O que é locução e sonoplastia e por que esses segmentos são essenciais para produções audiovisuais? Basicamente, enquanto um locutor é responsável por narrar e dar voz a uma série de produtos e atrações, o sonoplasta cuida de tudo que se refere à sonorização - trilhas, efeitos e a sintonia da música com a ambientação geral. 

Do uso correto da voz aos efeitos sonoros, o universo da locução e sonoplastia é bem abrangente. Essas funções têm destaque em toda a área de Rádio, TV e Internet (RTVI) e comunicação em si, recorrente tanto no rádio quanto na televisão, no cinema, no teatro e nas novas mídias. Um curso de locução e um curso de sonoplastia completo abordam todos os aspectos relacionados a esses segmentos. Como são complementares, costumam ser ministrados sempre juntos, a exemplo do Curso Online Locução e Sonoplastia, do Centro de Estudos e Formação.

Nesse conteúdo, preparado por nossa equipe pedagógica exclusiva, o aluno compreende tudo sobre sonoplastia e locução, desde as definições gerais até dicas primorosas para quem deseja se profissionalizar na área. Com cursos online é possível ter boas noções e até se certificar – no portal há centenas de cursos a distância com esse propósito.

É com base nesse material que preparamos este artigo informativo, que contextualiza a história do audiovisual, detalhes da carreira, o que faz um sonoplasta, conceitos ligados a voz, produções independentes, entre outros dados fundamentais. Leia atentamente e saiba como se qualificar com os melhores cursos online com certificado do mercado.

Conceitos essenciais e dicas de locução e sonoplastia

História do audiovisual

A combinação do som com a imagem revolucionou as formas de comunicação. Se antes o rádio reinava absoluto como o principal veículo de mídia, o advento do cinema – e, mais tarde, da televisão – trouxe novas expressões, ideias e projetos. Além da audição, tornou-se necessário pensar também no visual e, mais que isso, em algo que alinhe os dois sentidos e constitua uma grande peça.

Os primeiros filmes surgiram em meados da década de 1920, para mais tarde ascenderem sob a forma de animações. Nesse contexto, os efeitos sonoros tinham papel essencial, principalmente nos movimentos e interações dos personagens. As primeiras produções de estúdios famosos, como a Disney, foram pioneiras nessa popularização do audiovisual, criando ainda diversos estilos e novas estéticas que evoluíram com o tempo.

O crescimento foi ainda mais latente com a chegada da televisão, em que foi possível unir vários projetos em um só veículo – dos filmes às telenovelas, das propagandas às atrações ligadas ao jornalismo. A TV se tornou o símbolo máximo do audiovisual, praticamente uma junção de tudo que já era tendência no rádio e constantemente testado no cinema.

Já a internet veio para coroar todo esse poder do audiovisual que influencia muitos de nossos costumes. Ao contrário do que muita gente acredita, os meios digitais não substituíram os tradicionais, e sim contribuíram para uma convergência. Embora a web seja multiplataforma e canalize todos esses produtos, o rádio, a TV e o cinema permanecem como mídias de amplo acesso, ainda com uma ótima audiência.

O fato é que todo o campo do audiovisual, independente do canal, abriu espaço para diversas funções. São muitos profissionais de diferentes ramos trabalhando juntos para produzir infinitas peças, seja com o objetivo de comunicar, informar, entreter, vender, etc. Nessa linha, citamos a importância da locução e sonoplastia, que permaneceram em alta nas emissoras de rádios, mas também encontraram espaço em outros veículos.

Áudio, efeitos sonoros, a força da palavra e até o silêncio são elementos primordiais desses segmentos. Narrações e músicas, por exemplo, fazem toda a diferença em um programa, um filme, matéria jornalística, anúncio publicitário, etc. Portanto, quem visa investir nesses setores encontrará boas opções e poderá atuar em uma ampla gama de produções.

Aprimorar a locução e entender o que é sonoplastia são passos preliminares para iniciar na área e, para isso, é interessante compreender os detalhes do audiovisual. Essa pauta tem destaque em nosso curso online relativo e em outros cursos a distância ligados à comunicação do portal.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Efeitos sonoros e o universo da sonoplastia

Se o trabalho do locutor parece óbvio para algumas pessoas, ainda há muitos que não sabem o que faz um sonoplasta e quais as funções desse profissional. De modo geral – e detalhado no curso de sonoplastia -, o operador de áudio ou som, como também é chamado, lida com toda a parte sonora essencial para a construção de programas e projetos audiovisuais.

Se antes os efeitos sonoros eram utilizados apenas para enriquecer a história das peças de teatro, tanto que eram produzidos de modo manual, com o rádio seu uso tornou-se fundamental para proporcionar realismo e enriquecer as atrações. Por mais que uma boa locução atraia, quando combinada com a sonoplastia chama muito mais atenção.

Interessante perceber que esses recursos encontraram grande espaço nas mídias visuais e são aprimoradas constantemente, sobretudo no cinema. Não é por menos que o Oscar e outras premiações possuem a categoria de melhores efeitos sonoros e sonoplastia. Esse cenário positivo contribuiu bastante para a ascensão da função de operador de áudio, que pode atuar em muitos locais prestando diversos serviços.

Para se ter ideia de toda essa força, provavelmente você lembra de muitas produções ao ouvir uma música específica ou uma trilha instrumental. O tema principal do filme "2001 – Uma Odisseia no Espaço" é um exemplo clássico. O mesmo vale para as vozes, na qual a associação com uma peça/produto também é direta. Alcançar esse status de "entrar no imaginário" do público demanda muitas pesquisas e longos estudos. Embora especialistas em trilha sonora realizem esse trabalho, se os locutores e sonoplastas não realizem um trabalho impecável, toda a produção será prejudicada.

Por ser uma área mutável e sempre aberta a tendências, a comunicação demanda profissionais atualizados. Além de compreender tudo sobre sonoplastia e técnicas apuradas de locução, é indicado buscar novas fontes para aperfeiçoar os conhecimentos, como cursos online com uma boa aula de sonoplastia e estratégias voltadas para o bom uso da voz pelos narradores.

Operação de equipamentos e edição de áudio

O que faz um sonoplasta na prática? Quais equipamentos opera e como é o estúdio em que atua? Essas dúvidas são comuns para os iniciantes e interessantes para desvendar o que é sonoplastia e tudo que a permeia, por isso listamos os principais aparelhos, softwares e rotinas deste profissional tão valorizado:

Equipamentos

  • Computador – essencial para qualquer estúdio, precisa ter bons níveis de armazenamento e memória, além de suporte para programas de edição.
     
  • Mesa de som – a mesa de som recebe e encaminha os sinais de áudio para diversos canais para que sejam controlados e mixados.
     
  • Interface de áudio – aparelho que faz a conversão do som analógico para o digital, que será utilizado no computador para as edições finais realizadas pelo operador.
     
  • Microfones – captam efeitos sonoros manuais, sons de instrumentos e a voz, primordiais para a boa qualidade de gravação no estúdio.
     
  • Monitores e amplificação – aparelhos que amplificam o som elétrico recebido da mesa de som e o transformam em vibrações perceptíveis aos ouvidos.
     
  • Periféricos – são os conectores que ligam a mesa de som aos canais e saídas. Os principais são o reverb, o flanger e os compressores.

Softwares 

Entre os softwares mais usuais, destacados também em muitos cursos online e no curso de locução do portal, podemos citar o Reverb/Delay, que realiza simulações de ambientes sonoros, efeitos de eco, entre outros; o Chorus, que seria basicamente uma melhoria da qualidade do produto sonoro e seus efeitos; Compressores que controlam a amplitude e Distorções, utilizados amplamente na edição final.

Há ainda os softwares digitais que ganham cada vez mais destaque em muitos estúdios, como o Audacity e o PowerSound. Saiba mais sobre suas funções no curso de sonoplastia e tente até utilizá-los em casa mesmo.

Rotinas

  • Mixagem – é o processo de ajuste realizado após as gravações, com base em equalização, volume e efeitos sonoros e de acordo com o projeto de sonorização proposto pela direção artística.
     
  • Masterização – o objetivo principal é proporcionar uma excelente qualidade de som, com foco no volume, peso, clareza e presença. Além disso, a masterização pode corrigir pequenos defeitos, embora não seja capaz de salvar o projeto de uma gravação ou mixagem mal feita.
     
  • Renderização – é praticamente o procedimento final que converte a produção de áudio em um artigo final, para posterior edição dentro da obra audiovisual. Há uma diversidade de formatos, do MP3 ao WAV, por isso é essencial saber qual será o objetivo sonoro da peça antes de escolher o melhor tipo.

Vale lembrar que esse é apenas um tutorial básico, no curso de locução e sonoplastia você confere muitos materiais completos e interessantes para desvendar definitivamente tudo sobre esses ramos.

locução

Voz profissional: distúrbios da voz, higiene e saúde vocal

Destacamos agora a importância do locutor nos projetos audiovisuais, aquele que "empresta" sua voz para uma variedade de produtos e, justamente por isso, precisa ter bons cuidados e entender melhor sobre os principais distúrbios, higiene e saúde vocal.

Os maiores problemas que afetam esse sistema são a rouquidão, o excesso de cigarro, a queimação na garganta, o desconforto ao falar e até a perda da voz em alguns casos mais preocupantes. Muitos fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas revelam que as principais causas relacionadas a esses distúrbios ocorrem pelo uso incorreto da voz e lesões nas pregas vocais, tratados como disfonia.

Essa condição é comum em pessoas que usam sua voz frequentemente – como os locutores – e não buscam acompanhamento para saber a qualidade da sua saúde vocal. Em muitos casos, apenas com pequenos exercícios e hábitos saudáveis já é possível manter um bom quadro, evitando uma adversidade e um tratamento que podem até prejudicar a sua rotina profissional.

Entre as principais dicas de cuidados com a voz, podemos destacar:

  1. Tomar água regularmente e em pequenos goles para hidratação e boa emissão da voz;
  2. Atentar-se à alimentação antes de realizar uma apresentação, sobretudo opções que causem refluxo e derivados do leite;
  3.  Manter uma postura ereta e correta ao falar, deixando o corpo relaxado e livre de tensões;
  4. Descansar bastante a voz, evitando gritar ou falar com forte intensidade;
  5. Líquidos gelados não devem ser consumidos frequentemente, ainda mais no período do trabalho;
  6. Tosses e pigarros podem ser atenuados com bons exercícios de respiração propostos por fonoaudiólogos;
  7. Tabagismo, bebidas alcoólicas e ar-condicionado são péssimos para a laringe e todo o sistema vocal e devem ser evitados.
  8. Quando tiver algum problema, como irritação na garganta ou queimação, evite chupar pastilhas e se automedicar. A indicação é procurar um especialista e fazer repouso vocal.

Com esses macetes sua voz se mantém em perfeito estado e você pode trabalhar normalmente. No Curso Online Locução e Sonoplastia, além de uma ótima aula de sonoplastia, há módulos voltados especialmente para a fisiologia da voz e outras dicas surpreendentes.

Produção independente para locutores e sonoplastas

Embora o mercado audiovisual no Brasil seja amplo e crescente, ainda é dificultoso para muitos profissionais da área de RTVI conquistarem um bom cargo em emissoras, produtoras e empresas de comunicação. Sendo assim, grande parte desses especialistas acaba se dedicando as produções independentes. Os profissionais desses ramos encontram muitos serviços em regime freelancer, ou seja, por tempo determinado e sem vínculos. Felizmente, esse sistema está crescendo e abre margem para a versatilidade no trabalho, bem como a criação de um bom portfólio.

Enquanto o sonoplasta pode se dedicar a edições, mixagens, finalizações e todas as rotinas essenciais ao operador de áudio – seja em eventos, veículos de mídia, empresas, igrejas, etc -, o locutor tem espaço na publicidade, na divulgação de serviços, comércios e produtos e em rotinas que crescem constantemente baseadas em uma boa comunicação assertiva, persuasão, improvisação e oratória.

Oratória para eventos e apresentação de mestre de cerimônias

Apresentar eventos empresariais, institucionais, publicitários e dos mais diversos tipos é uma ação comum para muitos locutores, assim como dar palestras e atuar como mestre de cerimônias em formaturas, casamentos e demais comemorações. Em todos esses casos, cabe ao locutor se atentar à oratória e ao vocabulário, adequado a sua voz e suas abordagens para o local, estilo do evento, perfil dos convidados, entre outros fatores.

Cerimoniais são muito populares em todas as esferas, desde corporativas até públicas. Muitos demandam regras estabelecidas e que devem ser de conhecimento do profissional. Valores como carisma e bom senso também são preponderantes, assim como as técnicas de interação com o público, relacionamento e ética.

Essa rotina é fundamental e aparece com destaque em muitos cursos online com certificado. Hoje em dia você pode encontrar até um curso online voltado especialmente às estratégias de oratória que ensinam como falar em público e se sair bem em qualquer apresentação, afinal, não basta apenas ter uma boa voz.

Além do curso online de sonoplastia e locução, nosso portal oferece o Curso Online Oratória‍, um guia essencial para os locutores que desejam aprender ainda mais sobre esse quesito.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Demo ou Portfólio: Como fazer a divulgação de sua voz

Os profissionais focados em produções independentes e aqueles que buscam uma boa vaga de emprego precisam se atentar na construção de um bom portfólio para divulgar seus trabalhos de voz e operação de áudio. No caso do locutor, é interessante incrementar esse documento com várias demos que contenham seus projetos, além de listar todas as suas funções e competências. Felizmente, hoje em dia a internet facilitou e esse currículo pode ser montado com o auxílio de muitas plataformas.

Quanto ao operador de áudio, além de entender o que é sonoplastia e todas as suas nuances, também é interessante rechear o portfólio com links de serviços de edição e de sonorização em geral. O mercado de comunicação valoriza bastante os trabalhos práticos para a avaliação profissional, desde que atrelados a um bom conhecimento teórico também.

Sendo assim, aqueles que focam nos estudos com bons cursos a distância, cursos técnicos e especializações mais métodos práticos sempre terão destaque nas triagens, entrevistas e contratações. Por isso vale a pena dominar tudo sobre sonoplastia e locução e sempre se atualizar no tema.

Locução e sonoplastia: invista nesses segmentos em ascensão

Depois de saber o que é locução e sonoplastia, você deve estar animado para desbravar e até se qualificar nesses segmentos. Para isso, há muitas fontes específicas e excelentes, como os cursos online do Centro de Estudos e Formação.

Aprenda mais com uma boa aula de sonoplastia e técnicas de locução estudando o Curso Online Locução e Sonoplastia. Você pode acessar o conteúdo por meio de um ambiente virtual moderno e dinâmico, via desktop, tablets ou smartphones. Além de autonomia e liberdade, você ainda conta com uma vantagem exclusiva.

Todos os cursos online com certificado do Pacote Master ficam a sua disposição com apenas um investimento único de R$ 99,70. Não há mensalidades e você escolhe os melhores conteúdos para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Faça sua matrícula e dê um up total em sua vida acadêmica e profissional.

Aproveite e conte pra gente suas impressões sobre este artigo e possíveis dúvidas. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até a próxima!