Comunicação é fundamental para uma organização bem estruturada. Mais do que isso, o bom relacionamento com o meio externo leva a ótimos diferenciais, sobretudo em relação à concorrência e na interação com clientes, mídia e toda a opinião pública em si. Para que isso aconteça, é preciso focar em ações assertivas dentro e fora da corporação, por meio de setores direcionados e atividades competentes.

É nesse contexto que destacamos a importância tanto da comunicação empresarial quanto da assessoria de imprensa, seja para empresas de todos os portes, órgãos, entidades e até personalidades. Esse ramo bastante popular na área da comunicação atrai muitos profissionais, que desde a graduação investem em maneiras de se especializar, seja com um curso de assessoria de imprensa ou cursos online referentes.

De fato, para ser um assessor renomado, disputado e com bons contatos, é preciso se qualificar bastante. O mercado e as tendências mudam, por isso é indicado contar com ótimas fontes de informação, como os cursos a distância. Estudar por meio do EaD é valorizar o tempo, economizar e escolher o método mais prático para aprender com qualidade.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, portal especializado em cursos online com certificado, não faltam opções de prestígio com esses benefícios. Seja para complementar o ensino da graduação, se atualizar ou conhecer passo a passo, o Curso Online Assessoria de Imprensa é um exemplo perfeito para vários indivíduos, pois apresenta um conteúdo completo, dinâmico e preparado por uma equipe pedagógica exclusiva.

A partir desse curso de assessoria de imprensa online, fique a par dos conceitos essenciais da função e confira boas dicas para realizar um trabalho de excelência. Mergulhe nesse universo e surpreenda-se.

Identificação e definição das ferramentas de assessoria

Identificar as atividades de um assessor de imprensa não é tão complexo. De modo geral, já ouvimos falar desse setor em muitos noticiários, sobretudo quando a pauta é uma situação em que é preciso de uma "explicação" à mídia e a toda a opinião pública que acompanha determinada fonte.

Um exemplo pontual é a política no Brasil. Em meio a delações e esquemas de corrupção, muitos empresários e gestores citados se justificam por meio de sua assessoria de imprensa, evitando o contato direto com os veículos de comunicação. Nisso, cabe a esse setor enviar notas, justificativas e respostas sobre o episódio, sempre com o intuito de manter a credibilidade de seu assessorado preservada.

Independente de opiniões e julgamentos, a ética no trabalho de assessoria de imprensa garante que se mantenha um relacionamento sadio com a mídia e toda a sociedade, atuando como ponte entre esses meios e seu cliente, sempre com transparência e confiabilidade. Em complemento à área de relações públicas, assessores planejam as melhores ações, produzem releases relevantes para os canais, realizam treinamentos com os assessorados, acompanham resultados de campanhas, estreitam a ligação do cliente com a mídia, atualizam mailings e contatos, entre outras funções.

O trabalho é bastante dinâmico e desafiador, depende muito do cenário do cliente. De resto, são necessárias análises e estudos para saber como agir para manter sempre a integridade e boa imagem mesmo frente aos percalços – como no caso de um escândalo, por exemplo. É nessa hora que a preparação e a experiência contam muito, além do uso de boas ferramentas auxiliares, das quais podemos citar:

  • Coordenação e organização da equipe: toda a assessoria de comunicação de uma corporação deve ser bem gerenciada visando um trabalho complementar e estratégico. Por essa área, inclui-se tanto os assessores de imprensa quanto relações públicas, publicitários, conteudistas e até recursos humanos. Desde que haja uma boa coordenação e o acompanhamento total de projetos, métricas e relatórios, tudo fica mais estruturado e ordenado.
     
  • Uso de meios digitais: plataformas, redes sociais e ferramentas básicas (como e-mail e sistemas unificados) são fundamentais para todas as atividades da assessoria de comunicação. Além de manter todas as tarefas em dia, ajudam na divulgação e no contato com os canais – bem como em toda a comunicação empresarial em si.
     
  • Gestão financeira, controle e pesquisas: as funções e estratégias utilizadas pela assessoria de imprensa para gerar bons resultados dependem de todo um processo de gestão, controle e pesquisa. No primeiro caso, o financeiro é um dos que mais conta, visto que em algumas campanhas demandam mais ou menos investimento. De qualquer forma, essa decisão será feita com base nas análises (como a escolha do melhor veículo para contatar e divulgar) e no controle total do projeto – por meio de um planejamento estratégico prévio. Assim, é mais fácil ter uma visão ampla e saber agir previamente frente às adversidades.

A rotina é mutável e há muitas questões a verificar. Muitos podem pensar que a assessoria de imprensa não tem muita demanda de trabalho, o que é um grande equívoco. Além de uma preparação, é necessário montar bons cronogramas, colocar em prática as ideias de divulgação e ainda monitorar todos os resultados, seja por meio de clipagem (verificação veículo a veículo) ou no contato direto com cada um deles.

Embora desafiadora, essa área inspira cada vez mais profissionais e é considerada uma das mais bem pagas da comunicação, segundo a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Não é à toa que há vários indivíduos se especializando nesse ramo, tanto com a graduação quanto com a realização de cursos online com certificado.

Um curso de assessoria de imprensa totalmente voltado a esse campo esclarece pontos que não são trabalhados na disciplina da faculdade, por isso é indicado tanto para estudantes quanto aqueles que já têm formação em jornalismo, relações públicas e comunicação em si. Cursos online são ótimos para estudar quando e onde quiser, com total autonomia e qualidade.

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Planejamento estratégico

Quando se trata de assessoria de imprensa, a primeira coisa a fazer é planejar. A partir daí, avaliar as ideias, informações e atividades de forma ordenada, além de determinar prazos para execução das ações – definindo metas, objetivos, público alvo e políticas de comunicação que serão adotadas.

Essa visão é de Rivaldo Chinem, autor do livro "Assessoria de Imprensa: Como Fazer", um dos mais importantes da área. Para ele, toda atividade deve estar embasada por boas táticas e uma planificação consistente, caso contrário, o profissional encontrará muitos percalços em meio a seu trabalho de relacionamento e divulgação. Pode parece simples produzir e enviar um release, por exemplo, mas até chegar no trabalho de divulgação é necessário obedecer algumas etapas.

A relevância do conteúdo é a principal delas. Afinal, será que essa notícia é interessante e considerável? O que o cliente oferece que deve ser destacado na mídia e atice a curiosidade nas pessoas? Desde uma ação simples até um evento grandioso, o método de comunicação e propagação deve ser pensado e estruturado, e isso tudo faz parte do planejamento estratégico em assessoria de imprensa.

Atentar-se aos detalhes, nesse caso, é uma boa tática, e para percebê-los é primordial realizar estudos e pesquisas. Muitos profissionais e clientes podem se perguntar por que a conversão de determinada agência e empresa é boa e "comprada" por muitos canais, enquanto a sua - que parecia perfeita - pouco chama atenção. O fato é que, por mais que um assunto pareça irrelevante, desde que haja um trabalho estratégico e pensado, ele pode se tornar totalmente pertinente e expressivo.

Nesse contexto, podemos citar o marketing de conteúdo, que trataremos mais adiante, uma ferramenta que é responsável por boas conversões e resultados. A questão é que, sem planejamento estratégico e um trabalho integrado entre toda a assessoria de comunicação de uma empresa, pessoa ou organização, com certeza será bem difícil alcançar boas metas. Isso sem falar na estagnação – profissional que não se atenta às tendências e não se renova com certeza ficará para trás.

Sabia que, ao se aprimorar frequentemente com cursos a distância, você pode ampliar seus conhecimentos sobre vários temas? Aqui no Centro de Estudos e Formação, por exemplo, você pode estudar com um curso online complementar ao curso de assessoria de imprensa online, seja ligado ao planejamento estratégico quanto à comunicação empresarial e geral. Quanto mais preparado, maiores são as chances de sucesso, e isso vale para qualquer função.

Comunicação interna

Assessoria de imprensa tem relação com a comunicação interna de uma empresa? Qual o papel desse setor nessa função? Bom, nesse caso é mais como um auxílio a outras equipes, tanto da assessoria de comunicação quanto em recursos humanos, que são mais direcionadas a esse parâmetro.

O fato é que, visando fortalecer a comunicação interna e empresarial, muitas corporações buscam agências especializadas para prestar esse serviço, seja de modo integral ou como uma parceria. Diversos locais especializados em assessoria de imprensa também oferecem treinamentos, criam campanhas e programas de harmonização organizacional, realizam análises e pesquisas, promovem eventos e demais ações que visam fortalecer o relacionamento.

Todavia, tais atividades estão mais direcionadas à áreas como relações públicas, o que leva à confusão entre os desaviados. Isso acontece porque, com a necessidade de se adequar ao mercado, muitos profissionais agregam funções de outros campos e se moldam às necessidades do cliente, padrão extremamente comum em toda a área da comunicação.

Do contrário, a função de assessor de imprensa que mais se enquadra a de comunicação interna é a media trainning, um treinamento voltado para lideranças e personalidades com o intuito de desenvolver competências comunicativas para falar publicamente com vários canais (impressos, eletrônicos, digitais), o que ajuda no posicionamento e credibilidade perante a toda a mídia.

Quer uma dica para compreender melhor esses temas? O Curso Online Relações Públicas‍ mostra as características específicas área para orientar o aluno. Aposte nessa alternativa e veja se enquadra em suas metas profissionais.

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Responsabilidade social

Falando em comunicação interna, salientamos a importância da responsabilidade social, tão necessária para os modelos atuais de gestão de diversas organizações – e tema de um ótimo curso online do nosso portal. Sua relação estrita com a assessoria de imprensa está na divulgação das ações e comportamentos voluntários da corporação frente aos seus colaboradores ou público em geral, o que pode se tornar um instrumento essencial para muitas pautas e notícias que merecem destaque.

Atualmente, existe uma inclinação a diversos tipos de responsabilidade social a serem adotadas por empresas e pessoas: tanto a corporativa (RSC) quanto a empresarial (RSE) e ambiental (RSA). Independente do tipo, são pontos que devem ser exaltados e contribuem para uma imagem íntegra e uma boa reputação, fundamentais para o aproveitamento da assessoria de imprensa.

Porém, é importante ressaltar que a divulgação deve seguir um caminho espontâneo com um conteúdo de valor e que não seja apenas voltado ao marketing. Seja autêntico, frisando nos benefícios da atividade à sociedade e levando ao reconhecimento da empresa de forma natural, pouco forçada.

Aqui no portal há cursos online indicados para esse tema também, como o Curso Online Assessoria de Imprensa e o Curso Online Responsabilidade Social Empresarial‍.

Visibilidade e credibilidade

Pegando gancho no tópico anterior, a máxima para um trabalho de assessoria de imprensa bem realizado é quando o cliente consegue visibilidade e credibilidade de modo intrínseco, ou seja, como resultado de operações bem estruturadas e etapas cumpridas com dedicação e afinco, sem "forçar a barra" e partir para métodos sensacionalistas e propagandas oportunistas (o popular "jabá").

Um problema comum é pensar que tudo acontece de uma hora pra outra, sem planejamento eficiente, apenas com ações básicas e imediatas. Mesmo que funcione e leve a um boom momentâneo, com o tempo essas táticas deixarão de funcionar. Portanto, por mais que o cliente espere que seu objetivo seja conquistado em tempo recorde, é essencial uma orientação esclarecedora para que ele compreenda como o trabalho será realizado e qual a demanda necessária para bater as metas.

Tenha em mente que alcançar uma boa reputação e se tornar um referencial não é simples. Além de todo o cronograma realizado pela assessoria de imprensa, seja interna ou externa, nada muda se o setor de comunicação e toda a gestão da corporação não estarem abertos e aptos a essas alterações e inovações.

Divulgação do conteúdo e presença online

Não podemos deixar de tratar da influência digital na rotina de um assessor de imprensa e como a internet se tornou a principal aliada desse profissional na divulgação de conteúdo. Embora meios clássicos como as velhas reuniões e os telefonemas tenham destaque, redes sociais, e-mail e aplicativos garantem uma interação mais ágil e proveitosa entre assessor e assessorado.

Mais do que nunca, todo profissional e agência que presta esse serviço deve estar presente em todos esses canais, tanto para o contato com os canais de mídia quanto para ficar ligado nas informações que saem a respeito de seus clientes.

Remetemos esse assunto a nosso primeiro exemplo dado neste artigo: se um político é citado em um esquema de corrupção e o assessor informado previamente, em tempo real, fica mais fácil pensar em alternativas de comunicação para o contato com a imprensa. Caso contrário, saber dos fatos de última hora abre margem para erros, declarações afobadas e adversidades maiores, como o silenciamento (péssimo quando se trata da assessoria). 

É nesse contexto que, segundo Chinem, "a assessoria de imprensa exige conhecimentos técnicos e uma consciência ética de suas funções e influências na opinião pública" – ou seja, alcançar o status de um bom profissional exige dedicação, preparação e capacitação proveniente tanto de um curso de assessoria de imprensa direcionado e completo quanto de outro curso online relativo a essa área tão inspiradora e desafiadora.

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Curso e marketing de conteúdo para assessoria de imprensa

Ao longo do artigo, destacamos a necessidade do assessor de imprensa e aspirantes a atuar nesse ramo em se qualificar e nunca se estagnar na função, buscando o destaque frente a concorrência, a valorização dos clientes e tomada de decisões estratégicas e assertivas. No ponto de vista de marketing de conteúdo, é totalmente válido buscar aperfeiçoamento para se comunicar bem e realizar muitas conversões.

Escrever um release não é uma tarefa simples. Há indivíduos que desejam fazer isso "por conta" e acabam mais prejudicando a imagem da empresa/pessoa do que exaltando suas ações positivas. Não basta apenas fazer um texto sem erros de concordância ou gramática, é preciso ser persuasivo e superar as expectativas. Há temas e temas, mas desde que um assunto aparentemente desinteresse seja bem elaborado e aprimorado, há boas chances de chamar atenção da fonte e todo o público que visa atingir.

Então, fique ligado: um bom assessor de imprensa precisa se atentar a muitos detalhes e funções para conquistar uma boa posição no mercado. A ideia é nunca deixar de estudar e abraçar as melhores ferramentas para uma capacitação excelente, como o nosso curso de assessoria de imprensa online e muitos outros cursos a distância que oferecemos no portal.

Melhor que realizar o Curso Online Assessoria de Imprensa é ter acesso às centenas de opções disponíveis no Pacote Master do Centro de Estudos e Formação investindo apenas uma taxa de R$69,90. A partir daí, você pode realizar o curso online de sua preferência, onde e quando quiser, por um ano inteiro. Incrível, não acha?

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