Coaching: uma carreira visionária, que já conta com 53 mil profissionais no mundo todo e movimenta cerca de US$ 2 bilhões ao ano. Na América Latina, incluindo o Brasil, é claro, já são estimados 4 mil coaches atuantes.

Esses dados motivadores são de um estudo divulgado pelo ICF (International Coach Federation) em março de 2017. A pesquisa ainda mostra que houve um aumento de 30% na contratação de coaches no Brasil, mas que resta muito espaço para esse índice crescer ainda mais. Nesse sentido, a busca por uma formação completa a área é totalmente válida para você que deseja ter sucesso profissional. Um bom curso de coaching online, por exemplo, pode abrir inúmeras portas e render excelentes retornos.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, você tem a chance de obter conhecimentos em centenas de cursos online, incluindo os que permeiam as áreas de RH, Administração, Psicologia e muitas outras que se relacionam com a moderna função de coach. Em nosso curso online coaching, é possível desbravar conceitos e técnicas que geralmente não são abordados em outros cursos a distância do nicho. Elaborado por um setor pedagógico dedicado, ele conduz o aluno a um patamar diferenciado de know-how sobre o tema, preparando-o para disputar seu lugar no mercado de trabalho da melhor forma possível.

Acompanhe nosso artigo de hoje para esclarecer dúvidas variadas que você possa ter sobre o assunto. O que é coaching e o que ele proporciona, afinal? Essas e outras respostas você confere aqui e aprende de forma amplificada em cursos online com certificado. Leia mais e tire suas dúvidas.

Conceitos relacionados ao coaching

Existem inúmeros conceitos relacionados ao coaching, tendo em vista que este processo já possui quase dois séculos. Porém, segundo Villela Da Matta e Flora Victoria, dois dos mais importantes especialistas em coaching do Brasil, a principal definição é de que é um procedimento que tem o objetivo de melhorar a performance de uma pessoa, empresa ou grupo, utilizando diversas metodologias e ferramentas para aumentar os resultados positivos. Essa aplicação deve ser feita por um profissional capacitado, o conhecido como coach, juntamente com o cliente, denominado coachee.

E apesar de ser uma técnica antiga, só no final do século XX que começou a ser disseminada para o grande público. Inicialmente, podíamos ver mais os atendimentos de coaching voltados para o esporte, no qual o especialista é encarregado por ajudar atletas a melhorar o rendimento; depois, o ramo se expandiu drasticamente para o mundo dos negócios de modo mais popular, firmando-se como um importante instrumento de desenvolvimento pessoal e empresarial. 

No âmbito corporativo, inclusive, é que o coaching mais se destaca, com seu grande poder de fazer a gestão de pessoas funcionar bem melhor e alavancar os números de gestores e empresas como um todo. Já no campo pessoal, as técnicas conceituadas podem melhorar a autoestima, sanar medos e traumas existentes, largar vícios, lidar com perdas, entre outros incentivos particulares.

Informações práticas sobre coaching

Você já pode entender que coaching proporciona diversos benefícios, porém, como ele funciona na prática? Bom, não podemos dizer que existe uma "receita de bolo", já que trabalhar com pessoas pede que o serviço seja personalizado. Contudo, grandes conhecedores dessa área já disseminaram um passo a passo que se tornou trivial para quem estuda em um curso de coaching e já atua como profissional. Veja algumas informações sobre isso que você deve conhecer:

  1. Coaching não é o mesmo que terapia, mentoring ou consultoria. Apesar de reunir conhecimentos dessas áreas também, o coaching trabalha com um começo, meio e fim, que inclusive têm um determinado tempo para acontecer. Desta forma, quando alguém contrata esse tipo de serviço, espera que sua meta seja alcançada muito mais rapidamente do que outras práticas - e realmente o resultado vem a galope.
  2. O coaching não acontece sem que haja um relacionamento efetivo entre o coachee e o coach, no qual a dupla manifesta motivação para atender às tarefas e chegar à conclusão das metas. O conteúdo a ser trabalhado é determinado pelo coachee, e é analisado e equilibrado pelo coach. 

  3. Com o processo de coaching o cliente começa a entender seu problema sob uma outra ótica, enxerga caminhos alternativos e um leque de oportunidades para alcançar sua meta e ser ainda mais realizado. 

  4. O coach sempre vai trabalhar sob esses dois focos: aumento de performance ou mudança, transformação e aprendizado.

Ao buscar conhecimentos embasados sobre o que é coaching, quais as vantagens que ele confere, como ele deve funcionar e seus resultados possíveis, você dá um passo à frente em sua carreira nesse ramo. O curso de coaching online aqui do portal, funciona como uma ótima peça-chave para que você inicie seus estudos e encontre lá na frente o futuro que sempre desejou. Não é à toa que pesquisas, como a que citamos acima, indicam que a formação nesse setor, principalmente em um curso de coaching de excelência, está entre as mais requisitadas do mercado atual. 

2 vertentes para você conhecer

Depois de conhecer basicamente o que é coaching, é preciso entender que ele se ramifica em inúmeras vertentes, e tende a se multiplicar ainda mais com o passar do tempo. Tal fator é considerado positivo, por que significa que ele pode ser aplicado para variados públicos e, assim, ajudar muitas e muitas pessoas e instituições.

Existe coaching de carreira, de liderança, de performance, de finanças, de emagrecimento, de relacionamento, de estilo e todos os demais meios que você possa imaginar. O que podemos frisar é que há espaço profissional para todo mundo e auxílio prático para qualquer tipo de problema, sonho, anseio, dúvida, etc. Cursos online com certificado exibem um panorama completo de todas as ramificações, ensinando o passo a passo do atendimento de cada uma, vale a pena conhecer.

Selecionamos dois tipos de coaching para você conhecer. Confira:

Coaching superação de conflitos e jogos de poder

Muito aplicado em empreendedores e gestores, esse tipo de coaching trabalha diversas áreas do desenvolvimento humano. Engloba, por exemplo, os relacionamentos interpessoais, os quais são ultra necessários no ambiente de trabalho ou em quaisquer outros grupos, mas podem, muitas vezes, provocar conflitos. É certo que algumas vezes as divergências podem ser resolvidas internamente, todavia, há casos em que relações conflituosas crescem de uma forma assustadora, atingindo até mesmo a vida pessoal dos executivos.

Para ajudar nesta via, o especialista em coaching iniciará o processo com o coachee analisando qual é o conflito desgastante do momento, sua origem, as possíveis causas e quais os "estragos" que ele tem causado no ambiente e na vida de todos os envolvidos. São aplicadas teorias e práticas de psicoterapia, comunicação, recursos humanos, marketing, entre outros, para melhor o relacionamento entre as partes e até mesmo processo de convivência delas, que com certeza estará bem defasado. 

Outro campo que pode ser abordado também no ramo dos negócios são os "jogos de poder", comum entre líderes, gestores e chefes de empresas. Liderança é algo que é buscado pela maioria dos trabalhadores, mas muitas vezes não chega facilmente e nem da maneira correta à vida deles. O coach pode melhorar qualquer ambiente que esteja sofrendo com muitas pessoas brigando por poder, encorajando as pessoas a exercerem o seu lugar de forma honesta e sem querer "puxar o tapete" do outro.

Há inúmeros cursos a distância que abordam essas situações e que podem qualificar você, como o Curso Online Administrando Conflitos‍ e o Curso Online Liderança‍. São muitas alternativas de estudos bacanas em cursos online dinâmicos e agregadores.

curso de coaching online

Coaching construção e sinergia de equipes

Uma dificuldade que pode surgir na estruturação de uma empresa é na hora de montar a equipe de trabalho, ou os setores, dependendo do porte. Vários fatores podem desestruturar uma equipe já formada ou que está para se reunir. Alguns deles são falta de comunicação assertiva, desmotivação ou até mesmo problemas de liderança. Desta forma, será preciso de uma intervenção do coach para mostrar ao coachee que nem todo grupo é uma equipe.

Uma equipe necessariamente precisa trabalhar unida em prol de um ou mais objetivos em comum. É quando ocorre a conhecida sinergia, que precisa ser construída com a comunicação entre os integrantes, o respeito, o engajamento semelhante, a proatividade em conjunto, entre muitas outras características. Caso haja problemas nessa estrutura, o trabalho de coaching será muito bem-vindo e proporcionará uma melhora e tanto não só na harmonia da equipe em questão, mas na produtividade e lucratividade da empresa.

6 necessidades humanas

Um conceito que é muito estudado em qualquer curso de coaching bem elaborado e aplicado por coaches do mundo todo é o que remete as "6 necessidades humanas". Elas foram reunidas pelo famoso coach norte americano Anthony Robbins, que após mais de 30 anos de experiência de trabalho com pessoas de diferentes perfis, percebeu que os problemas dos seres humanos são semelhantes, não importando a nacionalidade ou qualquer outra característica.

Para Robbins todos temos necessidades humanas iguais, o que muda é o modo que utilizamos para supri-las. Vale saber que tais necessidades são consideradas de emocionais, e por isso quando são trabalhadas certas emoções conseguimos alimentar essas nossas carências. 

Descubra mais sobre as necessidades humanas definidas por Anthony Robbins abaixo e não deixe de estudar tudo sobre essa teoria em cursos a distância de qualidade.

  1. Certeza/conforto: a capacidade que nós temos de evitar o sofrimento e de obter formas de prazer, puramente ligada ao instinto de sobrevivência do homem. É a habilidade e, realmente, a necessidade de sentir-se confortável e seguro.
  2. Incerteza/variedade: está ligada ao desejo de sempre sermos desafiados, de termos surpresas, enfrentar o desconhecido e os medos, ou até mesmo de fazer transformações na vida.
  3. Significado/importância: necessidade que cada um tem de ser importante para alguém e para o mundo, de ser autêntico e de ser reconhecido. Está relacionado ao objetivo de ser diferente dos outros.
  4. Amor/conexão: aqui cabe a nossa precisão de compartilhar amor e outros sentimentos, emoções com terceiros. Na vida, todos nós precisamos dar e receber atenção por diversos meios.
  5. Crescimento: necessidade que temos que sempre progredir em todos os âmbitos da vida, aprender coisas novas e evoluir como pessoas.
  6. Contribuição: capacidade de sermos altruístas, estarmos dispostos a ajudar outras pessoas, fazer benefícios, doar, compartilhar.

Segundo o coach criador das 6 necessidades, as quatro primeiras têm a ver com a personalidade ou o ego, e as duas últimas são relativas ao estado de espírito. Ao fazer um trabalho de coaching, o especialista deverá perceber qual habilidade o coachee precisa desenvolver mais rapidamente e, com base nessa análise, determinará quais necessidades serão evoluídas nesse processo. É preciso criar uma rotina de equilíbrio para que ele atinja a qualidade de vida total.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Modelo G.R.O.W

Outro método muito usado pelos coaches profissionais é o G.R.O.W, criado por John Whitmore, autor do livro Coaching para Performance. Essa ferramenta é também bastante abordada em um curso online voltado para o desenvolvimento pessoal ou um curso online coaching específico. 

Grow, que signifca "crescer" em inglês, possui as quatro letras iniciais dos pilares fundamentais: G = Goal (metas); R =  Reality (realidade); O = Options (opções); W = What, When e Who (o que, quando e quem vai fazer). Para cada uma dessas definições, o autor propôs uma série de perguntas que devem ser formuladas e respondidas para que o método funcione de maneira eficaz. Veja exemplos destes questionamentos:

  • Goal: A questão deve instigar o coachee a ser o mais sincero e detalhista possível, com noção de realidade e prazo para acontecer. Pode ser "quais são suas principais metas?" ou "o que você quer atingir ao final do processo de coaching?".
  • Reality: A pergunta a ser feita deve fazer o cliente pensar em sua atual situação: "onde você está e o que falta para chegar aonde quer?"
  • Options: Ajude seu cliente a explorar as alternativas possíveis, questione-o com, por exemplo: "como obter mais sucesso da próxima vez?"
  • What, When, Who: Agora, você perguntará algo ao coachee que o faça estabelecer nas ações que serão programadas durante o coaching. a questão propõe mais comprometimento da parte dele. "Quais são as próximas etapas" e "O que impede de ser 100% dedicado?".

Tanto esse quanto o conceito das necessidades humanas são apenas algumas amostras do que pode ser envolvido no processo de coaching para facilitar a motivação e o alcance das metas. É imprescindível que você, ao estudar mais em um curso online coaching, dedique-se em adquirir mais sobre essas técnicas, pois elas irão lhe auxiliar bastante na profissão e melhorar o currículo.

Faça o curso de coaching online e dê um up na carreira

Este artigo deu uma prévia a você de como o universo do coaching é amplo. Muitos tópicos podem transparecer complexidade, contudo, em um curso online exclusivo sobre a área a didática é elaborada para tornar o aprendizado muito mais prático e de simples entendimento. O dinamismo é uma das maiores vantagens dos cursos online com certificado do Centro de Estudos e Formação, que também oferecem praticidade, segurança, economia e diferenciais incríveis.

Por serem realizados através da internet e em qualquer hora do dia, os cursos a distância podem ser a melhor escolha para você que trabalha e estuda, mas quer sempre buscar mais qualificação. Que tal experimentar essa metodologia? Comece se capacitando em nosso curso de coaching online e depois expanda seus horizontes com os cursos online que desejar com um investimento que cabe no bolso: apenas R$ 99,70. É isso mesmo, faça sua inscrição no portal, e garanta conhecimentos em diferentes áreas por esse único valor, aproveite!

Há dúvidas sobre o tema ou algo relacionado ao nosso curso online de coaching? Não deixe de apresentá-las no espaço abaixo para a gente, responderemos o mais breve possível. Continue acompanhando nossos artigos, esperamos por você!