Em busca de estabilidade no trabalho, todos os anos milhares de pessoas tentam conseguir uma vaga no setor público através dos concursos. Ser funcionário público significa ter um emprego certo, mesmo em épocas de crise, quando o desemprego faz parte do noticiário diário. Com o objetivo de conquistar um cargo público, as pessoas se dedicam por meses - e até anos - aos estudos e cursos de capacitação com o intuito de conseguir a tão sonhada classificação nos concursos. Alguns optam por se preparar através de cursos online; outros através dos cursos presenciais. Esses processos, por sua vez, exigem bastante dos candidatos - conhecidos popularmente por 'concurseiros' - já que as provas de concursos públicos são temidas e carregam o peso de poder mudar a vida de alguém.

As provas de concurso público têm, em sua maioria, duas fases distintas: a avaliação objetiva e a prova de títulos, mas dependendo do selecionador, o edital poderá também prever provas discursivas, exames físicos e até provas orais. A prova de títulos de concurso público nem sempre é bem conhecida dos concurseiros e podem deixá-los confusos e até assustados por não saberem direito do que se trata, por isso abordaremos neste artigo todos os aspectos sobre o tema e mostraremos de que forma cursos online podem ajudar na pontuação para concursos.

Estar bem preparado é imprescindível, e mais do que isso, estar ciente de que há passos importantes que podem fazer com que os candidatos trilhem esse caminho se fortalecendo para conseguir o seu objetivo. Acompanhe nosso artigo de hoje e leia com muita atenção: trazemos informações super importantes para que você entenda as principais etapas da classificação nos concursos, com destaque para a prova de títulos. Vamos lá?

O que é a prova de títulos?

A prova de títulos em concurso público nada mais é do que uma análise curricular. Ela seleciona quem está melhor preparado levando em conta a formação educacional e profissional do candidato. Essa análise acontece após a prova objetiva, que é a primeira classificação dos candidatos. Se houver outras fases no processo de seleção, o edital é que ditará a ordem das avaliações.

O concurso de provas e títulos está previsto no inciso II do Artigo 37 da Constituição Federal. A Constituição diz que duas modalidades de concurso são admitidas: a que tem somente provas e a que tem, além das provas, a análise de títulos.

A prova de títulos para aprovação em concurso publico prevê que sejam avaliados títulos como cursos livres, MBA, pós, mestrado e doutorado, trabalhos científicos, publicações, cursos de especialização ou de experiência profissional. Eles devem estar listados no edital, com sua respectiva pontuação e claramente definido qual modalidade de curso poderá contar pontos nessa fase de avaliação. É importante ter muita atenção ao edital, pois cada um tem uma especificação sobre os cursos que valerão para aquele certame. As definições de pontuação e relevância da formação serão reconhecidas e valorizadas de acordo com a sua relevância para a Administração Pública (representada pelo órgão para o qual se destina o certame).

Importante: tudo deve ser comprovado por meio de documentos. De nada adianta ter vários cursos, experiências e especializações se não tiver como comprovar isso.

Sobre as demais etapas:

  • Prova objetiva: em alguns processo de seleção, é a única avaliação feita. Consiste em avaliações de múltipla escolha ou de certo ou errado.
  • Prova discursiva: nada mais é do que uma redação. Normalmente essa prova só é corrigida de quem alcançou uma boa classificação.
  • Prova oral: uma banca de professores fazem perguntas sobre conteúdos já definidos (os mesmos da prova objetiva) ou pedem que o candidato fale sobre determinado assunto.
  • Prova de capacitação física: para cargos na área policial, por exemplo, os candidatos devem passar por avaliação para que se saiba se estão aptos e se suportam as exigências físicas da função.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A prova de títulos em concurso público é eliminatória?

Não. A prova de títulos para aprovação em concurso público tem caráter classificatória e não eliminatória. No concurso de provas e títulos, essa fase poderá dar maior peso à avaliação, principalmente se for um concurso muito concorrido, ou seja, os candidatos que estiverem melhor qualificados para a vaga em questão, têm chances maiores de consegui-la. Essa informação deverá constar no edital, que deve ser lido, bem analisado e interpretado, por que qualquer erro e qualquer outro detalhe que não siga as orientações do edital pode comprometer a participação no certame.

Por isso cursos a distância se tornam uma excelente opção para quem se prepara para pleitear vagas no setor público, por que a pontuação para concursos pode ser o grande diferencial. Os cursos EAD dão, além do conhecimento e do preparo profissional, a certificação, que pode ser o que determinará se o candidato conseguirá o seu cargo público ou não. Por meio de cursos online com certificado os concurseiros podem tornar o seu currículo mais rico de conteúdo e mais competitivo, principalmente se ele tiver vários cursos em áreas que têm a ver com a colocação que ele pretende conseguir.

Centro de Estudos e Formação pode ser seu parceiro nessa empreitada, pois tem uma diversidade de cursos a distância, do tamanho certo de suas necessidades e com todos os benefícios do ensino a distância: o aluno estuda quando e onde puder ou quiser, cursos criados e atualizados constantemente por profissionais altamente capacitados e certificação com carga horária que pode ser definida pelo aluno.

Como funciona a prova de títulos?

Após a classificação na prova objetiva, os candidatos são chamados a apresentarem a sua documentação. Uma dica valiosa: não deixar para organizar a sua certificação de última hora. Deixe tudo pronto para que, quando solicitado, já tenha tudo em mãos, apenas para apresentação. Até porque, muitas vezes é preciso solicitar uma outra via de algum certificado, que pode ter se perdido, por exemplo, e isso normalmente demora alguns dias.

É importante que o candidato verifique no edital do certame a forma e o prazo para enviar os seus documentos de comprovação de títulos, bem como de que forma isso deve ser feito: seja presencial ou via correio - por carta registrada ou Sedex. Normalmente o candidato tem poucos dias para enviar a documentação logo após a divulgação do resultado da fase anterior.

Funciona da seguinte forma: caso não apresente nenhum título, o candidato não é eliminado, mas se apresentar, terá pontos adicionados à sua nota. A análise e pontuação de títulos é também critério de desempate. Se você e outro candidato obtiveram as mesmas notas nas fases das provas objetiva e discursiva, o que tiver uma maior pontuação na prova de títulos de concurso público terá uma maior classificação. E há uma outra vantagem: o candidato aprovado que tiver a classificação mais alta pode ser o primeiro a escolher o local onde quer trabalhar.

Resultado final x resultado homologado

Uma observação sobre o resultado quem indica a classificação e a pontuação em concursos, que pode confundir pela sua nomenclatura - o candidato pode achar que há alguma relação com antes e após a prova de títulos. As nomenclaturas “resultado final” e “resultado homologado” significam a mesma coisa e é o resultado final mesmo, definitivo, já considerando a prova de titulação.

A diferença é que o resultado final é publicado no site da organizadora, com todas as informações (já considerando questões anuladas e outras alterações que tenham sido necessárias): em qual classificação o candidato ficou, qual foi a sua pontuação final etc. Já o resultado homologado é o mesmo resultado, só que agora publicado no Diário Oficial, efetivando o encerramento do certame e dando início à contagem do prazo de validade do concurso.

Prova de títulos em concursos público

Cursos online ajudam na pontuação para concursos

Todo mundo sabe que a vida de concurseiros não é fácil - é estudo, trabalho, estudo e estudo. Pode parecer engraçado ou exagerado, mas é assim mesmo. A chance de conseguir uma vaga em um cargo público é o sonho e o desejo de grande parte da população, e isso exige empenho total, disciplina, comprometimento e privação de seu tempo livre e de lazer, em detrimento de um bem maior, que é, neste caso, conseguir a tão desejada vaga.

Exatamente por ter uma rotina tão apertada que quem se prepara para concursos geralmente não consegue frequentar cursos de qualificação e aperfeiçoamento - não os cursos físicos, que exigem deslocamento e uma agenda com horários pré-definidos, o que se torna inviável para quem vive na correria, o que não acontece com os cursos online.

Os cursos EAD preenchem a necessidade de quem precisa estudar e se preparar para o mercado de trabalho mas que não tem como desperdiçar o tempo que gastaria ao frequentar espaços físicos. Cursos a distância dão a flexibilidade necessária para que se consiga estudar de acordo com as possibilidades, como as horas disponíveis - e cursos online com certificado dão, além do que já foi citado, a comprovação necessária para a prova de títulos para aprovação em concurso público.

Cursos EAD na preparação para a prova de títulos

Se você está se perguntando de que forma os cursos EAD podem ajudar na prova de títulos e aprovação em concurso público, vamos reforçar tudo o que já falamos até aqui: os cursos online dão o aporte necessário para que os concurseiros se preparem, de forma eficiente, para as provas de concursos públicos. Isso se dá de duas maneiras:

  1. Pela preparação por meio do curso escolhido: para concursos públicos na área de saúde, então faça cursos livres voltados para essa área, como Primeiros Socorros, Ética na Saúde, Programa Saúde da Família e Cuidados Aplicados às Feridas, por exemplo. Neste caso, quanto maior a diversidade de assuntos estudados, melhor pode ser a sua avaliação dentro da área.
  2. Pela certificação: os cursos online com certificado serão essenciais para avaliação curricular na prova de títulos do concurso público e, como já dito, é o que pode definir o futuro do concurseiro. Lembramos também que, apesar de não ser eliminatória, o candidato precisa se preocupar com a pontuação para concursos, pois essa pontuação dá direção aos avaliadores, os faz selecionar quem está mais qualificado para assumir a vaga.

Os cursos a distância são a melhor opção para quem tem essa rotina de estudos e preparação para concursos, pois eles podem ser encaixados nos momentos que melhor atenderem a agenda do concurseiro. Há que se considerar que eles facilitam a vida de quem não tem muita qualificação na área para a qual irá prestar a prova, pois o concurseiro pode se qualificar por meio do ensino a distância simultaneamente à preparação para as provas de concursos públicos.

Caso você já esteja se preparando para um determinado concurso cujo edital ainda não tenha sido divulgado e você quer ver como funciona ou qual é a pontuação para a prova de títulos, procure o edital do concurso anterior e busque essas informações.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Certificação para a prova de títulos

O Centro de Estudos e Formação conta com centenas de cursos em diversas áreas do conhecimento. Já são mais de 120 mil alunos se preparando conosco, é hora de você vir também. Com um investimento de apenas R$ 69,90 por ano, você tem acesso a todos os cursos online do portal, com acesso irrestrito a todo o material. O portal oferece a opção de certificação, que vale, inclusive, para as provas de concursos públicos, podendo o aluno escolher a carga horária para certificar, que pode ser entre 5h e 360h.

Alguns pontos importantes sobre a análise de títulos e que ainda podem gerar dúvidas:

  • Não se reprova um candidato por ter um diploma a menos, mas ganha pontos quem apresentar uma boa e consistente formação profissional;
  • Os concursos públicos visam garantir a isonomia, ou seja, não haverá distinção entre candidatos que estejam na mesma situação. Isso indica que a organizadora do certame não poderá discriminar, por exemplo: aceitar certificados que somente possam ser obtidos por algumas pessoas ou certificados obtidos apenas em determinadas instituições de ensino;
  • Todos os cursos, estudos e qualificações informados deverão ser comprovados via documentos;
  • Se tiver dúvidas sobre qualquer coisa a respeito da análise de títulos, entre em contato com a instituição organizadora do certame e esclareça suas dúvidas;
  • Os certificados de cursos online têm o mesmo valor que os de cursos presenciais.

Para finalizar: há que se ter o cuidado de conhecer a instituição que lhe oferece o curso online e a certificação. Certifique-se da idoneidade da mesma e fique bem atento às ofertas de cursos gratuitos ou certificação gratuita, pois nem sempre podem ser confiáveis. Esses cuidados são necessários até porque todas as certificações deverão ter um número de registro ou serem autenticadas; caso contrário, não serão válidas.

Lembre-se que fazer cursos é a forma de estar sempre se atualizando e se preparando para o mercado de trabalho e que, no caso de concursos públicos, apesar da falta de cursos e certificação dos mesmos não eliminarem o candidato, não significa que não seja importante, principalmente porque pode significar você perdendo a vaga no concurso de provas e títulos e ela indo para outro candidato.

Esperamos que com todas as nossas informações você tenha sanado todas as questões relacionadas às provas de titulação em concursos públicos. Para conquistar sua certificação, visite nosso portal, conheça todos os cursos disponíveis e faça a sua inscrição. Comece a estudar agora mesmo e qualifique-se para o mercado de trabalho, bem como para os acirrados concursos públicos. Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.