Compondo o setor primário da economia, a agricultura é uma das práticas essenciais que fornece a subsistência alimentar do homem, pela utilização do solo para o plantio de várias culturas. Além disso, é um forte mercado empregador. No conjunto das cadeias produtivas, chamado agronegócio, há cerca de 19 milhões de trabalhadores empregados, segundo dados do último relatório do CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, referente a 2015 e divulgado no início de 2017.

Ser um segmento de alta empregabilidade faz com que atraia profissionais que já atuam na área ou pessoas que têm interesse em trabalhar nela. Como é um campo cujas técnicas e práticas evoluem constantemente, é essencial que as pessoas estejam bem qualificadas a assumir suas funções no ramo do agronegócio. Cursos online podem proporcionar esse preparo, por meio de cursos voltados à área da agricultura, como um curso de agricultura de precisão ou um curso agricultura familiar a distância, por exemplo.

A agricultura através da História: do passado aos tempos atuais

Trata-se de uma prática bastante antiga e, de acordo com a História, foi a partir do surgimento da agricultura que os nômades começaram a fixar moradia em um só lugar, após darem-se conta de que podiam retirar alimentos do solo, surgindo assim, as primeiras técnicas de manejo o cultivo. Como curiosidade: estamos falando de 12 mil anos, segundo a História sugere.

Com o passar do tempo as técnicas foram sendo aprimoradas e evoluindo, começaram as primeiras trocas comerciais e conforme o mundo ia descobrindo novas tecnologias, iam surgindo novas e modernas práticas, até o surgimento da indústria. A modernidade trouxe maquinários e implementos agrícolas, fertilizantes e outros objetos técnicos. Essa evolução foi conhecida como a Revolução Agrícola, que teve seu momento mais marcante após a Revolução Industrial. 

O fim da Segunda Guerra Mundial veio sucedido de outra revolução da agricultura, essa teria impactos significativos - tanto bons quanto ruins: a Revolução Verde. A nova revolução foi um conjunto de técnicas e de medidas que refletiram em melhorias genéticas nas plantas e uma evolução nos equipamentos de produção, resultando no aumento da produção de grãos (em larga escala). Como resultado, várias regiões com escassez de alimentos tiveram suas necessidades diminuídas significativamente, tanto que o agrônomo que é considerado o mentor da Revolução Verde, Norman Bourlag, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1990. Esses foram os impactos bons, acontece que essa “evolução e revolução” causou muitos impactos ambientais.

A agricultura no Brasil em números

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, em solo brasileiro planta-se a mais diversificada cultura: feijão, arroz, café, soja, milho, erva-mate, legumes, verduras, frutas, plantas medicinais e tudo que a terra aceitar produzir. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apresentou resultados de estudos feitos sobre índices de produtividade nos quais o Brasil figura como um dos países em que mais cresce a produtividade. De 2006 a 2010, o rendimento do Brasil na agropecuária aumentou 4,28%, ficando à frente do segundo colocado com bastante diferença: a China, com 3,25%. Esse aumento de produtividade tem garantido suprir as necessidades de alimentos no mundo inteiro, já que o Brasil deixou, nos últimos anos, de ser apenas importador e passou a ser um grande exportador de produtos agropecuários diversificados.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Agronegócio: mocinho ou vilão?

Se por um lado o agronegócio conseguiu diminuir o custo dos alimentos, levando a população a um novo cenário, de maior poder de escolha e consumo, por outro lado trouxe vários problemas:

  • a questão social: pequenos produtores sofreram com a modernização da agricultura, “perderam a briga” ao competir com técnicas e métodos modernos e muitos abandonaram o campo;

  • a questão ambiental: desequilíbrio ecológico, empobrecimento do solo, contaminação de mananciais, proliferação de pragas e queimadas são alguns dos exemplos do que aconteceu ao meio ambiente.

A agricultura familiar

Mesmo lutando contra gigantes, muitos pequenos produtores continuaram firmes em sua produção, fortalecendo a agricultura familiar, categoria de grande importância econômica e social para o país. O próprio governo federal criou programas que incentivam os pequenos produtores e impulsionam a agricultura familiar, inclusive financiamentos, dando o aporte necessário para os produtores. Atualmente a agricultura familiar é quem mais leva alimentos à mesa do brasileiro. 

O balanço de 2016, divulgado em fevereiro pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, mostra números impressionantes: 

  • 5.175.89 estabelecimentos rurais

  • 4.367.902 Unidades de Produção Familiar

  • 84,4% de estabelecimentos de agricultura familiar

  • 38% do valor bruto da produção agropecuária (143 bilhões de reais)

  • 74,4% de postos de trabalho no meio rural

A agricultura familiar é um tema bastante procurado em cursos livres, porque um curso agricultura familiar a distância aprimora conhecimentos sobre o assunto e faz com que profissionais de diversas áreas tenham uma visão do amplo alcance da temática, considerando que agricultura familiar não é somente o trabalho do produtor rural, mas também alcança quem adquire estes alimentos, seja para consumo próprio ou para o seu negócio, por exemplo. Outro exemplo: um curso agricultura familiar a distância é importante também para a capacitação de técnicos municipais e estaduais que atuam na compra de merenda escolar.

O que é agricultura de precisão?

Entre as práticas que surgiram nos últimos tempos como forma de encaixar a cultura agrícola em processos sustentáveis, surgiu a Agricultura de Precisão (AP). Trata-se de um sistema de gerenciamento agrícola que se baseia no princípio da variabilidade do clima e do solo, por meio da tecnologia de informação. 

Um curso de agricultura de precisão ensina como trabalhar a partir de dados específicos de determinadas áreas, referenciadas geograficamente para que se chegue à melhor forma de implantação de processos de automação agrícola, e o mais importante: dosando  o uso de agrotóxicos e adubos. Esse é um dos pontos, entre tantos que um curso de agricultura de precisão a distância pode oferecer. 

É importante salientar que esse é um ramo que cresce bastante no país, conforme as técnicas e vantagens do sistema agrícola vão chegando até os produtores rurais. Em outros termos, significa dizer que é um posto de vagas em expansão, e que um curso de agricultura de precisão a distância é aquele impulso que falta no seu sucesso profissional.

Todas as informações dadas até aqui mostram principalmente duas coisas: a agricultura é um dos setores que mais emprega e é preciso se preparar para atender as demandas desse segmento. Cursos online de agricultura chegam como uma ferramenta de preparação para empoderar de conhecimento aqueles que vão defender a produção agrícola consciente e comprometida com a sustentabilidade do planeta.

Esses cursos tratam de vários temas ligados à agricultura, mas em diferentes configurações: capacitam tanto a pessoa que lida diretamente na terra e com produção quanto a que trabalha com estatísticas, estudos, consultorias e projetos. O portal de cursos EAD  Centro de Estudos e Formação tem vários cursos online de agricultura que abrangem essas várias ramificações: produção e cultivo, parte técnica, equipamentos, cuidado do solo e muitos outros. Para que você tenha uma ideia do que o portal oferece, preparamos algumas dicas sobre os cursos a distância relacionados à agricultura mais procurados.

Cursos online na área de agricultura

Cursos online de agricultura: 10 super dicas

Nossas primeiras oito dicas são sobre cursos online com certificado que você encontrará no portal e que capacitam, atualizam e qualificam pessoas dando-lhes conhecimento e embasamento teórico e enriquecendo o seu currículo. Prontos? Conheça os cursos:

1. Curso Online Análise de Solos

Um dos principais impactos ambientais provocados pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária foi causado na terra. O solo foi bastante prejudicado durante muito tempo, sem que nada fosse feito para ajudar a recuperá-lo. Mas a preocupação com a sustentabilidade ambiental mudou algumas coisas nas últimas décadas. 

Há atualmente várias técnicas e métodos ensinados nos mais diversos canais de ensino, como em cursos online de agricultura. Essas ferramentas de trabalho visam o mapeamento, análise de fertilidade e avaliações do solo, fornecendo resultados e orientando formas de recuperação dos mesmos, como a compactação do solo, por exemplo.

O Curso Online de Análise de Solos coloca o aluno frente a frente com conceitos e metodologias utilizados para recuperar a terra e evitar a erosão, calcular o índice de fertilidade dos solos e toda sorte de formas de cuidar e preservar esse recurso, essencial para a agricultura e a produção de alimentos.

2. Curso Online Controle Integrado de Pragas

Um dos motivos do prejuízo que se causa ao solo  é a utilização de inseticidas nas lavouras, para combater as pragas que atacam as plantações. O Curso Online Controle Integrado de Pragas faz uma abordagem em como funciona a metodologia de CIP - Controle Integrado de Pragas e também sobre vários outros pontos relacionados ao combate de pragas.

O curso traz também noções de bioinformática, promove fundamentos teóricos sobre micro-organismos capazes de agir no controle biológico de pragas, evitando o uso indiscriminado de praguicidas. A metodologia é bastante utilizada para o controle de pragas agrícolas, e ela prevê vários passos, começando por identificar a espécie, conhecer o seu comportamento, determinar o nível de infestação, avaliar o impacto sobre o ambiente e outros, até chegar ao efetivo controle.

3. Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais

O cultivo de plantas medicinais é uma prática secular. Quem nunca tomou um chá feito pela avó, para ajudar a curar a gripe? Pois é, é difícil quem não conheça alguma planta que tenha efeitos medicinais. Mas o cultivo deixou de ser doméstico há muito tempo, as ervas medicinais passaram a ser utilizadas na medicina popular, por meio de medicamentos fitoterápicos.

Os cursos EAD sobre plantas medicinais tratam de conceitos e também sobre como as ervas medicinais atuam no organismo, como elas devem ser cultivadas, quais ervas são de uso doméstico, como funcionam os fitoterápicos e muitos outros tópicos. 

Como toda a cultura agrícola, as plantas medicinais também precisam ser cultivadas de forma sustentável, devem ter ações sustentáveis, como a compactação do solo, a não utilização de praguicidas, entre outras. Por isso o Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais traz ao aluno os temas necessários para que ele aprenda tudo sobre o cultivo e uso de plantas medicinais tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável. 

4. Curso Online Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Georreferenciamento é uma técnica que mapeia os imóveis rurais e por meio de um levantamento topográfico diz a dimensão, forma e localização de um imóvel rural. O georreferenciamento é exigido pelo Incra, de acordo com a Lei 10.267 de 2001, ou seja, é obrigatório que sejam descritos os limites dos imóveis rurais. 

Assim como a  agricultura de precisão, o georreferenciamento se utiliza de modernos equipamentos para cumprir o seu trabalho. Todas as informações, obrigatoriedades e normas sobre o tema são apresentadas pelo Curso Online Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O curso dá um panorama geral sobre registro de imóveis rurais, métodos de levantamentos topográficos e vários outros tópicos pertinentes ao tema. 

5. Curso Online Gestão de Agronegócios

Falar de agronegócio é englobar tudo que estamos abordando neste texto: agricultura de precisão, georreferenciamento, análise de solos, compactação do solo, trabalhadores do setor -  todos os meios, pessoas e serviços que fazem parte desse agrupamento de cadeias produtivas que envolve todos que participam - e também toda prática adotada - de forma direta e indireta no processo de abastecer os consumidores com alimentos.

Por meio do Curso Online Gestão de Agronegócios parte disso é trabalhado. O curso aborda fundamentos e conceitos, mostra como funciona o marketing nessa área, o uso dos recursos tecnológicos, como funciona a exportação dos produtos agropecuários e vários outros tópicos que dão ao aluno uma visão bem ampla do agronegócio no Brasil.

Quem pensa em fazer um curso de agricultura de precisão a distância, por exemplo, poderá encontrar no curso de agronegócios uma opção, já que o agronegócio engloba tecnologia, planejamento e gerenciamento, fundamentos da AP, voltados a melhorias na produtividade.

6. Curso Online Agroecologia

A agroecologia tem fundamentos da agronomia, mas sob uma perspectiva ecológica. Nessa ciência são analisados os ecossistemas agrícolas de forma bem mais ampla, abrangendo também seus aspectos técnicos, ecológicos, socioculturais e econômicos.

O Curso Online Agroecologia o aluno irá adquirir conhecimentos sobre as práticas adotadas para a sustentabilidade da agricultura, para que cada ação esteja em conformidade com a preservação do meio ambiente. Assim como um curso de agricultura de precisão mostra o quanto a AP agrega valor à produção, o de agroecologia mostra que pode elevar esse valor, adotado medidas que visam cuidar do bem mais precioso do homem: a natureza.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7. Curso Online Monitoramento e controle de pragas da cana-de-açúcar

O Brasil é um grande produtor de cana-de-açúcar, matéria-prima usada para a produção de açúcar e etanol. Como qualquer outra plantação, as lavouras de cana-de-açúcar sofrem com as pragas. 

O Curso Online Monitoramento e controle de pragas da cana-de-açúcar trata desse assunto, ao oferecer o aprendizado de formas de controle e combate dessas pragas, por meio de técnicas como o controle biológico e o manejo integrado de pragas. O curso também mostra, além das melhores práticas de controle, métodos alternativos de controle.

8. Curso Online Técnica e Implementos Agrícolas

Finalizando o nosso top 8 de cursos online na área de agricultura, temos o Curso Online Técnica e Implementos Agrícolas. Quem quer conhecer formas de fazer um melhor uso da terra, deve fazer esse curso. O curso trata tanto da boa utilização de técnicas agrícolas - do manejo ecológico, do estudos dos solos - até as características que definem um produtor.

Outra abordagem do curso é sobre as novas tecnologias a favor da agricultura, mostrando de que forma eles podem significar um aumento na produção e o seu uso adequado no plantio.

Nossas duas últimas dicas te mostram algumas vantagens de cursos online com certificado:

9. Por quê escolher um curso a distância

Várias são as vantagens de escolher cursos EAD. Nem sempre a rotina diária permite que a pessoa consiga um tempo para frequentar um curso, o que não acontece com os cursos a distância. Em cursos online, o aluno pode escolher o seu horário de estudo, tem o material sempre à disposição e pode estudar de onde quiser. Tudo de acordo com o seu tempo. 

Além disso, a modalidade de ensino a distância oferece valores mais acessíveis do que cursos presenciais. Aliando tudo, e mais o fato dos cursos oferecem também certificação, é notório que fazer cursos livres online é bastante vantajoso.

10. Sobre a certificação

A certificação dos cursos a distância é válida em todo o território nacional e além de comprovar a capacitação do aluno e valorizar o currículo, pode ser o elemento que irá ajudá-lo a crescer na carreira e conseguir uma promoção no trabalho. Os certificados de cursos livres também podem ajudar universitários com os créditos das atividades complementares, exigidas pela grade curricular de universidades. Também podem contar pontos em provas de títulos de concursos públicos e processos seletivos, se o edital assim prever.

Como pode ver, o Centro de Estudos e Formação tem muito a lhe oferecer. Por R$ 69,90 (pagamento único) você pode ter acesso durante o período de um ano a todos os cursos online com certificado do portal, podendo fazer, nesse tempo, quantos cursos quiser, tanto na área de agricultura quanto em qualquer outra área. Faça agora mesmo a sua inscrição e comece aproveitar todas as vantagens que portal oferece. 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que teremos muito prazer em atendê-lo.