas que disponibilizam somente resumos e pequenos e-books relacionados a um determinado tema, em vez de um conteúdo completo. Não há como imaginar que um simples e-book – livro em formato digital – lhe oferecerá o conhecimento necessário para conquistar uma certificação de 360 horas, correto?

Seja firme: livre-se dos cursos online grátis e opte por aqueles que contem com um conteúdo selecionado por especialistas.

Certificações inválidas ou mal reconhecidas

É muito comum vermos por aí portais EAD prometendo certificações rápidas, muitos em até 24 horas. Mas será que um certificado emitido tão rapidamente é realmente válido e bem visto aos olhos do mercado? Tenha certeza que não. Aliás, o nome da instituição na qual você realizou suas qualificações também é levado em considerado no processo de seleção.

Há ainda as plataformas que dizem ser gratuitas mas cobram valores exorbitantes e fora da realidade para a emissão dos certificados de conclusão, fazendo com que o inscrito muitas vezes desista dos processos de certificação. Sempre desconfie de instituições que oferecem conteúdo gratuito e cobram centenas de reais pela emissão de um certificado de conclusão.

Deixamos aqui uma reflexão: você pode até economizar financeiramente ao realizar cursos online grátis; mas será que o seu certificado será aceito nos processos seletivos e lhe garantirá boas oportunidades profissionais? Pense nisso!