Todas as empresas precisam de profissionais capacitados para elaborar contratos, folha de pagamento e fazer cálculos referentes a impostos. Geralmente, há um setor de departamento pessoal voltado exclusivamente para essas tarefas, que inclusive, é continuamente valorizado pelo mercado de trabalho. Se você tem interesse nessa área, vale a pena conhecer um bom curso de auxiliar de departamento pessoal.

O Centro de Estudos e Formação, reconhecido pela expertise em cursos online com certificado, oferece a estudantes, profissionais e demais interessados o Curso Online Auxiliar de Departamento Pessoal. Elaborado por um setor pedagógico dedicado, essa é uma opção excelente para você capacitar, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos do tema.

Se você tem vontade de crescer na carreira e não sabe por onde começar, siga nossas dicas de qualificação em cursos online. O setor administrativo é um dos que mais oferecem oportunidades mesmo diante da crise econômica que o país enfrenta, e as chances de recolocação aumentam mais ainda quando se tem um currículo atraente.

Acompanhe nosso artigo, criado especialmente para você reconhecer o valor de um curso de departamento pessoal de excelência para sua vida profissional e descobrir tópicos interessantes sobre o assunto.

Curso de auxiliar de departamento pessoal e o mercado de trabalho

Duas áreas continuam “de bem” com o mercado, mesmo com o grande número de desempregados no Brasil: recursos humanos e administração. Segundo um guia salarial elaborado pela consultoria Robert Half em 2017, o setor de RH, sobretudo aquele relacionado às rotinas de departamento pessoal, dispõem de ótimas oportunidades em diversos níveis de escolaridade.

Os já formados e que desejam mudar de emprego, podem aproveitar essa chance para atualizar o currículo com um curso de auxiliar de departamento pessoal eficiente e relembrar conceitos e práticas para chamar a atenção dos recrutadores. Os estudantes que estão atrás de um estágio também pode se aproveitar de um curso de departamento pessoal online, valorizando os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação ou técnico, e disparando frente aos concorrentes.

Não podemos nos esquecer também que, além das vagas em empresas privadas, há aquelas destinadas para os órgãos do Estado. Concursos públicos que oferecem oportunidades para especialistas em departamento pessoal podem ser a alternativa perfeita para conseguir um emprego estável e bem remunerado. Para ajudar a atingir uma boa colocação, vale saber, você pode contar com os cursos online com certificado, que dependendo do edital, são aceitos para somar pontos à prova de títulos.

A boa notícia é que, além do curso de departamento pessoal, há outras ideias de cursos para complementar sua formação com maestria nessa área. O Curso Online Gestão de Pessoas‍ é uma delas, que expõe um conteúdo dinâmico e integral.

Relações do trabalho – Origens e Evolução

O trabalho é um conceito antiquíssimo. Ele começou a acontecer a partir do primeiro momento em que o homem sentiu a necessidade de modificar a natureza para beneficiar sua sobrevivência e seu conforto. Ao buscar comida, os primeiros humanos já exerciam algum tipo de trabalho e isso nenhum livro de história pode negar. Já o fundamento de emprego, mesmo sendo bem próximo ao de trabalho, é algo mais recente, com a origem estimada assim que houve a Revolução Industrial no século XIX.

Iniciada na Inglaterra, tal revolução eclodiu para o mundo o interesse pelo avanço das relações de trabalho. Era uma época em que as máquinas começavam a substituir os trabalhadores na agricultura, provocando um êxodo rural. Assim, as cidades se tornaram extremamente populosas, com excesso de mão de obra e, consequentemente, muito desemprego. E ao mesmo tempo que havia maquinário para ajudar na produção, não havia um preparo dos trabalhadores, o que resultava em muitos acidentes.

No início do século XX, as manifestações contra as jornadas de trabalho vigentes e pela busca por melhorias nas condições de trabalho começaram a “pipocar” pela Europa, inspirando inúmeros estudiosos, incluindo Marx e Engels, que publicaram o famoso Manifesto Comunista, criticando a postura dos governos à época perante os trabalhadores.

Logo depois da 1ª Guerra Mundial, as mudanças ficaram ainda mais visíveis, incluindo aqui no Brasil. O presidente Getúlio Vargas foi o responsável por dar espaço para o Direito do Trabalho na Constituição Federal, em 1934, assegurando a liberdade sindical, salário mínimo, jornada de oito horas, férias anuais remuneradas, entre outros direitos.

Em 1943 foi a vez dele instaurar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que ao longo das décadas sofreu diversas alterações, sendo que a última delas foi sancionada pelo presidente Michel Temer, em 2017. A partir de novembro deste mesmo ano as empresas devem estabelecer contratos mais flexíveis, nos quais podem abrir espaço para negociação entre patrão e funcionário, dependendo da situação; aumentar a carga horária para 12 horas; modificar o vínculo empregatício, entre outras mudanças.

Para conhecer a história das relações trabalhistas do começo ao fim, indicamos a você alguns cursos online super abrangentes e atualizadíssimos com as leis vigentes. Um deles é o curso online sobre o Trabalhador e seus direitos, elaborado para atender as dúvidas de estudantes e profissionais de administração, direito, finanças, história, contabilidade e recursos humanos.

Guias de encargos sociais

Depois de perpassar pela história do trabalho ao longo dos anos, é preciso compreender tudo sobre os encargos sociais, tema também explanado em qualquer curso de departamento pessoal com boas referências. Mas o que são encargos sociais? Bom, eles nada mais são do que os direitos do trabalhador previstos por lei.

Profissionais de departamento pessoal e de contabilidade atuam diretamente com esses encargos, já que precisam fazer os cálculos que devem estar presentes na folha de pagamento e aqueles referentes aos deveres da empresa. Para atuar de forma correta dentro desses setores, é preciso conhecer cada taxa e contribuição mensal existentes para que, de certa forma, beneficie a sociedade trabalhadora como um todo, através do financiamento de políticas públicas.

Em outras palavras, os encargos sociais são aqueles que são criados para proteger os funcionários de alguma forma, mesmo que indiretamente, como o INSS e o FGTS. O que ocorre no Brasil é que os empregadores consideram essas taxas excessivas, podendo somar cerca de 36% da folha de pagamento. Por isso que constantemente ouvimos que os empresários brasileiros tendem a pagar muito mais impostos sobre a folha de pagamento do que os de outros países. Todavia, como são de caráter obrigatório, esses cargos não podem ser burlados e precisam ser conhecidos para que a lei seja cumprida de forma eficaz.

Os encargos sociais são pagos mensalmente ou anualmente para cada funcionário da empresa, somando ao salário. Temos como exemplos principais:

  • Instituto Nacional de Seguro Social – INSS

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS

  • Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP

  • Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho – GILRAT

  • Salário Educação (emprego no setor privado empresarial)

  • Contribuição para o Sistema S – SESC/SENAC, SENAI/SESI, SEBRAE, INCRA (emprego no setor privado empresarial)

É imprescindível conhecer a fundo todos os cálculos referentes a esses encargos, pois eles são como se fossem a base das rotinas de departamento pessoal de qualquer empresa. Em cursos a distância você pode estudar isso de modo integral, melhorando sua prática em seu dia a dia, sobretudo quando se trata de um curso de departamento pessoal online como o que oferecemos aqui no portal. Vale a pena conhecer.

curso de auxiliar de departamento pessoal

Documentação e Registro

Um dos pontos mais presentes das rotinas de departamento pessoal é a formalização de funcionários admitidos pela empresa. Quando há uma contratação, tal setor fica responsável por solicitar a documentação necessária para o registro na Carteira de Trabalho. Essa função é um misto de cumprimento das leis trabalhistas e das normas internas da empresa, e é imprescindível que seja realizada com atenção.

Entre os documentos que devem ser apresentados pelo funcionário estão o documento de identidade; CPF; título de eleitor; certidão de casamento; certidão de nascimento dos filhos; carteira de vacinação dos filhos; carteira de trabalho; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e fotos 3x4. Essa é a relação básica da papelada requerida tanto pelo Ministério do Trabalho para o registro de um novo trabalhador quanto pela empresa.

Além deles, o setor de RH ou DP encaminhará o novo contratado para o exame médico admissional, sendo que seu resultado, assinado pelo especialista deve ser também entregue juntamente com a documentação. Vale lembrar que o exame médico deve ser custeado pela empresa e não pelo funcionário.

Quanto ao registro, só acontecerá quando todos os documentos e exame médico forem entregues. Ele estabelecerá o vínculo empregatício e o funcionário de departamento pessoal deve ficar atento quanto às anotações que devem constar na CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social. As informações básicas são: dados do empregador, cargo, data de admissão, salário e condições especiais, se houver. Outra obrigatoriedade da CLT para a empresa é preencher o Livro Registro de Empregado.

É de opção da empresa elaborar um contrato de experiência, que valerá no máximo 90 dias. Esse período é bastante utilizado pelas corporações brasileiras, que aproveitam para conhecer melhor o trabalho do funcionário, analisando suas aptidões e afinidades com a função exercida. Caso não queira essa opção, a empresa pode acordar com o funcionário um contrato convencional, constando todos os dados admissionais, incluindo a escolha pelo vale transporte e convênio médico (se houver).

Ao realizar um bom curso online auxiliar de departamento pessoal, você terá a chance de conhecer o passo a passo do registro de funcionários, melhorando suas competências na função que já realiza ou em seu próximo emprego. Com um curso online deste no currículo você alcança as melhores vagas do mercado.

Imposto de Renda Retido na Fonte

Sabemos que um curso de departamento pessoal online é bom quando ele traz um tópico voltado para o Imposto de Renda. O mais importante dos tributos obrigatórios para pessoas físicas e jurídicas gera inúmeras dúvidas e por isso não pode ficar de fora de seus estudos. Um dos tópicos mais questionados é sobre o IR Retido na Fonte.

Segundo a Receita Federal, a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - Dirf é aquela realizada pela fonte pagadora, ou seja, pela empresa. Tal documento tem o objetivo de informar à RF: todos os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no Brasil; o valor do imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários; o pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior; e os pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.

A declaração de IR deve ser feita anualmente e é mais indicado que as empresas contem com a experiência e conhecimento de profissionais qualificados para isso. Afinal, são diversas informações que devem constar no formulário, além dos anexos de gastos e rendimentos. O departamento pessoal deve contar com especialistas nesse assunto, bem como o de contabilidade para maior produtividade.

Conheça mais sobre esse tema em cursos a distância relativos, como o nosso curso de auxiliar de departamento pessoal, por exemplo. Ele ensina tudo sobre a importância do Imposto de Renda, assim como outros tributos que precisam ser pagos aos funcionários e ao Estado. Quem possui conhecimentos sobre isso é mais valorizado pelas empresas, pois se trata de um assunto complexo e obrigatório.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

De acordo com o Decreto 76.900, todos os empregadores precisam entregar a Relação Anual de Informações Sociais, mais conhecida como RAIS. Ela consiste em um relatório de informações sócio-econômicas de cada um de seus empregados. Esses dados são utilizados pelos diversos órgãos do trabalho para analisar estatísticas e tomar decisões. A partir deles, diversos sistemas, como o FGTS, abono salarial, CAGED, seguro desemprego, entre outros, têm parâmetros para beneficiar os trabalhadores seguindo as leis.

Há um prazo para o preenchimento da RAIS todos os anos para empregadores urbanos e rurais, autônomos e profissionais liberais, filiais, sucursais, entre outros tipos de empresas que mantenham funcionários durante o ano base. E vale saber que há também a RAIS negativa, que devem ser entregue por aqueles estabelecimentos inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, mas que não possuem empregados ou que permaneceram inativos no ano em questão.

Viu só quantos tópicos importantes permeiam nosso curso online de departamento pessoal online? Atualmente, os cursos online com certificado se mostram os melhores meios para aprender todos esses assuntos, pois são práticos, econômicos e seguros. Aqui no Centro de Estudos e Formação, caso seja de seu desejo, você pode optar pela certificação, escolhendo a melhor carga horária para sua necessidade - de 5h a 420 horas.

E a melhor novidade é que, além do curso online auxiliar de departamento pessoal, você pode realizar muitos outros cursos a distância aqui do portal voltados para sua área de atuação, valorizando seu currículo e conquistando as melhores vagas do mercado. Não perca tempo e inscreva-se agora. Com um investimento de apenas R$ 99,70, você garante o acesso a qualquer curso online da grade durante um inteiro, sem arcar com mensalidades. Incrível, não é mesmo?

Comente com a gente o que achou de nosso artigo e comece agora a se qualificar no melhor portal de cursos online do país. Até uma próxima!