Você se lembra da aula de educação artística na escola? Quais são suas recordações e o que essa disciplina influenciou em sua vida? Sabia que ela tem um papel mais importante do que muita gente imagina? Pois é. A arte na educação, quando abordada pelos professores, é extremamente proveitosa para os alunos de todas as idades.

Quando se trata desse conceito, há sempre muita informação a considerar e diversos passos a seguir. Hoje em dia, vários especialistas trazem novos parâmetros e atividades, assim como já existem uma série de cursos online sobre o tema. O Curso Online Arte na Educação, do Centro de Estudos e Formação, é uma opção essencial para aqueles interessados ou que atuam na área.

Tanto para uma aula de artes direcionada quanto para qualquer outra matéria que utiliza técnicas artísticas para complementar o ensino, se faz necessário entender suas características e tudo que a permeia. É por isso que preparamos este artigo esclarecedor que abordará tudo sobre a arte na escola, da definição aos benefícios, além de cursos online com certificado do nosso portal que fortalece ainda mais o aprendizado de todos. Leia atentamente, inspire-se e coloque tudo em prática.

Arte na educação: contexto e conceitos gerais

A importância da arte na escola

A arte tem um papel fundamental para o desenvolvimento humano. Ela faz bem para a saúde e para a mente, com modalidades distintas e que agradam, da música à pintura. Desde os primórdios, é vista como uma manifestação social e ajuda a promover diversas mudanças em muitos setores, seja para chamar atenção, agradar, chocar, modificar padrões, entre outros valores.

Quanto mais cedo se tem contato com esse campo, mais uma pessoa pode desenvolver talentos em determinado recurso, daí se vê a importância da arte na educação. Se antes muita gente via a arte apenas como recreação e lazer, algo dispensável para crianças e jovens, hoje em dia ela se faz obrigatória e cada vez mais presente na escola.

Aos poucos, especialistas e governos começaram a entender os benefícios de uma aula de artes e como ela pode ser proveitosa para todos os indivíduos. E isso vai muito além da educação artística propriamente dita – com apenas atividades "básicas" como desenhos, pinturas ou colagens. Segundo a professora Ana Mae Barbosa,  principal referência no estudo de arte-educação no Brasil, arte não se trata apenas de um "babado cultural" ou "algo para se pendurar na parede".

Para ela, "assim como a matemática, a história e as ciências, a arte tem domínio, uma linguagem e uma história. Se constitui num campo de estudos específicos e não apenas em meia atividade. A arte-educação é epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos como se aprende arte na educação infantil, no ensino fundamental e médio e no ensino superior".

Logo, o papel educativo da arte deve começar desde cedo, pode (e deve) ir além da escola e se tornar um instrumento de incentivo para o desenvolvimento das crianças e adultos. Esse universo é amplo e precisa ser explorado, indo muito além do que é tratado atualmente em uma aula de artes convencional. Citando apenas algumas modalidades, temos a arte cênica, cinema, desenho, escultura, pintura, literatura, teatro, dança, música, artesanato, entre muitas outras.

O poder da criação, da interpretação, do raciocínio, imaginação e observação se torna aprofundado e cada vez mais latente quando pensamos em arte na educação. Por isso, tem extrema importância para qualquer lugar, todos os públicos e de modo democrático. É necessário acabar com o velho pensamento de que se trata apenas de mera distração. Por isso, não cabe somente a um professor direcionado promover um curso de artes inspirador para seus alunos. Ela pode atuar como complemento em qualquer disciplina para ajudar o indivíduo a aprender melhor, com metodologias novas e incentivadoras.

Nesse contexto, fazer cursos EAD como o Curso Online Arte na Educação é essencial para qualquer educador e gestor escolar em si. Por meio do conteúdo de cursos a distância como esse, dá para entender perfeitamente os conceitos da arte, sua importância e como pode ser agregada ao ensino de forma enriquecedora.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Como é o cenário da arte no Brasil?

Embora caminhe a passos lentos, por aqui a arte na escola tem alcançado um bom status. O Ministério da Educação tem investido em muitos materiais de apoio às instituições, bem como garantindo seu ensino em toda a rede estadual.

De acordo com a cartilha oficial de Artes do órgão, "após muitos debates e manifestações de educadores, a atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. No ensino fundamental a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas, como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança".

Sendo assim, o ensino de artes é obrigatório e, conforme o tempo, tem se destacado e evoluindo. Graças aos esforços de muitos especialistas e educadores, o desenvolvimento é cada vez mais latente e a aula de artes deixou de ser apenas uma coadjuvante na grade curricular de todas as escolas. Desde o ano passado, além da música, o teatro, as artes visuais e a dança foram incorporados ao currículo obrigatório dos alunos da educação infantil, fundamental e ensino médio para todas as escolas públicas e privadas brasileiras, de acordo com a sanção da Lei 13.278/16.

Essa é mais uma atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que reconhece o poder das manifestações artísticas no desenvolvimento humano. Porém, para a especialista Ana Mae Barbosa, ainda há muita coisa a ser feita para que o Brasil alcance um lugar de destaque no ensino de arte na educação infantil e demais contextos.

Por aqui, muita gente ainda vê a disciplina como mero componente do conteúdo escolar, acreditando que não é importante em comparação às disciplinas básicas, como português e matemática. Além disso, existe a defesa de torna-la opcional caso as novas regras do Novo Ensino Médio sejam aprovadas, embora alguns relatores do projeto garantam a aula de artes continuará como obrigatória.

Isso sem contar o fator cultural brasileiro que ainda acredita que arte é apenas coisa das elites. Ainda há o desconhecimento e preconceito por parte de alguns grupos, além da baixa disponibilidade para as camadas mais pobres da população. De fato, isso é resultado claro do pouco espaço da arte na escola.

Logo, é importante considerar que dá para mudar esse cenário e promover mudanças que ajudem as novas gerações. O ensino da arte na educação infantil e em qualquer idade – para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), também – torna-se primordial e nosso país deve caminhar ainda mais nesse campo. Vale salientar que nunca é demais se prender a alguma manifestação artística, seja na linha educacional ou não, pois faz bem para todos.

Sendo assim, o Curso Online Arte na Educação e grande parte dos cursos online com certificado ligados a essa área do nosso portal podem ser estudados por qualquer pessoa interessada, dos educadores aos pais, além de profissionais que visam conhecer e compreender todos seus parâmetros. Vale muito a pena e você pode contar com os melhores cursos a distância para esse e demais objetivos.  

curso online arte na educação

Benefícios da arte na educação

Não faltam benefícios quando se trata de arte na educação. Em um curso de artes, qualquer indivíduo pode usufruir de diversas vantagens que ajudam em todos os aspectos de sua formação, da saúde mental à corporal. Imagine, então, para as crianças? Nesse caso, tudo fica ainda mais divertido e compensador. Entre esses privilégios, podemos citar:

  • O desenvolvimento da capacidade de interpretar: segundo Ana Mae, "a interpretação amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva, que vai aplicar em qualquer área da vida".
  • O estímulo à inteligência e ao raciocínio, tanto quando se trata do padrão racional quanto emocional e afetivo.
  • O incentivo à criatividade, na descoberta e lapidação de talentos. Imagine que a arte na educação infantil é um instrumento excelente para estimular as crianças, que desde cedo tem contato com diversas modalidades e podem se desenvolver e aprimorar em determinado conceito.
  • A transmissão de ideias e emoções, além da noção de coletividade e valorização dos pensamentos e sentimentos.
  • Funciona como terapia e há muito tempo é utilizada em campos como a psicologia e psicanálise. A arteterapia auxilia muitas pessoas com distúrbios e promove reais mudanças em sua estrutura mental.
  • Aumento da autoestima, diminuição do estresse e com vantagens para a saúde corporal em si. Ouvir uma boa música, por exemplo, ajuda no relaxamento. Já a arte em si estimula aspectos cognitivos, físicos e emocionais.
  • Ótima para a diversão, saúde, conhecimento, entre outros benefícios. Uma aula de artes, independente do modelo, traz bem-estar e positividade, além de outros valores e qualidades.

Perceba que não faltam benefícios quando se trata desse conceito. A livre manifestação artística é plena para o desenvolvimento psicomotor e quanto antes é inserida no contexto de um ou vários indivíduos, mais proveitosa será para sua vida. Não dá para deixar de lado todo o poder da arte na educação e isso deve começar desde cedo. Estimule seu filho e seus alunos e esteja disposto a aprender também. O que não faltam são ferramentas excelentes, como cursos EAD que tratam de muitos recursos sobre o tema.

Como o professor pode aprender e estimular os alunos?

Professores e educadores em geral podem aprender bastante e ajudar a fortalecer a arte na escola por meio da qualificação e força de vontade em sempre fazer a diferença. O papel desse profissional é mais do que transmitir informação, e sim ensinar e incentivar seus alunos a se formarem como ótimos cidadãos, realmente sendo um instrumento de mudança social.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da arte, seus benefícios e o cenário no país vale a pena conhecer alguns cursos online que podem te auxiliar nas aulas e atividades. Contamos com muitas opções e você pode estudar todas, já que são complementos do Curso Online Arte na Educação, foco de nosso artigo:

Capacitação em Arte

Faça o Curso Online Capacitação em Arte e aprenda novas metodologias para dar um curso de artes estimulante e diferenciado, indo além do convencional por meio de uma visão ampla da história da arte, técnicas de ensino, fundamentos e propostas atualizadas e que deixam o aluno interessado nessa matéria.

Artes Visuais para Educação Infantil

Já no Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil, compreenda as melhores táticas e abordagens com as crianças quando se trata de artes visuais. Esse é um dos cursos online exclusivos do Centro de Estudos e Formação, que mostra como lidar com os pequenos desde as primeiras idades e como a arte é importante em sua formação.

A Arte como Forma de Comunicação

Arte e comunicação tem tudo a ver e sempre estão ligadas. O Curso Online A Arte como Forma de Comunicação explana detalhadamente esse conceito e como uma área se complementa a outra, por meio da expressão e considerando aspectos da modernidade. Para quem precisa entender essa relação de modo completo e estruturado, com certeza esse é um dos melhores cursos a distância.

 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Releitura de Obras de Arte na Educação Infantil

Voltando à arte na educação infantil, sabia que vale muito a pena focar na análise e criação de obras de acordo com o olhar das crianças? Essa é uma das primeiras formas de trazer o contexto artístico para a sala de aula e promover a arte na escola. Para saber como funciona e como praticar, basta realizar o Curso Online Releitura de Obras de Arte na Educação Infantil.

Iniciação a Arte Teatral

Como parte essencial ao currículo escolar, o teatro revela extrema importância para a socialização e desenvolvimento de valores para todos os alunos, dos pequenos aos adultos. Por que não iniciar essa atividade em sua instituição? Tenha uma ideia geral e completa desse cenário investindo no Curso Online Iniciação a Arte Teatral, que possui um material fundamental sobre a essência dessa arte, as dinâmicas, performances, representação e expressão, roteiro, entre tudo o que permeia um cenário tão belo e inspirador.

Essas são apenas algumas opções de cursos EAD que tanto os educadores quanto demais interessados podem fazer para se qualificar em arte e passar o melhor conteúdo para seus alunos. A arte na escola precisa se fortalecer e isso depende tanto da disponibilidade de materiais e recursos quanto da vontade do profissional de se engajar e ficar sempre por dentro dessa pauta, seja por meio de um curso de artes ou outras referências. 

O Centro de Estudos e Formação é um dos portais de cursos online com certificado que mais cresce no país, com centenas de alternativas fundamentais para atualização, capacitação e aperfeiçoamento de qualquer pessoa disposta a aprender e se certificar. Além da arte, há mais de 20 áreas distintas e você pode realizar quantos cursos online quiser durante um ano investindo um valor único de R$ 69,90.

São muitas vantagens que, com certeza, você gostará bastante. Há mais de 120 mil alunos satisfeitos com um conteúdo preparado e atualizado especificamente por uma equipe pedagógica exclusiva e direcionada. Aproveite tudo isso e inscreva-se agora. Compartilhe este artigo e não deixe de comentar caso tenha alguma questão. Até mais.