A comunicação é pertinente para qualquer área. Essa ciência humana faz parte do cotidiano de praticamente todos os profissionais, seja de modo direto ou indireto. Alguns precisam compreender seus conceitos mais complexos e específicos, outros devem ter noção de sua importância para interagir de modo assertivo e tornar o ambiente integrado.

formas de comunicação que tem mais familiaridade com um grupo e nem tanta com outro, e assim esse campo se molda de acordo com as necessidades humanas. Quando se trata da relação com as expressões linguísticas, a educação e o ramo artístico, abre-se espaço para muitas teorias, estudos e análises – aspectos importantes para educadores, comunicólogos de várias vertentes, psicólogos, sociólogos, entre outros.

É justamente sobre esse tema que trataremos neste artigo, baseado no Curso Online Formas de Comunicação, opção de curso online essencial do Centro de Estudos e Formação. Além de tratar dessa relação tão forte, ainda apresenta os pontos gerais de toda a área e como ela pode ajudar pessoas de todos os campos. Leia atentamente, conheça cursos online para se especializar e conte suas opiniões pra gente.

Formas e Teoria da Comunicação

Teoria da comunicação é um assunto pertinente em qualquer curso online relativo a esse campo, do jornalismo à publicidade, de relações públicas até a parte de mídias. Não é à toa que tem muito espaço em nosso curso formas de comunicação, justamente porque estuda todas as transformações e as tendências pertencentes tanto à interação humana quanto às linguagens e mídias.

Para se ter noção da abrangência da teoria da comunicação para variados setores, o próprio Ministério da Educação possui uma cartilha sobre essa pauta voltada para educadores, visando fortalecer a relação entre professores e alunos e mostrar como o processo de comunicação é inerente a um bom aprendizado.

Por meio de uma série de estudos realizados ao longo do tempo, vários estudiosos criaram muitas teses a respeito da influência da comunicação em nosso cotidiano. Um exemplo é a sociedade de massa, que ascendeu com a industrialização crescente e com o boom dos veículos de comunicação que começavam a ditar regras e comportamentos – sobretudo no advento da TV e, depois, passando para a internet.

Além disso, outro fator preponderante na teoria da comunicação é a relação com a arte, seja por meio da comunicação visual ou de diversas expressões que visam atiçar o pensamento crítico, a reflexão estética e demais pontos de vista no público alvo. Pode-se incluir também a tecnologia, que se uniu a esses conceitos após a propagação de meios cada vez mais ágeis que chamam a atenção da sociedade.

Quando falamos dessa conexão, há sistemas variáveis e distintos a considerar. É uma asserção interessante para muitos indivíduos e pode ser estudado em cursos online com certificado excelentes do nosso portal, como o Curso Online A Arte como Forma de Comunicação‍ e o Curso Online Comunicação Social‍.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Comunicação e Linguagem

Outro assunto tema de cursos a distância do Centro de Estudos e Formação é comunicação e linguagem. Esse conjunto de funções linguísticas, o domínio da expressão verbal e todos os signos pertencentes ao modelo comunicativo são algumas partes dessa relação tão fundamental e complementar.

Segundo a especialista Thelma Carvalho de Guimarães, autora do livro "Comunicação e Expressão", tal método deve ser aprimorado por educadores e profissionais de vários níveis – é nesse ponto que exaltamos a importância de todos terem a noção das formas de comunicação e suas características. Assim, nessa redoma, destacam-se todos os elementos, fundamentos e objetos do processo de comunicação visando tanto fortalecê-lo quanto usar novos saberes, abordagens e tendências, o que é ótimo para o aprendizado e para uma comunicação assertiva.

Tanto o Curso Online Formas de Comunicação quanto outros cursos online com certificado são importantes nessa categoria. Podemos indicar também o Curso Online Comunicação Assertiva‍ e o Curso Online Comunicação e Linguagem‍. Vale muito a pena contar com essas alternativas para expandir sua visão sobre o assunto.

Arte abstrata, uma nova forma de comunicação

Desde as teorias do grande pensador Umberto Eco se estuda de forma abrangente a vinculação da arte com a comunicação, sobretudo a arte abstrata. Para o especialista, a comunicação é objetivo de todas as artes, pois leva a uma reflexão e uma série de pensamentos acerca de uma peça.

Podemos relacionar esse hábito com todas as campanhas que vemos hoje em dia, transmitidas por todos os canais e que causam impressões distintas em cada indivíduo. Uma visão nunca será única e exige uma análise do emissor. Para Eco, seria como um novo preparo cognitivo e uma realfabetização visual que vai além da arte figurativa, considerando uma série de elementos: pontos, movimento, massa, volume, equilíbrio, ritmo, entre outros.

Logo, "saber ler e interpretar estes elementos na arte abstrata implica em saber analisá-la, e analisá-la é comunicar-se com ela, é comunicar-se com o mundo e é educar-se através dela, educar sentidos, ideologias, visões de arte e percepções outras".

Entre as formas de comunicação mais preponderantes está a comunicação visual, que evoluiu bastante com o tempo e sempre apresenta tendências inovadoras. Em nosso curso formas de comunicação, há um tópico inteiro voltado para esse estudo, no qual você pode entendê-lo a fundo – quando e onde quiser, uma grande vantagem dos cursos online.

formas de comunicação

Arte Contemporânea, Transdisciplinaridade e Arte-Educação

A última abordagem de nosso artigo mostra os referenciais da comunicação para a arte, que resultou nesse elo e elevou o status tanto de uma área quanto de outra. Podemos dizer que a arte contemporânea incorporou muitos elementos modernos e inovadores e ficou mais acessível, pontuada pela cultura de massa e pela necessidade de uma transmissão de informação rápida e facilmente consumida.

Essa unidade e ligação de vários conhecimentos exalta a importância da transdisciplinaridade e como traz benefícios à arte-educação, uma fonte de estudos bastante rica e abrangente. Podemos citar o ensino que incorpora métodos lúdicos como parte desse sistema, com possibilidades variadas de linguagens ao público, como os alunos de educação infantil, por exemplo. Em todo esse contexto, eles têm contato tanto com a disciplina que precisam compreender quanto com a essencialidade da arte e as formas de comunicação envolvidas nesse processo.

Obviamente, os educadores também precisam se abrir a essa tendência e proporcionar ferramentas instigantes aos alunos, construindo um processo de comunicação por meio da arte-educação e incentivando o pensamento crítico e reflexivo, e isso vale para qualquer idade e qualquer indivíduo. Vale salientar que, assim como demais tipos, o ensino das artes visuais é obrigatório por lei no Brasil.

Com nosso curso formas de comunicação, o professor usufrui das melhores temáticas para formular aulas mais interativas, em que o aluno aprende mais sobre as manifestações artísticas e os principais fundamentos da comunicação. No portal existem diversos cursos a distância auxiliares ligados a essas duas áreas tão abrangentes. 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Atualize-se e qualifique-se para comunicar com excelência

Tentamos passar por meio deste texto algumas informações gerais sobre o processo de comunicação e como se associa a diversas áreas, sobretudo a educação. Entender detalhadamente seus aspectos e como eles podem ajudar no cotidiano pessoal e profissional é de grande valia para todos, pois uma boa comunicação é fundamental em todos os ambientes e situações.

Estudar com um curso online voltado totalmente para essa e demais temáticas é uma excelente opção para todos os públicos, pois trata do tema de modo global, simples de compreender. Mas, se você quiser complementar seu aprendizado com outras pautas, há muitos cursos online com certificado que podem lhe ajudar.

Além do Curso Online Formas de Comunicação, o Centro de Estudos e Formação conta com centenas de cursos a distância preparados por uma equipe pedagógica exclusiva, com conteúdos cuidadosamente selecionados e atualizados. Para tê-los a sua disposição durante um ano, basta se inscrever no portal investindo apenas uma taxa única de R$ 99,70.

Realize os cursos online do Pacote Master que quiser durante todo esse tempo, com total autonomia, segurança e flexibilidade. Caso seja seu objetivo, ainda há certificação opcional e com carga horária a sua escolha, de 5 a 420 horas. Essa proposta já atraiu mais de 120 mil alunos e o próximo pode ser você. Que tal se matricular agora?

Aproveite e conte pra gente o que achou do artigo, além de compartilhar essa ideia com seus amigos e familiares. Boa sorte e até breve.