Química orgânica: guia essencial para provas e desafios do cotidiano - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

curso de química online
 Equipe Centro de Estudos e Formação  09/08/2017
Química orgânica: guia essencial para provas e desafios do cotidiano

O carbono é essencial para a vida humana. Esse elemento químico está presente em muitas das fontes que precisamos para nossas funções vitais, uma base primordial para todos os seres vivos. Justamente por isso, a química orgânica tem o carbono e seus derivados como objeto de estudo. Essa parte da disciplina está sempre destacada em diversos materiais de estudos, tanto em um curso de química online quanto demais conteúdos, com amplo espaço também em vestibulares, prova do ENEM, avaliações de concursos públicos, assim como no dia a dia de estudantes e profissionais.

Não é por menos que para se atualizar, capacitar e aperfeiçoar, esse público investe cada vez mais em cursos online sobre o tema. Por meio de um curso de química orgânica, como o Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, do Centro de Estudos e Formação, os alunos contam com módulos explicativos sobre todos os conceitos dessa área, do básico ao avançado.

A preparação para os desafios e a qualificação precisa ser constante e, para isso, um curso online pode te ajudar bastante. Neste artigo, vamos abordar o que é química orgânica e todo seu universo, além de aspectos mais específicos desse campo tão vasto. Acompanhe, siga nossas dicas de cursos online com certificado para ficar sempre antenado no tema.

Encare os desafios e as provas com um curso de química online

A importância da química orgânica

Com certeza você já ouviu falar do carbono. Seja em alguma notícia relacionada à ciência, tecnologia, petróleo e até sobre a poluição exacerbada que acontece no mundo, esse elemento tem bastante relevância. Também, não é por menos: sabia que cerca de 18 a cada 100 seres vivos são formados por carbono? Além disso, todas as espécies de plantas e animais (inclusive o ser humano) necessitam dele para sobreviver.

O carbono está presente em muitas fontes, como os carboidratos que ingerimos diariamente, vitaminas, esteróis, lipídios, entre outros. Todos são importantes para nossas atividades metabólicas e estrutura corporal, assim como para a fotossíntese das plantas, processo que equilibra a relação desse elemento com as altas taxas de poluentes.

Mas, por outro lado, o carbono não se encontra infinitamente no planeta. Para existir, precisa essencialmente dos seres vivos e de ciclos de renovação. Sabia que ao morrer, um organismo libera dióxido de carbono à atmosfera, que pode ser reabsorvido pelas plantas? Assim, o elemento se mantém ativo e se une com seus derivados (como o oxigênio) garantindo novas reações, a formação de compostos e todo o ciclo necessário para funções vitais do homem, plantas e animais.  Isso mostra o quanto o carbono é importante e o papel da química orgânica.

Essa área surgiu após muitas pesquisas acerca dos compostos orgânicos. Antes, acreditava-se que eles só eram produzidos por seres vivos, porém com o tempo se tornou possível sintetizá-los em laboratório. Assim criou-se a necessidade de estudar essa relação mais a fundo e ficou estabelecido que essa parte da química estuda o carbono e seus derivados, no qual se inclui o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, bromo, iodo, cloro e flúor – esses quatro últimos conhecidos como halogênios.

Segundo os postulados do cientista Friedrich August Kekulé, um dos maiores especialistas sobre o assunto, o carbono se caracteriza por ser tetravalente (faz quatro ligações), equivalente (todas as ligações são iguais) e pelo encadeamento, pois forma cadeias longas. Tanto por isso, esse elemento está presente em muitos compostos tanto produzidos naturalmente quanto manipulados – de reações comuns no nosso organismo a procedimentos feitos em laboratórios para a produção de fármacos, por exemplo.

Das proteínas ao plástico, o carbono está em muitos lugares. Agora que você já sabe o que é química orgânica, vamos tratar de alguns conceitos ligados a essa matéria tão expansiva. Lembrando que essa é apenas uma base, os detalhes estão no nosso curso online de química e em diversos cursos a distância complementares do Centro de Estudos e Formação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

As reações orgânicas e mecanismos

Você perceberá tanto no curso de química orgânica quanto no estudo com outros conteúdos que uma parte preliminar dessa área trata das reações orgânicas e seus mecanismos. São 4 tipos possíveis para alcançar um resultado perfeito:

  • Reação de adição: quando um átomo de substância orgânica ou inorgânica é adicionado a um composto orgânico, processo feito em hidrocarbonetos insaturados. A adição de aromáticos é um exemplo.
     
  • Reação de eliminação: ocorre ao contrário da adição, aqui há a eliminação de um átomo ou de um grupo deles. Em muitos procedimentos, o hidrogênio é um dos elementos mais isolados.
     
  • Reação de oxidação: nesse caso, as substâncias orgânicas são catalisadas por algum agente oxidante. A oxidação de um alceno com o ácido sulfúrico, por exemplo, é uma ação comum para a fabricação de produtos.
     
  • Reação de substituição: substitui-se um grupo ou um átomo por outro(s), mudando a estrutura da molécula e gerando novos resultados. Essa é uma reação em que os halogênios são bastante utilizados.

Quanto aos mecanismos das reações, tratam-se das etapas, os caminhos nos quais ela passa até atingir o resultado. Imagine que uma molécula precisará ser rompida e perderá sua estrutura para gerar um novo produto. Tudo isso deve ser observado e analisado passo a passo, assim são feitos os testes para entender o potencial de um processo, como pode ser utilizado e até melhorado. Nas reações orgânicas, há duas opções possíveis:

  • Mecanismo iônico: acontece quando o procedimento se inicia com a ruptura heterolítica (quebra de uma ligação química de forma assimétrica eletronicamente) e de uma ligação covalente e gera íons, chamados de carbocátion ou carbânion.
     
  • Mecanismo via radicais livres: nesse caso, a ruptura é homolítica, em que cada elétron de um átomo se torna um radical livre, geralmente muito reativo e instável. Acontece geralmente em reações de substituição e com a luz como "energia".

Tenha em mente: uma reação química acontece quando o reagente (estado inicial da substância) se altera, deixando sua estrutura original para formar uma molécula diferente. Aproveite nosso curso de química online para estudar as reações químicas também, pois a partir desse conhecimento você consegue entender praticamente todos os conceitos subsequentes.

Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos

Os compostos orgânicos, formados pelo carbono e seus derivados, possuem algumas propriedades físicas e químicas particulares. Conhecer essas características ajuda no entendimento da química orgânica e como ela se estabelece. Muita gente pode se perguntar por que essa área é tão essencial assim, sendo que existem diversos elementos em nosso ambiente, assim como o carbono.

Pois bem, já destacamos o fato do carbono tem relevância primordial para a vida de todos os seres. Além disso, os estudos a respeito dessa fonte devem ser cada vez mais aprimorados e otimizados, quebrando e melhorando os velhos paradigmas. É assim que os profissionais e estudiosos da área trabalham, seja na área laboratorial, industrial, tecnologia, da saúde, entre muitas outras.

Para esse grupo, o aperfeiçoamento deve ser frequente. Há sempre bons artigos, livros e cursos online que mostram pontos interessantes e que vale a pena incrementar aos estudos. Portanto, um bom curso online de química pode ser a opção perfeita para os atuantes na área também, pois trata-se de uma opção dinâmica, segura, prática e muito versátil, para fazer na hora que quiser.

Agora, voltando ao nosso tema, vamos citar as principais propriedades químicas e físicas dos compostos orgânicos de forma geral, lembrando que elas se alteram conforme a ligação, a presença do elemento na molécula e a geometria molecular. Conheça e aproveite para aprimorar seu aprendizado no Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica e outro curso online complementar sobre o tema. 

  • Polaridade: ligações polares ou apolares podem acontecer dependendo da eletronegatividade entre os elementos. Carbono e hidrogênio, por exemplo, são iguais nesse aspecto, garantindo uma ligação apolar. Do contrário, quando um átomo de carbono entra em contato com elementos mais eletronegativos (como o oxigênio, o enxofre e os halogênios), a ligação será polar.

Tome nota: eletronegatividade significa que o elétron compartilhado pelos átomos é igual para ambos, com o mesmo equilíbrio e intensidade – dica essencial de nosso curso de química orgânica.

  • Solubilidade: como o próprio nome revela, refere-se à solução dos compostos orgânicos. Nesse caso, polares dissolvem polares e apolares dissolvem apolares, tudo depende da semelhança. A gasolina, por exemplo, é um solvente apolar, por isso não se mistura com a água, totalmente polar.
     
  • Forças intermoleculares: quando se trata dessa propriedade, é essencial lembrar que as forças intermoleculares das substâncias orgânicas são fracas, ainda mais em comparação com as inorgânicas. A mais intensa acontece na ligação de hidrogênio.
     
  • Estado físico: um aspecto primordial aos compostos orgânicos é que podem ser encontrados nos três estados - físico, sólido e gasoso.
     
  • Ponto de fusão e ebulição: são baixos em comparação com os compostos inorgânicos. Não precisam de muita energia para mudar de estado físico, fato que também é influenciado pela baixa força intermolecular.
     
  • Combustibilidade: essencialmente alta para praticamente todos os compostos orgânicos, não é à toa que muitos atuam como combustíveis para máquinas, automóveis, entre outros. As exceções são o clorofórmio e o acetato de sódio.

Fique ligado, pois esses termos sempre são abordados em questões de provas. Vale a pena investir um tempo para estuda-los mais a fundo, buscando informações em cursos a distância atualizados, como um excelente curso online de química.

curso de química online

Separação de Misturas

Outro parâmetro que precisamos considerar ao falar dos compostos orgânicos é quanto a separação de misturas. Esse processo é necessário para as pesquisas e produção de diversos utilitários de nosso dia a dia: alimentos, medicamentos, cosméticos, combustíveis, entre outros. Ao definir exatamente o que é química orgânica e analisar a fundo seus principais conceitos, você precisa memorizar também como é feita essa separação. Existem diversos métodos possíveis, desde os mais básicos até os mais complexos, seja para misturas homogêneas ou heterogêneas.

Entre eles, podemos citar: catação, peneiração, ventilação, levigação, flotação, filtração, decantação, extração por solventes, evaporação, separação magnética, dissolução, destilação, adsorção, liquefação, fusão fracionada, cromatografia.

Ficou surpreso? Essa parte de separação começa a ter destaque logo nas aulas de ciências do ensino fundamental e evoluem para aspectos mais específicos durante o ensino médio, em que o ensino da química se faz obrigatório. Nesse ponto, exaltamos a necessidade de qualificação e conhecimentos pedagógicos do professor para fazer dessa matéria mais fácil e compreensiva para os alunos. Aqui no portal temos alguns cursos online com certificado que podem ajudar: Curso Online Química - Conteúdos do Ensino Fundamental e Médio‍, Curso Online Materiais Alternativos para a Utilização em Sala de Aula‍, Curso Online Metodologias de Ensino para Professores do Ensino Médio‍. 

Eletroquímica

Para fechar nosso artigo, vamos salientar o papel da eletroquímica. Essa área tem grande relação com a química orgânica, sobretudo quando se trata das reações químicas e suas peculiaridades. Sendo assim, a transferência de elétrons para a transformação de energia química em elétrica (e vice-versa) é o principal objeto de estudo desse ramo, bem como todos os fatores relacionados.

Nessas ligações podem ocorrer tanto a oxidação (perder elétrons) quanto a redução (receber elétrons). Em ambos os casos, o Nox – número de oxidação – fica maior ou menor, depende muito dos elementos envolvidos, propriedades e o campo de estudo. Desses, os principais são a conversão de energia química em energia elétrica (pilhas e baterias) e a transformação de energia elétrica em energia química (eletrólise).

Parte complementar de muitos cursos online, a eletroquímica está presente em nosso cotidiano em ações variadas, assim como a química orgânica. Para citar alguns ramos, destacamos a geologia, a eletrônica, a biologia, a engenharia, a indústria e a usinagem.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Por que aprender química orgânica?

Você pode começar a aprender tanto com um curso de química online básico até partir para alternativas mais robustas e complexas. Em todo caso, ficar por dentro dos conceitos dessa matéria irá te ajudar muito em diversos objetivos: provas variadas de vestibulares, concursos, entrevistas de emprego, progressão de carreira; na construção de um currículo completo e valioso; como auxílio às aulas na graduação – usando, inclusive, o certificado como atividades complementares; no dia a dia do trabalho, seja para professores, engenheiros químicos, profissionais de saúde, tecnologia e áreas correlatas, enfim, são opções infinitas.

Entendeu porque é imprescindível se capacitar, atualizar e aperfeiçoar sua visão em química orgânica e demais áreas dessa disciplina? Então, comece já se inscrevendo em nosso Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica e demais cursos a distância que podem agregar muitos valores a sua qualificação. Aqui no Centro de Estudos e Formação há sempre um curso online perfeito para esse objetivo. 

São centenas de cursos online com certificado que podem estar ao seu alcance durante um ano. Para isso, basta investir uma taxa única de R$ 69,90 para ter acesso a todas as opções do Pacote Master. Não há mensalidades e nem valores exorbitantes. Melhor que isso é a possibilidade de se certificar em carga horária de 5 a 360 horas, caso seja seu interesse, bem como estudar conteúdos em ambientes virtuais modernos preparados por um setor pedagógico dedicado.

Não deixe essa proposta de lado. Inscreva-se agora no Centro de Estudos e Formação e comece a dar um upgrade em suas metas. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Comente nosso artigo e compartilhe essa ideia com seus amigos também. Até mais.

Data Modificação  09/08/2017
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r