Com a competitividade do mercado, todo conhecimento é bem-vindo, ainda mais quando se trata de técnicas de informática. Realizar um curso de Word online, por exemplo, é uma escolha inteligente para agregar valor ao currículo e atrair as atenções nas entrevistas de emprego. Afinal, hoje em dia, todos os setores precisam de pessoas capacitadas para digitar e editar textos no computador, entre outras competências do Pacote Office.

Pensando na alta demanda por esse tipo de conhecimento, o Centro de Estudos e Formação se adiantou e planejou dois cursos online focados no editor de textos mais famoso do mundo. Há o Curso Online Word básico, para quem está começando a entender todos os seus processos, e o Curso Online Word avançado, voltado para quem já trabalha com a plataforma, mas quer aprimorar suas habilidades. Qual seria o seu caso?

Qualquer que seja o seu nível de conhecimento nas diversas ferramentas do Word, é primordial que você se atualize sempre, pois a Microsoft está sempre renovando seus softwares e incluindo novas funções. 

Que tal conhecer mais sobre as vantagens dos cursos online com certificado sobre Word? Este artigo foi preparado para lhe mostrar informações pertinentes a isso, além de dicas interessantes para você se ficar craque no programa e se dar bem na vida profissional. Acompanhe e tire suas dúvidas. 

Razões para aprender com um curso de Word online

Não é mais novidade que a informática veio para ficar e crescer cada vez mais seja no âmbito acadêmico, profissional ou em nosso dia a dia. Desde que os computadores se tornaram populares, na década de 90, vimos expandir o interesse de empresários, trabalhadores e estudantes pelos programas que visam facilitar a rotina e a conexão com o mundo. Um dos programas mais visados nesse quesito é o Word, componente do Pacote Office da Microsoft, e que chama a atenção por sua versatilidade na hora de editar textos.

Antigamente, quem sabia trabalhar no Word tinha um diferencial e tanto para exibir no currículo, pois não era todo mundo que tinha acesso a computadores. Sendo assim, apenas uma parcela de estudantes e profissionais conheciam a plataforma. Mas hoje, descobrir tudo sobre o processador de texto se tornou quase que uma obrigação para pessoas de diversas gerações. Por conta disso que o aprendizado em um curso de Word de referência se faz tão necessário - as empresas atuais pressupõem que os candidatos saibam aspectos técnicos do programa.

Sabendo lidar com as principais funções do Word, estudantes conseguem produzir seus trabalhos de faculdade e profissionais de todas as áreas elaboram projetos, contratos e documentos variados. Além disso, o software se mostra uma excelente opção para organizar a rotina diária, oferecendo ferramentas para criação de planilhas de gastos, calendários, cartas, envelopes e etiquetas.

Podemos perceber, desta forma, que os saberes adquiridos em nosso curso não terá utilidade somente para o trabalho, mas para resolver questões variadas do dia a dia. E vale dizer que não há melhor forma para aprender uma ferramenta de informática do que no próprio meio digital. Com cursos a distância, você tem à disposição todo o material relativo em seu computador ou tablet, sendo que ele pode ser consultado quando e onde você quiser.

Ademais, não podemos deixar de falar das vantagens dos cursos online com certificado, opções perfeitas para estudantes, estagiários, profissionais, concurseiros, entre outros interessados em comprovar tudo aquilo que for aprendido. Com a disputa acirrada pelas melhores vagas, a certificação pode ser uma das saídas mais inteligentes para conquistar o seu lugar ao sol.

No Centro de Estudos e Formação, se você se capacitar no curso de Word e optar por se certificar, poderá comprovar seu aprendizado na faculdade ou no curso técnico, cumprindo as horas complementares; nos processos seletivos em empresas; em provas para progressão de carreira; em concursos públicos, caso o edital exponha a aceitação destes certificados para contar pontos na prova de títulos. Entendeu o porquê de indicarmos os cursos online sobre Word e outras plataformas para dar um up em sua vida profissional?

O que acha de complementar sua formação com o Curso Online Word e muitas outras alternativas de cursos a distância aqui do portal? Seguindo essa mesma tendência, temos em destaque o Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, ideal para quem quer melhorar sua produtividade e eficiência.

Documentos na nuvem

Quando o Word foi criado, em meados de 1984, uma das funcionalidades mais aclamadas era a possibilidade de salvar o documento escrito no desktop ou nos antigos disquetes. Posteriormente, foi possível armazenar em CD's, depois nos pen-drives e HD's externos. Agora, mais precisamente na versão 2016, a Microsoft resolveu modernizar de vez essa função, disponibilizando o compartilhamento de arquivos através da nuvem e a utilização deles em múltiplas plataformas.

Para se aproveitar dessa novidade interessante, o usuário precisa estar atento à interface na hora de salvar seu documento. Ao clicar em "Salvar" ou "Salvar como", o Word mostrará três opções cabíveis: One Drive, Este PC ou Adicionar um Local. A primeira opção, o One Drive, consiste no espaço virtual que a Microsoft dispõe para os usuários - há um plano gratuito, que libera 5 gigas de armazenamento, e os pagos, que possuem características diferentes.

Poder salvar os documentos na nuvem é uma das maiores vantagens que as versões atuais dos aplicativos do Pacote Office oferecem. Você pode compreender, em nosso curso online, como fazer todo o procedimento, garantindo que seus arquivos fiquem seguros e não ocupem espaço em dispositivos diversos.

É uma forma moderna de promover mais organização. Aliás, se você quer mais dicas para melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, aumentar seu rendimento, indicamos outros cursos online com certificado muito eficazes. O Curso Online Controle de Arquivos e Documentos‍, por exemplo, dispõe um conteúdo abrangente acerca do arquivamento, tanto físico quanto virtual, vale a pena conhecer.

Formatação básica de textos

Uma das dicas iniciais de nosso curso de Word online é como formatar textos. Afinal, essa é uma das principais funções do Word e também um dos maiores intuitos de quem usa a plataforma - além de escrever, queremos manter tudo assinalado e organizado, certo?

Para começar esse processo com qualidade, será preciso aprender a selecionar o texto que se quer editar ou formatar. Você pode fazer isso de diversas formas, mas as mais simples são através do atalho Ctrl + T ou simplesmente utilizar o mouse de seu computador para arrastar o cursor e selecionar o trecho desejado.

Feito isso, você poderá se aventurar pelas várias opções de formatação básica que o Word fornece. Conheça algumas abaixo e aprenda o passo a passo em nosso curso online.

  • Estilo e tamanho da fonte: a fonte consiste na letra que você vai utilizar para escrever seu documento. Há uma aba determinada para fazer essas modificações, na qual você escolhe o tamanho e o estilo. Você pode escolher diferentes fontes para compor um mesmo material e ainda colori-las da forma que desejar.
  • Negrito, itálico e sublinhado: também dispostos na aba "fonte", esses componentes ajudam a diferenciar, por exemplo, tópicos, subtítulos ou palavras-chave em seu texto. 
  • Marcadores e numeração: caso você queira listar itens em seu texto, o que facilita bastante a leitura e ajuda na organização, pode usar os marcadores, disponíveis em diversos formatos, ou a numeração crescente e padronizada do Word.
  • Alinhamentos: este item define como o seu texto deve ficar disposto no arquivo ou no papel, quando for impresso. Há a possibilidade de colocar o texto alinhado à esquerda, à direita, centralizado ou justificado.

Essas são somente algumas dicas elementares de formatação. Caso queira se aprofundar para entender outros quesitos básicos e como deve ser a formatação baseada em estilos ou das normas ABNT, sugerimos a qualificação em nosso curso de Word online.

curso de word online

Componentes de design

É interessante pensar como um editor de texto pode fazer muito além disso. No curso de Word você verá que estamos lidando com um programa completo, que oferece abas capazes de solucionar outras necessidades dos usuários. Uma das mais dinâmicas é a de Design, ideal para quem visa criar trabalhos mais bonitos e organizados.

Os componentes de design englobam questões importantes muito utilizadas no mundo acadêmico, como as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas). Nessa aba é possível encontrar todas as variáveis de títulos, fontes, parágrafos, enfim, inúmeros efeitos que podem até mesmo ser padronizados.

As dicas de design dadas em nosso curso online também são bacanas para quem quer aprimorar técnicas de formatação no Word para aplicar no trabalho. Profissionais de Recursos Humanos, por exemplo, podem editar informativos de uma forma mais leve e criativa para colocar no mural da empresa. São ferramentas do Word complementares que fazem toda a diferença também para a comunicação assertiva.

Qualquer que seja o seu intuito, as funções de design sempre serão ótimas para finalizar documentos variados com maestria. Em cursos online você tem a chance de conhecer como ativar cada uma delas, mas selecionamos algumas características para expor aqui:

  • Borda de página: muitas empresas utilizam folhas personalizadas para elaborar contratos, informativos e outros documentos oficiais. Geralmente, elas contêm borda e o logo da empresa, e isso pode ser feito diretamente pela aba design do Word. Dá para alterar a cor, a espessura, o formato, sombreamento, entre outros. 
  • Marca d'água: essa opção é muito requisitada no caso de um documento que será impresso, mas que ainda não representa a versão final dele, ou seja, ainda será editado. É útil também em treinamentos de funcionários, que recebem instruções impressas para exemplificar o que terão que fazer. Na primeira situação, você pode por a marca d'água escrita Rascunho, e na segunda, Exemplo. 
  • Cor de página: essa é uma dica simples para edição de materiais diversos - basta clicar no ícone e escolher a cor de preferência ou até incluir efeitos de preenchimento. Professores de educação infantil ou ensino fundamental podem usar bastante essa ideia para colorir folhas de exercícios, avaliações, lições, etc, deixando as aulas ainda mais divertidas. 

Importante saber que estas três sugestões não são regidas pelas normas da ABNT - estas, inclusive, não permitem bordas ou cor nas páginas, por exemplo. As dicas acima mostram alguns elementos que ajudam a deixar seus documentos com mais personalidade. Que tal conhecer todas elas em nosso Curso Online Word?

Fórmulas e Equações

Um dos tópicos mais interessantes retratados em um curso online completo é o que demonstra as fórmulas e equações variadas que podem ser criadas a partir do Word. Se você pensa que, por ser um editor de texto, ele não pode ajudar em nada quando o assunto é matemática, está enganado. Na aba "inserir" estão disponíveis algumas ferramentas do Word voltadas para criar contas personalizadas.

Essa é uma das funções que mais agradam estudantes e profissionais de engenharia, química, física, matemática, e outras disciplinas, que precisam criar documentos de texto, mas que também contenham equações complexas. É uma boa ideia para alunos de graduação que precisam formular trabalhos acadêmicos, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e não sabem como anexar os cálculos, essenciais em alguns casos.

Professores de todas as etapas do ensino também se beneficiam com essa alternativa. Eles podem elaborar provas e exercícios com os enunciados e as fórmulas propostas, sendo que algumas das mais conhecidas já estão padronizadas no Word, como o Teorema de Pitágoras, fórmula quadrática, equação de segundo grau, entre outras.

Não podemos nos esquecer que, caso você precise criar documentos com cálculos, dos mais básicos aos mais complexos, há o Excel, próprio para esse fim. Aqui em nosso portal temos o Curso Online Excel - Básico e Avançado‍, que complementa seu aprendizado com muita qualidade.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprimore seus conhecimentos em nosso curso especial sobre Word

Tentamos mostrar neste artigo um pouco sobre as principais funções do word. No entanto, há muito mais para se descobrir acerca do software e não há melhor maneira para isso do que um curso de qualidade. O mercado de trabalho procura pessoas proativas e qualificadas para preencher vagas em diversos segmentos. Por que não começar agora a garantir esses aprendizados?

Faça sua inscrição no Centro de Estudos e Formação e tenha acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master. O investimento é de apenas R$ 99,70 e vale por 12 meses, que tal? Não há proposta melhor para você aprender com qualidade, melhorar a carreira acadêmica e profissional e ainda pagar um preço justo por tudo isso.

Esperamos que tenham gostado do artigo e que faça bom uso de nossas dicas. Caso tenha dúvidas, não deixe de nos procurar, responderemos o mais breve possivel. Até uma próxima!