Os vídeos já tomaram conta de todas as redes sociais. Com a facilidade de gravar usando uma série de dispositivos e aplicativos, qualquer pessoa pode produzir seus próprios projetos, além de contar com a ajuda de muitas plataformas para editá-los. Mas, se por um lado é simples colocar efeitos e fazer pequenos cortes em opções curtas e básicas, manipular filmes grandiosos e de longa duração é bem desafiador e complexo.

Muita gente quer aprender como editar vídeos profissionalmente e, para isso, é necessário contar com um amplo conhecimento, tanto da parte técnica e prática quanto de teorias como comunicação, linguagem, ritmo e estética. Por isso é recomendado realizar um curso de edição de vídeo para se qualificar e até se especializar nessa função, uma das mais renomadas atualmente.

O audiovisual está presente tanto nas organizações e agências que lidam com mídias e tecnologia quanto em setores de várias empresas. De vídeos institucionais a filmes de entretenimento para TV, internet e outros canais, o profissional precisa dominar todas as opções e ser cada vez mais versátil. 

Felizmente, além da graduação na área, atualmente existem muitos cursos online voltados a esse ramo. Aqui no Centro de Estudos e Formação há o Curso Online Edição de Vídeo, atualizado constantemente com novas informações e tutoriais para iniciantes e veteranos. Com esse curso online, os alunos compreendem passo a passo todas as ferramentas e macetes da edição de vídeo.

Você sabe quais são os principais formatos e as plataformas que mais fazem sucesso? Essas são apenas algumas dúvidas que vamos esclarecer neste artigo, além de apresentar cursos a distância que ajudam em sua formação pessoal e profissional. Acompanhe e surpreenda-se.

Curso de edição de vídeo: como começar na área

Assistir a um filme, uma matéria jornalística, um documentário e até um conteúdo postado em canais do Youtube causa diversas impressões. O receptor sempre terá uma opinião, seja de satisfação ou crítica, tanto pela estrutura da gravação quanto por seus efeitos, trilha, cortes, planos, entre outros pontos. Tais recursos são comuns à edição e se complementam para que seja formado o produto final.

O trabalho de um editor não é simples, ao contrário, demanda muito tempo e dedicação. Mais do que isso, estudo e qualificação sobre tudo que compõe a área audiovisual – destaques em muitos cursos online com certificado do gênero.

Embora existam muitos tutoriais para iniciantes na internet, você só começa a entender sobre essa área assim que conhecer os formatos, plataformas, tipos, estilos e softwares utilizados no trabalho. O processo de edição é tão importante que mesmo uma produção ruim (mal gravada) pode ficar instigante e ser "salva" caso esteja com bons efeitos e cortes.

Do teórico ao prático, para calouros ou veteranos, da capacitação à atualização: um curso de edição explana tudo que compõe essa função e suas principais atividades. Não adianta apenas você baixar um programa, ter o conteúdo em mãos e acompanhar um tutorial totalmente técnico. É preciso ter noções básicas e conhecer detalhes da profissão de editor, dispostas em cursos a distância renomados, como os presentes no Centro de Estudos e Formação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Formatos de vídeo

Muitos formatos de vídeos são bem familiares, acessados diariamente por quem adora desvendar as aplicações da tecnologia e informática e pretende saber como editar vídeos profissionalmente. Não existe um padrão, ao contrário, há muitas opções que variam conforme a plataforma, a qualidade, o equipamento, entre outros fatores.

Os mais utilizados são: MPEG, FLV, MOV, MP4, AVI, WMV, 3GP, MVK e RMVB. Muitos são de programas e dispositivos específicos, e um formato pode se transformar em outro em softwares de conversão.

Fique ligado: no Curso Online Edição de Vídeo você confere informações detalhadas sobre todas essas extensões. Você vai se surpreender e ampliar sua visão no assunto com esse curso online, com o desejo até de se profissionalizar cada vez mais na área.

Plataformas de vídeos

Que o Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo você já deve saber, porém há outros sistemas que vão muito além do produto da Google. Embora não sejam tão populares, possuem também seu público e linguagem, sobretudo quando se trata de marketing digital – para alocar em um blog ou site podem funcionar melhor, por exemplo.

Os mais tradicionais que podemos listar – destacados no curso de edição do portal também – são:

  • Vimeo: o preferido dos produtores e profissionais de audiovisual tem foco na qualidade tanto dos conteúdos quanto na definição, sendo a primeira plataforma a dar suporte para vídeos em HD e em 360 graus.
     
  • Vine: o Vine é ótimo para dispositivos móveis e outra opção bacana para produtores de vídeo online, os vloggers. Uma opção que está se popularizando cada vez mais no Brasil, é interativo e fácil de usar.
     
  • Dailymotion: o segundo mais popular do mundo, não apresenta tantas restrições quanto o Youtube. Os conteúdos são mais abertos e acessíveis e também abre espaço para monetização. O ponto fraco é o design.

Demais alternativas para você conhecer: Metacafe, Google Hangout (para lives), Veoh, Viddler, etc. Pode ter certeza que muitos clientes não têm apenas o Youtube como foco, portanto é bom saber um pouco de cada uma dessas plataformas também. Aproveite nossos cursos online com certificado e fique craque na edição de vídeos.

curso de edição de vídeo

Objetivos e estilos de um vídeo

Como produto audiovisual que une formas de comunicação como som e imagem, o vídeo possui objetivos e estilos. Tudo depende da: duração, ritmo, do público alvo, da plataforma e mídia que será transmitido, todos detalhes que o editor deve analisar antes de iniciar a edição. Geralmente, ele conta com o auxílio de outros profissionais, como diretores de arte e fotografia, bem como o diretor/autor da peça.

Entre os principais tipos que podemos citar, muitos já conhecidos, estão os curta e longa metragens (para cinema), documentários e produções de entretenimento (para TV, cinema, internet), matérias e produções jornalísticas, vídeo marketing e comerciais publicitários (TV, cinema e internet), vídeos institucionais (para empresas, com os mais variados conceitos) e eventos em geral (seja para uso particular, para uma organização, canal, etc).

Esses são os exemplos mais pontuais que estão presentes em nosso cotidiano, porém, ainda existem outras disposições e variações. De qualquer forma, antes de realizar um curso de edição, você precisa ter em mente que o trabalho do editor nunca seguirá apenas um padrão, deve-se abrir espaço para diferentes métodos e solicitações dos clientes.

Você sabia? O Centro de Estudos e Formação é um dos maiores portais de cursos online do Brasil, atestado por mais de 120 mil alunos. Desses, muitos estudam tanto o curso de edição de vídeo quanto opções de mais de 20 áreas: administração, tecnologia, informática, comunicação, marketing...

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Edição para vídeos online: que tal se destacar nas redes sociais?

Hoje em dia, muita gente quer aprender como editar vídeos para produzir seu próprio conteúdo e postar nas redes sociais. Além do Youtube e outras plataformas, o Instagram, o SnapChat e o Facebook são alguns canais que oferecem esse suporte, unindo a interatividade com o compartilhamento de diversos materiais.

Em qualquer perspectiva, para que um vídeo faça sucesso e chame atenção, é essencial contar com bons tutoriais e cursos online com certificado. Não basta recorrer a qualquer curso de edição de vídeo, você deve fazer uma boa escolha que valorize seu aprendizado e tenha guias excelentes para te tornar um verdadeiro expert no assunto.

Além do Curso Online Edição de Vídeo, o Centro de Estudos e Formação dispõe centenas de cursos a distância para seus alunos, que podem ser acessados integralmente durante um ano. Fazendo sua inscrição, basta investir uma taxa única de R$ 99,70 para estudar todos os cursos online do Pacote Master que quiser.

Não há mensalidades e ainda existe a opção de certificação, basta realizar o curso online de interesse, escolher a carga horária (5h a 420 horas) e prestar uma avaliação. Assim, você se qualifica e pode até fazer carreira na área. Que tal? Matricule-se já!

Tem dúvidas? Comente. Aproveite e compartilhe essa ideia com seus conhecidos também. Até mais.