Técnicas de Redação Jurídica - Curso Online com Certificação

Curso Online Técnicas de Redação Jurídica

445 pessoas já fizeram este curso
24 inscritos na
última hora

Início do curso: 22/05/18

Curso de Aperfeiçoamento, Capacitação e Atualização.

Carga horária: de 5 a 360h

Modalidade Cursos livres

O que aprenderei?

A linguagem jurídica e os princípios gerais da redação.
Os princípios para a escrita de bons textos.
A redigir uma petição inicial.
A mencionar os pedidos na petição inicial.
A utilização dos verbos restar e resultar.
As expressões em latim.
Técnicas de Redação Jurídica

A redação jurídica tem suas particularidades quando comparada aos textos produzidos no dia a dia. Isso acontece porque a legislação impõe requisitos próprios em uma petição que estão elencados no Código de Processo Civil, além disso, no direito, normalmente os textos são narrativos e argumentativos, possuindo uma vasta quantidade de juridiquês (vocabulário próprio).

No meio jurídico, escrever corretamente é essencial, justamente porque é através da forma escrita que todos os atos do processo ocorrem. Por exemplo, a petição inicial é o documento pelo qual se dá início a uma ação judicial, sendo ela totalmente escrita, narrativa e argumentativa. Vale destacar, profissionais da área do direito são muito cobrados em seu português, gramática e habilidade em produzir peças jurídicas objetivas, claras e que convençam.

Considerando a dificuldade em aprender essas técnicas de redação jurídica e a importância da linguagem escrita no meio forense, o Centro de Estudos e Formação desenvolveu um curso redação jurídica focado especialmente para as pessoas que precisam aprender como escrever boas redações e petições.

O que você estudará

A dificuldade de elaborar um bom texto jurídico ou petição ocorre, principalmente, pela falta de vocabulário e de técnicas de redação jurídica apropriadas, bem como pela pouca prática em utilizar a linguagem narrativa e argumentativa.

Para que você aprenda a fazer uma artigo jurídico de qualidade ou melhorar seu desempenho em petições forenses, criamos um conteúdo programático único e elaborado com cuidado pela nossa equipe pedagógica. Falaremos a seguir um pouco sobre o que será estudado neste curso.

Na parte introdutória, o aluno estuda  a linguagem jurídica e os princíos da redação, observando os requisitos exigidos dentro da área forense, como as citações de artigos de lei, entre outros aspectos importantes. Discute-se também jurídico, pois é preciso escrever textos de forma clara e objetiva. Para tal, é preciso entender o significado das palavras, para empregá-las de forma eficiente.

Devido ao vocabulário jurídico ter suas próprias características, tais como expressões usuais do Direito, por exemplo, data venia ou “Vossa Excelência”, estudaremos no curso redação jurídica a linguagem forense, além dos termos específicos empregados na esfera judiciária. Assim, você recebe dicas de redação e de como elaborar um artigo jurídico de qualidade,

Com o objetivo de automatizar e evitar erros durante o processo de criação do texto jurídico, discutiremos a correta utilização dos verbos resta e resultar, uma vez que ambos são mencionados nos textos forenses.

Artigos jurídicos, teses, sentenças e petições trazem tipologias textuais diferentes daquelas usualmente utilizadas no dia a dia das pessoas. Por isso, o aluno aprenderá no Curso Online Técnicas de Redação Jurídica a escrever bem no ramo jurídico.

Ao final, para melhorar as técnicas de redação jurídica, o Curso Online Técnicas de Redação Jurídica oferece material complementar que auxiliará o aluno a compreender a linguagem utilizada nos textos jurídicos juntamente com a teoria e a prática da narrativa forense. 

Áreas de atuação

A redação jurídica é parte do trabalho do profissional forense, por isso não podemos analisar as áreas de atuação unicamente com base em "redação", mas sim as opções disponíveis para o estudante de direito como um todo e como o curso de redação jurídica pode ajudá-lo na carreira.

Com a concorrência cada vez maior em concursos públicos e a necessidade de a banca organizadora eliminar candidatos, tem-se visto um aumento das provas utilizando questões discursivas e redação forense, exigindo dos concurseiros um verdadeiro domínio da escrita jurídica.

Cargos de nível superior em direito considerados “elevados” como a magistratura, advogado geral da União, promotor, defensor público, entre outros, exigem a elaboração de sentença, petições e demais textos jurídicos, inclusive, com caráter eliminatório.

Para aqueles que pensam em prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil e obter a carteira da OAB, para assim advogar, a segunda fase conta com questões discursivas e ainda a produção de uma peça processual, analisando-se um caso hipotético.

Artigos ou teses jurídicas publicadas são diferenciais e somam pontos em concursos públicos, melhorando a classificação, contudo, para serem aceitos em instituições de prestígio para a publicação devem estar dentro dos padrões técnico-jurídico.

Ainda, com as inúmeras dúvidas envolvendo temas do direito, sites jurídicos e até mesmo grandes empresas contratando profissionais para elaborar conteúdos informativos e explicativos, é essencial que o profissional da área esteja capacitado e atualizado quanto as melhores formas e técnicas de produzir um texto jurídico e também de solucionar as dúvidas e questões relativas ao tema.

freelancer, que participar de bons cursos online com certificado, como é o caso do fornecido pelo Centro de Estudos e Formação, poderá ter um ótimo desempenho da produção textual e conseguir boas remunerações com a atividade.

Avaliação e certificado

Os cursos online do portal têm a característica de permitir ao aluno, de forma opcional, a obtenção do certificado, assim é possível comprovar os seus conhecimentos e melhorar o seu currículo. Vale lembrar que, dependendo do objetivo por trás de o aluno optar por fazer o curso redação jurídica, por exemplo, horas complementares na faculdade ou uma vaga em empresa de redação, pode ser obrigatória a apresentação do certificado.

Para estar apto a conquistar a certificação o aluno deve ser aprovado em uma avaliação, com pontuação mínima de 70%. Trata-se de uma prova de Verdadeiro ou Falso com a quantidade de questões proporcional à carga horária constante no certificado. O número de horas certificadas pode ser de 5 a 360, e o melhor, é de escolha do estudante. Também, é exigido um período mínimo de estudos proporcional a carga horária escolhida e o investimento na taxa de avaliação.

Cumpridos esses requisitos o certificado é emitido na forma digital, mas, se desejar, pode ser emitido na versão impressa.

Diferenciais

O portal Centro de Estudos e Formação goza de credibilidade no mercado de cursos online, atualmente, já estudaram conosco mais de 120 mil alunos, sendo o Curso Online Técnicas de Redação Jurídica já realizado por centenas de pessoas, as quais o classificaram com 5 estrelas.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é a quantidade de cursos online com certificado disponíveis, atualmente, possuímos mais de 1.300 cursos, inclusive este com as melhores dicas de redação. Para ter livre acesso a todas as opções de cursos do portal o aluno investe um valor anual de apenas R$ 69,90, sem taxas mensais, e com isso adquire o Pacote Master.

Durante a vigência da matrícula anual você tem a possibilidade de sugerir cursos que gostaria de ver na plataforma e o nosso departamento pedagógico exclusivo analisará a viabilidade.

Os cursos online são constantemente atualizados, tudo para garantir a melhor qualidade, esta que também pode ser observada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o qual utiliza da última tecnologia para transmitir com velocidade e eficiência as aulas e materiais ao aluno.

Você pode aprender de qualquer lugar que desejar, assistir às aulas através de dispositivos móveis ou desktop e estar preparado para alavancar na profissão.

Participe dos cursos online com certificado e aprenda as melhores técnicas para produzir redações forenses com qualidade. Inscreva-se aqui, estamos aguardando você!

MÓDULO I: Linguagem jurídica e os princípios gerais da redação
MÓDULO II: Princípios para a escrita de bons textos
MÓDULO III: Português e português jurídico
MÓDULO IV: Linguagem jurídica e a petição inicial
MÓDULO V: Como redigir uma petição inicial
MÓDULO VI: Pedidos na petição inicial
MÓDULO VII: Linguagem jurídica e as expressões em latim
MÓDULO VIII: A correta utilização dos verbos restar e resultar

CONTEÚDO COMPLEMENTAR

- TÉCNICA DE REDAÇÃO FORENSE
- INSTRUÇÕES SOBRE COMO ELABORAR ARTIGO PARA O ÂMBITO JURÍDICO
- MANUAL DE LINGUAGEM JURÍDICO-JUDICIÁRIA
- LINGUAGEM JURÍDICA E JURIDIQUÊS
- SEMIÓTICA E DISCURSO JURÍDICO
- PETIÇÃO INICIAL

Objetivos

Oferecer as instruções necessárias para a elaboração de um texto jurídico de qualidade desenvolvendo as competências necessárias para escrever um texto jurídico de boa qualidade.

Área de aplicação

Este curso está voltado para profissionais das áreas de Direito, Educação, Administração e demais interessados no assunto que queiram aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, obtendo uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

Pré-requisitos técnicos

Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:

  • Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.

O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.

Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.

Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.

Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.

Invista apenas

R$69,90

e tenha acesso ilimitado, 24 horas por dia, durante 1 ano inteiro, a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos do Centro de Estudos e Formação.

Cargas horárias de 5h até 360h disponíveis

Curso 100% online

Avaliações pela Internet
- Questionário de Múltipla escolha com opções de verdadeiro e falso.
- Número de questões varia de acordo com a carga horária escolhida

Todos os cursos com certificado (contratação opcional)
- Certificado digital, ecologicamente correto
- Certificado entregue em casa
- Frete grátis do certificado
- Credibilidade comprovada

Ganho pontos que podem ser trocados por prêmios

Conteúdos selecionados por um setor pedagógico exclusivo

Atendimento exclusivo via telefone, chamados e facebook

Acesso ilimitado a todos os cursos do portal por 1 ano inteiro

Satisfação 100% garantida

Cargas-horárias disponíveis:
De 5h a 360h. Você terá acesso a 100% do material deste curso e decidirá qual carga horária quer, somente se desejar prestar avaliação;

Investimento:
Você terá acesso a este curso assim que se inscrever no Centro de Estudos e Formação. Inscreva-se agora mesmo, investindo apenas R$69,90 e terá acesso integral a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos, durante 1 ano inteiro. Você irá estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. Não há mensalidades!

Certificado:
Caso desejar certificado, o processo de certificação é opcional e está disponível para todos os nossos cursos do nosso portal.

Inscreva-se de forma rápida e prática:

Quem viu este curso, viu também:

 Aguarde...

Somos associados

Somos associados a ABED - Assiciação Brasileira de Educação a Distância

Ainda tem
dúvidas?

Acesse nossa
CRC - Central de Relacionamento com Cliente
e saiba mais.

Pague com
Pague parcelado no Centro de Estudos e Formação.
Meios de pagamento
Pague parcelado no Centro de Estudos e Formação.