Qualquer pessoa que queira se qualificar em determinada área profissional ou que queira complementar seus estudos, fazer um aperfeiçoamento ou somente reciclar seus conhecimentos, busca fazer um curso. Cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização foram, ao longo do tempo, a solução para que se encontrasse uma profissão, para quem precisava incrementar o currículo, para quem precisava de atividades complementares com determinada carga horária, entre outros motivos.

Isso não mudou, mas reforços chegaram: internet e novas tecnologias tornaram mais fácil o acesso à informação e possibilitaram que a educação à distância suprisse a necessidade de profissionais que não tinham como estudar em cursos presenciais, fosse pelo tempo ou pelos recursos. Mais que isso: fez com que as oportunidades fossem até lugares com poucas opções de cursos em determinadas áreas, permitindo o acesso de todos, independentemente de do lugar onde vive. Os cursos online passaram a definir carreiras, ajudar profissionais no mercado de trabalho e estudantes no meio universitário.

Para que haja a comprovação de que o curso foi feito, que o aluno estudou o conteúdo necessário e que foi avaliado por isso, há um documento comprobatório: o certificado. Afinal, sempre que fazemos um curso, queremos o registro de tudo o que foi feito, certo? Esse certificado é que ajudará os universitários com suas atividades complementares, profissionais da educação com comprovação de horas de cursos de atualização e aperfeiçoamento ou quem precisa para provas de concursos públicos, para titulação, citando alguns fins. Lembrando que o certificado é um documento importante, que valida o seu aprendizado, registra seu tempo de dedicação a esse aprendizado, conta sobre o seu percurso formativo e lhe será solicitado no momento oportuno, para comprovação de todas essas informações.

Acontece que é nessa hora que uma grande dúvida surge: os certificados de cursos à distância valem o mesmo que os certificados de cursos presenciais? Bem, a resposta é uma só: valem sim. Ambos têm o mesmo valor, a única diferença é a modalidade de curso que se fez.

Para ficar mais por dentro do assunto, criamos este artigo que vai um pouco mais a fundo na questão de certificação de cursos EAD. O artigo esclarecerá muitas dúvidas: se são cursos reconhecidos pelo MEC, se valem para concursos, complementação de carga horária e afins. 

Saiba tudo sobre os certificados de cursos online e presenciais

Você deve estar pensando em como ter certeza sobre o que falamos até aqui, a respeitos de ambos os certificados - de cursos online e presenciais - valerem a mesma coisa. Pois bem, acompanhe nosso artigo e certifique-se disso.

Os cursos livres passaram a integrar a modalidade Educação Profissional, conforme a  Lei 9394, de 1996. São normatizações legais dos cursos livres: o Decreto 5.154, de 2004 e Resolução CNE nº 04/99 – MEC, de 1999. A certificação dessa modalidade tem validade legal para diversos fins, como veremos mais à frente.

Cursos livres, por definição, são todos aqueles que oferecem capacitação, atualização ou aperfeiçoamento para várias áreas do conhecimento, formando profissionais para o mercado de trabalho ou complementando outras estudos acadêmicos, e não exigem formação anterior. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

O diploma de cursos livres é reconhecido pelo MEC?

Esta é uma pergunta recorrente: “são cursos reconhecidos pelo MEC?”. A resposta é que cursos livres, sejam à distância ou presenciais, não são legislados pelo Ministério da Educação. A legalidade dos cursos livres é admitida por empresas ou instituições, uma vez que cumpram as leis definidas pelo governo. Há, na verdade, uma ambiguidade ao se dizer “cursos reconhecidos pelo MEC”, pois o “reconhecer” ganha dois sentidos: o de aceitar/admitir e o de validar/certificar, mas o que deve ficar bem claro é que não é função do MEC endossar ou validar certificações de cursos livres. 

É importante abordar isso, pois essa é uma forma de você identificar as instituições idôneas. O que mais há na internet é a oferta de “cursos gratuitos com certificação”, “cursos gratuitos reconhecidos pelo MEC” - muita atenção nesses casos, porque você pode cair em uma armadilha. O MEC só reconhece e valida certificação de cursos de graduação e pós-graduação - lembrando que isso não significa que o seu certificado de cursos livres - online ou presencial - não tenha valor.

Uma instituição confiável será honesta com você, e além de lhe tirar todas as dúvidas, lhe dirá claramente qual o seu objetivo e o que tem a lhe oferecer, tanto em termos de cursos quanto em termos de certificação.

Certificados de cursos online são válidos em concursos

Concursos públicos têm a parte de provas de títulos, nas quais os cursos feitos pelo candidato contam pontos. Cursos livres à distância, de acordo com a lei, têm validade nacional, portanto, onde quer que você more ou que vá prestar um concurso público, eles podem ser adicionados aos documentos (os outros certificados) exigidos pelas provas de concursos públicos.

Apesar disso, é importante que se leia muito bem o edital, para verificar todas as especificações e regras citadas pela organizadora do certame. Pode haver restrições com relação à aceitação cursos online na modalidade “livre”, o que nos leva a outro ponto importante: caso o edital possua alguma cláusula que exclua cursos EAD, ela pode ser anulada judicialmente, uma vez que não há amparo legal para que se faça a diferenciação entre as modalidades, em concursos públicos.

Créditos extras na graduação com certificação de cursos à distância

Cursos online com certificado podem comprovar que as atividades complementares exigidas por cursos de graduação foram realizadas. Essas atividades são exigidas pelos currículos dos cursos superiores, são de caráter obrigatório e o estudante precisa comprovar que participou e que foi avaliado, mediante apresentação do certificado de curso.

Caso o aluno não queira realizar as atividades complementares, ele não poderá concluir o curso superior, nem colar grau - ou seja, tem que fazer, sem perda de tempo. Outro ponto a ser considerado: nada de ir “empurrando com a barriga” e deixar tudo para a última hora, pois um curso livre online exigirá bastante estudo e disciplina, e para que você seja certificado, é preciso que vá bem na avaliação. Além disso, a instituição de ensino não vê com bons olhos tudo que é deixado para depois e quando isso acontece, normalmente se faz tudo às pressas e não se consegue um bom objetivo final, neste caso, a nota de avaliação.

certificado cursos online mesma importância cursos presenciais

Cursos EAD ajudam a crescer na carreira

Cursos online com certificado têm também a importante função de ajudar o aluno a conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho - ou ajudar com uma colocação, já que podem orientar uma carreira. Eles complementam os conhecimentos em várias áreas, portanto, são um forte diferencial em um currículo, o que se torna imprescindível em um mercado exigente e em tempos com alto índices de desemprego.

Pense em um candidato a uma vaga que tenha feito um bom curso de informática, em uma instituição conceituada e que tenha sido certificado - isso constará em seu currículo. Quais as chances dele se sair melhor do que outro candidato, que não fez um curso igual ou que diz ter feito, mas como não se certificou, a informação não consta em seu currículo.

Outro exemplo: alguém que trabalha na área administrativa ou financeira de uma empresa e fez um curso online de licitação, e essa empresa abre vaga para a contratação de um profissional que tenha conhecimentos em licitações, pois ela começará a concorrer em licitações públicas - já pensou quais as chances de uma promoção para essa pessoa?

O que queremos ilustrar com essas situações é que a certificação é importante, pois pode ser o seu passaporte para uma carreira profissional de sucesso.

Certificados de cursos EAD para quem tem carreira pública

Os concursos públicos colocam, a cada ano, centenas de profissionais em cargos públicos em diversas áreas. Mas engana-se quem pensa que as provas de concursos públicos seriam os únicos desafios e que depois bastaria assumir o cargo e deu, está tudo certo. Quem trabalha no funcionalismo público e que quer subir alguns degraus na carreira, ter um melhor salário e melhores benefícios, precisa estar em constante atualização, e precisa se preparar para isso.

A Lei 11.091, de janeiro de 2005, traz em seu capítulo V, artigo 10, parágrafo 1º, a chamada Progressão por Capacitação Profissional. Essa nomenclatura se dá à mudança de nível que o servidor obterá com a certificação em um programa de capacitação. Essa capacitações podem ser obtidas por meio de palestras, seminários, cursos EAD e outros tipos de formação, incluindo a formação superior.

Por que escolher cursos online?

A maioria dos trabalhadores não consegue dar conta de trabalhar e frequentar um curso presencial - isso exige uma jornada pesada de horas, e para quem tem família, por exemplo, ou outras atividades além do trabalho (às vezes até um trabalho extra) se torna inviável. Por isso os cursos à distância são a melhor opção, pois dão liberdade, flexibilidade e adaptabilidade ao indivíduo, que pode administrar seus horários e locais de aula conforme lhe convier.

Outro motivo que tem bastante peso na hora da escolha pelo ensino à distância é o investimento feito. Os cursos à distância são mais acessíveis financeiramente do que os presenciais - e esse fator, principalmente em épocas difíceis, deve ser sempre levado em conta. Material disponível sempre que quiser rever o conteúdo é também um diferencial dos cursos virtuais, vantagem que pode garantir um aprendizado reforçado, uma vez que uma explicação pode ser revista quantas vezes o aluno quiser.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como funciona a certificação de cursos online?

O aluno faz seu curso de acordo com a sua possibilidade de agenda e tempo, e quando estiver pronto, solicita a avaliação, determinando as horas pelas quais quer ser avaliado - ele pode ser avaliado de 5h a 360h. Após a avaliação, caso seja aprovado, ele fará a solicitação do certificado, que terá as seguintes informações:

  • nome do aluno e número de seu CPF: essas informações garante identidade única e intransferível, sem que você corra algum risco de não conseguir novamente seu certificado caso ocorra algum problema, ou até de que qualquer pessoa que esteja portando o certificado possa alegar que é seu;

  • data de início e de término do curso: o período que você dedicou não fará tanta diferença, afinal, uns conseguem  mais tempo para estudar do que outros, mas é preciso que seja registrado;

  • nota da avaliação final: é de suma importância que haja esse registro, pois é o que determina o que você conseguiu absorver do curso;

  • CNPJ da instituição: dá seriedade e a garantia de que se está lidando com uma instituição que passa confiança;

  • modalidade do curso - aperfeiçoamento, capacitação ou atualização: indicará o tipo de curso que você fez e direcionará para a sua necessidade;

  • carga horária: indica a quantidade de horas pela qual você foi certificado;

  • conteúdo programático: parte bastante importante do documento, uma vez que mostra tudo o que você estudou e aprendeu durante as suas horas de aula;

  • assinatura do diretor da instituição: endossa a veracidade das informações dadas;

  • dados para verificação da validade do certificado: é a sua garantia de ter um certificado válido.

É importante frisar: cursos online com certificado têm a  mesma validade que os feitos na modalidade presencial, jamais esqueça disso - faça justamente o contrário: lembre-se sempre, aproveite nossas dicas, conheça nossos cursos e turbine sua carreira.

Estude online e certifique-se

O portal  Centro de Estudos e Formação disponibiliza a você centenas de cursos que vêm de encontro ao que você precisa ou que surgem como uma nova opção de direcionamento à carreira profissional. O portal conta atualmente com mais de 120 mil alunos que estão buscando a sua certificação e preparando-se para alçar novos voos. Você investe apenas R$ 69,90, em uma única parcela, e tem acesso todos os cursos que quiser fazer, durante um ano. Sim, você leu direito: acesso a todos os cursos. 

Nossos certificados são válidos e aceitos em todo o Brasil, do meio acadêmico ao mercado de trabalho. Além disso, temos um diferencial: além da versão impressa que poderá ser enviada ao seu endereço, se assim for solicitado, você pode ter o seu certificado digital, podendo acessá-lo quando quiser e de onde estiver.

 Inscreva-se agora mesmo no portal e garanta o seu acesso aos melhores cursos online do país, e prepare-se para uma grande jornada pelo conhecimento, que garantirá a você outra brilhante jornada: a da sua vida profissional.

Quer conversar conosco, pedir informações, dar sugestões ou apenas deixar seu comentário? Sinta-se à vontade para expressar-se. A sua opinião é muito importante para nós.