Acesse ou Crie sua conta

 Conectar  Conectar  Conectar Ainda não tem uma conta? Cadastre-se aqui
 Conectar  Conectar  Conectar Ainda não tem uma conta? Cadastre-se aqui
O que aprenderei?
Os benefícios do eSocial para empresas e funcionários
Os prazos e a integração ao eSocial
As rubricas da folha de pagamento no eSocial
O Microempreendedor Individual (MEI) no eSocial
O eSocial doméstico e o eSocial empresas
A qualificação cadastral e a certificação digital para o eSocial.

eSocial

O eSocial, instituído pelo Governo Federal em 2014, pelo Decreto nº 8.373, se tornou obrigatório desde o início de 2018. Seu nome oficial é Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Ele é um sistema que deve ser utilizado pelos empregadores, a fim de passar ao governo todas as informações sobre seus funcionários.

De forma unificada e por transmissão eletrônica, o sistema simplifica o envio de dados sobre vínculos, folha de pagamento, contribuições previdenciárias, avisos de afastamento, férias, comunicação de acidente do trabalho, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O eSocial acaba com a necessidade de preenchimento e entrega de declarações e formulários a cada ente separadamente, reduzindo a burocracia e evitando erros que podem prejudicar o trabalhador. Para esse fim, especificamente, existe a consulta de qualificação cadastral eSocial, onde o empregador pode verificar se há alguma divergência nos dados de seus colaboradores.

Esse aplicativo cruza dados internos das empresas com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Isso evita qualquer inconsistência, pois uma informação cadastral errada, até mesmo uma letra trocada no nome, causa problemas sérios para o trabalhador. A Caixa Econômica Federal não permite o saque de FGTS, por exemplo, caso o atendente encontre divergências ao verificar os dados da pessoa.

A consulta de qualificação cadastral do eSocial é o primeiro passo para colocar o trabalhador no sistema. A pesquisa de até 10 trabalhadores pode ser feita na tela. Caso o empregador precise pesquisar mais pessoas, há a possibilidade de fazer isso em lotes, via Certificado Digital.

Como esse é um tema cheio de detalhes e abordagens específicas, que inclui também o eSocial doméstico, o Centro de Estudos e Formação criou um curso de eSocial para atender os interessados em aprender sobre esse sistema.

Esse é um dos cursos online com certificado mais buscados do portal, devido à urgência de implantação do eSocial, que é uma mudança bem significativa no mundo do trabalho.

Confira mais sobre o curso eSocial e demais materiais relacionados a esse assunto e conheça também as vantagens de se qualificar com nossos cursos online.

O que você estudará

O curso online eSocial do Centro de Estudos e Formação é o mais completo que você vai encontrar na modalidade de ensino a distância. Composto por 22 módulos estruturados para facilitar a assimilação do conteúdo, o curso coloca o aluno a par de todo o funcionamento do novo sistema de informações trabalhistas.

Os primeiros seis módulos do nosso Curso Online eSocial oferecem um panorama sobre o sistema no mundo do trabalho. O aluno aprende o que é o programa, de que forma ele impacta as empresas, sua importância e benefícios. Informa-se também o cronograma de implantação desse sistema, que começou em janeiro de 2018, com as grandes empresas.

O módulo 7 traz orientações sobre:

  • EFD-REINF: que substitui obrigações acessórias como a GFIP e DIRF, assim como outros formulários como a RAIS, CAGED e o Livro de Registro de Empregados. O programa funciona em paralelo com o eSocial.
  • DCTF WEB: é a nova plataforma que gera as guias de pagamento de todas as contribuições relacionadas ao eSocial e à EFD-REINF.
  • SERO: é o aplicativo de Serviço de Regularização de Obras de Construção Civil pelo qual o contribuinte poderá verificar online as informações sobre sua obra e criar o débito previdenciário.

O módulo 8 discute as rubricas da folha de pagamento, como os códigos, nome e natureza das contas que serão utilizados para o preenchimento de informações no eSocial, com suas definições. As rubricas são listadas na Tabela 3 dos leiautes do eSocial, que é composto por 26 tabelas. Para que você tenha uma ideia, existem 155 códigos relacionados somente às descrições da folha de pagamento.

O módulo 9 aborda o eSocial para micro e pequenas empresas, que ganharam uma versão simplificada do sistema, com aproximadamente um terço dos campos de preenchimento. O microempreendedor individual (MEI) que tiver um empregado que se e encaixa neste caso deve ficar atento. Se não tiver empregado, ele não está na obrigatoriedade do eSocial.

No módulo 10, estuda-se o eSocial Doméstico, que ajuda o empregador com o cumprimento das obrigações tributárias e trabalhistas resultantes das relações de trabalho.

O eSocial Doméstico já estava em vigor desde o final de 2015 e, desde então, ele tem sofrido ajustes. No final de 2017, foram incorporadas ao sistema as novas regras para empregado doméstico, decorrentes da Reforma Trabalhista.

Os próximos módulos do Curso Online eSocial falam sobre a certificação digital, o que é e como fazer a qualificação cadastral eSocial e como montar um plano de ação para implantar o sistema. Esses temas são tratados entre os módulos 11 e 14.

Os módulos restantes, do 15 ao 22, trazem conteúdos relacionados às seguintes abordagens:

  • Quais são as obrigações trabalhistas simplificadas pelo eSocial.
  • A adaptação das empresas, com uma visão sobre o que as organizações devem implantar em cada fase do cronograma e o tempo que elas têm até iniciar uma nova fase.
  • Dados gerais sobre o cadastramento de aprendizes e estagiários no eSocial, jornada de trabalho, adicional noturno, 13º salários, férias e outros.

Áreas de atuação

O novo sistema de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias criou uma nova demanda para o segmento contábil: de especialistas em eSocial. Não significa que seja preciso uma pessoa só para isso, mas que os profissionais e interessados em ingressar na área se especializem nessa competência.

O advento do eSocial expandiu as oportunidades para profissionais de contábeis e administração. Escritórios de contabilidade, setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal de qualquer tipo de organização são envolvidos diretamente com o eSocial, assim como os responsáveis pela folha de pagamento.

Há ainda o setor público, que demandará pessoas muito bem especializadas no sistema de informações trabalhistas. Imagine o volume nos processos de transmissão de informações somente de professores, a nível estadual, por exemplo. Considerando que a área educacional tem uma movimentação intensa de profissionais, no que diz respeito a trocas de escola, licenças, aumento de horas, substituições, contratos temporários, e a cada ano isso é diferente, sempre haverá uma intensa movimentação no portal eSocial. Além disso, tudo deverá acontecer em um ritmo acelerado, em função da natureza da área da educação.

Esse é um campo que está se abrindo e que gerará muitas vagas de emprego, pois as fases de implantação acontecem ao longo de 2018 e, no ano seguinte, será a vez do setor público.

É preciso se preparar para esse mercado, inclusive para concursos públicos. Conte com os cursos online com certificado do Centro de Estudos e Formação para se preparar adequadamente.

Avaliação e certificação

A certificação de nossos cursos online é totalmente opcional. Apesar disso, você sabe que, para comprovar seus conhecimentos, é preciso um documento que ateste todos eles, certo? Pois é, aqui, você começa estudando no curso escolhido e, ao terminar seus estudos, é possível testar tudo aquilo que aprendeu por meio de exercícios modulares. Se estiver preparado, você pode solicitar a avaliação, definindo a carga horária pela qual quer ser avaliado, que varia de 5 a 360 horas.

A avaliação final consiste em questões de Verdadeiro ou Falso. O número de perguntas varia conforme a carga horária escolhida e é preciso acertar 70% da avaliação para estar apto à certificação, disponível para contratação deste e demais cursos do Pacote Master. Consulte condições.

Diferenciais

O Centro de Estudos e Formação tem alguns diferenciais que o tornam o melhor portal de cursos online do país. Um dos principais é o baixo investimento: uma parcela de R$ 69,90, sem mensalidades.

Outros pontos de excelência do portal são:

  • A variedade de opções em qualificação. São mais de 1.300 cursos online com certificado, sobre uma infinidade de temas.
  • Ao se matricular em um curso, o aluno pode fazer todos os cursos do Pacote Master, sem cobranças adicionais.
  • Material elaborado e constantemente atualizado por um departamento pedagógico exclusivo.
  • Um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) moderno e otimizado para dispositivos móveis e computadores.
  • Certificado válido em todo o território nacional.

É hora de pegar essa oportunidade! Faça sua inscrição e aproveite os conhecimentos do curso de eSocial e de todos os outros oferecidos pelo portal. Bons estudos!

Objetivos

• Discutir sobre como o eSocial revolucionará o ano de 2018.
• Discutir os benefícios do eSocial para empresas e funcionários.
• Apresentar o cronograma e os prazos para a integração do eSocial.
• Abordar as verificações e as análises pré-eSocial.
• Apresentar as guias EFD-Reinf, DCTF-Web e SERO.
• Discutir sobre as rubricas da Folha de Pagamento no eSocial.
• Abordar eSocial para micros e pequenas empresas.
• Apresentar o eSocial doméstico e eSocial empresas.
• Abordar a certificação digital para o eSocial.
• Discutir sobre como fazer a qualificação e o plano de ação no eSocial.
• Discutir sobre os aprendizes e estagiários no eSocial.
• Abordar o cadastramento de funcionários no eSocial.
• Abordar a admissão de um empregado doméstico no eSocial.
• Abordar a jornada de trabalho, horas extras, adicional noturno, 13º salário e férias no eSocial.
• Apresentar as mudanças na Medicina e Segurança do Trabalho no eSocial.
• Discutir sobre o eSocial e a reforma trabalhista.
• Discutir sobre a adaptação das empresas ao eSocial.
• Apresentar as obrigações trabalhistas simplificadas pelo eSocial.

Área de aplicação

O Curso Online eSocial é direcionado para aqueles que desejam se aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, como também para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

Pré-requisitos técnicos

Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:

  • Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

O processo de certificação no Centro de Estudos e Formação é simples e dinâmico. Após estar matriculado e ter estudado o conteúdo proposto, o aluno deverá comprovar seus conhecimentos através da Avaliação por questionário, no qual opta por responder um questionário com um número definido de perguntas.

Não existem avaliações presenciais, tudo é realizado através do site.

O certificado só será emitido após o aluno ter cumprido seu período de estudos, ter aprovação na avaliação do curso pretendido e confirmado o pagamento da taxa de avaliação.

O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.

O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.

Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.

Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.

Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.

Veja como é fácil demais conseguir seus certificados no Centro de Estudos e Formação:

Como Funciona

Cursos EAD

Adquirir conhecimento e obter a comprovação das habilidades conquistadas é muito simples no Centro de Estudos e Formação. Realizando a sua inscrição e investindo na taxa de matrícula, você terá acesso a um completo e amplo material de estudos dos mais de 1.300 cursos online disponibilizados.

Material de estudos

O aluno terá acesso a vídeos, artigos, links, livros para downloads e muito mais. Alguns cursos são disponibilizamos com conteúdos modulares, que são agrupados por assuntos, antecipando o que será abordado, ou por conteúdos exclusivos, elaborado pela nossa equipe pedagógica competente. A equipe é responsável também por reunir e selecionar os melhores conteúdos para compor o material dos cursos, atualizar o material e criar novos cursos. Tudo isso facilitar o processo de aprendizagem do aluno e fornecer mais e mais conhecimento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para facilitar ainda mais os seus estudos, utilizamos nossa expertise em tecnologia para criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, o aluno acessa um sistema desenvolvido especialmente para maximizar os resultados e facilitar a sua vida, de maneira moderna e intuitiva. O AVA é otimizado para tablets, smartphones e computadores, assim, você pode estudar quando e onde quiser.

Processo avaliativo e certificados

Após estudar o conteúdo completo dos cursos, você pode testar os conhecimentos através de uma avaliação final composta por questões de verdadeiro ou falso. Nesse momento, o aluno selecionará a carga horária desejada do curso online, bem como a modalidade do curso: capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Você terá cinco tentativas para conquistar nota igual ou superior a sete pontos. Caso necessite de mais chances, o aluno pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento clicando aqui.

Se desejar receber o certificado, será necessário efetuar o pagamento da taxa de avaliação e aguardar o período mínimo de estudos para cada carga horária. Um dos nossos diferenciais é nosso cuidado com a datação e quantificação horária dos nossos certificados. Cada carga horária possui um período mínimo de estudos que deve ser cumprido individualmente para dar validade e segurança ao certificado. Para conferir os valores e período mínimo, clique aqui e não deixe de realizar sua matrícula no Centro de Estudos e Formação.

Invista apenas
R$ 69,90 e tenha acesso ilimitado, 24 horas por dia, durante 1 ano inteiro, a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos do Centro de Estudos e Formação.
Cargas horárias disponíveis 5h a 360h
Curso 100% online
Avaliações pela Internet
  • Questionário de Múltipla escolha com opções de verdadeiro e falso.
  • Número de questões varia de acordo com a carga horária escolhida.
Todos os cursos com certificado (contratação opcional)

  • Certificado digital, ecologicamente correto
  • Certificado entregue em casa
  • Frete grátis do certificado
  • Credibilidade comprovada
Ganhe pontos que podem ser trocados por prêmios
Conteúdos selecionados por um setor pedagógico exclusivo
Atendimento exclusivo via telefone, chamados e Facebook
Acesso ilimitado a todos os cursos do portal por 1 ano inteiro
Satisfação 100% garantida
QUERO INSCREVER AGORA MESMO
Cargas-horárias disponíveis:

De 5h a 360h. Você terá acesso a 100% do material deste curso e decidirá qual carga horária quer, somente se desejar prestar avaliação;

Investimento:

Você terá acesso a este curso assim que se inscrever no Centro de Estudos e Formação. Inscreva-se agora mesmo, investindo apenas R$69,90 e tenha acesso integral a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos, durante 1 ano inteiro. Você poderá estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. Não há mensalidades!

Certificado:

Caso desejar certificado, o processo de certificação é opcional e está disponível para todos os nossos cursos do nosso portal.

Certificado
Quem viu este curso, viu também: