Conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho é, sem sombra de dúvidas, uma batalha árdua. Se há algum tempo os candidatos que possuíam ensino superior completo contavam com a garantia de vagas de emprego, hoje as exigências são muito maiores. Para valorizar o seu currículo e se destacar em sua carreira é essencial que você realize cursos online, oficinas de qualificação e workshops, além – é claro – de acumular as melhores experiências profissionais possíveis.

Antes de buscar por uma entrevista de emprego, é interessante que os candidatos estejam preparados para enfrentar não somente os processos seletivos, como também o processo de contratação. Se você sabe que determinada vaga exigirá de você determinados conhecimentos, vale a máxima de se inscrever em cursos à distância relacionados, garantindo assim a experiência e formação exigidas pelo contratante. Sabemos que os cursos EAD são os mais indicados para quem necessita de qualificação profissional mas não possui um grande capital disponível – ou, até mesmo, tempo para acompanhar aulas presenciais.

Visando lhe auxiliar nesta reflexão, além de colaborar com a sua inserção no mercado de trabalho, listamos alguns cursos online que podem auxiliar na sua carreira. E para complementar, trazemos para você o Guia da carreira, contendo dicas e informações relevantes que irão alavancar a sua vida profissional, da entrevista de emprego à contratação. Pronto para começar? Boa leitura!

Guia da carreira: tudo o que você precisa saber

Garantir o sucesso profissional não é uma tarefa simples. Apesar de ser o desejo de muitos, uma grande parcela dos brasileiros – e do restante do mundo – ainda trabalha duro para se encontrar no mercado de trabalho e se sentir, de fato, realizado. O grande segredo para trilhar uma carreira promissora é o planejamento. Pode soar precipitado para um adolescente de 16 anos, por exemplo, começar a trilhar a sua vida profissional. Porém, o planejamento deve ser iniciado já nesta fase do Ensino Médio, onde o aluno lista suas metas, objetivos e faz uma projeção em longo prazo. É interessante que ao longo de sua vida profissional você já saiba exatamente aonde quer chegar e como quer estar daqui a 10, 15, 20 anos.

Veja a seguir 5 dicas que facilitarão a busca pela satisfação profissional:

Elabore um planejamento de carreira 

Planejar a sua vida profissional significa traçar um caminho realista para que seja possível chegar ao ponto alto da carreira, no momento desejado. Você precisa relacionar metas e objetivos, além das ações necessárias para que este planejamento saia efetivamente do papel. Os passos a seguir exemplificam com clareza o que deve ser analisado para a elaboração deste planejamento:

1. Definir seu ponto de partida e ponto alto da carreira

Passo simples - onde você está e para onde quer ir? Um bom planejamento deve listar, por exemplo, o seu atual cargo ou condições (terminou o ensino médio? Iniciou uma graduação? É estagiário?) e a posição que deseja ocupar daqui a alguns anos (quer ser concursado ou efetivado? Almeja ser gerente de um departamento? Quer trilhar um caminho de sucesso como diretor? Alcançar a presidência? Ser dono do próprio negócio?).

Cursos relacionados que podem te interessar:

2. Traçar pequenas metas que possam realmente ser cumpridas

Quando você divide o seu objetivo final em pequenas metas, o caminho da realização profissional torna-se mais palpável e real. Um bom exemplo é o de quem busca a estabilidade proporcionada por cargos públicos. Para ser um servidor público, você precisa ser aprovado em um concurso. Para tanto, deve se dedicar e se comprometer aos estudos. Para que o processo de assimilação do conhecimento seja eficiente, é preciso criar fichas para cada área. Em cada uma delas você pode definir os temas a serem estudados a cada semana. Viu como o objetivo de passar em um com curso foi reduzido a pequenos objetivos a serem conquistados?

3. Faça testes vocacionais

Nem sempre é simples optar por um caminho profissional. Neste cenário, os testes vocacionais são uma verdadeira mão na roda, uma vez que destacam suas habilidades pessoais e reúnem uma possível lista de áreas nas qual você poderia se destacar. Os testes vocacionais são o ponto chave de qualquer Guia da Carreira. Lembre-se, afinal, de que para alcançar a satisfação profissional é preciso fazer o que se gosta.

O ideal é que um profissional da área de psicologia ou psicopedagogia lhe auxilie neste processo. Além de avaliar suas habilidades, o profissional realiza exercícios de autoconhecimento. Quem não tem possibilidades de arcar com o pagamento de um atendimento presencial, os testes vocacionais online são uma opção a ser considerada. Vale dizer que os testes online não substituem um teste presencial – uma vez que são realizados de forma automática por sistemas virtuais - porém, podem iluminar o caminho dos indecisos.

4. Pesquise sobre cursos

Outra maneira de turbinar os resultados dos testes vocacionais é consultar e estudar um guia de profissões. Estes guias geralmente trazem uma vasta compilação de informações relevantes sobre os detalhes de cada profissão e curso, incluindo a possibilidade de cursos à distância. Os guias também permite que você entenda, de fato, todas as oportunidades de carreira que determinado curso pode te oferecer, fazendo com que você decida, da forma mais clara possível, qual curso será o ideal para seus projetos de vida.

5. Conheça o mercado de trabalho

Nem sempre o que você estuda dentro de sala de aula ou lê em um Guia de Profissões é utilizado da mesma maneira, na prática: de acordo com a rotina de cada empresa, departamento e colaboradores, os conhecimentos obtidos em ambiente acadêmico são readaptados para que o máximo de produtividade seja obtido ao longo do dia. Conhecer o mercado de trabalho real, antes mesmo de escolher um caminho e candidatar-se a vagas de emprego, é obrigatório para quem deseja conquistar satisfação profissional. Descubra, através das dicas a seguir, algumas maneiras de conhecer o mercado de trabalho relacionado à sua futura área de atuação:

• Inscrevendo-se no programa ‘Jovem Aprendiz’;

• Conversando com familiares ou profissionais que já atuam na área;

• Visitando feiras de profissões;

• Participando de projetos escolares;

• Conhecendo a demanda e oferta de profissionais no segmento;

• Realizando estágios de meio-período durante o ensino médio.

A internet é uma poderosa ferramenta na busca destas informações. Existem centenas de sites e blogs especializados em mercado de trabalho que trazem informações sobre carreira, profissões e cursos online com certificado. O blog do Centro de Estudos e Formação traz estas e mais informações sobre vida profissional. Já deu uma olhada em nosso artigo com dicas incríveis relacionadas à carreira de Administração?


6. Obtenha auxílio de um coaching

Muitas vezes, escolher uma carreira para seguir ao longo da vida pode pesar psicologicamente. Há uma insegurança natural em optar pelo caminho certo e evitar chances futuras de frustração. Para tornar este processo mais leve, vale apostar em uma consultoria especializada.

Junto aos psicopedagogos e psicólogos, os coachings auxiliam na escolha acertada e, principalmente, no planejamento da carreira. Utilizando ferramentas específicas, os coachs colaboram para que você reflita sobre os possíveis caminhos a serem traçados e, sozinho, opte pela melhor decisão. Vale frisar que você não sairá do atendimento com todas as respostas para suas perguntas, porém, se sentirá mais seguro para definir o seu futuro profissional.

Turbine sua carreira com cursos online

Agora que você já consultou nosso Guia da Carreira, é hora de falar sobre qualificação profissional. Como conversamos lá no início do artigo, possuir em seu currículo bons cursos online com certificado, aliado a boas experiências profissionais, faz com que você não somente se destaque em meio aos demais concorrentes, mas, também, possibilita que você conquiste as melhores oportunidades, além de favorecer a realização profissional.

Pensando em turbinar a sua carreira, selecionamos alguns cursos EAD que farão toda a diferença em seu currículo. Veja algumas das opções disponíveis aqui no Centro de Estudos e Formação, escolha a que mais se adequa às suas necessidades e comece hoje mesmo a trilhar o seu caminho de sucesso.

Pacote Office

Não há como negar: se você não domina as ferramentas de informática, definitivamente está fora do mercado. Isso porque cada vez as inovações tecnológicas fazem parte dos processos, independente do segmento de atuação, otimizando as atividades do dia a dia. Não há uma única posição, por exemplo, que não exija conhecimentos sólidos em softwares de edição de texto, planilhas eletrônicas e de organização de dados.

Para concorrer de igual para igual com os demais candidatos às vagas de emprego, é mais do que interessante considerar a realização do curso online Pacote Office. Os inscritos dominarão as ferramentas mais utilizadas do conjunto de softwares mais utilizados em todo o mundo. Word, Excel, Power Point, Access e Outlook permitem que você realize dezenas de tarefas, desde uma simples digitação de texto a complexos controles de estoque, finanças e contas.

Apesar de muitas pessoas possuírem conhecimentos básicos sobre o Pacote Office, nem sempre as opções mais avançadas são de conhecimento de todos. Você sabia, por exemplo, que o Word disponibiliza uma função interessante relacionada à revisão de textos e outros documentos? É possível realizar as alterações desejadas, mantendo gravadas todas as modificações. Desta forma, quem recebe a nova edição do documento sabe exatamente quais informações foram alteradas! 

Vale lembrar também que cursos à distância de informática valorizam o currículo, melhorando consideravelmente suas chances de empregabilidade!

 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Gestão de Recursos Humanos

Com as relações interpessoais sendo cada vez mais importantes na formação de um ambiente corporativo de excelência, as empresas focam suas atenções na contratação de bons profissionais, qualificados com cursos de graduação, com cursos online e, acima de tudo, capazes de conviver e trabalhar muito bem em equipe. Neste cenário, torna-se importante a figura de um profissional de RH qualificada, disposto a enfrentar todos os desafios pertinentes à área.

Os profissionais que aproveitam os conhecimentos adquiridos através do curso online Gestão de Recursos Humanos, por exemplo, são capazes de analisar estrategicamente as necessidades da empresa, porém, sem abandonar as necessidades pessoais de cada colaborador. Fica sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos, por exemplo, a gestão de benefícios, cargos e salários, horas extras, adicionais, premiações, bonificações, treinamentos e demais questões relacionadas à relação empresa-funcionário.

Portanto, se você deseja trabalhar neste setor e acima de tudo valorizar a carreira, uma boa dica é apostar em cursos online com certificado na área de Recursos Humanos. Além de comprovar os conhecimentos dentro de um processo seletivo comum, os certificados podem ser utilizados também em progressão de carreira e provas de titulação em concursos públicos, desde que esteja explícito no edital.

Administrando Melhor o Tempo

Com uma rotina tão corrida, é normal que todos encontrem certa dificuldade em organizar seus compromissos pessoais e profissionais, de modo que seja possível realizar todas as atividades necessárias e garantir o cumprimento da agenda. Em âmbito profissional, administrando corretamente o tempo é possível realizar as tarefas com mais tranquilidade e com a concentração esperada.

Durante os cursos à distância da área, você descobre os reais benefícios da organização do dia, bem como dicas e métodos de planejamento. Além disso, recebe informações ricas sobre como equilibrar a rotina profissional e a vida pessoal, conquistando assim mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Você sabia, por exemplo, que existe uma técnica capaz de organizar as suas tarefas utilizando intervalos previamente estabelecidos? Trata-se da técnica Pomodoro, que considera períodos de 25 minutos com foco total nas tarefas, utilizando 5 minutos de descanso da mente entre estes períodos. O resultado? Muito mais produtividade para a sua carreira e vida pessoal! Esta também é uma dica proposta pelos cursos EAD desta área, e que você encontra no curso online Administrando Melhor o Tempo.

Agora que você já entendeu como pode turbinar a sua carreira utilizando as informações de um guia de profissões, bem como a realização de cursos online profissionalizantes, que tal se inscrever no Centro de Estudos e Formação e ter acesso a centenas de cursos? Mais de 120 mil alunos já estudaram em nosso portal e adquiriram certificados nas áreas de Administração, Informática, Idiomas, Comunicação e Marketing e Indústria e Tecnologia. Lembrando que todos os nossos cursos possuem certificados de conclusão. Agora só falta você!

Sempre estamos dispostos a lhe atender, seja para sanar dúvidas relacionadas ao processo de inscrição, cursos disponíveis, materiais utilizados nos cursos, certificações, dentre outros. Para isso, basta deixar seu comentário ou, caso prefira, abrir um chamado em nossa central de atendimento. Até mais.