Não há idade para brincar e se divertir, sabia? Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ganhar mais qualidade de vida ao interagir com outras pessoas e aprender coisas novas de forma dinâmica e descontraída. Profissionais que trabalham nas áreas de recursos humanos, assistência social, educação, pedagogia e outras que se relacionam, podem potencializar os resultados de seus atendimentos aprendendo mais em um bom Curso Online Atividades Lúdicas‍. 

Um bom método de conhecer mais como aplicar a ludicidade para variadas faixas etárias é apostar em cursos online sobre o tema. Aqui no Centro de Estudos e Formação há curso de atividades lúdicas, exclusivo para quem deseja se qualificar a respeito de didáticas diferenciadas para ensinar, sociabilizar ou até mesmo divertir grupos de pessoas.

Este é um curso online exclusivo do Pacote Master de nosso portal, que traz ainda centenas de outros cursos online com certificado para capacitar, atualizar e aperfeiçoar competências e conhecimentos. Ficou interessado em aprender de uma forma bem mais prática? Então acompanhe nosso artigo e tenha uma prévia do que apresentamos no curso relativo às atividades lúdicas para educação infantil, ensino fundamental, médio, faculdades, grupos de apoio, hospitais, entre muitos outros âmbitos. Vamos lá? 

Curso online, conceito e como levar atividades lúdicas para todos os públicos

O Lúdico

Pensar no lúdico pode nos remeter incialmente a brincadeiras e diversão. Isso, de fato, faz parte de seu conceito e contexto em que é aplicado, no entanto, não podemos esquecer de que há por trás toda um processo pedagógico e fisiológico. A ludicidade é uma ferramenta importantíssima para a promoção da saúde mental e física, e por isso deve ser considerada agregadora a outras práticas sérias e conceituadas.

Grandes pensadores da educação, psicologia e neurociência estudaram o poder do "brincar" em diferentes áreas, incluindo Lev Vygotsky, Jean Piaget, Jean-Jacques Rousseau e Maria Montessori. Para eles, a interação do homem com o meio exerce um papel fundamental na qualidade de todo o conhecimento que é absorvido e do processo de desenvolvimento de forma geral. Ou seja, quando há atividades em grupo, sobretudo as lúdicas, que envolvem brincadeiras, jogos, charadas, artes, entre outros recursos, o ser humano tende a se envolver muito mais e conquistar melhores resultados.

Educadores, portanto, podem utilizar as atividades lúdicas para alfabetizar, contrapondo os métodos de ensino utilizados hoje em dia, que pressionam a criança ou o adulto que ainda não sabe ler e escrever, a aprender dentro de um certo tempo e de uma forma pré-determinada. Ao descontrair a aula, o indivíduo cria a sua própria capacidade de entendimento, por exemplo, das letras, grafias e sonoridades, e ganha autonomia em seu aprendizado. Ele estará aprendendo brincando.

Vale saber que há cursos online interessantes para pedagogos e professores de diversas áreas que querem inovar em suas didáticas, como o Curso Online Conhecimentos Pedagógicos‍, que acentua bem os estudos de teóricos famosos como os que citamos e muitos outros.

Já os assistentes sociais e psicólogos podem utilizar inúmeros instrumentos lúdicos para promover ações em orfanatos, casas de repouso, hospitais e outros locais de atendimento. De modo intenso, eles atingirão questões que afligem participantes desses grupos, ajudarão a combater problemas, a tirar dúvidas, a melhorar a convivência, afastar a solidão, etc. São muitos os benefícios que o lúdico pode proporcionar desde crianças pequeninas à terceira idade.

Atividades Lúdicas na infância e adolescência

A infância é caracterizada por ser a fase da vida em que mais se brinca. Desde bebês temos o instinto de imaginar situações, imitar e criar, só que isso deve ser incentivado e enxergado como uma habilidade, e não só como uma capacidade de se divertir ou abstrair. Uma missões das escolas e dos educadores é perceber a brincadeira, não como algo que deve ser feito somente na hora do recreio, mas também como uma prática benéfica dentro da sala de aula.

  • As atividades lúdicas para educação infantil surgem como um projeto para desenvolver a criança em todos os aspectos, tanto as capacidades motoras quanto cognitivas. Os educadores e auxiliares podem incluir aulas com músicas, teatro, fantasias, contação de histórias, artes visuais, e muito mais. As crianças de zero a cinco anos poderão aprender a ter ritmo, a memorizar, as cores, texturas, as letras do alfabeto e os números, ficando mais preparadas para começar a fase de alfabetização e letramento.
  • No ensino fundamental e médio os professores não precisam deixar de lado as didáticas leves e dinâmicas só por que as crianças estão mais crescidinhas. Nessa etapa do ensino elas terão muito mais disciplinas para aprender e assimilar, e podem sofrer na hora das aulas, que geralmente exigem muito do aluno e tendem a ser entediantes. Para os adolescentes, as dinâmicas de grupo são as mais indicadas, já que proporcionam conversas esclarecedoras e momentos de autoconhecimento e respeito. Nesses grupos, os educadores podem promover debates sobre assuntos polêmicos como bullying, suicídio, assédio sexual, violência doméstica, sempre dando exemplos atuais, sobretudo aqueles que fazem parte do cotidiano deles.

O curso online atividades lúdicas e outros cursos a distância aqui do portal podem complementar seus estudos com maestria. Duas boas sugestões de cursos online são o Curso Online Atividades com Crianças‍, que exibe uma lista de conteúdos importantes para pedagogos e professores do ensino infantil e fundamental, e o Curso Online Metodologias de Ensino para Professores do Ensino Médio‍, ideia perfeita para quem leciona para última etapa do ensino regular e quer melhorar seu desempenho.

Atividades Lúdicas e Idosos

Se você pensava que a ludicidade só pode ser aplicada para pessoas jovens estava muito enganado. Os idosos podem e devem participar de atividades lúdicas em seu dia a dia para obter uma melhor qualidade de vida. Os anos de experiência significam que foram acumulados pensamentos, memórias, conhecimentos, enfim, há um excesso de informação. Isso em um primeiro momento pode parecer algo bom, mas esse acúmulo pode até mesmo causar uma estafa ao idoso.

Com a ajuda de jogos e brincadeiras, pessoas da terceira idade colocarão a mente para "funcionar" e renovarão as ideias mantidas nela, desta forma, melhorarão seu aspecto cognitivo. Isso resulta em menores chances de desenvolver doenças degenerativas e cognitivas, como o Alzheimer, por exemplo.

Além disso, é essencial ressaltar que a prática de atividades físicas também devem fazer parte da rotina de idosos, e isso incluem as brincadeiras coletivas. Dança, jogos de tabuleiro, ginásticas, entre outros exercícios ótimos para potencializar as funções cerebrais das pessoas mais velhas. Todavia, para que esses hábitos ganhem muito mais força para a promoção de uma vida saudável, é preciso que sejam iniciados ainda na juventude.

“Acredito que seja importante manter a saúde cerebral em todas as fases da vida, pois já foi mostrado em pesquisas que ao manter hábitos saudáveis e a mente ativa em cada etapa, a pessoa se protege contra a doença de Alzheimer no futuro”, relata o geriatra Alexandre Leopold Busse.

Para agregar conhecimentos a esse ramo, temos alguns cursos online com certificado. Geriatras, gerontólogos, educadores físicos, cuidadores de idosos, entre outros, aprenderão bastante com o Curso Online Gerontologia - Fundamentos Essenciais‍, que trata dos processos fisiológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento humano. Interessante e super prático.

curso online atividades lúdicas

Para alfabetizar e letrar

A alfabetização e o letramento são duas disciplinas que caminham juntas. A primeira consiste no aprendizado das letras e demais símbolos de uma determinada língua, a segunda é como o conhecimento dos códigos será aplicado socialmente, ou seja, como as palavras e o texto em si serão interpretados, criados, lidos, etc. Esse processo de aprendizagem no Brasil e boa parte do mundo é marcado pelo caráter simultâneo, isto é, os alunos ouvem e copiam aquilo que os educadores falam ou escrevem.

No entanto, essa didática está cada vez mais ultrapassada e não ajuda em nada no aprendizado de crianças, jovens e adultos em fase de alfabetização. Por conta disso, pedagogos e coordenadores pedagógicos devem ficar atentos a novidades como as atividades lúdicas para alfabetizar, seja no ensino fundamental I ou no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para o biólogo e educador célebre Jean Piaget, as aulas lúdicas facilitam toda a construção da inteligência. Mas ele frisa que o conhecimento só será bem absorvido com as atividades divertidas caso o aluno esteja engajado na prática e queria obter tais informações - elas não serão absorvidas sozinhas. Além disso, o educador deve exercer a função de mediador, sempre presente para sanar questões que o estudante possa ter e mostrar caminhos possíveis para ele seguir.

Aqui, além de cursos a distância relativos você encontra um artigo completo sobre o tema em nosso blog: Alfabetização e Letramento: tudo o que você precisa saber‍. Leia!

A Dança e o Lúdico

A dança é outra atividade super benéfica para o desenvolvimento cognitivo, físico e para a qualidade de vida como um todo. O bom é que ela pode ser praticada por todas as idades, sem restrições, tanto individual quanto coletivamente. 

Ela pode ser inserida entre as atividades lúdicas para educação infantil, juntamente com a música. Nesse sentido, os educadores estimularão a melhora no desempenho motor e assimilação de ritmos, cadências e letras. É uma ótima forma de memorizar e interagir com outros colegas - afinal, não há diferenças dentro de uma brincadeira tão gostosa quanto a dança.

Para os idosos, ela é uma verdadeira aliada para espantar a solidão, sentimentos destrutivos e o sedentarismo. Dançando, a pessoa da terceira idade conhece pessoas novas, tem motivação para ter uma vida ativa e saudável e, de quebra, melhora em 100% sua autoestima. É uma das atividades mais queridas pelos idosos e deve ser incentivada.

Nós também temos uma sugestão de curso online relacionado a esse tipo de arte e você pode fazê-lo para incrementar seu currículo da melhor forma. Trata-se do Curso Online História da Dança‍, que demonstra conceitos e práticas a respeito, conhecimentos essenciais para educadores físicos e demais interessados em descobrir os benefícios da dança.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Benefícios Didáticos do Jogo de Xadrez

Você já deve ter ouvido que o xadrez é ótimo para melhorar a concentração, não é mesmo? Bom, isso é bem verdade, mas os benefícios que esse jogo de tabuleiro antiquíssimo proporciona não param por aí. De forma didática, o xadrez tem o poder de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais muito importantes para todas as fases da vida.

Jogar uma partida com um colega vai mostrar que existem regras que devem ser respeitadas; que há a derrota e a vitória, e que elas devem ser vivenciadas; e o senso de organização, pois a cada jogada, é um trabalho mental que deve ser feito para acertar e imaginar o próximo movimento.

Em matéria ao jornal Gazeta do Povo, o professor Leonildo Rubio, o xadrez pede que o aluno preveja todos os movimentos das peças, lembrando que há 32 delas para movimentar. Sendo assim, ele começa a aprender que pode ter uma visão mais abrangente das coisas e desenvolva o raciocínio lógico. Claro que todo esse aprendizado poderá ser utilizado em variados nichos e não só para os jogos individuais ou coletivos. Rubio aplica o xadrez para seus alunos a fim de melhorar a concentração e também os conhecimentos em matemática. As crianças aprendem geometria, progressão aritmética e geométrica, plano cartesiano, com muito mais facilidade ao jogar com os colegas durante as aulas.

À mesma publicação, o professor Rafael Baptistella Luiz, afirma que, apesar de culturalmente ser visto como uma atividade infantil, os jogos [de tabuleiro, como o xadrez] também contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades dos adultos. Por que não se especializar em um curso de atividades lúdicas então para descobrir todos os benefícios?

Capacite-se para promover as melhores atividades lúdicas

Com este artigo deu para notar que você pode se apropriar das atividades lúdicas para alfabetizar, para ensinar diferentes disciplinas e habilidade, para melhorar a saúde, promover interação social, e muitas outras intenções, não é mesmo? Estudantes e profissionais das áreas de pedagogia, educação e assistência social, terão cartas na manga se buscarem conhecimentos amplos em cursos a distância sobre a temática.

Se o seu intuito é crescer na profissão, não hesite em conhecer não somente o curso online atividades lúdicas, mas a variedade de cursos online com certificado disponíveis aqui no Centro de Estudos e Formação. O investimento que você fará para realizar qualquer curso online que queira é de apenas R$ 99,70, o que acha disso? Faça sua inscrição agora e fique pronto para aplicar as melhores técnicas em seu trabalho e competir nas melhores vagas do mercado.

Agora conte para a gente: o que achou sobre a abordagem de nosso artigo e de nosso curso de atividades lúdicas? Há um espaço abaixo onde você pode deixar comentários, sugestões, ideias e dúvidas, use-o à vontade, que nós responderemos o mais breve possível. Até uma próxima!