Todo profissional sabe que estar preparado para os diversos desafios do mercado de trabalho é imprescindível para se manter nele. Estar preparado significa atualizar-se, enriquecer o currículo com novas habilidades, capacitando-se para novas funções ou qualificar e reforçar o conhecimento na sua própria área. 

Acontece que não basta munir-se de mais conhecimento apenas em sua área de atuação, considerando-se que a informatização de processos atinge todas as áreas de trabalho, fazendo da informática um ponto crucial para o desenvolvimento de várias atividades e, consequentemente, para o seu bom desempenho e sucesso profissional. 

Há, nesse segmento, uma oferta grande em cursos online, que promovem a capacitação, qualificação e atualização de profissionais que já atuam nesse mercado e que também são direcionados a novos profissionais, já que qualquer pessoa pode fazer cursos online de informática e encontrar nesse nicho a sua profissão.

Informática: do surgimento ao seu uso no dia a dia 

A informática não é algo novo, que tenha surgido há poucas décadas. O primeiro computador surgiu na década de 40. A internet, no final da década de 60. Apesar disso, demoraram a se tornar populares, mas desde o surgimento das novas tecnologias houve quem precisasse conhecer a ciência de armazenamento, transmissão e processamento de informações para lidar com as máquinas e equipamentos e posteriormente, com a linguagem da web. 

Não é raro pessoas associarem informática à ideia de “conhecer um computador e saber como usá-lo”, ou então à ideia de que basta fazer um curso de informática e já está sabendo para a vida toda - é mais que isso. Informática engloba desde digitação, conhecer recursos como editores de textos e planilhas, saber linguagem de programação, conhecer como funcionam computadores e ambientes virtuais, dentre muitas outras coisas.

Popularidade e acessibilidade: a informática mudando padrões e rotinas

Quando começou a fazer parte do cotidiano, a informática - assim como toda a tecnologia que resulta dela - ganhou rapidamente muito espaço e passou a otimizar o tempo de profissionais de todo o canto do mundo. Engenheiros e arquitetos, por exemplo, passaram das mesas de desenho para computadores, e seus projetos passaram a ser criados por meio de softwares. Quem trabalhava na área administrativa passou ter um melhor controle de contas, orçamentos e estoques, damos como exemplo planilhas, que se adequam às necessidades de cada negócio e que são pontos fortes em gestões administrativas. Esses são apenas alguns exemplos, mas é sabido que não há nenhuma área que não tenha a ciência que cria a tecnologia por trás de seus equipamentos e por trás do planejamento, criação, desenvolvimento e todas as etapas de qualquer projeto. 

A informática evoluiu tanto que automatizou praticamente tudo em nossa vida. Pare e pense no que você faz diariamente e em quantas tarefas diárias a informática está presente? Em muitas, certo? Então, não dá para ficar vendo tudo evoluir a passos largos e não evoluirmos juntos. Por isso, é preciso que se conheça a informática em seus diversos aspectos, e principalmente nos que têm relação com a vida profissional. Como opção, aparecem os cursos a distância voltados à várias áreas dentro da informática. Um curso de informática online pode dar o embasamento necessário para que você se torne um excelente profissional nesse segmento. Vale lembrar que o crescimento na área de tecnologia é constante, assim como as mudanças, tudo muda a todo momento: aplicativos, softwares, hardwares e sistemas operacionais, por isso se tem que ir além das noções básicas de informática, mergulhando em cada oportunidade de aperfeiçoamento

Para que você fique por dentro de alguns cursos EAD que estão entre os mais buscados por quem está antenado e se qualificando, montamos um top 10, veja a seguir.

Cursos online de informática: conheça os 10 mais procurados

Veja quais os cursos que figuram entre os mais buscados e o que cada um deles tem a te oferecer.

1. Informática educativa

Muito se fala em inclusão digital - muito necessária, considerando-se que o período em que vivemos em que é preciso que se tenha pelo menos o mínimo de domínio das tecnologias. Acontece que dominar o conhecimento sobre a área tecnológica significa estar se atualizando sempre, uma vez que inovações surgem a todo momento. 

A educação pública teve um processo mais lento para incorporar as tecnologias no processo de aprendizagem, mas esse cenário já está mudando, prova disso é o ensino híbrido sendo adotado em escolas. Incorporar as tecnologias, neste caso computador e internet, nos processos pedagógicos passa a dar um caráter dinâmico às aulas, com alunos mais estimulados a desenvolverem suas aptidões intelectuais. A esse processo de inclusão tecnológica, dá-se o nome de Informática Educativa.

Entre as opções de cursos online de informática voltados a quem busca saber como as tecnologias podem ser inseridas no processo pedagógico, o Curso Online Informática Educativa é o que oferece o que há de mais recente no assunto. No curso são trabalhados temas como a história da informática educativa, o uso de computador e internet em escolas públicas e como são elaborados projetos que a incluam, entre vários outros tópicos. 

2. Word Básico

O Curso Online Word Básico lhe coloca frente a frente com o famoso editor de textos da Microsoft e seus principais recursos de edição, formatação e criação. O curso aborda, além da edição de texto, várias outras tarefas possíveis devido às ferramentas disponibilizadas pelo software. Conceitos básicos, formatação de textos, criação de tabelas e muitos outros recursos que o Word tem, e quem nem imaginamos, serão mostrados ao aluno. 

É bom sempre lembrar que conhecer bem o software só traz benefícios, pois quando se conhece a fundo a ferramenta de trabalho, as tarefas são feitas de forma mais rápida e são mais bem apresentadas. Do trabalho escolar ao trabalho de conclusão de curso, da simples postagem de blog a uma matéria jornalística, da simples lista de compras aos relatórios gerenciais, conhecer o Word se faz necessário, seja qual for a importância da tarefa. Esse é um curso que deve constar no seu currículo, pois é uma das exigências de qualquer vaga de emprego. Conhecer o Word, mesmo que o mínimo, está entre as noções básicas de informática - e o que se espera de qualquer candidato a uma vaga.

3. Word Avançado

Também na lista dos 10 cursos EAD mais buscados está o Curso Online Word Avançado. Para quem já conhece os conceitos e recursos básicos do Word, a sua versão avançada o leva além. Nele o aluno aprende a proteger documentos, trabalhar com macros e com dados em tabelas, fazer o compartilhamento entre os aplicativos do Office e várias outras funções que ajudarão ainda mais na elaboração e formatação de documentos.

4. Excel Básico e Avançado

Sabe quando falamos lá no início que a chegada da informática trouxe, entre outras coisas softwares que começaram a ajudar profissionais de áreas administrativas e que citamos planilhas? Pois então, era do Excel que falávamos. Quem já conhece sabe a maravilha que é conseguir montar qualquer tipo de planilha de dados, com fórmulas que possibilitam a apresentação imediata de resultados e vários outros recursos que ajudam de forma brilhante na gestão de negócios. Quem ainda não conhece, certamente ficará impressionado com  a versatilidade e funcionalidade do Excel. O Curso Online Excel - Básico e Avançado contempla quem ainda não tem proximidade com o programa e também quem quer aprimorar e avançar no conhecimento sobre ele.  

O curso de informática online que propõe o aprendizado de Excel também deve ser feito por quem busca uma colocação no mercado de trabalho, pois assim como o Word, ele é requisito necessário em candidaturas em vagas de emprego. 

Lembrando também que é importante a escolha por cursos online com certificado, pois o conhecimento adquirido deverá ser comprovado por meio de documentação, nesse caso, a certificação

Cursos online informática

5. Programação PHP

Já lhe dissemos que cursos online de informática são bem abrangentes, certo? Prova disso é o quinto colocado do nosso top 10: o Curso Online Programação PHP. Os cursos a distância de linguagem de programação ensinam o aluno a “comunicar comandos para o computador”, por meio de um conjunto de regras padronizadas, que instruem como o computador deverá se comportar, por exemplo: como ele irá atuar, como ele armazenará dados ou como transmitirá esses dados. 

O PHP é uma dessas linguagens, é bastante usada para o desenvolvimento web e tem uma característica própria: pode ser embutida dentro do HTML. Há várias linguagens de programação, mas o PHP é a que predomina na maioria dos sites. Se você pensa em fazer um curso de informática online para aprender a criar sites, se especialize na linguagem PHP.

Uma curiosidade sobre linguagem de programação: a primeira foi criada em 1840 e se chama Ada, em homenagem à sua criadora. Ada Lovelace escreveu o primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina. Já no século XX, foi também na década de 40 que surgiram as primeiras gerações de linguagem de programação.

6. Operador de Microcomputador - Básico e Avançado

O Curso Online Operador de Microcomputador - Básico e Avançado é para quem quer começar a desvendar as partes que fazem os computadores funcionar: hardware e software. Esse curso de informática ensina sobre todos os elementos que compõem o computador, sobre montagem, sistemas informatizados, manutenção de computadores, sistemas operacionais, história da computação, criptografia e muito mais.

Essa é uma excelente qualificação tanto para quem já tem um pouco de conhecimento sobre microcomputadores e seus elementos, como para quem quer começar do zero, sendo inclusive uma opção para quem tem interesse em se profissionalizar na área. Mesmo que não esteja interessado em atuar nesse campo, conhecer como os computadores funcionam pode ser bastante útil. Imagine ter todo esse conhecimento e não passar por nenhum aperto quando o seu computador decidir que é hora de parar ou de dar um showzinho? 

7. Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Outro curso que pode definir uma profissão ou proporcionar outras habilidades a quem já está na área de informática. O Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores tem em seu conteúdo programático tópicos como: procedimentos de segurança na montagem e manutenção de PCs e notebooks; definição das memórias ROM e RAM; dicas para as escolhas de componentes para computadores, dentre outros.

Imagine entender como os computadores funcionam e ser capaz de resolver problemas que antes pareciam ser coisas muito complicadas? Vale lembrar que a carreira nessa área tem espaço garantido no mercado de trabalho, uma vez que é um mercado sempre em expansão e cheio de inovações. Só que você não pode ficar parado, tem que estar sempre estudando, o que não é um problema, pois os cursos EAD também trazem as inovações para te deixar sempre atualizado.

8. Introdução a Redes de Informática

Engana-se quem pensa que basta montar um computador e ligar o fio na tomada, principalmente em empresas e grandes corporações, onde os computadores precisam ficar integrados. Essa integração pode ser pequena e ter dois computadores ligados por um cabo ou pode ser gigante e ter centenas de máquinas interligadas, partilhando informações e até mesmo outros equipamentos, como impressoras. É isso que configura uma rede de informática: ligar grupos de computadores.

O Curso Online Introdução a Redes de Informática coloca o aluno no caminho desses aprendizado, o qualificando a criar redes de computadores eficientes e a mostrar bons resultados ao mundo corporativo, que busca sempre formas de otimizar recursos e materiais e reduzir custos - algumas das vantagens das redes de computadores, pois agrupados demandam menos manutenção, por exemplo.

Por esses e muitos outros motivos, você pode pensar em cursos online com certificado no campo de redes de informática. Qualifique-se e enriqueça seu currículo, tornando-se mais competitivo no mercado de trabalho.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

9. Noções Básicas para Digitação

Entre as noções básicas de informática não pode faltar a digitação. O Curso Online Noções Básicas para Digitação te colocará a par de técnicas que ajudam a tornar a digitação rápida, além de eficaz - características imprescindíveis a um bom digitador. Escreventes, por exemplo, precisam ser ótimos digitadores, pois enquanto um juiz conduz uma audiência, o escrevente a registra em tempo real. 

Cursos online voltados a técnicas de digitação dão noções de formatação de documentos, como evitar erros durante a digitação, técnicas de relaxamento e dicas de postura, acredite ou não, isso também interfere em uma digitação eficiente.

10. HTML - Hypertext Markup Language - Básico

Um curso de informática jamais será completo se não abordar HTML. Uma das mais populares linguagens de programação, o Curso Online HTML - Hypertext Markup Language - Básico ensinará o aluno a criar de forma descomplicada os seus primeiros sites. A grade dos cursos EAD sobre esse tema inclui a introdução básica à linguagem, ensina como construir uma página HTML, como inserir tabelas, listas, links, formulários e qualquer outro elemento que você queira. 

HTML é uma linguagem de marcação amplamente utilizada em estruturação de páginas da web e é uma das linguagens mais simples, baseada em tags, que são as responsáveis por colocar os diversos elementos que já citamos acima, em uma página. 

O que achou do nosso top 10 de cursos online sobre informática? 

Os cursos mostrados em nossa lista são apenas algumas das opções que o Centro de Estudos e Formação tem a oferecer. Mais de 120 alunos já conheceram o portal e optaram por ter acesso ilimitado a todos os nossos cursos a distância

Temos centenas de cursos online com certificado que vão de encontro às suas necessidades, sejam elas para fim de comprovar atividades complementares no seu curso de graduação ou para preparar o seu currículo para provas de títulos, ou ainda se você está enriquecendo a sua trajetória profissional, para conseguir uma boa colocação no mundo do trabalho. 

Faça a sua inscrição agora mesmo e conheça todos os nossos cursos online. O preço é bastante acessível, você pagará o valor único de R$ 99,70 que lhe garantirá acesso a todos os cursos durante o período de um ano. Comece a melhorar o seu futuro agora mesmo.

Se quiseres deixar o seu comentário ou sugestões, ficaremos muito gratos. Use o espaço dos comentários, deixe suas impressões e nos conte um pouco sobre quais cursos têm tudo a ver com você e com o que você busca.