Curso de oratória: dicas valiosas e técnicas teatrais para desinibição - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

curso de oratória
 Equipe Centro de Estudos e Formação  15/01/2018
Curso de oratória: dicas valiosas e técnicas teatrais para desinibição

Timidez, medo, nervosismo, ansiedade, despreparo emocional... você sente algo do tipo quando vai falar em público? E se lhe contarmos que isso é muito mais comum do que se imagina? Pois é. Entre diversos estudos já feitos sobre o assunto, um que foi realizado pelo jornal Sunday Times revelou que o medo de se apresentar publicamente, pasmem, é maior do que da morte.

Esta realidade leva muitas pessoas a buscarem auxílio em um curso de oratória, que pode ensinar técnicas para relaxar, falar bem e fazer valer sua comunicação. A ideia é aprender a se desinibir e mostrar a melhor versão de si ao se expressar à frente de qualquer plateia, tenha ela 10 ou 1000 espectadores.

Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra o Curso Online de Oratória, elaborado por um setor pedagógico dedicado, perfeito para capacitar, atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos acerca do tema. Se você está a procura de bons cursos a distância para complementar sua formação e melhorar sua performance acadêmica, profissional ou até mesmo pessoal, considere conhecer esta nossa dica de estudo.

Com um curso online completo como este você aprende o passo a passo de como falar em público de forma persuasiva e esclarecedora. Sua audiência, qualquer que ela seja, conseguirá lhe compreender 100% e dará os créditos que você merece. Que tal descobrir tudo o que essa capacitação tem para oferecer?

Fique de olho no artigo que preparamos especialmente para mostrar conceitos e técnicas de oratória, além de muitas dicas de cursos online com certificado primorosos para sua carreira.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Curso de oratória para superar o medo de falar em público

O receio de falar em público acompanha as pessoas desde a época da escola até a chegada no universo corporativo. São diversas situações que pedem de nós uma desenvoltura maior na frente de outras pessoas, o que provoca algumas reações adversas no organismo quando não estamos preparados emocional e fisicamente. Frio na barriga, tremedeira, suor nas mãos e boca seca são alguns dos sintomas da denominada "glossofobia".

Esse é um medo tão presente em nossa sociedade que o Fantástico, no começo de 2017, veiculou uma série especial sobre como falar em público com as participações do professor de oratória Reinaldo Polito e do consultor Max Gehringer. O desafio era acompanhar três pessoas com dificuldades para se apresentar e ensinar ferramentas para ajudar a superá-las. Ao final de todos os treinamentos, elas puderam mostrar como estavam muito mais seguras para encarar tal missão.

O programa revelou que a busca por técnicas de oratória eficientes pode, sim, melhorar a eloquência e a desinibição de pessoas que se sentem "travadas" na frente de muita gente. Desta forma, o aprendizado em cursos a distância relativos pode ser uma saída inteligente para estudantes, profissionais e demais interessados em potencializar seus resultados. Afinal, é uma chance e tanto de se preparar para provações que a vida pode proporcionar.

Exemplos:

  1. Você pode ser chamado para liderar sua equipe no trabalho, tendo como responsabilidade principal motivar os colaboradores a vender mais, a vestir a camisa da empresa e buscar os mesmos objetivos em conjunto.

  2. Ter que apresentar um produto ou serviço novo para seus clientes, em uma reunião com todos os gestores, com o intuito de cativá-los e persuadí-los a fechar negócio. 

  3. Apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a banca examinadora e os convidados presentes, visando a compreensão de todos e boas avaliações, claro.

  4. Fazer um discurso em um evento de sua faculdade, igreja, empresa, família, enfim, em alguma situação que conte com a presença de um público considerável.

Identificou-se com alguma dessas ocasiões? Se ainda não, saiba que em algum momento da vida surgirá a oportunidade de falar em público, não tenha dúvidas. Por isso é imprescindível se preparar em cursos online com certificado para não fazer feio e agarrar as boas chances que aparecerem em sua jornada estudantil, profissional ou social.

Temos por aqui uma dica bacana para somar aos seus estudos: o Curso Online Como Falar em Público‍, que mostra de forma aprofundada vários macetes interessantes para você se expressar até mesmo em circunstâncias improvisadas. Sabe aquele prêmio que você não esperava receber? Aquele casamento no qual te chamam para fazer o discurso? Pois bem, você estará pronto para encarar qualquer solicitação como estas.

Reconhecer e entender o seu público

Uma das regras da oratória é reconhecer o nicho para o qual você falará e entender o que ele procura em seu discurso. Segundo o consultor em inovação Luis Rasquilha, o público tanto pode ajudar quanto atrapalhar no bom desempenho da apresentação, considerando que a audiência é diversa. Por isso é importantíssimo estudar sobre a audiência que irá lhe ouvir no dia da palestra, ministração, do seminário, da aula, entre outros.

O especialista diz que é bacana saber, por exemplo, se o público domina o assunto, se são iniciantes no tema ou se a plateia é diversificada, no que se trata de formação e experiência. Descubra estas informações para elaborar conteúdos certeiros.

Quando você conhece as pessoas que irão lhe ouvir, saberá com mais facilidade qual é o conteúdo que possivelmente vai agradá-las. Com isso, você se municiará das ferramentas certas para cativar, entreter, motivar, informar da forma que o público espera.

Para atender todas as expectativas, pense previamente nas perguntas que podem surgir, nas respostas que você dará, em algumas histórias que possam entreter as pessoas - que tenham a ver com a temática apresentada, claro -, em exemplos para explicar determinados assuntos, dinâmicas para motivar seu público durante a palestra, entre outras ideias.

Elaborando seu projeto de apresentação, pensando também no público e treinando bastante, o sucesso ficará muito mais próximo. Os cursos a distância também são ótimos para ensinar conceitos referentes aos relacionamentos interpessoais, que são importantes para o processo de interação com cada tipo de audiência. O Curso Online Relações Interpessoais‍ é uma dessas opções, vale a pena conhecer. 

Conheça o local de apresentação

Além de reconhecer o público, uma boa dica é descobrir como será o local de apresentação. Tente conhecê-lo dias antes, ver se será um palco ou uma sala, se tem boa acústica, iluminação adequada, equipamentos audiovisuais, entre outras características que sejam pertinentes ao seu caso.

Isso é extremamente valioso para adequar a sua didática ao público e ao lugar disponível. Pense bem: de nada adianta querer apresentar uma peça de teatro para enriquecer sua palestra, se não há uma acústica boa para isso. Ou escolher alguns vídeos para mostrar durante sua fala, se não há um projetor na sala em questão.

curso de oratória

Como evitar os vícios de linguagem

É muito comum, durante uma conversa ou apresentação em público repetirmos alguns termos, que se transformam nos chamados vícios de linguagem. Eles geralmente finalizam as frases em diversos momentos de nossa fala, o que deixa a deixa repetitiva e até maçante para ou ouvintes. "Né", "tá" e "entendeu" são algumas dessas palavrinhas que atrapalham bastante qualquer tipo de comunicação.

Por conta disso, a sugestão de especialistas é que as pessoas evitem ao máximo esses vícios de linguagem, para não prejudicar sua performance durante palestras, aulas, workshops e afins. Você pode conferir táticas eficazes em nosso curso de oratória, mas para que você fique por dentro, elencaremos as principais abaixo:

1 - Preste atenção para ver se você comete um ou mais vícios de linguagem, se são gritantes a ponto de interferir na boa comunicação. Identificando seus erros, fica mais fácil saber como fazer as substituições dessas palavras por outras, para enriquecer sua oratória. Esses vícios podem surgir:

  • No início das frases: "bom", "bem", "olha", "certo", "pois bem" são as mais presentes. Servem como "muletas" para as pessoas conseguirem expor suas ideias, mas que são totalmente dispensáveis nos discursos.
  • Nos finais de frases: geralmente são usadas perguntas como "né?", "tá?", "certo?", "ok?". É como se o orador estivesse esperando uma resposta de seus interlocutores, mostrando que está inseguro em relação ao tema abordado.
  • Expressões: muitos utilizam "na verdade", "então" e "acho que" o tempo todo, mas é importante focar nelas somente quando for reforçar uma ideia, para não se tornar um vício.

2 - Agora que você já conhece quais são os seus vícios, busque ampliar seu vocabulário. Às vezes, a "mania" de dizer uma palavra específica repetidas vezes no meio da oratória, significa que não conhecemos outra para colocar no lugar. Tente buscar sinônimos e faça o teste treinando bastante.

3 - Uma ideia interessante é apostar na respiração entre um período e outro, afinal, quando respiramos, não conseguimos falar nada. Muitas vezes, o que falta em nossa oratória é somente uma pausa, a qual utilizamos para expressar o vício de linguagem. Portanto, para retirá-lo de suas falas, respire!

No Centro de Estudos e Formação você encontra algumas opções de cursos online para se aprofundar nesta disciplina. Uma sugestão é o curso online sobre Habilidades Comunicativas da Linguagem, que oferece um conteúdo acerca das principais competências da língua no uso cotidiano e a gramática adotada tanto no texto quanto de forma oral.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Técnicas teatrais para melhorar a comunicação em público

Além das dicas para melhorar a linguagem, muitas pessoas procuram técnicas de oratória que funcionam para amenizar a timidez e proporcionar mais desinibição e desenvoltura nas apresentações. Felizmente, esse também é um tópico presente em nosso curso online de oratória, o que é um plus.

Vale saber que a oratória e o teatro caminham juntos desde os primórdios. Na verdade, a oratória se desenvolveu a partir do teatro na Grécia antiga e, juntas, as duas artes atingiram seu apogeu, complementando-se, cativando públicos e fazendo história.

Com o passar do tempo, foi se expandindo o teor das oratórias para ambientes mais formais, como cerimoniais, ministrações e discursos oficiais, fazendo com que essa prática fosse enxergada com mais seriedade - por isso o medo crescente entre as pessoas.

Todavia, as técnicas de teatro estão aí até os dias atuais para ajudar qualquer pessoa a perder o medo de falar publicamente e se soltar diante de plateias de quaisquer dimensões. Vejam só algumas delas, também expostas em cursos online:

  • Leia seu discurso em voz alta: os atores de teatro ou até mesmo de novelas e cinema treinam seus roteiros em voz alta, muitas vezes já marcando toda sua encenação. É uma forma muito interessante para ficar craque na oratória, pois você vai se ouvir, identificar possíveis inadequações no discurso criado, formas melhores de falar, além de aprimorar a dicção até o momento da apresentação.

  • Cuide da respiração: essa é uma técnica importante para dar uma pausa entre uma fala e outra. Treine respirar entre uma frase e outra ou quando há mudança de assuntos em seu discurso. Isso vai ajudar você a ficar mais tranquilo e a deixar seu público mais conectado com o que está sendo dito.

  • Faça movimentos naturais: no teatro, quando um ator está nervoso geralmente fica "dançando" no palco, fato que todo mundo pode perceber. Durante um discurso, isso também pode acontecer quando a pessoa não sabe se movimentar de forma natural e segura. Quem fica parado ou gesticula demais durante uma apresentação porque fica aflito, pode utilizar a técnica teatral de se soltar antes de entrar no palco ou na sala. Vale pular, dançar, correr, gritar, cantar, enfim, é uma dica que pode valer a pena e trazer mais desenvoltura.

  • Não se importe caso você erre: o conhecido "branco" é muito presente em peças de teatro e os atores utilizam muito o improviso para se livrar desses esquecimentos. O resultado, muitas vezes, é que o público nem percebe o erro e fica tudo bem! Adote esta técnica também e não se desestabilize caso você erre algum termo ou esqueça o que iria falar. Tente improvisar e passar sua mensagem de forma assertiva mesmo assim.

  • Treine no espelho: esta é, talvez, a técnica mais conhecida do teatro, muito usada para decorar textos e visualizar como está sua própria performance. Fazer isso ajuda a ter mais segurança, pode ter certeza.

São muitas dicas interessantes para quem deseja saber como falar em público de uma forma mais desenvolta e atrativa em diferentes situações. Se você quer conhecer mais sobre a história e os métodos de teatro, aposte no Curso Online Iniciação a Arte Teatral‍, que explora materiais bem completos a respeito do tema.

Não há dúvidas de que o estudo em cursos online com certificado possa elevar seu nível acadêmico, profissional e pessoal. O curso de oratória de nosso portal, por exemplo, é indispensável para você se aprofundar em todos os tópicos abordados neste artigo e em muitos outros pertinentes e super valiosos.

Faça sua inscrição no Centro de Estudos e Formação para realizar o Curso Online de Oratória. Além dele, investindo apenas R$69,90, você tem a chance de aprender em outros cursos online do Pacote Master sobre as mais variadas áreas de atuação. São centenas de opções para você enriquecer seu currículo e se dar bem em qualquer projeto de sua vida.

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre o curso online de oratória e as variadas técnicas. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo, que responderemos em breve. Compartilhe com seus amigos e volte mais vezes, até mais!

Data Modificação  15/12/2017
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r