Liderança: cinco pontos para você saber como ser um bom líder - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

curso ead liderança
 Equipe Centro de Estudos e Formação  18/01/2017

Liderança: cinco pontos para você saber como ser um bom líder

No mercado de trabalho e também fora dele, uma figura sempre aparece como importante: o líder. A pessoa que tem a habilidade de gerenciar grupos, manejar tarefas, delegar com consciência, administrar conflitos, é de suma importância para que tudo corra bem. Muita gente perde a oportunidade de criar essa capacidade por falta de informação, porque não sabe por onde começar. Cursos online sobre o tema são de grande ajuda e nesse artigo vamos te falar o essencial para ser um bom líder. Tudo isso cursos à distância podem te ensinar.

O que é estar nessa posição? Quais os pontos importantes que devem ser seguidos? O que devemos evitar fazer? A liderança é algo que nasce com a pessoa ou pode ser aprendida? E quem pode aprender a ser um bom líder? É possível aplicar na vida pessoal conhecimentos sobre liderança profissional? Todas essas questões serão respondidas nesse texto. Leia e entenda a importância de fazer um curso online de Liderança.

O que é liderança

Em resumo, o líder é aquela pessoa que está à frente das decisões. Ela é a figura representativa de um grupo, mas não devemos pensar nele somente como algo simbólico. É o responsável por gerenciar todas as questões que precisam ser discutidas. Por causa disso, quando algumas pessoas se perguntam o que é liderança pode até mesmo ser comum procurar um afastamento desse posto porque, de forma errada, podemos atribuir um peso solitário para essa responsabilidade. Na verdade, a boa liderança é aquela que conta com o apoio das pessoas do círculo em questão.

Tirania não é uma palavra que combina com um bom líder e devemos pensar muito mais em liderança e motivação do que somente no poder que essa figura exerce. Apenas com a ajuda consciente de todas as pessoas, a liderança consegue ser verdadeiramente efetiva. Todas essas questões nos mostram o papel importantíssimo que a comunicação tem para com o indivíduo que deseja liderar.

Se comunicar de maneira correta, diminuindo ao máximo os famosos ruídos comunicacionais – aquelas vezes em que alguma informação não ficou muito clara e acaba sendo interpretada de forma equivocada – é essencial para que as pessoas que estão sob a liderança de alguém consigam compreender e, juntas, diminuir possíveis erros em tarefas, por exemplo. Dessa forma, a motivação e liderança de alguém nesse cargo está intimamente ligada com a capacidade de linguagem dessa pessoa.

É preciso saber se comunicar bem fazendo uso de:

• linguagem falada: isso para que reuniões sejam sempre eficientes, existem muitos repasses, recados e orientações que são melhores assimiladas pessoalmente;

• linguagem escrita: escrever um e-mail, um memorando, até mesmo deixar um recado curto, deve ser feito de forma objetiva, mas não autoritária, já que é bem fácil não percebermos o tom de alguém quando estamos apenas lendo;

• linguagem corporal: nosso corpo diz muitas coisas em suas expressões, por isso ter controle sobre elas, se portar de maneira que passe segurança para aqueles que seguem sua liderança é de suma importância.

Ou seja, liderança é muito mais do que somente um posto ou um status. Após desenvolvermos a consciência de o que é liderança, outros questionamentos surgem em nossa mente, como a questão de que ser líder é algo que nasce com algumas pessoas e com outras não. Será que isso é correto? Continue lendo e descubra mais sobre.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Liderança: algo nato ou que pode ser construído?

Não é incomum ouvirmos de gente ao nosso redor que algumas pessoas nascem para ser líderes enquanto outras não possuem a mesma habilidade inata e por isso devem ser seguidores. É verdade que alguns de nós, desde cedo, demonstram uma capacidade de liderança. Podemos perceber isso no desenvolvimento natural dessas pessoas e no tipo de relações que elas desenvolvem com os outros. Desde uma maior compreensão da necessidade de gerenciamento nas tarefas lúdicas em grupo – naquelas brincadeiras em que cada criança tem um papel e uma delas sempre é a responsável por dividir as interpretações – passando por uma tranquilidade em segmentar as partes de um trabalho de escola – é comum conhecermos alguém que faz uma gestão incrível desde os deveres mais simples aos mais complexos – e chegando na atuação no mercado de trabalho.

Enquanto isso, algumas pessoas podem ficar muito mais confortáveis do outro lado, sendo seguidoras. O que não devemos pensar é que quem desenvolve esse papel não tem a capacidade para liderar ou não deve tentar estar nessa posição de gerenciamento. Liderança e motivação são duas coisas que podem sim ser aprendidas, e um curso online de Liderança, por exemplo, ensina isso perfeitamente.

Como seres que estão inseridos em uma sociedade, aptos para sermos moldados, com ensinamentos da família, da escola e de outras relações que desenvolvemos com o passar do tempo, devemos ter a consciência de que temos a capacidade para aprender qualquer coisa que desejarmos. Todo conhecimento é repassado e assimilado, basta oportunidade e força de vontade da pessoa mais interessada. Os Cursos online auxiliam muito nisso e desse modo você também pode aprender sobre liderança da mesma maneira. Como dissemos, para algumas pessoas pode ser mais natural e, por isso, aparentemente mais fácil; mas todos nós temos essa capacidade de sermos um líder. Muitas vezes não precisamos focar em uma liderança nas organizações, mas sim em outros aspectos de nossa vida.

Existem modelos de habilidades e competências para que as pessoas assimilem a forma correta de como desenvolver uma boa liderança. Tanto os indivíduos natos quanto aqueles que querem aprender devem ter ciência de que a questão do poder, por exemplo, precisa ser tomada com muito cuidado. Como dissemos anteriormente, tirania não faz um bom líder, mas sim companheirismo, escutar os outros, validar opiniões e não tomar decisões baseadas apenas no próprio desejo. A liderança pode ser entendida como um cargo de destaque, claro, contudo ela não deve olhar somente para si mesma, mas sim para o bem geral.



Quem pode estar em um papel de liderança?

Todas as pessoas podem estar em um papel de liderança. É muito comum pensarmos somente na liderança nas organizações, mas este não é o único âmbito em que essa habilidade pode ser aplicada. Mais do que querer ser um líder, uma das coisas mais importantes é entender o que é ser um bom líder: isso deve ser assimilado tanto por aqueles que aspiram liderar quanto para os indivíduos que não possuem essa necessidade. Falamos isso porque quando entendemos o panorama geral estamos mais conscientes das complicações e problemas que devem ser enfrentados por todos.

Quando somos seguidores não é de todo incomum perceber que uma das atitudes é deixar todos os encargos de uma situação nas mãos do líder. Pode parecer óbvio para algumas pessoas simplesmente fazerem suas partes e não pensarem mais nas consequências dos atos de outros indivíduos. Claro, o líder é quem deve mais prestar atenções nesses casos, mas quando todos têm uma noção de o que é liderança, a harmonia se instaura muito mais naturalmente e o trabalho de todos os envolvidos é facilitado.

Quando se está em posição de liderança trabalha-se e estuda-se os cenários sempre para fazer deliberações boas e a palavra final, claramente, é dessa pessoa, já que ela está à frente. Contudo, ela é um representante e por isso o grupo precisa ser ouvido. Quando o time tem noções de liderança, ele pode ajudar muito mais, de forma objetiva.

O líder da área profissional

Motivação e liderança sempre devem estar de mãos dadas e um líder da área profissional precisa ter todo o controle sobre essa dupla para conseguir atingir os objetivos propostos por ele e pelo grupo como um todo. É nesse pilar que está a diferença entre o que é ser um líder e o que é ser um chefe.

É um equívoco pensar que todo chefe é necessariamente um líder e também vice-versa. A posição de liderança não é automaticamente posta naquela pessoa em um alto cargo dentro da hierarquia organizacional, por exemplo, e pode se fazer presente em alguma pessoa do time, naquele indivíduo que consegue unir as forças de todos os outros e então liderar. O que mais pensamos na diferença entre um chefe e um líder, é que o primeiro pode faltar com a motivação necessária para levar as pessoas que estão sob sua gerência a alcançar os objetivos. Muitas vezes um chefe busca resultados, mas não acompanha as dificuldades e problemas que os funcionários possam ter. Quando, então, o próprio empregado não tem coragem ou firmeza para se impor, mostrar as complicações enfrentadas, o trabalho como um todo pode desandar.

Uma das imagens de chefe mais difundidas é daquela pessoa intransigente, que exige o cumprimento de todas as tarefas da maneira mais eficaz e eficiente possível e que aqueles que são responsáveis por elas encontrem, por suas próprias mãos, a melhor resolução. Quando um chefe busca o crescimento junto ao seu funcionário, ele também demonstra a capacidade de liderança, o que ainda pode faltar em algumas empresas nos dias de hoje.

Contudo, é muito importante ressaltar que um líder profissional não é um amigo. Pode parecer forte dizer isso, mas em relações empresariais existem os colegas de trabalho, que são as pessoas com quem devemos ter uma boa relação para que as tarefas sejam feitas em harmonia. Respeito pessoal deve estar em sintonia a todo o momento com o vínculo organizacional que é formado, mas devemos sempre nos lembrar de que todo aquele relacionamento é profissional, principalmente quando falamos sobre liderança nas organizações. Esse entendimento nos permite ficar mais abertos às críticas, desde que elas se apliquem naquele espaço de trabalho. Um bom líder desenvolve a confiança das pessoas que estão sob sua gerência e é necessário ter em mente de que tudo isso é para que o crescimento profissional dos envolvidos nos projetos se dê da melhor maneira possível.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

O líder da área pessoal

Costumamos pensar na figura do líder somente aplicado na área organizacional, como se apenas as empresas tivessem a necessidade de alguém com esse cargo. No entanto, os ensinamentos de um curso de liderança podem ser aplicados também na nossa vida pessoal. Alguns pontos são essenciais em todas as situações de um líder, como a questão da motivação e liderança. Em diversos casos precisamos de alguém que nos motive ou então conhecemos uma pessoa que poderia facilmente utilizar o encorajamento que temos para repassar.

Outra característica de um bom líder que podemos aplicar nas nossas relações que não sejam estritamente profissionais é a disponibilidade. Estar disponível não é o mesmo que sempre parar tudo o que estamos fazendo para poder orientar as pessoas, mas justamente passar para os outros que eles podem nos procurar em busca de ajuda ou conselhos e que, quando estivermos hábeis, iremos dar atenção para aquele momento de disponibilidade. Sabe quando, na escola, alguém faz uma pergunta e o professor diz que não sabe a resposta, mas que irá pesquisar para depois poder responder da melhor maneira com os conhecimentos recém-adquiridos? Então, uma pessoa com capacidade de liderança realmente procura saber como pode auxiliar os outros.

Um bom líder, então, é aquele que dá assistência para as pessoas. A liderança não é sinônimo de que o caminho exato para seguir estará disponível assim que o problema surgir – claro, um líder atento, que percebe uma repetição de dificuldades pode ter respostas muito mais rápido que alguém que não se dedica a buscar resoluções –, mas de qualquer maneira, o líder tem que se mostrar disposto a encontrar uma solução para as adversidades que se apresentam. Quanto mais fizer isso, mais confiança ele passará para aquelas pessoas que o procuram e assim poderão crescer juntos.

Fora esses pontos explorados, há um ganho pessoal bastante bem-vindo em aplicar esse ideal de liderança na área pessoal de nossas vidas: o marketing pessoal. Em um bom curso de liderança é explorado o princípio de se liderar com o esse tipo de marketing. Um líder que faz questão de ser bom no que faz é, principalmente, aquele que entende perfeitamente o poder dos seus relacionamentos. Quando os outros, em especial aqueles que são próximos a você ou os que desejam se aproximar, te enxergam como uma pessoa que pode ser procurada porque se faz disponível, tem noção de como colocar o poder em prática sem cair na tirania e procura encontrar quaisquer soluções em conjunto, a sua imagem ganha muito com isso tudo.

O essencial de um bom líder é estar sempre conectado com as pessoas ao seu redor. Liderança e motivação é uma dupla que não pode se afastar e quanto mais você estudar essas questões, mais chances terá de se destacar. Por isso é importante buscar um curso de liderança que te ensine sempre mais. O Centro de Estudos e Formação possui um curso online de Liderança em que você pode aprender bastante. Investindo apenas R$ 69,90 por ano você tem a possibilidade de fazer quantos cursos EAD quiser e todos eles são cursos online com certificados. Inscreva-se no portal e aproveite esta oportunidade. Pode comentar também no nosso blog caso tenha qualquer dúvida.

Data Modificação  09/01/2017
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r