Falar e ser ouvido é uma coisa; falar e ser entendido é outra, que aliás, é muito mais valorizada em qualquer âmbito da vida. Para alcançar o sucesso com as relações interpessoais, é preciso ter conhecimentos sobre como se expressar bem e ser compreendido, e um bom curso de comunicação assertiva pode ajudar nessa missão. Tornar-se alguém mais assertivo é um desejo em comum para muitos profissionais e por isso o tema está sempre em debate em treinamentos, palestras e cursos a distância, afinal, são muitas técnicas e conceitos que precisam ser estudados para atingir as audiências certas e fazer valer tudo aquilo que está sendo comunicado.

Aqui no Centro de Estudos e Formação há o Curso Online Comunicação Assertiva‍, criado especialmente para capacitar, atualizar e aperfeiçoar estudantes, profissionais e demais interessados. Quem pensa em se dar bem no mercado, conquistando uma vaga de emprego ou uma progressão de carreira, deve considerar aprender mais sobre esse tema em cursos online com certificado. Cada dia mais as empresas valorizam candidatos que sabem manter relacionamentos corporativos e que tenham qualidades sociais benéficas para o dia a dia de trabalho, então porque não apostar nestes aprendizados?

Para que você se convença o bastante, elaboramos o presente artigo repleto de informações que explicam o que é comunicação assertiva, de fato, e dicas para melhorar as relações em diferentes áreas. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Assertividade: o que é, porque é útil e como se aprende

É comum associar a assertividade ao que é correto. No entanto, aplicar esse conceito nada tem a ver com "fazer as coisas certas", mas sim com a postura comportamental para lidar com as pessoas e as situações. Se você consegue ser firme e objetivo ao expor suas decisões e opiniões, e melhor, fazer com que seus interlocutores compreendam a mensagem que está passando, pode ser considerada uma pessoa que se comunica assertivamente.

Em outras palavras, a comunicação assertiva é aquela que é feita de forma transparente e que vai "direto ao ponto". Você deve conhecer alguém que tem dificuldades para expressar o que sente ou até mesmo explicar algum conceito, e por isso, fica dando voltas e voltas até chegar ao ponto principal. Nesse meio tempo, quem está assistindo aquela aula, palestra ou lendo um texto, fica confuso, entediado e não consegue captar a essência do assunto debatido. Tal situação prejudica tanto o emissor da mensagem quanto o receptor dela, ambos não completam os seus objetivos.

Por conta disso, é importante falar sobre a utilidade da comunicação em qualquer meio que seja. Saber o que é comunicação assertiva pode ajudar no trabalho, em reuniões internas ou externas, prospecção de clientes, dinâmicas de grupo, entrevistas de emprego etc; no ambiente acadêmico, em seminários, palestras, aulas, trabalhos em grupo; e até mesmo na vida pessoal, melhorando em 100% a qualidade dos relacionamentos.

Entenda: sabendo se comunicar efetivamente, você não precisa ser aquela pessoa que fala tudo "na lata" sem ponderar o sentimento dos outros - é preciso encarar as situações com bom senso, se adaptando à realidade de cada um. Um exemplo que pode ser citado são as palestras motivacionais, que são realizadas, geralmente, por pessoas que já encararam um bom curso para melhorar a comunicação. Nestes eventos, o palestrante precisa interagir com a plateia de forma inclusiva e igualitária, sem discriminar ou usar termos que afetam a integridade de uma ou outra pessoa. Cursos online eficientes mostram como você pode equilibrar seu modo de comunicação sem deixar de ser sincero e claro.

Bom, você já entendeu o que é e qual a utilidade da comunicação assertiva, mas como colocá-la em prática no dia a dia sem cometer deslizes? Para muitos especialistas, a naturalidade em se comunicar pode ser aprendida e potencializada. Aqui no portal mesmo, oferecemos cursos que ensinam variadas didáticas ligadas aos relacionamentos interpessoais, incluindo o curso online comunicação assertiva. Em tópicos certeiros e completos, você consegue ter uma base de como deve agir em inúmeros casos, construindo sua própria competência para aplicar no cotidiano.

Buscar por conhecimentos em um curso online de excelência pode ser o primeiro passo para sua realização pessoal e profissional. Experimente e atinja seus objetivos.

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Comunicação assertiva e o relacionamento nas empresas

Um dos tópicos mais instigantes do curso de comunicação assertiva é o que diz respeito ao relacionamento interpessoal nas empresas. Todos querem tirar uma "casquinha" dos conceitos e técnicas que interligam o ato de se comunicar com o sucesso profissional - pois isso realmente faz total sentido. Quando se aprende o que é comunicação assertiva e, mais além, como aplicá-la corretamente no mundo corporativo, ganha-se inúmeras "cartas na manga" para chamar a atenção das empresas, dos gestores, dos clientes, etc. 

Contudo, quem visa se aprofundar nessa prática, deve procurar uma capacitação à altura do que se procura. Aqui no Centro de Estudos e Formação você garante os recursos necessários para fazer toda a diferença em seu trabalho futuro ou atual, pois o curso online específico sobre comunicação assertiva expõe os pontos essenciais desse nicho. Afinal, como é possível valorizar as relações dentro da empresa com profissionalismo?

Para que você compreenda o passo a passo exposto em um curso para melhorar a comunicação, selecionamos uma prévia, ensinada pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Veja:

  1. Persuasão: engajar-se em uma comunicação assertiva significa estar pronto para convencer os outros sobre suas ideias e seus projetos. Por isso, um dos primeiros passos é ganhar confiança o suficiente para apostar no poder da persuasão, estratégia que deve ser construída racionalmente e honestamente, buscando o alcance de um objetivo comum à empresa. 
  2. Negociação: uma das habilidades que mais beneficiam o ambiente corporativo é a de negociação. Com ela, você sabe analisar cada caso, resolvê-los da melhor forma e ainda administrar conflitos possíveis. Esteja sempre aberto para ouvir e flexível para ajudar.
  3. Comunicação não-verbal: uma das coisas que você aprende em cursos a distância acerca de relações empresariais é sobre o poder que a comunicação não-verbal tem. Uma boa postura, tom de voz adequado, expressão corporal, estilo de se vestir, entre outras características podem dizer muito a seu respeito, ajudando ou atrapalhando a mensagem que você tem a dizer.
  4. Inteligência emocional: uma comunicação franca e sem rodeios pede muita inteligência emocional. Ela vai lhe ajudar a solucionar problemas diversos, auxiliar colegas e até você mesmo a sair de situações difíceis. Controlando suas emoções você conseguirá tratar sobre vários temas e liderar de forma assertiva.

Que tal obter informações completas em cursos online sobre o tema? Além disso, você pode conferir diversos artigos que tratam de habilidades profissionais, como o Liderança: cinco pontos para você saber como ser um bom líder‍. Leia e continue aprendendo. 

curso de comunicação assertiva

Comunicação Assertiva: elementos, barreiras e técnicas

Ao aprender mais sobre o conceito de comunicação como um todo, você fica frente a frente com os elementos principais que a compõe. Eles são importantes para qualquer estudante ou profissional que queira se comunicar de forma assertiva, e são transmitidos de forma abrangente em cursos online com certificado do gênero. Conheça quais são:

  • Emissor: aquele que emite a mensagem, seja por comunicação oral, escrita, não-verbal, etc. Não precisa ser somente uma pessoa, mas um grupo, uma empresa, uma faculdade, entre outros.
  • Destinatário: também chamado de receptor, é aquele que recebe a mensagem do emissor. Da mesma forma, pode ser uma só pessoa, mas também várias ou até mesmo animais.
  • Código: como a mensagem é organizada? Língua oral, escrita, gestual ou sons? Podemos nos comunicar com alguém de diversas maneiras, mas sempre levando em conta um grupo de sinais, que são elaborados e reunidos seguindo determinadas regras. Para se tornar um código de comunicação, além disso, é preciso que duas ou mais pessoas conheçam o seu significado.
  • Canal de comunicação: é onde circulará a mensagem emitida, podendo ser pelo meio físico ou virtual. Há o canal visual, quando nos comunicamos por imagens, letras, símbolos, etc; o auditivo, no caso de falas e ruídos; e o sinestésico, que consiste na linguagem não-verbal, como os gestos. 
  • Mensagem: basicamente o conteúdo que é transmitido através da comunicação.
  • Referente: diz respeito ao contexto em que se enquadra a mensagem. Em qual situação, espaço, tempo, aspectos, etc.

Todos esses elementos são primordiais na hora de construir uma relação sólida com qualquer tipo de receptor e são ensinados em nosso curso de comunicação assertiva. Seja em seu trabalho, grupo da igreja, de apoio ou até mesmo em reuniões com seus amigos, você perceberá que essas características devem estar presentes para que as informações sejam compreendidas e tragam os resultados esperados.

Se você já tem em mente cada passo da comunicação, é meio caminho andado. Porém, lá na frente você descobrirá que há algumas barreiras a serem enfrentadas em qualquer que seja o âmbito social. Como tudo na vida, há dificuldades que podem surgir e que precisam ser conhecidas e destrinchadas para que sejam sanadas de modo eficaz.

O emissor, por exemplo, pode sentir pressão na hora de se comunicar e perder o foco. Qual era mesmo o objetivo daquela conversa? Esse desvio de atenção pode atrapalhar na transmissão na mensagem, como ela chegará ao destinatário, de que maneira ele a entenderá, etc. Por isso é importante se manter focado no objetivo e estabelecer um diálogo sucinto, que toque no ponto principal e resolve logo a situação.

Outra situação que pode acontecer é se colocar na posição de emissor, mas não dar o espaço necessário a quem está ouvindo ou lendo. Quando se trata de comunicação assertiva, precisamos levar em conta que a mensagem deve chegar ao receptor e instigar opiniões, ações e decisões. Por isso, em uma reunião de trabalho, por exemplo, fale o que for preciso, mas também saiba escutar cada um dos participantes. Isso faz parte do processo e ajudará bastante a atingir as metas.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como falar melhor e se fazer entender

Há inúmeras técnicas efetivas que são explanadas em nosso curso para melhorar a comunicação. Elas são perfeitas para você aprender como falar melhor e também como ser entendido, ou seja, não é só ensinado como você pode se tornar um expert em oratória, mas como fazer de suas palavras, elementos importantes para aquele momento: as pessoas precisam ouvir o que você está dizendo.

Para que você entenda melhor o que estamos falando e também para mostrar um preview do que há em cursos online a respeito do tema, selecionamos 5 itens inerentes à comunicação assertiva que precisam ser desbravados. Com eles, você vai se expressar melhor e todos lhe entenderão:

  • Seja claro: organize suas ideias, planeje, escreva seu discurso, peça opinião de terceiros. Tudo é válido para que sua mensagem seja dita da forma mais clara possível, a fim de atingir todo o seu público. Isto é, sua fala não pode ser confusa, deve ser compreendida por todos para que a comunicação valha a pena. Caso contrário, você perderá tempo repetindo ou, em caso de seminários de faculdade, poderá até perder nota por isso.
  • Seja conciso: não exponha suas ideias em frases longas demais, pois o público tende a ficar entediado e confuso, dificultando e efetividade da mensagem. O ideal é dizer o essencial para que a mensagem chegue ao receptor com total sucesso.
  • Utilize a linguagem certa: primeiramente, você deve se atentar ao uso do português (ou da língua que utilizará para se comunicar), mas além disso, deve-se prestar atenção à linguagem utilizada, às gírias e vícios, ao tom de voz, aos gestos excessivos. É preciso também criar um estilo de comunicação que tenha a ver com o seu tipo de público, afinal, ele é informal ou formal?
  • Tenha coerência: um erro bastante visto por aí é o de falta de coerência em palestras. O emissor começa falando A e conclui falando B, destoando totalmente da ideia inicial. Isso faz com que a mensagem perca a credibilidade e não faça o menor sentido para quem está ouvindo. Siga uma ordem lógica do começo ao fim e finalize dando uma resposta à questão colocada no começo.
  • Motive seu público: seja objetivo, sem ser rude e, atenção, utilize estratégias para motivar seu público. Crie nele expectativas com aquilo que você está dizendo, seja cordial e valorize as ideias dele, mesmo que elas não sejam utilizadas em um primeiro momento.

Dê um up no currículo com o curso de comunicação assertiva

Há muitos outros tópicos referentes à comunicação assertiva que merecem ser conhecidos. É importantíssimo não limitar seu conhecimento a apenas alguns assuntos e sim procurar aperfeiçoá-lo sempre, por que não fazer isso com ótimos cursos online com certificado? Aqui no portal você encontra centenas de conteúdos diferenciados e ainda a documentação necessária para comprovar tudo aquilo que foi aprendido.

Se você ficou animado em conhecer nosso curso online comunicação assertiva, saiba que poderá aprender com ele e com muitos outros fazendo sua inscrição no Centro de Estudos e Formação. Por apenas R$69,90 você ganha o acesso para acessar qualquer curso online que desejar, pelo período de um ano. Incrível, não é mesmo?

Não perca tempo, comente abaixo o que achou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e dê aquele up em seu currículo com os melhores cursos a distância do mercado. Boa sorte e até mais!