Já ouviu falar em venda direta? E no sistema de marketing multinível? Esses conceitos estão chamando a atenção de muitos brasileiros, porém, ainda há muitas dúvidas quanto ao seu funcionamento. Além da confusão com pirâmide financeira, o marketing multinível ainda é visto como um método "simples" e rápido de ganhar dinheiro, o que não faz sentido.

Logo, compreender o que é marketing multinível (MMN) é o primeiro passo para saber se esse esquema é ou não indicado para seus planos. Em tempos de crise econômica, pode ser uma boa aposta para alguns, mas não deve ser visto como a "solução dos problemas" para sua vida, afinal, está longe de ser milagroso. Por isso, para esclarecer tudo sobre o marketing multinível no Brasil, elaboramos este artigo completo.

Além do texto, o Centro de Estudos e Formação possui também um curso online voltado exclusivamente para essa temática. Por meio do Curso Online Marketing Multinível é possível se informar sobre todas as características do MMN, uma opção interessante para fortalecer seu conhecimento.

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O que é venda direta?

O nome já diz tudo. A venda direta dispensa um local fixo para demonstração de produtos e as negociações são baseadas no contato pessoal entre clientes e vendedores, na qual o consultor de uma marca oferece diretamente as mercadorias para os interessados. Não precisa visitar uma loja para conhecer o mix, você pode contatar um representante para apresentar os produtos em sua residência mesmo. 

Já ouviu falar da empresa Mary Kay? Seu foco total é em vendas diretas. Para comprar, você deve contar com o auxílio de uma vendedora, que além de mostrar os produtos ainda pode tirar todas as suas dúvidas e até fazer demonstrações de como funciona. A política da Mary Kay não permite a venda em comércios tradicionais, apenas com consultores treinados e especializados – na venda direta e também no sistema de marketing multinível, conhecido também como marketing de rede.

Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o mercado de vendas diretas atrai atualmente mais de 4 milhões de brasileiros e gera mais de 8 mil empregos. As vantagens desse esquema são ótimas para todos os lados, de consultores à sociedade em si.

Para os revendedores, há a possibilidade de trabalhar de modo autônomo, complementar a renda e montar até sua própria rede de colaboradores – aprendendo muito conforme se especializa na função. Já para as empresas o principal benefício é a expansão do alcance geográfico de seus produtos, bem como a popularidade e rapidez nas transações, o que gera mais lucro. Por fim, toda a sociedade se beneficia porque as vendas diretas resolvem problemas como o desemprego e ajudam a movimentar a economia do país.

As vendas diretas se caracterizam tanto pela sistema mononível – em que o revendedor ganha somente uma comissão pela venda dos produtos, cerca de 30% - ou no sistema de marketing multinível, em que, além das bonificações conforme as vendas, é permitido também o recrutamento de novos colaboradores e até a formação de sua própria rede de vendedores.

De qualquer forma, toda empresa séria que investe nessas variáveis sempre terá as vendas diretas como geração de capital. As indicações são apenas parte do processo e, caso venham a ser o principal foco do esquema, pode se caracterizar como pirâmide financeira – considerada crime contra a economia popular.

Por isso, vale sempre consultar o site da ABEVD para saber quais organizações prestam um trabalho sério e, assim, saber qual a melhor alternativa para seus planos. Além de desvendar tudo sobre vendas diretas, você ainda pode consultar o site da instituição para compreender o que é marketing multinível e suas principais características.

Além disso, nosso curso online traça um panorama completo desse sistema para você se informar e não cair em armadilhas. Vale lembrar que qualquer esquema suspeito – seja de pirâmide ou mandala financeira – pode ser denunciado nas delegacias. Esclareça todas as questões com o Curso Online Marketing Multinível e não deixe nenhum detalhe de lado.

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Como escolher uma empresa de marketing de rede

A partir do momento que você sabe claramente o que é marketing multinível e sua associação com as vendas diretas, é fundamental refletir e decidir se essa é uma boa proposta para suas metas profissionais. É inerente salientar que na maioria dos casos as empresas pedem um investimento prévio para a compra de seu primeiro mix de produtos.

Ou seja, se você quiser ser representante Herbalife, para começar terá que comprar um plano e, assim, ter as mercadorias à disposição para comercializar diretamente com os potenciais clientes. Geralmente, há várias opções com preços variados e, além dos produtos, você recebe também todo o suporte dos responsáveis.

A ideia principal de toda empresa séria e que visa instigar seus representantes a vender é treiná-los constantemente. Compreender as funcionalidades e "acreditar" naquilo que está oferecendo ao consumidor é o primeiro passo para efetuar a transação e se tornar um bom profissional – afinal, ninguém dará crédito para um vendedor que não entende nada daquilo que está divulgando.

É essencial que você faça uma boa pesquisa no site da ABEVD para saber quais corporações estão inseridas nesse sistema. Além disso, vale se informar nas redes sociais e sites de proteção ao consumidor – como o Reclame Aqui – para saber como é seu suporte na prática. Com esses dados e o conhecimento das opções de produtos, basta contatá-la para entender as etapas necessárias até se tornar um representante oficial.

Ah, é essencial deixar claro que o marketing multinível será um complemento às vendas diretas que você realizará, portanto, não pense logo de cara em chamar seus amigos e parentes para investir nesse sistema. Comece e veja como é o trabalho, se estabeleça como um consultor dedicado nas vendas e, depois de um tempo, comece a pensar se é interessante ou não apostar na criação de sua própria rede.

Para ser um líder de vendas, é preciso trabalhar outros aspectos, como o perfil de liderança, a comunicação, a etiqueta, o planejamento estratégico, etc. Aproveite os cursos online com certificado para estudar esses temas e aprimore sua formação profissional.

Nichos de mercado

Entre os nichos de mercado predominantes no sistema de marketing multinível e vendas diretas estão o de saúde/bem-estar e beleza/cosméticos. São alternativas que conseguem alcançar um grande público e têm produtos com utilidade frequente – você sempre precisará de um creme, um perfume ou um produto para nutrição, por exemplo.

Para fazer uma boa escolha, é necessário conhecer amplamente o mix e, mais que isso, acreditar que tal opção realmente é funcional para uma pessoa. Não basta apenas decorar suas características, é preciso acreditar nos benefícios, demonstrá-la e ter bons argumentos para realmente convencer o cliente. Portanto, não adianta apostar na Herbalife se você acha que esse negócio de "vida saudável" não faz sentido. Da mesma forma, é inútil representar a Jequiti se você não acredita na qualidade dos cosméticos da marca. Dá para entender?

Para se ter ideia, a ABEVD conta atualmente com 67 empresas cadastradas. Cada uma tem suas políticas e nem todas trabalham com marketing de rede. Os planos de compensação são diversos e vão desde comissão em dinheiro de acordo com o volume de vendas até prêmios conforme o consultor atinge determinado nível.

Entre as principais podemos citar a Boulevard, Amway, Herbalife, Hinode, Jequiti, Forever Living, Mary Kay, entre outras. Acesse a lista e conheça cada uma das opções. Se ainda tiver dúvidas, conte com o auxílio de cursos a distância para se informar melhor. 

marketing multinível

Como criar uma rede de divulgação

Tornar-se um representante reconhecido e renomado depende de um trabalho duro. Ao se associar a uma empresa de marketing multinível, você precisa vender consideravelmente para ser recompensado. Com uma consistência e boas perspectivas, dá para pensar em montar uma rede de divulgação e se tornar o responsável pelos seus próprios colaboradores.

Muitas organizações se disponibilizam para fazer dos vendedores mais competentes verdadeiros líderes. Tudo depende do esforço e do potencial de cada indivíduo e, para conquistar boas vendas é fundamental investir em três métodos tradicionais de vendas diretas:

  1. Venda porta a porta (door to door): é uma técnica clássica em que o revendedor vai à casa do cliente ou a uma empresa para apresentar a marca, demonstrar e vender produtos.
     
  2. Catálogo: no catálogo está toda a linha de produtos e as informações necessárias. O cliente pode consultá-lo e escolher as opções para comprar e retirar diretamente com o representante – que atua como intermediário entre o consumidor e a distribuidora.
     
  3. Party plan (eventos): o vendedor pode promover um evento para atrair os clientes. Geralmente é realizado em sua casa, na residência de um cliente ou até em um espaço público. O objetivo é chamar atenção das pessoas para conhecer, testar e comprar os produtos.

Nesses três casos é possível tanto vender quanto fazer cadastro (fidelizar) novos clientes e ainda explicar como funciona o MMN a fim de recrutá-lo para sua rede. Mas atenção: é primordial informar claramente que não se trata de uma proposta de dinheiro fácil e rápido, muito pelo contrário. Tome cuidado com suas abordagens e seja sincero para não prejudicar sua reputação como pessoa e profissional.

Recrutando pessoas para a sua rede

O recrutamento de novas pessoas para uma rede de marketing multinível no Brasil ainda é visto como ultrapassado. Geralmente são usadas as mesmas fórmulas engessadas que acabam mais afastando do que convertendo – com certeza você já viu algum caso assim nas redes sociais ou na abordagem direta.

A questão é que muitos iniciantes são despreparados e tratam o sistema como milagroso apenas para atrair pessoas. Atrelado a esse cenário, assim que se tornam consultores mantêm seu foco apenas para o recrutamento, deixando as vendas de lado. É claro que é válido conseguir selecionar pessoas e formar uma rede consistente, mas para ter sucesso nessa área é essencial se dedicar para vender.

Com isso, além de ter grandes chances de fidelizar um cliente, aos poucos, dá para sondá-lo e perceber se ele pode ou não se tornar um eventual colaborador. Naturalidade, transparência e honestidade são valores a serem praticados nessa hora, o que garante tanto a consistência de seu trabalho quanto de sua credibilidade.

Não seja afobado, monte um plano de negócio e siga etapas. Tenha em mente que o marketing multinível está longe de ser um sistema perfeito, assim como tudo na vida, demanda empenho e trabalho duro para gerar lucro, benefícios e reconhecimento.

Dica: aproveite os cursos online para ficar a par de pautas que podem te ajudar a moldar um perfil profissional excelente. O Curso Online Planejamento Estratégico‍, por exemplo, te auxilia na montagem de um excelente plano de negócios. 

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Regras de ouro para ser um bom vendedor

Vender bem é o início de uma carreira de sucesso no marketing multinível. Conforme você aumenta as negociações, começa a subir de nível e se destacar – a partir daí, percebe se é uma boa ideia empreender nessa área e investir em sua própria rede. Para ser um bom vendedor é fundamental se atentar a algumas regras. Confira os principais macetes:

  • Aprimorar seu marketing pessoal: etiqueta social, oratória, postura, aparência, ética, entre outros fatores.
     
  • Trabalhar argumentos assertivos e sinceros – essa história de "omitir" para vender sempre cai por terra depois de um tempo. Seja verdadeiro para manter sempre sua credibilidade.
     
  • Respeitar o cliente e nunca desistir no primeiro "não" – cada pessoa tem seu tempo. Mesmo que não tenha comprado hoje, vale a pena pegar seu contato para oferecer o produto futuramente.
     
  • Saber negociar, apresentando o produto de forma segura e solucionar o problema do consumidor. Ele precisa entender o benefício e porque deve acreditar naquilo que você está ofertando.
     
  • Aproveitar todos os canais de divulgação e, mais que isso, conhecer suas características. Assim você entende quais são as melhores estratégias de prospecção de acordo com a rede. Que tal aprender a fazer marketing de qualidade em cursos online com certificado
     
  • Evite pressionar e trate o cliente de forma natural, sem forçar situações. Descubra suas necessidades e a partir daí ofereça uma alternativa que possa ajuda-lo nesse problema.

Já dizia a conceituada jornalista Ann Landers que as oportunidades estão disfarçadas de trabalho duro, por isso poucos as reconhecem. Essa máxima se aplica diretamente ao marketing multinível e seu sucesso nessa proposta, afinal, tudo depende de sua determinação, dedicação e qualificação para ser um profissional renomado.

Capacitar-se nessa área é um método excelente para nunca deixar de aprender. Felizmente, há muitos cursos online que cumprem esse papel com excelência, te auxiliando em qualquer momento. Que tal aproveitar o Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor‍ e as centenas de opções do portal para dar um up total em sua formação?

Marketing Multinível: principais estratégias

Para finalizar o artigo e mostrar uma ideia geral do marketing multinível no Brasil, listamos algumas estratégias interessantes a serem consideradas por principiantes e experientes. Leia, pense e repense se você está seguindo o caminho certo:

  • Compreenda o que é marketing multinível na teoria e na prática. Pesquise ao máximo antes de fazer um investimento, evitando a armadilha da falta de informação;
     
  • Conheça a empresa e todos seus serviços, afinal, você irá representá-la, terá que lidar com opiniões contra e favor e deverá se preparar para esclarecer qualquer pendência;
     
  • Saiba exatamente o que difere marketing multinível de pirâmide financeira e explique aos interessados para que não confundam seu trabalho com esse esquema ilegal – aproveite nosso curso online para fortalecer seus argumentos;
     
  • Nunca deixe de aprimorar suas técnicas de vendas. Tente ir além do convencional e busque sempre abordagens sinceras, imprimindo seu conhecimento e até sua personalidade para moldar um bom perfil profissional;
     
  • Quer montar uma rede e apostar de vez no sistema de marketing multinível? Comece estabelecendo as etapas do plano de negócio. Consulte materiais, capacite-se com cursos online com certificado e nunca deixe de se aperfeiçoar em temas que agregam bons conhecimentos a sua carreira.

Essas são algumas dicas gerais que fazem toda a diferença caso sejam realmente consideradas pelos revendedores. Quanto mais preparado, aumentam as chances de sucesso e usufruto dos benefícios. Comece se informando com o Curso Online Marketing Multinível e não deixe de considerar outras opções presentes no Centro de Estudos e Formação. Tenha a sua disposição centenas de cursos online de diversas áreas por um ano inteiro sem pagar mensalidades.

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