A versatilidade dos cursos online e sua importância para a carreira - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

cursos EAD
 Equipe Centro de Estudos e Formação  30/05/2018
A versatilidade dos cursos online e sua importância para a carreira

Manter uma carreira ascendente e estruturada não é uma tarefa simples. São muitos os desafios que precisamos enfrentar, desde a definição da área mais agradável e adequada aos seus planos na vida, a decisão de iniciar os estudos e toda a dedicação típica de quem precisa se qualificar sempre.

Essa necessidade se mantém ao longo do tempo. Nenhum segmento é totalmente estático, sempre há mudanças e novidades em que é preciso se atentar. A área de marketing, por exemplo, é uma das que passa por diversas renovações frequentemente, o que demanda dos profissionais a renovação contínua dos conhecimentos.

E a capacitação não vale apenas para quem está trabalhando diretamente no seu campo de atuação, para os jovens iniciantes ou pessoas que desejam fortalecer suas competências além da formação. O estudo frequente também é recomendado para quem já está graduado e tem boa experiência – sobretudo se é realizado com boas fontes de informação, dados atualizados e conteúdos com visões dinâmicas.

Mas, como permanecer se qualificando se falta tempo ou não é fácil se locomover? Como escolher a melhor instituição e a modalidade ideal? Bom, para todas essas questões, podemos pensar na tecnologia como uma forte aliada. Já ouviu falar do ensino a distância e da possibilidade de aprender com cursos online?

Para se ter ideia, a categoria de cursos livres online está em total crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), milhões de pessoas já conheceram todo o poder do EaD, sendo o principal público formado por indivíduos entre 31 e 40 anos – o que desmitifica o fato de que apenas jovens se interessam por cursos online com certificado.

Cursos online: o que você precisa saber

Não é apenas no Brasil que os cursos online estão se tornando uma verdadeira tendência. Em muitos países já é extremamente comum estudar remotamente, escolhendo a melhor qualificação para realizar quando e onde quiser. Imagine se você precisa tirar alguma dúvida sobre contabilidade ou se atualizar acerca de um sistema novo, como o Esocial, que tornou-se obrigatório recentemente. Em vez de ficar horas pesquisando (sem saber se as fontes são realmente confiáveis), por que não recorrer a um curso completo para sanar todas as questões?

Visto essa necessidade, perceba como é facilitador o investimento em cursos online livres. A primeira vantagem está em não precisar frequentar um curso presencial, com hora marcada, local delimitado e dia específico. No começo parece animador, mas com o tempo torna-se cansativo sair de casa para estudar, principalmente para quem trabalha e tem outros compromissos diários.

Ah, mas a qualidade é a mesma? Não é melhor ter um professor explicando o conteúdo? Na verdade, não faz mais sentido pensar assim. Por mais que haja a presença física de uma pessoa, isso não garante que a abordagem das aulas será bem colocada, assim como o nível dos materiais. Fora que o excesso de alunos em uma sala é algo que pode ser prejudicial em longo prazo. Compare com a possibilidade de acessar um curso do seu computador, em casa, no horário mais conveniente, no máximo silêncio e com todo o conteúdo a sua disposição? Bem melhor, não é?

Esse é outro benefício dos cursos online da modalidade livre, aquela que é indicada para qualquer pessoa, de forma democrática e versátil. O ensino a distância está disponível a todos os públicos – para se ter ideia, executivos renomados, CEOs de grandes empresas, líderes e pessoas de cargos importantes estão cada vez mais se voltando a essa alternativa, tanto para otimizar o tempo quanto para se aperfeiçoar em determinado tema, entre todas as vantagens.

Tal realidade mostra que os cursos online são práticos, versáteis, democráticos e excelentes opções para quem quer e precisa se capacitar e atualizar nos mais diversos temas e assuntos, como idiomas, finanças, projetos, negócios e administração, para citar as principais.

Quanto investir para estudar online?

Uma matéria recente da revista Valor destaca o quanto os cursos online podem fazer a diferença na carreira de diversos profissionais. Segundo a publicação, uma das chaves do sucesso dessa categoria é a flexibilidade, uma vantagem essencial que permite se aperfeiçoar com total autonomia, em pautas diversas – você pode realizar desde um curso de photoshop até uma opção voltada a direitos humanos, entender o que é Libras, conhecer a estrutura da Administração Pública e até iniciar seus estudos em yoga.

Do entretenimento à qualificação profissional, sempre há uma opção interessante a ser considerada. Atualmente, com todo esse destaque e a ascensão dos cursos online, surgem muitas instituições com conteúdos diversos que incluem vários ramos, por isso é comum sentir-se perdido antes de escolher o melhor local e delimitar o investimento necessário para estudar via internet.

A questão é se atentar aos detalhes para não fazer escolhas ruins. Sempre há anúncios de cursos online grátis em muitos canais, porém é crucial analisar se a proposta é realmente qualitativa – com materiais atualizados, fontes confiáveis de informação, conteúdo selecionado cuidadosamente, produção realizada por especialistas, dinamismo e versatilidade nas abordagens, etc.

Há algumas instituições, como o Centro de Estudos e Formação, que seguem esse procedimento à risca e buscam oferecer os melhores títulos para os alunos, e sem cobrar valores exorbitantes. Além disso, facilitam o investimento e, em vez de mensalidades, exigem apenas uma taxa única que garante o acesso a todos os cursos da plataforma durante determinado período. É um modo mais simples e prático, que facilita bastante e otimiza os estudos.

Certificados são importantes?

Cursos online com certificado são importantes para variados objetivos. Além de aprender uma infinidade de assuntos com total comodidade, você ainda pode conquistar um diploma que comprova toda a sua dedicação na realização do título de interesse – outro fato que motiva muitas pessoas a estudarem na internet.

Imagine se você realiza um curso de coaching e pretende atuar nessa função. É esperado que tenha alguns certificados para apresentar aos clientes e anexar ao seu portfólio, não acha? Esse documento comprova seus conhecimentos e mostra que você está sempre interessado em se aperfeiçoar, fato que conta muitos pontos em sua carreira.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, o processo de certificação é opcional. Você pode exigir o diploma ao realizar um curso de AutoCAD, por exemplo, para mostrar que se atualizou conforme as novas versões do programa. Já para um curso sobre autismo, que realizou apenas para sanar algumas dúvidas, entender o caso ou ajudar uma pessoa próxima, às vezes não é tão necessário assim ter um comprovante.

É uma questão bem relativa, mas no geral é bom compreender que os cursos online com certificado são fundamentais para muitas metas, ajudam em concursos públicos (como no processo de prova de títulos), em procedimentos de designação de cargos, para comprovação de atividades complementares da graduação ou de cursos técnicos, entre outras.

Vale salientar que os certificados emitidos para cursos livres não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Muita gente se confunde nessa parte, por isso é essencial esclarecer que o órgão só reconhece os cursos de graduação ou pós-graduação, que duram mais tempo e devem seguir uma série de regras conforme as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os cursos livres são alternativas de progressão continuada, ideais para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento, com duração variável e abordagens conforme cada instituição. Os certificados apresentam valor, sobretudo para aprimorar o portfólio e mostrar que o profissional está cada vez mais engajado em se especializar.

Para a área profissional ou pessoal, a escolha é sua!

Não dá para deixar toda essa força do ensino a distância de lado. Se você ainda tinha alguma ressalva ou dúvida quanto ao sistema, provavelmente está mudando de opinião e considerando toda a força dessa opção dinâmica e ascendente. Mesmo que você não precise de um curso online para dar um up em sua formação profissional (o que é bem difícil, afinal, tudo muda com muita frequência), tenha em mente que há capacitações também para pautas pessoais, que ajudam a solucionar problemas, entender conceitos, apurar a visão em assuntos complexos, etc.

Um exemplo é um curso sobre amamentação. Imagine se há uma pessoa na família que está grávida e precisa de um apoio quanto a essa rotina. Não cabe usar achismos para orientá-la, é primordial ter informações valiosas e precisas que podem ser absorvidas em um material específico. Assim, elucida-se muitas questões!

Agora, pense que você deseja se entreter realizando um curso de photoshop. O conhecimento no programa pode ajudar a editar fotos, criar efeitos e garantir muito destaque nas redes sociais. Já para solucionar problemas comuns que parecem complexos, um curso de redes de computadores é interessante – assim você descobre o que fazer quando cai a conexão de internet e não precisa lidar com operadores, manutenção e toda aquela burocracia.

Para quem gostaria de relaxar e aprender novas tarefas, um curso de agroecologia é bacana para ensinar a cultivar plantas, entender o papel da ecologia atualmente e demais curiosidades. E você sabia que há muitos cursos para auxiliar pessoas também? Pois é. Há títulos que tratam de temas como dislexia, enfermagem e até assuntos complexos como alienação parental. Hoje em dia, você encontra opções para praticamente qualquer pauta, o que mostra ainda mais toda essa força do EaD.

E para quem deseja ampliar seus conhecimentos profissionais em múltiplos temas, há sempre aqueles tipos clássicos que sempre se reinventam e deixam o portfólio mais atrativo, como marketing e administração, por exemplo.

Alguns cursos online que estão em alta

Falamos de alguns exemplos gerais para mostrar toda essa versatilidade dos cursos online com certificado e para que você perceba que há sempre algo novo para desvendar. O que vale é não dar espaço à estagnação, pensando que você não precisa mais estudar e entender conceitos distantes que sempre geram dúvidas.

Tanto faz qual é seu cargo, idade, disposição ou demais fatores: para qualquer caso, é muito fácil adaptar os cursos online a sua rotina e ficar instigado a aprender mais e mais. Vamos apresentar e detalhar algumas capacitações que estão em alta, cada uma para um objetivo importante em sua vida.

Para a carreira

Formação profissional nunca acaba. Como já dissemos, até os maiores líderes não estão satisfeitos com seus conhecimentos atuais, eles estão sempre buscando novos métodos de aprimoramento contínuo. Portanto, vale a pena considerar alguns cursos para se atualizar e incrementar o currículo:

Marketing – é um campo primordial para qualquer organização e pessoa. Existem vários tipos de marketing e vários objetivos nesse ramo, por isso é sempre bom compreendê-los passo a passo para tirar proveito de suas ferramentas.

Empreendedorismo – cada vez mais pessoas estão investindo em um negócio próprio. O momento é favorável para abrir empreendimentos criativos, porém eles precisam estar bem estruturados. O responsável deve entender todos os pormenores antes de realizar o investimento, e nada melhor que fazer cursos para se atualizar e ter sucesso no empreendimento.

ESocial – sempre são lançados novos sistemas e plataformas que integram serviços das empresas e organizam as informações a serem passadas ao governo, como é o caso recente do Esocial, que se tornará obrigatório para todos futuramente. Portanto, entendê-lo torna-se uma necessidade, por isso cada vez mais pessoas estão buscando agregar um curso de Esocial ao portfólio.

Contabilidade – entender as principais ferramentas da contabilidade ajuda a solucionar muitas questões. Cursos online desse nicho estão em alta e sempre impressionam. Em contabilidade você pode esclarecer dúvidas sobre diversos temas, desde matemática financeira até contabilidade de custos, por exemplo.

Para solucionar problemas

Adversidades são comuns, mas muitos problemas são bem simples de solucionar quando se tem uma noção básica do assunto. Você sabia que cursos online podem servir como ótimos manuais para dar jeito naquelas situações difíceis? Eis alguns exemplos:

Redes de computadores – ninguém vive sem internet hoje em dia, por isso é aquele desespero quando a conexão cai ou fica lenta. Pior que isso é perder horas pesquisando uma solução ou ter que contratar um serviço especializado para lidar com o problema. Podemos dizer que, se você sabe um pouco sobre redes de computadores, talvez consiga resolver tudo sozinho, sem estresse. O curso de redes de computadores é ótimo para guiar o usuário e mostrar a ele que não é um bicho de sete cabeças lidar com essas conexões.

Amamentação: quem entende de amamentação, melhores práticas e demais informações desse processo sempre ajudará muitas pessoas, principalmente aquelas que estão inseguras e passando pela primeira vez por essa fase. Há muitos mitos e verdades sobre amamentação que vale a pena conhecer para elucidar todas as questões.

Enfermagem: cursos de saúde ajudam na solução de diversos problemas recorrentes, como a opção voltada à enfermagem. Imagine que você precisa prestar primeiros socorros, auxiliar um doente e lidar com situações de pressão? Pois é, para essas e outras demandas o curso de enfermagem torna-se uma verdadeira necessidade.

Biomedicina: a área de biomedicina também pode ser interessante para entender muitas questões cotidianas, sobretudo relacionadas a doenças. E não precisa se graduar na área para ser um especialista, apenas com uma capacitação relacionada é possível aprender bastante.

Para ajudar o próximo

Pautas sociais sempre estão em alta. Mais do que ser um profissional engajado, tornar-se um cidadão melhor é faz muito bem, ainda mais quando se entende as condições do próximo, presta-se um apoio necessário, ajuda em uma causa, etc. Há cursos online nessa linha também e muitos lhe deixam surpreso!

Alienação Parental: é um assunto bem complexo que está em discussão atualmente. Alienação parental é algo que acontece com frequência e deve ser de conhecimento de cada vez mais pessoas. Saiba o que é, como ocorre, como agir em casos próximos e porque deve ser combatida sempre.

Libras: que tal aprender tudo sobre a língua dos surdos? Vai ser muito instigante e motivador aprender Libras, os métodos de comunicação e as curiosidades desse idioma. Além disso, você pode até ensinar para a família e os amigos tudo o que assimilou no curso online.

Dislexia: muita gente sofre com dislexia, um transtorno que deve ser investigado e tratado. A dislexia pode ser tratada com muitos exercícios e abordagens diferenciadas, e você pode descobri-las em vários cursos temáticos.

Autismo: outra condição que é muito falada, mas pouca gente sabe do que se trata, quais são os graus e demais informações. Para desvendar tudo isso, é inerente contar com boas fontes de informação, por isso você deve optar por um curso de autismo, que apresente um conteúdo impecável.

Alfabetização: um curso na área de alfabetização pode lhe ajudar a expandir os horizontes, ajudando pessoas que têm dificuldade em ler, escrever e interpretar textos. É muito instigante saber que você pode ser um instrumento de mudança na vida de quem precisa, sobretudo em algo tão necessário e digno quanto a alfabetização. Outra opção de curso a considerar.

Para se informar

Informação faz toda a diferença para moldar discursos, entender parâmetros, analisar a realidade e formar sua opinião sobre vários assuntos. Que tal aprimorar sua ótica em alguns assuntos para que possa debatê-los de modo mais inteligente e apurado? Veja só as dicas que são tendências atualmente!

Administração Pública: pautas políticas estão em alta, discussões não faltam nas redes sociais e em diversos cenários. Nesse contexto, uma dica para se familiarizar com o assunto é entender melhor a Administração Pública – o que é, qual seu papel, objetivos, como deve agir, estrutura completa, etc. Além disso, o curso de Administração Pública é interessante para quem visa atuar nessa área como servidor.

Direitos Humanos: quem gosta de temas “polêmicos” deve embasar muito bem suas discussões. Como este assunto é algo que está sempre sendo debatido, vale a pena compreender seu surgimento e seus fundamentos. Assim, você terá uma visão mais detalhada, entenderá o papel dos direitos humanos e por que o tema é tão falado recentemente.

Coaching: um curso desta área é indicado para tirar suas dúvidas sobre essa função extremamente popular seguida por muitos profissionais atualmente. Há várias categorias de coachs e, quem sabe, pode até ser uma boa opção para sua carreira. Então, saiba primeiramente o que é coaching e depois decida se vale ou não a pena investir.

Para entreter

E se você pretende realizar cursos online com certificado para entreter, aprender coisas novas ou praticar um novo hobby, há boas alternativas para estudar e se surpreender. Pessoas de todos os gostos podem aproveitar a diversidade do ensino a distância, não há limites para descobrir novas tarefas, aplicações e atividades.

AutoCAD: um dos principais softwares utilizados em engenharia e arquitetura, o autoCAD apresenta muitas funções interessantes que são de grande valia para inúmeros projetos, como a reforma de sua casa, por exemplo. Uma noção de autoCAD ajuda a delimitar exatamente aquilo que você espera para o escopo, sem precisar perder horas pesquisando ou entendendo conceitos complexos.

Photoshop: você ama tirar fotos? Então um curso de Photoshop é ótimo para seu cotidiano. O famoso editor de fotos possui muitas nuances e funcionalidades surpreendentes, que tal conhecê-las? Estude quando e onde quiser para se tornar um expert em Photoshop!

Agroecologia: quem prefere a calmaria do campo, se interessa por pautas ligadas à natureza ou pretende adaptar uma área verde em casa deve pensar seriamente em realizar um curso de agroecologia. Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba por que o ramo da agroecologia é impressionante.

Yoga: já pensou em fazer? Melhor ainda, praticar em casa? Não precisa se deslocar até um estúdio ou academia. Cursos online de yoga fazem o maior sucesso e ensinam passo a passo como iniciar nessa arte milenar tão aclamada, essencial para o bem-estar do corpo e da mente.

Conhecimento nunca é demais, renove-se sempre!

Pois é! De alfabetização a autismo, de alienação parental a coaching, de empreendedorismo à biomedicina, não faltam assuntos para cursos online. Felizmente, essa versatilidade está ascendente e você pode encontrar capacitações para uma variedade enorme de temas. Para se ter ideia, o Centro de Estudos e Formação oferece em sua plataformas mais de 1.300 cursos online com certificado de inúmeras áreas.

Tudo isso é para mostrar que o conhecimento está disponível para qualquer indivíduo que prefere alternativas dinâmicas, qualitativas e excelentes, que otimizem seu tempo, valorizem suas competências e tragam muitos ganhos para a carreira, para a formação pessoal, para o empreendedorismo e qualquer objetivo. Independente da meta, estudar online sempre será uma oportunidade de aprender mais, se informar, ajudar pessoas, dar um novo rumo à vida, enfim.

Autonomia, segurança, flexibilidade, economia e comodidade são apenas algumas das vantagens dessa modalidade e do nosso portal. Quanto mais você tem contato com os cursos livres, mais se sentirá instigado e empenhado em desfrutar de seus benefícios. Que tal começar já?

Faça sua inscrição pagando uma taxa única de R$ 69,90 e tenha acesso a todos os cursos do Pacote Master por um ano inteiro. Além de todos os benefícios mencionados, nosso processo de certificação é opcional e nossos certificados são aceitos em todo território nacional. Não perca essa oportunidade incrível de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a tirar todas as dúvidas sobre os cursos online e que você esteja convencido de todo o poder que essa categoria apresenta. Siga nossas dicas e nunca deixe de se qualificar, trilhe novos caminhos e reinvente-se! Aproveite e deixe um comentário. Até mais!

Data Modificação  03/05/2018
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r