Home / Blog / Saúde / Saúde: 15 dados importantes que todos devem conhecer
  • 07/10/2020

Saúde: 15 dados importantes que todos devem conhecer


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
ead saúde

Algumas áreas de atuação não são tão afetadas pela crise econômica, uma vez que pertencem a segmentos necessários à população. Esse é o caso da área da saúde. Se você está pensando em realizar cursos online na área de saúde e ingressar nesse caminho, é interessante que conheça o mercado de forma ampla, desde seu cenário estatístico às opções de empregabilidade e carreira. Os cursos online com certificados podem contribuir, e muito, com sua formação profissional.

Elaboramos este artigo bem completo com o intuito de lhe informar 15 dados estatísticos da saúde pública no Brasil, dados estes obtidos através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - fruto de uma parceria entre o IBGE e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Além disso, listamos opções de cursos na área da saúde que você deve considerar ao iniciar o seu processo de qualificação. Fique por dentro dos cursos online e da realidade brasileira. Boa leitura!

Cenário da saúde brasileira: 15 dados oficiais

1. Mesmo parecendo utópico, os moradores das regiões Norte e Nordeste ainda não recebem acompanhamentos médicos dignos. As duas regiões são as que menos possuem estrutura física e profissional no setor da saúde.

2. Muito se fala sobre a falta de procura por acompanhamento médico no país. Porém, os dados estatísticos mostram o contrário: mesmo ainda longe dos 100%, nos últimos 12 meses cerca de 71,2% da população brasileira foi atendida em consultas médicas eletivas.

3. Em meio a um cenário crítico na saúde pública do Brasil, poucos são os brasileiros que podem contar com a assistência dos planos de saúde, sejam contratos de pessoa física ou empresariais: apenas 27,9% da população tem respaldo médico através dos convênios.

4. Aproximadamente 40% dos brasileiros retornam dos serviços de pronto atendimento sem diagnóstico, devido à falta de médicos e profissionais de enfermagem.

5. Já 32,7% da população que necessita de atendimento médico, mas não é atendida aponta como principal motivo para falta de atendimento a inexistência de vagas em hospitais e postos de pronto atendimento.

6. A falta de qualidade dos serviços de saúde brasileiros é comprovada pela posição do país no ranking elaborado pela OMS – Organização Mundial de Saúde: num total de 191 países, o Brasil encontra-se na 125ª posição.

7. A contradição torna-se ainda maior quando é analisado o gasto percapita com saúde no país: entre 188 países, o Brasil segue no 51º lugar.

8. Quando falamos em falta de médicos para atendimentos eletivos, de urgência e emergência, a comprovação vem através de dados como este: para cada mil habitantes há aproximadamente 1,83 médicos disponíveis.

9. Principalmente na época do verão, quando a incidência de chuvas e tempestades é ainda maior, e junto ao calor, a Dengue torna-se uma grande preocupação dos municípios. Aproximadamente 13% da população já foi infectada pelo mosquito Aedes Aegypti. Para combater sua proliferação, as cidades adotam estratégias de conscientização e verificação de possíveis focos.

10. Mesmo as mulheres tendo mais cuidado e preocupação com a sua saúde, seja através de consultas eletivas e realização de exames de rotina, elas ainda se afastam mais do trabalho – por motivos de doença – do que os homens. Enquanto 8% das mulheres afastam-se das atividades laborais para cuidar da saúde, apenas 5,9% da população masculina o faz.

11. A dificuldade de contar com um atendimento médico eletivo de qualidade reflete também no aumento no número de internações de emergência. No ano de 2015, por exemplo, mais de 12 milhões de pessoas estiveram internadas em hospitais por um período maior do que 24 horas.

12. Quase 54% das residências brasileiras seguem cadastradas nas USAFA’s – Unidades de Saúde da Família. Porém, nem todos os domicílios cadastrados recebem a visita dos agentes de saúde de forma regular.

13. Longe do que é considerado ideal, aproximadamente 18% das famílias cadastradas nunca foram visitadas por membros das equipes de Saúde da Família, fato este que prejudica e inviabiliza o acompanhamento médico de qualidade.

14. Queixas simples como dor de cabeça, enxaqueca e mal-estar são responsáveis pela falta de 7% dos brasileiros à atividades laborais, escolares e outros compromissos diários.

15. Enfim uma boa estatística: segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) no ano de 2015, cerca de 95,3% da população brasileira conseguiu atendimento médico imediato já na primeira unidade em que buscou auxílio.

Com todos estes dados da saúde pública no Brasil, infelizmente mais de cunho negativo do que positivo, cabe aos novos profissionais – e também aos que já possuem certa experiência - buscarem qualificação profissional de qualidade, além, é claro, de boa vontade e amor à profissão. Cursos online na área da saúde são excelentes ferramentas de formação, principalmente para quem já atua na área e não possui disponibilidade para frequentar aulas regulares em cursos presenciais.

Cursos online na área da saúde

Agora que você entende o real cenário da saúde brasileira, que tal fazer a diferença como profissional da área da saúde? Listamos para você dez cursos na área da saúde que, além de valorizar o seu currículo, fortalecerão seus conhecimentos acerca de processos comuns ao dia a dia do setor. Assim, você como profissional estará apto a oferecer saúde e bem estar aos pacientes, principalmente em momentos mais frágeis. Veja quais dos cursos à distância podem ser interessantes para a sua formação e comece a estudar hoje mesmo!

Primeiros Socorros

Entender as principais ações de primeiros socorros e saber como agir em situações emergenciais e acidentais deve ser uma preocupação não somente dos profissionais de saúde, mas de qualquer cidadão. Oferecendo o cuidado ideal antes da chegada da ajuda especializada, as chances de reverter quadros graves são bem mais consideráveis.

No curso online Primeiros Socorros o cursista é submetido aos conceitos principais de primeiros socorros, sabendo como proceder em situações como queimaduras, choques elétricos e derrames. Além disso, nos cursos EAD sobre o tema o cursista recebe todas as informações sobre como prestar primeiros socorros em acidentes de trânsito, que são ocorrências bastante comuns.

Programa da Saúde da Família

Como vimos na estatística relacionada à Saúde da Família, muitos brasileiros não recebem o acompanhamento ideal pelas equipes designadas para este fim. Por isso, profissionais altamente capacitados têm a possibilidade de oferecer atendimentos completos, com o grau de acolhimento necessário. O curso online Programa da Saúda da Família pode auxiliar, e muito, neste processo de formação, capacitando o agente para oferecer melhores condições de saúde e bem estar.

Os cursos online de Saúde da Família oferecem capacitação em temas como atenção primária e controle populacional, mapeamento de doenças e epidemias. Além disso, apresenta ao cursista o Manual da Assistência Domiciliar, material rico em informações que podem sanar dúvidas do dia a dia de atendimento.

Cuidados Aplicados às Feridas

Principalmente para os profissionais – ou aspirantes – que atuam em setores de pronto atendimento da saúde pública no Brasil, possuir no currículo o curso online Cuidados Aplicados às Feridas é um grande diferencial. Ao longo do curso online sobre ferimentos são abordados tópicos como tipos de ferimentos, gravidade, cuidados especiais e realização de curativos para cada tipo de ferida. Adicionalmente, o curso oferece aos interessados todas as informações sobre úlceras de pressão, bem como sua qualificação, tratamentos e cicatrização.

Dentre todos os cursos na área da saúde com foco no atendimento de urgência e emergência, este – sem dúvidas – é um dos que não podem faltar em seu currículo!

Saúde Coletiva – Fundamentos Essenciais

Contribuir com a saúde e bem estar da população é a missão dos profissionais da área da saúde, independente dos níveis hierárquicos. Um bom atendimento deve ser amparado pelos conceitos e fundamentos da Saúde Coletiva. Além de abranger dados relacionados a história da saúde pública, prevenção e promoção da saúde, os cursos online deste segmento focam seu cronograma de estudos nas leis vigentes e políticas públicas para a área da saúde, saúde da mulher, doenças crônicas e doenças sexualmente transmissíveis. E é exatamente disso que trata o curso online Saúde Coletiva - Fundamentos Essenciais

Ao final destes cursos online, espera-se que o cursista seja capaz de fazer uma boa reflexão acerca do cenário da saúde coletiva no Brasil e, consequentemente, centralize suas atitudes na propagação da saúde e bem estar da população.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Hipertensão Arterial

De acordo com estudos realizados pela Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, até o ano de 2015 países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, terão 80% a mais de pessoas hipertensos. Os dados são preocupantes, já que 1 em cada 5 brasileiros sofre com hipertensão.

A fim de evitar consequências como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), a pressão arterial deve ser constantemente monitora e controlada. Cabe aos profissionais de saúde repassar tais cenários à população e realizar o devido acolhimento. No curso online Hipertensão Arterial os alunos recebem todo o respaldo teórico necessário. São estudados nestes cursos EAD tópicos relacionados a diagnóstico, sintomas e prevenção da hipertensão arterial, bem como as ações saudáveis que devem ser utilizadas, como foco em alimentação saudável e atividades físicas.

A Enfermagem e o Processo de Cuidar

A principal função dos profissionais de enfermagem, desde auxiliares e técnicos de enfermagem a enfermeiros, é cuidar efetivamente do paciente, de modo que os tratamentos das enfermidades sejam perfeitamente administrados, com o mínimo possível de sofrimento para pacientes e familiares. Neste sentido, é interessante que os profissionais sejam capacitados através do curso online A Enfermagem e o Processo de Cuidar.

Durante o cronograma do curso são discutidos os principais fundamentos da Enfermagem, seus procedimentos básicos e informações acerca da formação dos enfermeiros. Traz também informações que elucidam dúvidas sobre a importância e responsabilidade da profissão.

Ética na Saúde

A promoção da saúde e bem estar dos pacientes é essencial, porém, deve ser encarada com ética e respeito. O curso online Ética na Saúde aborda itens correlatos a esta demanda: trata do papel do cidadão enquanto pacientes, das leis vigentes, direitos e deveres e, principalmente, da conduta ética esperada por parte dos profissionais de saúde.

Aperfeiçoando-se com os cursos sobre Ética e Saúde online, os profissionais dominarão o código de ética de saúde a, além disso, saberão como respeitar o direito de confidencialidade dos pacientes!

Atendimento a Família de Pacientes com Câncer

Todas as enfermidades são dignas de atenção e cuidados especiais, porém, existem aquelas que são mais invasivas e agressivas, tanto fisicamente quanto emocionalmente, exigindo mais dos profissionais da área da saúde. O câncer, por exemplo, apesar de tratado de forma leiga como uma doença terminal, apresenta altíssimas chances de cura – desde que diagnosticada precoce e adequadamente. Neste cenário, além da vulnerabilidade emocional e física do paciente, a família também apresenta quadros emotivos e sensíveis. Prestar um atendimento de excelência às famílias dos pacientes com câncer também é dever da saúde pública.

Existem cursos EAD específicos para auxiliar os profissionais nesta jornada. O curso online Atendimento a Família de Pacientes com Câncer, por exemplo, oferece aos inscritos conhecimentos relevantes sobre a importância da família na rotina do paciente internado, apoio emocional à família do paciente com câncer e a assistência psicológica a pacientes oncológicos.

Cuidados com Idosos

A cada década a expectativa de vida da população brasileira aumenta. Diferente do que acontecia há alguns anos, convivemos com muitos idosos de 80 e 90 anos que, graças às inovações da medicina, seja através de medicamentos ou tratamentos médicos, possuem uma excelente qualidade de vida.

Para acompanhar estes idosos, são necessários profissionais de saúde que conheçam detalhadamente suas limitações, necessidades e desejos, que vão muito além do auxílio físico - estendendo-se às questões psicológicas. Junto à família, estes profissionais tornam o dia a dia dos idosos bem mais leve.

O curso online Cuidados com Idosos oferece a qualificação ideal para estes profissionais. Aborda tópicos relacionados a qualidade de vida do idoso, cuidados especiais com idosos que sofrem de AVE e envelhecimento saudável. Os cursos à distância na área também abordam os principais fundamentos do Estatuto do Idoso.

Influenza A H1N1

Ainda considerada rara, com menos de 150 mil casos por ano no Brasil, a Gripe H1N1 é causada por uma mutação do vírus da gripe, possuindo como principais sintomas febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores pelo corpo. Mesmo já sendo tratável com vacinas – mantendo, inclusive, lugar cativo nas campanhas nacionais de vacinação – a H1N1 merece cuidados, principalmente quando contagiada por crianças e idosos.

Os profissionais de saúde encontram no curso online Influenza H1N1 todas as informações necessárias como definições da doença, principais sintomas, tratamentos e métodos de prevenção. Recebem ainda dicas de como limitar a transmissão do vírus. O curso é recomendado principalmente para quem atua em unidades básicas de saúde, responsáveis pela administração das vacinas em campanhas nacionais de imunização.

Um bom profissional de saúde é aquele que, aliado à sua paixão pela saúde do próximo, coleciona em seu currículo qualificações capazes de prepará-lo para os vários desafios propostos pela profissão. O Educamundo é o parceiro ideal para quem deseja seguir trilhar um caminho profissional ainda melhor!

Com diversos cursos online com certificados, o portal é referência na qualificação e formação profissional EAD. São cursos online na área da saúde, educação, informática, idiomas e muito mais! Aqui, os interessados não se matriculam em um ou dois cursos à distância, mas sim no portal. Com isso, têm acesso à centenas de opções, pelo período de 1 ano, com direto à emissão de certificado de conclusão – caso deseje.

Os cursos online com certificados possuem carga horária que varia entre 5h e 420 horas, podendo ser realizados de acordo com a rotina do aluno, seja em casa, no trabalho ou durante uma viagem. Uma vez tendo finalizado o curso, o inscrito obtém a vantagem de não só valorizar seu currículo, mas também de comprovar titulação em concursos públicos ou complementar carga horária em cursos de graduação. Outra informação interessante: durante a vigência de sua matrícula, você poderá sugerir a criação de cursos. Nosso departamento pedagógico irá avaliar e caso for criado, terá acesso a ele sem nenhum custo adicional!

E então, já decidiu quais cursos online na área da saúde você fará para se qualificar e destacar-se no mercado de trabalho e colaborar com a melhoria da saúde brasileira? Inscreva-se no Educamundo e comece a jornada de estudos ainda hoje! Caso tenha dúvidas sobre qualquer um dos cursos a distância, deixe um comentário.

Pesquisar