Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais | Centro de Estudos e Formação

  • Alunos estudando este
    curso no momento

    cursos online

    213

  • Pessoas nesta
    página agora

    cursos online

    74

  • Certificados liberados
    deste curso hoje

    cursos online

    71

  • Avaliação média
    desse curso

    cursos online

    4.9 em 5

  • Já fizeram
    este curso

    cursos online

    2.817

O que aprenderei?
O papel das plantas medicinais ao longo da história
As plantas medicinais e fitoterápicos disponíveis no SUS
As indicações e contraindicações das plantas medicinais mais populares
A importância de preparar e consumir as plantas medicinais da forma correta
   O uso eficaz, consciente e seguro das plantas medicinais nos cuidados de saúde
As técnicas de cultivo das espécies medicinais mais populares no Brasil.

Cultivo e Uso de Plantas Medicinais

Você é daqueles que se lembra da avó preparando um chá de ervas medicinais para curar uma tosse, um resfriado ou uma dor de estômago? Se sua infância não teve essa cena, vamos lhe contar que essa era uma prática muito comum antigamente, pois o uso de plantas medicinais está relacionado aos primórdios da medicina e a sabedoria passou de geração a geração. A fitoterapia e o uso das plantas medicinais eram parte da prática da medicina popular, que diminuiu quando começou o processo de industrialização, nas décadas de 40 e 50.

Durante muito tempo, a medicina ignorou e até negou que chás, homeopatias e demais soluções feitas à base de ervas medicinais surtissem algum tipo de resultado no combate de sintomas e doenças. As plantas que curam foram discriminadas pela medicina tradicional, que agora vê na sua utilização uma possível solução para alguns tipos de problemas de saúde.

Por um lado, isso estava correto, pois se guiar apenas pela crença popular, sem conhecer seus efeitos, por uso inadequado, riscos de intoxicação, por exemplo, era algo perigoso. Mas muitos estudos e pesquisas nessa área resultaram em pontos positivos com relação ao uso das plantas que curam.  Atualmente, a prática dessa medicina alternativa está ligada ao tratamento empregado pela tradicional, com orientação de um profissional da saúde sobre a utilização adequada e sem riscos. Há que se salientar também que muitas plantas utilizadas para amenizar sintomas de doenças são utilizadas para culinária e outros fins.

Feita uma breve apresentação, temos uma pergunta: o que você acha de saber tudo sobre o cultivo e uso de plantas medicinais?

Sendo assim, o Centro de Estudos e Formação desenvolveu um curso de plantas medicinais que aborda o assunto e capacita estudantes de Biologia, Farmácia, fitoterapeutas, profissionais da área da saúde e de terapias alternativas e qualquer interessado em conhecer ou em seguir carreira em uma dessas áreas.

Então, vamos conhecer mais sobre o Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais e também as vantagens dos cursos online com certificado do portal?

O que você aprenderá

curso de plantas medicinais traz um material rico em informações sobre todos os tipos de plantas que curam.

Logo no início, há um panorama sobre a utilização das plantas medicinais ao longo da história. Dando continuidade aos estudos, haverá um módulo dedicado às plantas medicinais e fitoterápicos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, incluindo as principais referências elaboradas pelo Ministério da Saúde e Anvisa sobre o uso terapêutico destes recursos.

No decorrer do curso, serão encontrados materiais detalhados que discutem as indicações e contraindicações das plantas medicinais, para te ajudar a usar estes recursos com mais segurança e responsabilidade.

Por fim, você irá aprender sobre o local, qualidade e preparo do solo, e forma de propagação das plantas. O material ensina ainda como a terra deve ser preparada, como deve ser feita sua adubação, a colheita, a prevenção contra pragas, a manipulação e o armazenamento das plantas.

Não há dúvidas que o nosso curso de plantas medicinais contribuirá para a sua formação como um profissional altamente qualificado em fitoterapia, que estará pronto para qualquer desafio do mercado de trabalho.

Áreas de atuação

Conhecer sobre plantas medicinais é importante para profissionais de várias áreas de atuação, inclusive para a agricultura familiar.

Como a medicina tradicional alia o uso de fitoterápicos a alguns tratamentos, quem pensa em estudar ou está estudando medicina, assim como os profissionais já formados, têm muito a aprender com o Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais do portal. Sua área de atuação inclui o Sistema Único de Saúde. O SUS incorporou ao seu sistema a Farmácia Viva, um programa fitoterápico que tem o objetivo de fazer cultivo, processamento, armazenamento, manipulação e preparações de ervas medicinais e fitoterápicos.

Profissionais da área da Ciências Biológicas, Botânica e farmacêuticos podem trabalhar em centros de pesquisa, como consultores na área ou, até mesmo, ministrar aulas em universidades.

Farmacêuticos especialistas em fitoterápicos podem atuar em indústrias farmacêuticas, farmácias privadas e públicas, farmácias de manipulação e distribuidoras e importadoras de produtos fitoterápicos. Por meio de concurso público, esses profissionais podem atuar em órgãos como a Embrapa e a Anvisa.

Há ainda o campo de atuação para os empreendedores, porque é preciso quem cultive as ervas medicinais para a fabricação dos medicamentos fitoterápicos. Isso pode ser feito por qualquer empreendedor que contrate uma equipe capacitada ou pela agricultura familiar, conforme objetivo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do governo federal.

Seja qual for o campo de atuação, os envolvidos podem adquirir conhecimentos por meio de cursos online voltados a esse segmento.

Avaliação e certificação

Todos os nossos cursos online têm certificação opcional. O certificado do Centro de Estudos e Formação é reconhecido em todo o território nacional e pode ser utilizado para:

  • Adicionar competências ao currículo, um grande diferencial em processos de recrutamento e seleção.

  • Preparação para progressão de carreira, no caso de funcionários públicos.

  • Eliminar créditos das atividades complementares exigidas pelos cursos técnicos e de graduação.

  • Pontuar nas provas de títulos de concursos públicos, se assim estiver previsto no edital do certame.

Para solicitar a comprovação de estudos, o aluno precisa fazer a avaliação final e escolher por qual carga horária quer ser certificado. A seguir fará uma prova no formato de questionário de Verdadeiro ou Falso, na qual precisará ter 70% de aproveitamento. Ao conseguir passar essa fase, estará habilitado a continuar com o processo de solicitação de seu certificado, conforme indicações existentes nas condições de contratação.

Diferenciais

O Centro de Estudos e Formação oferece vantagens incríveis, que o destacam dos demais portais de cursos online com certificado. Confira:

  • Uma das principais vantagens é o baixo investimento: uma parcela única de R$ 99,70. Não há cobrança de mensalidades e, ao se matricular em um curso, o aluno pode fazer todos os cursos do Pacote Master.

  •  O portal oferece uma variedade de opções em qualificação: mais de 1.300 cursos online, sobre uma infinidade de temas.

  • O material dos cursos é elaborado e constantemente atualizado por um departamento pedagógico exclusivo.

  • O aluno estuda em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moderno e otimizado para dispositivos móveis e computadores.

  • O certificado é válido em todo o território nacional.

Não deixe passar todas essas oportunidades. Faça sua inscrição e aproveite os conhecimentos do Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais e de todos os outros cursos online com certificado oferecidos pelo portal. Bons estudos!

Objetivos

• Promover conhecimento acerca do cultivo das plantas medicinais.
• Refletir sobre a importância das plantas medicinais ao logo da história.
• Identificar as espécies mais populares, suas indicações e contraindicações.
• Abordar as diferentes formas de preparo e administração das plantas medicinais.
• Apresentar as descobertas mais recentes sobre as propriedades terapêuticas das plantas.
• Promover o uso seguro e consciente das plantas medicinais.

Área de aplicação

O Curso Online Cultivo e Uso de Plantas Medicinais é voltado, principalmente, para profissionais da área da saúde. O curso é direcionado também para aqueles que queiram aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos acerca do uso terapêutico das plantas, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

Pré-requisitos técnicos

Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:

  • Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.

O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.

Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.

Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.

Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.

Cursos livres, que são todos os oferecidos pelo Centro de Estudos e Formação, não dão direito à registro em conselhos profissionais.

Perguntas e respostas do curso:

Plantas medicinais são espécies vegetais, cultivadas ou não, utilizadas para fins terapêuticos. Após os processos de coleta, estabilização e secagem a planta passa a ser chamada de droga vegetal. Nesse estágio ela pode ser apresentada na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

As plantas medicinais possuem várias propriedades capazes de atuar na prevenção e cura de doenças. Os seus principais benefícios envolvem a presença de substâncias analgégicas, digestivas, expectorantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, aperientes, diuréticas, cicatrizantes, antissépticas, ansiolíticas, sedativas entre outras.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Flores medicinais são todas aquelas utilizadas com objetivos terapêuticos. As mais populares são: hibisco (Hibiscus sabdariffa), calêndula (Calendula officinalis L.), lavanda (Lavandula angustifolia Mill.), camomila (Matricaria recutita L.) e dente-de-leão (Taraxacum officinale F. H. Wigg).

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

A planta medicinal é o recurso em sua forma natural, sem passar por qualquer processo de industrialização. Já o fitoterápico é o produto obtido de planta medicinal, ou de seus derivados, apresentado, geralmente, na forma de comprimido, cápsula, pomada, solução oral, tintura, entre outras.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

O uso de plantas medicinais no tratamento da diabetes ainda é controverso. Apesar disso algumas pesquisas têm apontado propriedades antidiabéticas em algumas espécies, como as folha de romã e a pata-de-vaca.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Guaçatonga e espinheira‐santa são plantas indicadas pela ANVISA para o tratamento da gastrite. Algumas espécies são contraindicadas para pessoas que apresentam esta condição, como alho e guaraná.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Há diversas formas de preparo para as plantas medicinais, sendo as mais comuns: infusão, decocção, maceração, compressa, inalação, xarope, emplastro, banho e gargarejo.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Chás são bebidas preparadas através da infusão ou decocção de plantas em água. Para ser considerado medicinal, o chá deve ser preparado com plantas de propriedades terapêuticas reconhecidas, respeitando a forma ideal de preparo para aquela espécie.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Há duas formas: infusão ou decocção. Na infusão a água fervente deve ser despejada sobre a erva, imediatamente o recipiente deve ser tampado e conservado assim por alguns minutos. Na decocção a erva e a água são levadas ao fogo ao mesmo tempo, buscando extrair os princípios ativos através da exposição prolongada ao calor.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Se você deseja usar plantas para curar uma doença e/ou agravo de saúde, deve respeitar a forma correta de preparo, dose e duração do tratamento. Para isso, busque orientação de um profissional de saúde. O uso inadequado de tais recursos poderá trazer efeitos indesejados à sua saúde.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Veja como é fácil demais conseguir seus certificados no Centro de Estudos e Formação:

Como Funciona

Cursos EAD

Adquirir conhecimento e obter a comprovação das habilidades conquistadas é muito simples no Centro de Estudos e Formação. Realizando a sua inscrição e investindo na taxa de matrícula, você terá acesso a um completo e amplo material de estudos dos mais de 1.300 cursos online disponibilizados.

Material de estudos

O aluno terá acesso a vídeos, artigos, links, livros para downloads e muito mais. Alguns cursos são disponibilizamos com conteúdos modulares, que são agrupados por assuntos, antecipando o que será abordado, ou por conteúdos exclusivos, elaborado pela nossa equipe pedagógica competente. A equipe é responsável também por reunir e selecionar os melhores conteúdos para compor o material dos cursos, atualizar o material e criar novos cursos. Tudo isso facilitar o processo de aprendizagem do aluno e fornecer mais e mais conhecimento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para facilitar ainda mais os seus estudos, utilizamos nossa expertise em tecnologia para criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, o aluno acessa um sistema desenvolvido especialmente para maximizar os resultados e facilitar a sua vida, de maneira moderna e intuitiva. O AVA é otimizado para tablets, smartphones e computadores, assim, você pode estudar quando e onde quiser.

Processo avaliativo e certificados

Após estudar o conteúdo completo dos cursos, você pode testar os conhecimentos através de uma avaliação final composta por questões de verdadeiro ou falso. Nesse momento, o aluno selecionará a carga horária desejada do curso online, bem como a modalidade do curso: capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Você terá cinco tentativas para conquistar nota igual ou superior a sete pontos. Caso necessite de mais chances, o aluno pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento clicando aqui.

Se desejar receber o certificado, será necessário efetuar o pagamento da taxa de avaliação e aguardar o período mínimo de estudos para cada carga horária. Um dos nossos diferenciais é nosso cuidado com a datação e quantificação horária dos nossos certificados. Cada carga horária possui um período mínimo de estudos que deve ser cumprido individualmente para dar validade e segurança ao certificado. Para conferir os valores e período mínimo, clique aqui e não deixe de realizar sua matrícula no Centro de Estudos e Formação.

Calculadora da economia
Investimento de matrícula R$ 99,70 Acesso a mais de 1.200 cursos durante 1 ano
Carga horária desejada 420h
Mova para escolher
Clique e conheça o Centro de Estudos e Formação
Cargas-horárias disponíveis:

De 5h a 420h. Você terá acesso a 100% do material deste curso e decidirá qual carga horária quer, somente se desejar prestar avaliação;

Investimento:

Você terá acesso a este curso assim que se inscrever no Centro de Estudos e Formação. Inscreva-se agora mesmo, investindo apenas R$ 99,70 e tenha acesso integral a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos, durante 1 ano inteiro. Você poderá estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. Não há mensalidades!

Certificado:

Caso desejar certificado, o processo de certificação é opcional e está disponível para todos os nossos cursos do nosso portal. O certificado digital é grátis para as cargas horárias de 5h, 10h. Tenha quantos certificados quiser!

Certificado

Lançamentos dos últimos 3 meses

X
Rafaela
Rafaela
Rafaela

Se você tiver matrícula ativa, poderá conquistar certificados digitais de 5 e 10 horas 100% grátis! Quantos você quiser! Matricule-se agora mesmo!

INSCREVA-SE
Mostrar Senha
Registrar

Já tem cadastro? Login