"Ofertamos cursos online grátis com certificado!". Basta dar uma rápida busca pela internet, que você encontrará uma infinidade de anúncios como esse. Alguns sites de notícias até trazem uma lista com indicações de cursos a distância nas mais diversas áreas. Mas sempre que você se deparar com algum deles, desconfie. Outra face dos cursos online gratuitos muitas vezes é ignorada pelas pessoas, que seguem à risca o ditado que diz: “de graça, até injeção na testa”. Em outras situações, é o desconhecimento sobre os riscos de embarcar na onda desses cursos online que levam a realização da inscrição.

No entanto, há inúmeras razões para que você não se deixe seduzir pelas propostas que, aparentemente, parecem ser vantajosas. Certificados duvidosos, conteúdos defasados e até mesmo com erros grosseiros de informação são alguns dos problemas que podem aparecer em cursos gratuitos com certificado. Imagina aprender algo errado? Ou fazer um curso que não acrescentará em nada no seu currículo? Pois é, muitas vezes, o barato pode sair caro. E se tratando da carreira profissional, é bom ter cuidado. Afinal, não podemos relaxar quando o assunto é trabalho.

Como recebemos muitos alunos durante o ano - mais de 120 mil já atestaram a qualidade do portal - é comum ouvirmos reclamações de quem fez cursos online grátis e depois recorram ao Centro de Estudos e Formação para poderem realizar os cursos novamente. Para não ter que passar por isso, é sempre bom ficar com o pé atrás. “O seguro morreu de velho”, como diria outro ditado popular. Esse sim, mais aconselhável de seguir. Então, te explicamos melhor a dinâmica dos cursos online e por que você deve ter cuidado quando aparecer a palavra "gratuito".

Cursos online gratuitos? Cuidado, pode ser roubada 

Evite dor de cabeça

Imagina a seguinte situação: você encontrou o curso EAD perfeito para se aperfeiçoar no seu ofício, mas quando inicia as aulas percebe, com o conhecimento que já tinha adquirido na área, que aquele conteúdo não vai te levar a lugar nenhum. É superficial, com erros e, além disso, te deixa mais desmotivado a estudar do que motivado. A frustração nesse caso é certa. E isso pode acontecer com os cursos online grátis com certificado. Isso porque para disponibilizar o conteúdo sem nenhum custo para os alunos, é comum que o material didático não tenha sido cuidadosamente elaborado e revisado por um departamento pedagógico com capacitação e experiência para isso.

No entanto, por ser uma pessoa determinada e dedicada, você pode decidir ir até o fim do curso online grátis, afinal, já começou a fazê-lo. Mas pode ser esse o seu maior erro. Pois, você já pensou no prejuízo que pode ter se o conteúdo não te ensinar da maneira correta ou estiver incompleto? Se não pensou, é importante que pense. Na hora de colocar os conhecimentos que adquiriu em um dos cursos online gratuitos em prática, você pode se enrolar se tiver aprendido errado. A importância de ser cuidadoso com a sua formação e procurar por instituições sérias para fazer cursos EAD está aí: evitar dor de cabeça.

Normalmente se cobra uma taxa pelos cursos online com certificado justamente para que se invista em uma equipe qualificada, que irá elaborar materiais completos, com conteúdos relevantes e com as melhores metodologias de ensino. Afinal, além de ter uma certificação, você também quer aprender. Isso garantirá que se torne um profissional ainda melhor.  

Cursos relacionados que podem te interessar:

Não comprovou? Dançou

Você é um profissional que gosta de se manter atualizado? Ótimo, certamente será reconhecido por isso. Mas, em muitos casos terá que comprovar a sua dedicação para esse reconhecimento vir. Porém, se o certificado do curso que realizou para dar um up na sua carreira for de origem duvidosa, pode-se até criar uma situação embaraçosa na hora de apresentá-lo para quem irá te contratar ou para o superior da sua empresa, aquele que é responsável pela promoção dos funcionários.

O MEC faz a certificação de cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio são responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados. Já as secretarias municipais fiscalizam cursos dos ensinos fundamentais e infantil. Os cursos livres, de capacitação, atualização e aperfeiçoamento, integram a educação profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável. Nesse caso, quando o curso é livre, como os cursos EAD do Centro de Estudos e Formação, o aval do MEC não é necessário. Por isso, se você ver alguma instituição oferecendo ''cursos livres reconhecidos pelo MEC'', fique atento, pois isso não existe. 

Então, é importante observar se os cursos online grátis com certificado são realmente gratuitos, validade dos certificados e idoneidade da instituição. Os cursos do Centro de Estudos e Formação, por exemplo, são aceitos por qualquer empresa, em qualquer região do país. No artigo “Reconhecimento do MEC para cursos online: é realmente necessário?”, que foi publicado em nossa página, esclarecemos as dúvidas sobre as certificações em cursos EAD. Confira!

cursos online gratuitos

 "Sem dor, sem ganho"

“Este curso está muito fácil. Melhor para mim!”. Se você pensa ou já pensou assim, esta é hora de começar a pensar diferente. Como já dissemos em outra ocasião, quando o assunto é carreira, é preciso ser cuidadoso. É o seu futuro profissional que está em jogo. E quando você não está devidamente preparado, pode perder muitas oportunidades. Muitas delas, não irão surgir novamente. Os cursos online com certificado que têm credibilidade vão te exigir compromisso, atenção e esforço para que você possa aprender realmente o conteúdo disponibilizado.

Não é raro pessoas que optam por cursos, principalmente os cursos online gratuitos, por terem uma duração menor e serem mais fáceis por exigirem menos dos alunos. Porém, ao pensar assim, você estará é perdendo tempo ao invés de ganhar. Ainda por cima, pode fazer com que duvidem da sua qualificação se te exigirem algo que deveria ter aprendido no curso, mas que você não conseguiu adquirir esse conhecimento.

A melhor maneira de se destacar profissionalmente é entrando de cabeça naquilo que se propõe a fazer. Para usar outra expressão que pode ser aplicada nessa situação: No pain, no gain. Traduzindo para o bom e velho português: sem dor, sem ganho.

Por isso, quando se trata de cursos a distância, é preciso ter disciplina e foco. Essa modalidade de ensino dá mais autonomia para o aluno e revela recursos interessantes que deixam o estudo melhor e mais dinâmico. Porém, para alguns alunos, inciar um curso online pode parecer complicado, já que terá que estudar em casa. E, principalmente, quando o aluno reside com mais pessoas ou não têm um ambiente próprio para estudos, se concentrar se torna uma tarefa difícil. No entanto, existem muitas metodologias de aprendizagem que podem auxiliar nisso e tornar o ensino a distância vantajoso para todos, em qualquer situação. Se o tempo for o empecilho, também há maneiras de lidar de forma eficiente com isso.

No nosso portal, divulgamos um artigo que fala justamente sobre métodos de aprendizagens. Assim, entenderá a metodologia que oferecemos e você poderá aproveitar ao máximo o conteúdo e, dessa forma, conquistar um certificado de excelência e condizente com o seu esforço e conhecimento.

O que vale é o custo-benefício

Agora, se a restrição financeira for o motivo para que você embarque em cursos gratuitos online com certificado, saiba que nesse caso, dinheiro não é um problema, e sim a solução dele. Não se resolve um problema arrumando outro, certo? Por isso, é importante pensar no custo-benefício. A principal motivação que você deve ter na hora de escolher um dos cursos online com certificado deve ser com a qualidade. Além do mais, com uma busca caprichada por instituições sérias, você consegue encontrar cursos EAD que oferecem bons conteúdos e materiais diversificados, com um preço que vai se enquadrar no seu orçamento.  

Posso ajudar?

Outro quesito importante para o sucesso nos estudos e nos resultados que você obterá com eles, é o acompanhamento adequado. Em cursos totalmente à distância, oferecer um suporte aos alunos é fundamental. O atendimento online será a principal via de contato entre os estudantes e a instituição. Por isso, as melhores plataformas de educação a distância têm uma central de atendimento que está preparada para solucionar as dúvidas dos alunos. Esse é o caso do Centro de Estudos e Formação. Aqui, os alunos conseguem abrir chamados na própria plataforma e ainda consultar as dúvidas que são mais frequentes no portal. Se acharem necessário, também é possível entrar em contato por telefone. Como nos dias de hoje as redes sociais estão muito presentes na vida dos indivíduos, ela também é um instrumento que o aluno pode usar para sanar as dúvidas mais urgentes. Por esse motivo, as empresas que realmente se preocupam com a qualidade de seus serviços estão presentes nas redes sociais.

O suporte dado aos alunos é um dos motivos para que você fique de pé atrás com os cursos online gratuitos.  Em sua maioria, eles não oferecem nenhum tipo de suporte, ou quando o fazem, o serviço é ineficiente.

É importante ressaltar ainda que a maneira como a instituição lida com os pedidos e questionamentos também diz muitos sobre a sua seriedade. Solicitações não atendidas, respostas incompletas ou que não ajudam na solução do problema são situações que aparecem em empresas que não se importam realmente com a excelência dos seus serviços. Por isso, é interessante sempre refletir se realmente é vantagem investir seu tempo em cursos online grátis.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

E agora José, cadê o link?

Você já ouviu falar em AVA? A sigla significa Ambiente Virtual de Aprendizagem. De forma resumida, os AVA´s são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Você deve estar se perguntado: mas por que preciso saber disso?  Te propomos, então, dar uma rápida navegada em nosso portal. Você verá como é fácil encontrar as principais informações sobre os cursos, inscrições ...o mesmo se aplica ao conteúdo que disponibilizamos nos cursos a distância, que são organizados para que o aluno não se perca ao procurar por alguma informação ou material. Isso é possível graças ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Um AVA bem elaborado é aquele focado na usabilidade do aluno. Porém, as plataformas dos cursos online grátis com certificado geralmente não têm um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem. As informações são desorganizadas, os links e materiais são mais difíceis de serem encontrados e acessados, o que torna uma navegação pela plataforma de muitos cursos online grátis uma verdadeira aventura.

Estou vacinado

Depois de darmos todos esses motivos para ficar com o pé atrás com os cursos gratuitos online com certificado, você não irá pensar duas vezes para fazer a matrícula em instituições que realmente valorizem seus estudos e competências, não é mesmo? Assim, você evitará cair nas famosas ciladas.

Uma boa forma de fazer essa varredura por cursos de qualidade é utilizando o Googleoutros buscadores. Fuja daquelas instituições que prometem cursos “grátis”. Optando por empresas que não se enquadram nessas características, o próximo passo é navegar pelo portal da instituição. Repare se as informações estão bem organizadas e se consegue encontrá-las rapidamente. Se sim, ponto positivo para essa empresa.

As redes sociais também são um bom termômetro das instituições. Se tiverem com muitas reclamações de usuários, fica atento sobre do que se tratam e como os questionamentos foram conduzidos pela empresa. Assim, você estará avaliando o item feedback dos alunos. Os usuários são a melhor forma de saber se o curso atende ao que promete. Outra opção para avaliar a reputação da instituição é no Reclame Aqui, que é um site bastante popular, onde os consumidores - nesse caso, os alunos - expõem as suas reclamações.

Agora que você já está vacinado contra os cursos EAD gratuitos que não te levarão lugar nenhum, que tal conhecer o melhor os nossos cursos gratuitos online com certificado? No Centro de Estudos e Formação as chances de ter dores de cabeça por causa dos serviços ofertados são reduzidas a zero. Além do mais, você pode acessar todos os cursos a distância por um ano, investindo apenas um valor único de R$ 99,70. Lembra quando falamos sobre custo-benefício? Ficar livre de mensalidades, ter a opção de escolher a carga horária desejada e ainda pode se certificar com os melhores cursos online com certificado do mercado, sem sobra de dúvidas, é uma proposta vantajosa.

Temos certeza de que você se dará muito bem aqui no Centro de Estudos e Formação. Caso haja alguma dúvida, não deixe de compartilhar o seu comentário, ok? Bons estudos e até breve.