Se há um cargo que é indispensável ao funcionamento de qualquer organização é a de auxiliar administrativo. Quem atua nessa função é responsável pelo apoio aos setores da empresa ou, em caso de grandes organizações, cada departamento tem seu próprio auxiliar.

Um curso de auxiliar administrativo se torna essencial, pois o encarregado das funções de apoio e suporte precisa ser bem preparado, por isso sua qualificação tem que ser de qualidade. Cursos online podem qualificar quem precisa se preparar para atuar na função, ou atualizar quem precisa dar uma reciclada nos conhecimentos.

O Centro de Estudos e Formação tem a opção perfeita para quem quer se capacitar nessa profissão: o Curso Online Auxiliar Administrativo. Com ele, o cursista fica sabendo exatamente o que faz um auxiliar administrativo, além de aprender todas as técnicas e práticas administrativas inerentes ao cargo. O curso online também imprime valor ao currículo - e isso faz toda a diferença na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Curso e carreira de auxiliar administrativo

Sempre que se fala na função de auxiliar administrativo, normalmente, a primeira ideia que vem à cabeça é de um escritório corporativo. Mas o mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo.

Se estiver bem capacitado e apropriado de tudo que aprendeu em um curso de assistente administrativo, há uma infinidade de estabelecimentos de prestação de serviços e comércio que podem contratá-lo. Escolas, hospitais, lojas, salões de beleza, shopping centers, supermercados, restaurantes e muitos outros locais.

O setor público também absorve esses profissionais por meio de concursos, nos cargos de nível médio. Portanto, ter no currículo cursos online com certificado pode significar, inclusive, o diferencial que lhe abrirá as portas para o cargo público. Isso porque, dependendo do edital, os cursos a distância podem somar pontos na prova de títulos. Apesar da comprovação de titulação não ser eliminatória e sim classificatória, os cursos, desde que comprovados, podem render uma melhor classificação ao candidato,

Quem faz cursos na área administrativa – técnicos ou de graduação – pode ter vários motivos para fazer nosso Curso Online Auxiliar Administrativo: ele proporciona o conhecimento dos aspectos práticos do uso da administração e também pode contar créditos em atividades complementares.

A atual situação do mercado de trabalho para auxiliares administrativos

A oferta de cursos online com certificado voltado às práticas e rotinas administrativas é bem ampla, pois sempre há uma grande demanda por colaboradores nessa função. Pode não parecer, mas uma pesquisa recente feita pelo portal de recursos humanos Manpowergroup apontou que em 2016, 43% dos recrutadores tiveram dificuldades em colocar trabalhadores no mercado de trabalho. Foram elencados 10 cargos com “escassez de talentos” – e adivinhe: em segundo lugar está o cargo de assistente administrativo. O motivo pelo qual há essa escassez? 41% por causa da falta de habilidades e competência técnicas.

Isso só nos leva a uma coisa: o mercado precisa, urgentemente, de profissionais capacitados, e cursos na área administrativa são, mais do que nunca, imprescindíveis. Por isso temos em nosso portal uma série de cursos a distância voltados a esse mote, que qualificam os cursistas proporcionado noções básicas da profissão, como o que faz um auxiliar administrativo e as habilidades técnicas necessárias. 

Outro dado da pesquisa diz que 77% dos empregadores estão proporcionando treinamento aos colaboradores existentes. Se você trabalha em uma empresa que não esteja fazendo isso, não perca tempo, a hora é de se atualizar ou aperfeiçoar. Um curso de auxiliar de escritório pode ser um grande aliado seu – é uma oportunidade de dar um upgrade em seus conhecimentos e até melhorar sua posição no trabalho.

Curso de auxiliar administrativo

Auxiliar de escritório x auxiliar administrativo x assistente administrativo

Se você decidir pela qualificação na área administrativa e buscar por cursos a distância nesse campo, pode se deparar com um dilema, devido às nomenclaturas, e encontrar as seguintes opções:

  • curso de auxiliar administrativo;

  • curso de assistente administrativo;

  • curso de auxiliar de escritório.

E agora? Bem, cursos na área administrativa, de uma forma geral, vão lhe ensinar o mesmo conteúdo: o que faz um auxiliar administrativo, as rotinas administrativas, o funcionamento de uma organização, entre outros tópicos. Outros cursos online voltados a esse campo de atuação direcionam para assuntos mais específicos, como pacote Office, técnicas de arquivamento de ducumentos e outros.

Com relação às nomenclaturas, é o seguinte: auxiliar de escritório foi, aos longo dos anos, sendo substituído por auxiliar administrativo – apesar de ainda ser um pouco usado.

A diferença entre auxiliar e assistente administrativo varia de acordo com cada empresa. Não há uma regra clara sobre a nomenclatura, que a padronize. Enquanto algumas empresas trazem o assistente como alguém recém começando e que pode vir a se tornar auxiliar, outras o trazem como hierarquicamente acima do auxiliar. Mas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, são todos da mesma família, todos sob o código 4110 – agentes, assistentes e auxiliares administrativos.

Portanto, o curso online independe da nomenclatura, a não ser que seja direcionado, conforme já explicamos. E o melhor deles está aqui, no Centro de Estudos e Formação: o Curso Online Auxiliar Administrativo.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O funcionamento de uma empresa e o papel do auxiliar administrativo

O funcionamento das organizações é mais um tópico abordado em um curso de auxiliar administrativo. Ele depende de vários setores, com funções diferentes, mas interligados. Veja, de forma resumida, quais são e as funções dos setores:

- RH: é responsável por quantificar o número de pessoa e qualificar as competências para atender as demais áreas da empresa. Recrutamento, treinamento e avaliações são de sua alçada. Seus principais clientes são os demais setores: administrativo, financeiro, contábil e comercial.

- Financeiro, contábil e administrativo: estão interligados e, em algumas empresas funcionam unificados, em outras funcionam separadamente. O administrativo é o grande responsável pelo funcionamento da empresa, dele dependem aquisições, adaptações, fornecimento de dados aos outros setores, entre várias outras coisas. O financeiro é o encarregado de cobranças, pagamentos etc. O contábil pelo registro de toda a movimentação financeira e de bens da empresa.

- Comercial: por meio de seus clientes, é o setor que gera receitas para fazer a organização funcionar.

Percebe-se claramente que é o trabalho em conjunto que faz tudo andar - e há um elemento que faz a parte operacional funcionar: o auxiliar administrativo. Cada setor necessita dessa figura para o trabalho burocrático, de atendimento a clientes, de documentar, organizar ambientes, entre várias outras tarefas. Por isso, esse profissional tem que ter um vasto conhecimento no funcionamento de uma organização.

Os conhecimentos sobre o funcionamento de uma empresa são aprofundados no curso de assistente administrativo do portal, assim como sobre todos os tópicos que nosso curso online se propõe a tratar.

Cursos online do Centro de Estudos e Formação

Nosso portal tem centenas de cursos online com certificado que têm muito a lhe oferecer - a certificação é opcional e caso opte por ela, poderá, inclusive, escolher o número de horas pelo qual será avaliado.  Assim como curso de auxiliar de escritório, eles qualificam e preparam para o mercado de trabalho. Inscreva-se em nosso portal e tenha acesso a cursos online criados por um departamento pedagógico exclusivo, com um conteúdo informativo e de qualidade. O investimento é de apenas R$ 69,90, por um ano de acesso a todos os cursos do Pacote Master, sem pagamento de mensalidades. Muito bom, não?

Gostou de nosso artigo? Compartilhe e deixe a sua opinião. Até breve!