A deficiência física, também chamada de deficiência motora,é uma limitação do funcionamento completo ou parcial de partes do corpo humano, como membros inferiores e/ou membros inferiores. Os membros podem apresentar mau funcionamento ou até mesmo paralisia. As pessoas com deficiência física ou motora precisam de acompanhamento de profissionais de áreas como psicologia e fisioterapia, pela necessidade de lidar com as suas limitações e também para que conheçam as suas potencialidades, e que possam desenvolvê-las.  

Esse assunto é bem amplo, e há muito o que discutir – assim como o que estudar, sobre ele. Há, inclusive, uma variedade de cursos voltados a profissionais e pessoas que querem aprofundar conhecimentos sobre o tema. Cursos online, por exemplo, oferecem a oportunidade de conhecer mais sobre deficiência física e de se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar nesse campo.  

Centro de Estudos e Formação trata do tema no curso online Deficiência Física, no qual aborda tudo o que diz respeito à acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência. Esse pode ser tanto um curso para cuidadores de pessoas com deficiência física quanto para as outras áreas que trabalham diretamente com esses indivíduos. É indicado também para quem quer somente saber mais sobre esse universo, para familiares e amigos de pessoas com deficiência. 

Na verdade, o debate sobre a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência deve ser feito por toda a sociedade, uma vez que envolve uma sensível abordagem a um segmento que já passou por muita discriminação e preconceito. É preciso que se entenda que aceitá-las e respeitá-las é muito mais do que fazer o "politicamente correto", é garantir o espaço que lhes é de direito, assim como de outras minorias. Conhecer sobre esse universo vai muito além de saber a nomenclatura correta - que já foi "pessoas deficientes" e "pessoas portadoras de deficiência" em momentos anteriores.

Conhecer os direitos das pessoas com deficiência significa saber, por exemplo, que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas para que as empresas "ganhem uma estrelinha" e sim porque essas pessoas podem ser tão competentes e profissionais como qualquer outra. Felizmente há, por parte dos órgãos competentes, muitas campanhas e políticas públicas voltadas à inclusão dessas pessoas.  Por isso, e por vários outros motivos que aparecem no texto, os cursos a distância sobre deficiência devem alcançar públicos diversos e fomentarem esse debate sobre inclusão a acessibilidade, pois apesar do que já se conseguiu até aqui, ainda há muito para alcançar - como escolas terem recursos suficientes para adaptar salas de aula e espaços para receber crianças e jovens com deficiência que precisam de espaços diferenciados, por exemplo.

Já educadores podem obter em cursos EAD sobre deficiência física a compreensão necessária sobre a inclusão de crianças com deficiência física no ambiente escolar e tem uma visão ampla de tudo que abrange a educação especial inclusiva. Por outro lado, podem obter pelos cursos online com certificado, melhorias em sua carreira profissional. Quem é educador sabe o quanto uma comprovação de atualização, capacitação ou aperfeiçoamento faz diferença em seu currículo. 

 

Os tipos de deficiência física 

A menção do termo "deficiência física" imediatamente leva à ideia de uma pessoa sem mobilidade, sem movimentos e presa a uma cadeira de rodas. Ouvimos muito os termos paraplegia e tetraplegia, mas os tipos de deficiência física vão além disso. A deficiência nem sempre é de nascença, pode ser resultado de um acidente, amputação e de muitos outros fatores que nem imaginamos. 

Os tipos de deficiência física são : paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação,paralisia cerebral e ostomia. 

A deficiência física tem quadros de graus e gravidades variáveis, de acordo com o que foi afetado, assim como o tipo de lesão que ocorreu. Veja aqui a classificação dos tipos de deficiência física de acordo com as lesões. Alguns exemplos:

  • Lesão cerebral pode causar hemiplegias ou paralisia cerebral;

  • Lesão medular causa paraplegias e tetraplegias;

  • Esclerose e esclerose múltipla podem causar patologias degenerativas do sistema nervoso central.

Sequelas de queimaduras, doenças osteomusculares e muitas outras podem também causar algum tipo de deficiência.

Como você pode notar, o que se tem, em geral, é um conhecimento raso sobre deficiência física. Você sabia, por exemplo, que algumas sequelas ou até mesmo as doenças osteomusculares podem causar algum tipo de deficiência? Imaginava que esclerose pudesse estar, de alguma forma, ligada um dos tipos de deficiência física? Por isso há que se conhecer a fundo o assunto: os tipos de deficiência, as causas, os fatores de risco, conhecer sobre as necessidades dos adultos e crianças com deficiência, saber tudo sobre educação inclusiva, dentre outros tópicos.

Os cursos EAD que abrangem todos os assuntos relacionados à deficiência física dão uma visão bastante clara sobre o assunto. Um curso para cuidadores de pessoas com deficiência física, por sua vez, ajuda quem trabalha ou quem se prepara para trabalhar nessa função e pode também ajudar a família, uma vez que a família precisa estar a par de todas as necessidades da pessoa com deficiência, de como é a rotina de cuidados e todo o resto.  

As causas das deficiências físicas e os fatores de risco 

Não há como citar todas as causas porque há diversas, mas falaremos sobre algumas delas. 

  • Paralisia cerebral: pode ser causada por desnutrição materna, rubéola, toxosplamose, subnutrição, prematuridade ou trauma de parto. 

  • Malformação congênita: uso de drogas ou exposição à radiação são conhecidas por causá-la, mas há também causa não conhecidas. 

  • Lesão medular: ferimento por arma de fogo ou arma branca, mergulho em águas rasas, quedas, processos infecciosos ou degenerativos e acidentes. 

  • Hemiplegias: podem ser causadas por AVC (acidente vascular cerebral) aneurisma ou tumor cerebral. 

  • Artropatias: suas causas podem ser hemofilia, distúrbios metabólicos, processos degenerativos ou inflamatórios, entre outros. 

Entre os principais fatores risco estão: sedentarismo, uso de drogas, agente tóxicos, falta de saneamento básico, maus hábitos alimentares. Alto grau de estresse, tabagismo, acidentes de trânsito, epidemias ou endemias e violência urbana. 

Entre os principais sinais de alerta podemos citar:  perda da força muscular ou de sensibilidade nos membros inferiores ou superiores; em bebês, atraso no desenvolvimento psicomotor (demora na fala ou não firmar a cabeça e não sentar); doenças infecto-contagiosas ou crônico-degenerativas; gestação de alto risco, entre outros. 

Curso Online Deficiência Física

Direitos das pessoas com deficiência 

Historicamente, há um passado vergonhoso pela forma como os adultos e crianças com deficiência foram tratados. Do meio ao final do século XX, e de lá para cá, esse cenário mudou. As limitações físicas e motoras passaram a não ser vistas como empecilho  e não impediram mais que pessoas com deficiência entrassem para o mercado de trabalho e nem que crianças tivessem acesso à educação – coisa não vista há algumas décadas. 

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. A referida lei ampara, assegura e promove o exercício dos direitos das pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) garantindo-lhes, em condição de igualdade, a sua inclusão social e cidadania. A lei teve como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU. 

Mas antes disso, "muita água rolou" no mundo inteiro. O caminho  não foi dos mais fáceis, mas as últimas décadas trouxeram uma nova vida aos portadores de deficiência. Veja em uma linha do tempo algumas das declarações sobre acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência, assim como seus demais direitos: 

Declarações: 

1948: Declaração Universal dos Direitos Humanos – não há nem o que comentar, considerando-se que Direitos Humanos já engloba todo cidadão do planeta. 

1981: Declaração de Sundeberg (Torremolinos, Espanha) - um tratado sobre o acesso da pessoa com deficiência (na época ainda denominada pessoa portadora de deficiência) à educação, cultura, treinamento e informação. 

1983: Declaração de Cave Hill (Barbados) - marco na luta pela mudança de pensamento e inclusão, foi um dos principais documentos a condenar a imagem que se tinha até então: de que pessoas com deficiência eram cidadãos de segunda categoria.  

1990: Declaração de Jomtien (Tailândia) - tratou do plano de ação para atender as necessidades básicas de aprendizagem de grupos desassistidos e melhorar as condições de ensino a mulheres, camponeses pobres, portadores de deficiências (considerando as condições de ensino que lhes eram acessíveis). 

1994: Declaração de Salamanca – esta declaração trouxe de volta à pauta o que havia no documento das Nações Unidas intitulado "Regras Padrões sobre Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiências" e foi, aqui no Brasil, o que começou a mudar significativamente as oportunidades às pessoas com deficiência. 

1998: Declaração de Santiago (Chile) - tratou do combate à discriminação de grupos vulneráveis aos aspectos políticos e econômicos e também de sua integração. 

2002: Declaração de Sapporo (Japão) - tratou da acessibilidade, inclusão, bioética e genética, educação inclusiva e vida independente. Ainda em 2002 aconteceu em Caracas a 1ª Conferência de ONGs de pessoas com deficiência. Na ocasião foi declarado o ano de 2004 como o Ano de Pessoas com Deficiência e Suas Famílias.  Essa foi a Declaração de Caracas. 

Há ainda várias "recomendações" e "resoluções", mas isso é assunto para ser visto em um curso de inclusão de pessoas com deficiência. O curso online Deficiência Física traz algumas dessas resoluções em seu conteúdo programático, principalmente as que resultaram no acesso de nossas crianças com deficiência à educação formal e as que garantiram inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Se você busca um curso para cuidadores de pessoas com deficiência física também pode ser contemplado com os conteúdos abordados em nossas aulas.  

Antes do nosso próximo tópico, vamos lembrá-lo das de algumas vantagens de cursos a distância. A principal delas diz respeito ao tempo. Nessa vida agitada e corrida, nem sempre temos tempo disponível para encaixar uma outra atividade na agenda, principalmente se isso estiver associado a horários pré-definidos e deslocamento, como acontece quando frequentamos um curso presencial.

Nos cursos EAD, você programa suas horas de estudo de acordo com a sua disponibilidade, respeitando, por exemplo, os momentos em que o cansaço lhe vende, após um dia cheio no trabalho. Não deu para estudar em um dia? Você pode programar para estudar um pouco mais no outro dia, afinal, os cursos online andam conforme o seu ritmo.  

A segunda vantagem mais importante diz respeito ao investimento, cursos EAD são mais baratos que cursos presenciais, portanto, não há desculpas para deixar de fazer um curso de inclusão de pessoas com deficiência física.  

Cursos online sobre deficiência física

Educação especial inclusiva: um avanço na democratização de oportunidades educacionais  

A Declaração de Salamanca, de 1994, foi um marco importante na inclusão de crianças com deficiência na educação formal. Até aproximadamente 30 anos atrás, a educação especial era a única responsável por essas crianças, pois entendia-se que a educação regular não atendia às necessidades de aprendizagem das crianças com deficiência.  

Desde então passou a ser garantida a inclusão de crianças com deficiência no sistema regular de ensino, chegando-se à chamada educação especial inclusiva, apesar disso não ter excluído o sistema de educação especial (as escolas especializadas).  

É importante ressaltar aqui sobre a diferença entre "educação inclusiva" e "educação especial inclusiva". A educação inclusiva prevê não somente a inclusão de crianças com deficiência, mas sim que promova a inserção social de todos. Já a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva passou a assegurar que alunos com deficiência tenham acesso em escolas regulares desde educação infantil até a educação superior. Nesse contexto são consideradas as várias deficiências como mental, física, cegos, surdos, alunos com atas habilidades ou superdotação e alunos com transtornos globais do desenvolvimento. 

Todas essas mudanças que aconteceram, e que continuam acontecendo, em partes porque há escolas ainda não adequadas a receber esses alunos, tanto em espaço físico quanto em profissionais treinados, ainda não dão conta de absorver todas as crianças, adolescentes e adultos com deficiência que precisam ingressar no ensino regular. Isso traz uma demanda grande, em termos de adaptação de escolas e em termos de preparar profissionais. Cursos a distância passaram a disponibilizar um amplo leque de opções em temas que abordam a acessibilidade e inclusão social, a educação especial inclusiva, entre outros. Os cursos online com certificado garantem a comprovação dessas capacitações ou atualizações. Se você trabalha na educação, deve pensar em adequar-se para as mudanças que vão chegar em seu local de trabalho, considerando que ainda são poucas as escolas que estão totalmente preparadas. 

 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

As pessoas com deficiência física e o mercado de trabalho  

Ao longos dos últimos anos, o mercado de trabalho foi também se adequando à nova visão sobre as pessoas com deficiência física. Atualmente, empresas disponibilizam vagas de emprego voltadas especialmente a esse público - as vagas PCD (Pessoa Com Deficiência).  

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, assim como a sua inclusão na educação regular,  foi um grande passo e uma grande vitória. Deu possibilidades e oportunidades a quem antes era excluído e, em tempos remotos, nem considerado.   

Cursos online do portal Centro de Estudos e Formação 

Se você procura um curso de inclusão de pessoas com deficiência, nós temos a lhe oferecer: o curso online Deficiência Física. Esse curso trata de tudo que falamos até aqui e traz muitos outros tópicos pertinentes ao tema.  

Mas temos muito mais a oferecer em matéria de cursos online. Há centenas de cursos online com certificado voltados às mais diversas áreas do conhecimento. Faça como os mais de 120 mil alunos que estão atualmente fazendo um ou mais de nossos cursos: faça a sua inscrição e tenha acesso a todos os cursos do portal. Com um investimento de R$ 99,70 de taxa de matrícula você tem acesso integral a tudo durante um ano e pode fazer quantos cursos quiser – sem mensalidades e sem taxas adicionais. O processo de certificação é opcional e além disso, você pode escolher a carga horária que quer certificar - entre 5h e 420 horas. Você não vai querer ficar fora dessa, vai? 

Agora queremos a sua opinião. Se tiver dúvidas ou sugestões, também queremos lhe ouvir. Use o espaço dos comentários e fale conosco, teremos muito prazer em lhe atender. Até breve!