Ter um negócio próprio pode significar liberdade criativa, flexibilidade de horários, lucros mais expressivos, mas também muito trabalho duro, mesmo que essa nova empreitada aconteça no meio digital. Muita gente tem pensado em abrir uma empresa na internet, fato que motivou o Centro de Estudos e Formação a criar o curso de empreendedorismo voltado para esse âmbito.

Com a ascensão da internet, a criação de modelos empresariais mais acessíveis e a facilidade para ofertar e consumir bens e serviços através da rede, houve um boom de novos empreendedores digitais. Neste sentido, o nosso curso online pode ser uma excelente ideia para exibir um panorama completo de como está o mercado na web, técnicas assertivas e como tomar as precauções necessárias.

Como tudo na vida, não há como empreender sem se dedicar ao máximo, ser paciente, ter determinação e estudar bastante. Hoje, é comum que os dias sejam bem corridos, repletos de tarefas e responsabilidades diversas, e por isso os cursos a distância são considerados as melhores opções de qualificação.

Se você pensa em entrar de cabeça no empreendedorismo digital, saiba que terá uma jornada complexa pela frente, nada melhor do que ter materiais de apoio para esclarecer dúvidas e nortear seus projetos. O curso online empreendedor digital foi elaborado por um setor pedagógico exclusivo com o intuito de mostrar como é esse processo, desde a ideia inicial à execução das atividades.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo, que está recheado de informações importantes, dados atualizados e dicas de cursos online com certificado relacionados ao mundo corporativo e formação profissional. 

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Curso de empreendedorismo digital: contexto do mercado brasileiro

Não é de hoje que os brasileiros sonham em ter seu próprio negócio. Antes, por questões burocráticas e financeiras, essa realização se mostrava um pouco mais distante - não era qualquer pessoa que conseguia abrir uma empresa e/ou mantê-la por muito tempo. Mas agora que temos a internet como principal meio de interação social, esse processo ficou, digamos, mais "descomplicado".

Hoje, há como empreender na internet de forma autônoma, o que pode ser uma saída para quem busca somente um trabalho para garantir uma renda extra. E há também a possibilidade de abrir uma empresa formalmente. O modelo de contribuição mais adotado no início desse tipo de projeto é o MEI (Microempreendedor Individual), que oferece um desconto significativo no imposto, permite a emissão de notas fiscais eletrônicas por serviço prestado e ainda garante alguns benefícios previdenciários. É indicado para empreendedores que estão começando, que ganharão, em média, até 5 mil reais mensais.

Essa facilidade para se tornar um empresário do ramo digital é o que mais chama a atenção do brasileiro atualmente. Isso, inclusive, acarretou na criação de milhares de negócios na web nos últimos anos. Em 2016, para se ter uma ideia mais precisa, foram registrados cerca de 4 milhões de empreendimentos digitais - e o ritmo de consumo acompanha esse crescimento, o que ajuda na manutenção desses novos domínios.

Você sabia? Segundo uma pesquisa realizada pela América Economia Intelligence, o Brasil já representa 59,1% de todas as transações latino-americanas em comércio eletrônico. É muita gente comprando e vendendo produtos e serviços pela internet, sendo quase impossível ficar de fora dessa estatística. 

Deu para perceber que "o mar está pra peixe" quando o assunto é empreendedorismo digital, não é mesmo? Portanto, se você quer se aventurar neste setor, procure entender o assunto de forma mais aprofundada para não correr riscos durante esse processo. Os cursos a distância podem agregar bastante valor ao seu nível de conhecimento, abastecendo você com inúmeras informações valiosas para um momento profissional como este. 

curso online "Como iniciar seu próprio negócio"‍ aqui do portal, por exemplo, está entre as melhores dicas de capacitações relacionadas a esta pauta. Encare os estudos de forma séria para começar sua vida como empreendedor da melhor forma, visando resultados prósperos e prolongados no futuro.

3 erros que você deve evitar

Ter uma boa ideia e força de vontade representa um ótimo começo na carreira como empreendedor digital. Mas para tirar um projeto do papel, você precisará adotar uma rotina de trabalho mais árdua, buscando aprender cada dia mais sobre o mundo dos negócios. Para alcançar o sucesso - obter reconhecimento e lucro - será necessário ficar ligado em muitos parâmetros.

Por conta disso, é necessário saber muito bem aonde está pisando. No meio do caminho, claro que podem acontecer algumas falhas, mas se você se mantiver bem informado, com cartilhas, palestras e cursos online, por exemplo, conseguirá evitar boa parte delas.

Que tal conhecer os erros mais comuns cometidos por empreendedores digitais? Confira abaixo: 

1 - Ter uma ideia muito abrangente

Empreender na internet é algo que exige foco total. Afinal, trata-se de um ambiente que nos dá liberdade para oferecer praticamente qualquer serviço/produto e expor ideias diversas. Deste modo, um erro crasso cometido por quem começa a se aventurar neste segmento é não delimitar um eixo principal para seu empreendimento.

Por exemplo: se a sua ideia é se lançar como culinarista que ensina receitas pela internet, foque nisso. Não enverede para outros nichos, como artes plásticas ou decoração, pois você poderá se perder nesse processo e não arrecadará a autoridade e a audiência que precisa.

Essa dica é fundamental, principalmente para quem está se lançando agora como empreendedor. É muito mais fácil acertar quando há a dedicação em um só ramo. Quando se "atira para todos os lados" o desenvolvimento fica bem mais complicado, abrindo espaço para confusões e desistências.

2 - Só estudar e não colocar em prática

Fazer um curso de empreendedorismo é, sem dúvidas, imprescindível para qualquer pessoa que deseje ter seu próprio negócio um dia. Este tipo de capacitação, assim como outros cursos online com certificado, pode dar ums boa ajuda em um momento que precisamos saber qual caminho seguir.

Mas, digamos que você faça um Curso Online Empreendedorismo‍ e aprenda conceitos e técnicas incríveis para atuar neste mercado. Não adianta guardar esses conhecimentos na gaveta, certo? Reúna aqueles que são pertinentes para sua atual fase profissional e coloque-os em prática. É agindo que você terá uma ideia de que está no rumo adequado.

Buscar saberes que complementem sua formação é o mais inteligente a se fazer antes abrir um empreendimento. O erro está em não praticar aquilo que se aprende! Pense nisso e escolha cursos online de excelência para se qualificar.

curso de empreendedorismo

3 - Não valorizar a comunicação

Outro equívoco muito comum é imaginar que empreender na web se limita a ter uma ideia criativa, lançar um site e vender seus produtos ou serviços. Há todo um trabalho e estudo por trás disso, como já evidenciamos anteriormente, incluindo a estratégia de comunicação e relacionamento.

Um empreendedor digital sem o seu cliente não é ninguém. Portanto, é um erro bem básico não se dedicar ao processo de informá-lo corretamente. Um e-commerce, por exemplo, precisa dar todo o suporte necessário antes, durante e após uma venda, além de disponibilizar um ou mais canais de atendimento para tirar dúvidas, receber críticas e sugestões.

Esse quesito é tão importante, tanto para quem trabalha com vendas diretas quanto quem atua com lojas virtuais, que há uma profusão de cursos a distância sobre temas correlatos.

Aqui no portal temos diversas ideias que oferecem conteúdos essenciais a respeito. Entre as opções estão o curso online sobre Qualidade no Atendimento ao Cliente, ideal para quem deseja fidelizar consumidores, e o que aborda a Comunicação Assertiva, prática primorosa para fazer valer suas ideias, além de conquistar respeito e admiração.

Construção das estratégias de vendas e divulgação

Este é outro tópico muito visado por quem faz um curso de empreendedorismo digital. Além de saber o passo a passo de como empreender, lidar com questões administrativas, se relacionar com os clientes, entre outros, é primordial ter um bom conhecimento sobre estratégias de vendas e de divulgação de sua marca.

Sem definir um projeto específico para disseminar seus produtos e serviços na internet, dificilmente você alcançará o público, o reconhecimento e o lucro desejado. Para ajudar nesse trabalho, existem variados conceitos, técnicas, ferramentais digitais, etc, que podem ser conhecidos detalhadamente no curso online empreendedor digital aqui do portal.

Elencaremos abaixo algumas das disciplinas que devem ser levadas em conta na hora de vender na internet: 

Nichos

Falamos anteriormente sobre você não abranger muito suas ideias na hora de lançar seu empreendimento digital. Mas você sabe como escolher o seu nicho de mercado? Esse é um dos primeiros passos para você atingir as pessoas certas e se dar bem com suas vendas e divulgações. É essencial que você defina um nicho específico e não um que seja amplo, por exemplo: ao invés de criar um canal no Youtube sobre moda e beleza, experimente focar em uma prática determinada, como maquiagem ou cuidados com os cabelos. 

Quando você nivela o assunto a ser tratado, tem muito mais facilidade para identificar as carências da área, aproveitando a deixa para divulgar e vender os produtos certos.

Para descobrir qual é o seu nicho, você pode seguir uma estratégia simples:

  • Faça uma lista: na primeira coluna, coloque os temas que lhe interessam e na segunda, as atividades que você desempenha melhor. Siga uma fluência natural de pensamento, focando naquilo que realmente possa lhe dar prazer e, ao mesmo tempo, seja um negócio lucrativo.
  • Avalie a oferta x procura: faça uma boa pesquisa sobre as áreas que têm interesse no Google ou em outra ferramenta de busca da internet de sua preferência. Lembre-se que quanto mais generalizado for o tema, mais concorrência de mercado você terá. É melhor procurar por assuntos mais específicos, que tenham bastante buscas mensais e menos ofertas. Assim, você estará apostando em um segmento realmente próspero.
  • Analise a concorrência: além de definir seu nicho, você precisa ver onde sua empresa está pisando. Perceba qual é o diferencial competitivo de seu serviço ou produto. O que ele tem de inovador em relação ao que já existe no mercado? Existe um ponto no qual você pode se destacar? Faça uma análise completa sobre sua posição em meio à concorrência.

O empreendedorismo requer um trabalho minucioso para atingir os resultados esperados. Estes métodos essenciais também estão presentes em cursos online com certificado relacionados. Uma ótima alternativa aqui do portal é o Curso Online Estratégias de Negócios na Internet‍, que exibe um conteúdo perfeito para você ter mais acertos do que erros em seu novo empreendimento.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Personas

Outra estratégia interessante para negócios digitais é a definição de personas. Você sabe o que é esse conceito? Bom, basicamente, persona é a representação de sua audiência. Quem é a pessoa que se interessa e compra os seus produtos? Que vê os seus vídeos ou lê o seu blog? Ao criar uma persona, você passa a ter a ideia clara e real de quem são teus verdadeiros clientes.

A partir de uma pesquisa aprofundada baseada em pessoas reais, nascerá um personagem - aquele que representará o seu tipo de cliente em potencial. No marketing digital, esse resultado é chamado de buyer persona, o qual baseará todas as ações mercadológicas da empresa em questão.

É importante não confundir buyer persona com público-alvo, pois, apesar de terem semelhanças, o primeiro apresenta uma seleção do cliente real muito mais criteriosa. Além da média de idade, profissão e localização, dados conferidos por uma pesquisa de público-alvo, a persona vai representar também os gostos pessoais, as convicções e até o temperamento de sua clientela.

Como as personas fornecem informações mais completas e específicas, o empreendedor ganha mais recursos para criar conteúdos bem direcionados e atingir um maior número de pessoas certas - aquelas que realmente se interessam pelo produto/serviço oferecido.

Um curso online bacana sobre Marketing pode ajudar você a compreender melhor o conceito de persona e como fazer esse levantamento da forma correta. Com ele e o curso de empreendedorismo, você agrega mais valor a sua formação.

Empreendendo nas redes sociais

Não há maneira mais popular de divulgar ideias, opiniões, produtos e serviços do que a publicação nas redes sociais. Elas são tão predominantes para o mercado digital, que é figurinha carimbada em qualquer curso de empreendedorismo digital. Algumas empresas, aliás, preferem elaborar todo seu projeto de marketing voltado para suas funcionalidades. É válido saber, no entanto, que cada mídia social possui um objetivo e um tipo de público. Desta forma, nem todas podem servir para a estratégia de sua marca.

O Facebook é o site mais utilizado para alavancar as vendas e dar um suporte no relacionamento com o cliente, aproximando diversas marcas de seu público com dinamismo. Para se ter uma noção, segundo um dado dados da própria rede social, de 10 brasileiros, oito possuem um perfil ativo na plataforma. São, em média, 100 milhões de usuários. Dá para entender o porquê dela ser a melhor saída para as empresas, não é mesmo?

Outros sites de relacionamento também podem ajudar bastante no crescimento de seu negócio digital, como o Twitter, o Instagram e Google +. Conheça duas boas táticas que você pode usar para fazer das redes sociais uma aliada:

1 - Conteúdo relevante: assim como tudo que você for fazer na internet em benefício de seu negócio, as postagens nas redes sociais devem ser interessantes para os clientes. Além disso, elas devem ter qualidade, isto é, ser bem escritas, originais, atualizadas e não ferir os direitos humanos, o que é primordial para arrecadar cada vez mais admiradores. Uma dica legal é fazer uma pesquisa de palavras-chave para descobrir os assuntos que estão em alta dentro de seu nicho e fazer postagens relativas.

2 - Ferramentas de gestão: envolver-se com empreendedorismo digital ocupará bastante seu tempo, e por isso, é super válido o investimento em palataformas que gerenciam postagens em diversas redes sociais. Assim, mesmo com inúmeras tarefas diárias, você terá a garantia de pelo menos uma publicação por dia em cada Fan Page, deixando sua estratégia de venda e divulgação muito mais consistente e assertiva.

Com o curso de empreendedorismo digital aqui do portal você fica por dentro de todas as técnicas relacionadas à utilização das redes sociais, como fechar negócios por meio delas, os plugins mais interessantes para empreendedores, entre outros assuntos. 

Ficou interessado em abrir seu próprio negócio na internet? Aproveite os conteúdos interessantes deste e de outros cursos online exclusivo. Faça sua inscrição agora no Centro de Estudos e Formação e ganhe o acesso a centenas de capacitações do Pacote Master. Por apenas R$ 99,70, você poderá estudar quantos cursos a distância desejar por um ano inteiro. 

É uma oferta e tanto, não é mesmo? Então não perca mais tempo: adquira conhecimentos no curso online empreendedor digital e atinja o sucesso. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Até uma próxima vez!