A administração de empresas é uma ramificação da Administração que se ocupa das organizações que visam a obtenção de lucro. Nessa categoria enquadram-se todas as organizações particulares, governamentais ou de economia mista cuja natureza seja econômica e o lucro obtido seja resultado da produção ou venda de bens e serviços.

É uma área promissora para quem pretende seguir carreira no meio corporativo, mas demanda um bom nível de qualificação profissional. Essa exigência se dá em função de profundas mudanças causadas pela evolução tecnológica e digital, que aproximaram pessoas do conhecimento e desenvolvimento intelectual. O ensino a distância é um exemplo disso. Cursos online oferecem o necessário para que as pessoas consigam se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar seus saberes.

Quem quer conhecer tudo sobre administração de empresas, por exemplo, tem os melhores conteúdos disponíveis em cursos online com certificado, que além de proporcionarem um bom aprendizado, valorizam o currículo e ajudam a dar uma alavancada na carreira.

O portal Centro de Estudos e Formação tem um curso online específico sobre essa subárea da Administração, que ensina como administrar uma empresa de forma eficiente. Esse curso de administração de empresas  é, inclusive, o tema deste artigo.

Aqui você terá noções básicas de administração de empresas e conhecerá técnicas, práticas e ferramentas que auxiliam os gestores nessa empreitada. Daremos também, ao longo do texto, excelentes dicas de outros cursos a distância que são relacionados a este tema e, é claro, dicas para você se tornar um excelente administrador de empresas.   

Tudo sobre administração de empresas: principais conceitos e desafios

Vários autores têm a sua própria definição sobre o que é administração de empresas, mas todas elas envolvem o ato de trabalhar com recursos materiais, humanos e financeiros para realizar os objetivos traçados pelas organizações.

A administração de empresas se caracteriza pela aplicação de princípios, normas e funções dentro das companhias. É o elo entre o direcionamento de ações e a gestão de recursos e cabe ao profissional da área saber adequar os meios e insumos na medida certa, levando à tomada de decisões que beneficiem tanto as organizações quanto seus colaboradores.

É uma área cheia de complexidades e desafios, sobretudo em uma época de mudanças e incertezas, que impactam em negócios de todos os tamanhos. Por isso é imprescindível para o sucesso dos negócios que se saiba como administrar uma pequena empresa da mesma forma que se administra as de médio e grande porte. 

Startups, micro e pequenas empresas, transnacionais, multinacionais, microempreendedores individuais – de qualquer tipo, seguimento ou porte – precisam de gestores, gerentes e apoios muito bem preparados para garantir que se mantenham competitivas e capazes de acompanhar as evoluções na era da informação. Estar bem preparado significa estar capacitado e atualizado, coisas que bons cursos a distância podem proporcionar.

Lembrando que o corpo administrativo de uma empresa não é composto somente por cargo de gerentes e gestores. Os assistentes e auxiliares administrativos representam funções importantes dentro das organizações, portanto também precisam saber como administrar uma empresa para, dessa forma, entenderem exatamente a importância de seu papel no todo.

Nosso curso online ensina as noções básicas de administração de empresas e dá todo embasamento necessário a quem atua ou pretende atuar na área. Ademais, um curso de administração de empresas tem um peso bastante significativo no currículo.

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Indústria 4.0: a quarta Revolução Industrial

A indústria, em particular, enfrenta um grande desafio, desencadeado pela era da informação. A nova tendência é chamada de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, e leva as empresas a enfrentarem uma "sinuca de bico", pois, não se adaptar pode representar perda de competitividade. Essa onda mostra que, mais do que nunca, a administração de empresas se faz necessária para tomadas de decisão importantes.

A indústria tradicional está sendo "invadida" pelas startups, que utilizam tecnologias para tornar as fábricas mais inteligentes e eficientes, otimizando processos e melhorando a qualidade dos produtos e a produtividade. Esse movimento agrupa as principais inovações tecnológicas em tecnologia da informação e automação industrial aplicados aos sistemas de manufatura. Com sistemas ciber-físicos e a internet das coisas e dos serviços colaborando entre si e interagindo com humanos em tempo real, todo processo de produção pode se tornar cada vez mais autônomo, eficiente e customizável, caracterizando as "fábricas inteligentes". Dessa forma, ocorrem muitas mudanças na maneira em que artigos são manufaturados e o resultado é visto pelos impactos causados em diversos segmentos do mercado.

O Brasil ainda caminha a passos lentos nos processos de manufatura avançada. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias - CNI, a primeira etapa para a indústria brasileira entrar no patamar tecnológico proporsto pela indústria 4.0 é a digitalização. Renato Fonseca, gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, diz que levando em consideração o fato da indústria brasileira ter que competir globalmente e que está atrás no processo de inovação, etapas precisam ser puladas. "O esforço de digitalização precisa ser realizado, simultaneamente, em todas as dimensões", diz ele.

Para que você tenha uma ideia e consiga entender porque está sendo chamada de a Quarta Revolução Industrial, vamos lhe dar uma amostra de como funciona a manufatura avançada: máquinas conectadas entre si "conversam" e trocam comandos, armazenam dados na nuvem e reconhecem defeitos de fabricação - assim que identificados, elas fazem as correções. Detalhe: fazem isso sem ajuda, sem interferência humana. Incrível, não?

A gestão da tecnologia da informação e do conhecimento nas empresas

Aproveitando que nos tópicos anteriores tocamos no assunto "era da tecnologia e da informação", que também é um dos temas de nosso curso online Administração de Empresas, vamos discutir a importância dessa gestão nas organizações.

Se você se pergunta frequentemente sobre o que faz um administrador de empresas, saiba que entre tantas outras responsabilidades está a de gerir a informação e o conhecimento.

O novo milênio apresentou a informação como um recurso fundamental para que as empresas consigam atingir seus objetivos de competitividade, lucro, sustentabilidade e outros. As companhias utilizam cada vez mais informações como fontes para o sucesso dos negócios - motivo que faz com que seja essencial a qualidade da informação, principalmente se ela vai direcionar a uma tomada de decisão. Sistemas de informações passaram a significar questão de sobrevivência para as organizações.

Estrutura da informação

Instrumentos essenciais e básicos para o processamento e fornecimento de informações, telecomunicações e computadores têm uma função decisiva nesse campo. O desenvolvimento desses aparatos busca atingir o máximo entendimento da capacidade da mente humana, por meio de dados, informação, conhecimento e processamento dos mesmos.

Já a internet está presente nas empresas e na vida dos profissionais diariamente. Ela levou as organizações a outros patamares de funcionalidade, relações externas e estratégias competitivas com o comércio eletrônico, além disso, criou um novo comportamento dos consumidores, alterou os serviços de suporte a clientes e modificou a própria comunicação internar das empresas.

A internet e as tecnologias ligadas a ela, como as intranets, impactaram significativamente nas organizações e em sua gestão interna, principalmente no que diz respeito à valorização do seu capital humano intelectual.

Esse contexto mostra que, além das noções básicas de administração de empresas, os interessados e profissionais da área devem ter noções sobre tudo que envolve informação e conhecimento. O Centro de Estudos e Formação tem o compromisso sério de ajudar na formação desses profissionais, por isso tem excelentes opções em cursos online com certificado.

Além do curso de administração de empresas, o portal oferece o curso online Gestão da Informação e do Conhecimento, assim como vários outros cursos a distância relacionados ao tema. Isso, aliás, nos remete a um dos grandes avanços tecnológicos: o ensino a distância, que é um dos meios pelos quais as organizações podem oferecer conhecimento a seus colaboradores, como também pode ser uma iniciativa individual, de quem quer acompanhar todas as importantes mudanças no meio organizacional e sabe não pode ficar estagnado.

Tudo sobre administração de empresas

Comunicação empresarial como forma de melhorar resultados

Para saber tudo sobre administração de empresas é preciso que cada aspecto relevante ao tema seja tratado. Em nosso curso online Administração de Empresas  trazemos ao aluno tudo que é importante para o seu aprendizado sobre a área, como o que vamos tratar neste tópico: a comunicação empresarial.

Nos tópicos anteriores vimos como as empresas precisam ter um competente sistema de gestão da informação. Interligado a isso está a comunicação, uma vez que é de extrema importância para o funcionamento das organizações, tanto em relação a aspectos operacionais quanto em clima coorporativo.

Saber como administrar uma empresa envolve também reconhecer as vantagens da comunicação empresarial no relacionamento com o cliente e com os colaboradores. Com o primeiro, a comunicação não é mais fria e distante como era há algum tempo atrás, prova disso são os diversos canais de comunicação pelos quais o consumidor pode contatar a empresa: email, SAC, atendimento online e outros, que além de facilitarem o contato com os clientes, ainda conseguem tornar o "relacionamento" mais próximo

Em relação aos funcionários, comunicar-se de forma aberta, clara e eficiente garante um trabalho conjunto e melhor realizado - com os objetivos da empresa alinhados e com uma boa interação entre as equipes, os colaboradores se sentem mais interessados, motivados, e produzem mais, pois estão envolvidos e informados sobre todos os processos.

O que é comunicação empresarial

Trata-se de uma ferramenta estratégica que as empresas utilizam como forma de aumentar a sua credibilidade perante clientes, fornecedores e o mercado em geral. Melhorias na imagem e nos resultados e crescimento dos lucros são também objetivos dessa ferramenta.

Mesmo que o interesse seja em como administrar uma pequena empresa, a comunicação empresarial estará figurando entre os principais instrumentos de apoio, pois a sua utilização independe do porte da organização.

Sua abrangência é ampla e está ligada à manutenção e sobrevivência das companhias, seja interna ou externamente.

Principais desafios da comunicação empresarial

Para uma comunicação bem-sucedida é preciso que alguns aspectos complicadores sejam observados. Os principais desafios da comunicação empresarial são derrubar essas barreiras. Veja algumas:

Barreiras semânticas

São identificadas quando uma mensagem é passada a determinados grupos ou pessoas em uma linguagem que não lhes é comum. Imagine que determinada empresa peça ao seu setor jurídico que envie um e-mail aos seus outros setores. A mensagem chega em uma linguagem bem formal, termos complicados e com os jargões da profissão. De todos os colaboradores dessa companhia, certamente poucos entenderiam o significado do que se quis passar – essa seria uma barreira semântica. Em casos assim, é importante que se tenha bem definido o tipo de público que receberá a mensagem, para que ela seja melhor adaptada.

Barreiras psicológicas e pessoais

Fatores diretamente ligados a sentimentos, personalidade e preconceitos podem ser barreiras que devem ser bem trabalhadas pela empresa. Um colaborador que não está em um bom dia e não consegue aceitar ordens ou opiniões de colegas é um exemplo disso.

Outro exemplo é sobre a relação entre setores. Imagine que uma empresa coloque para um trabalho em conjunto as equipes de tecnologia e marketing. Se houver uma opinião pré-formada de um setor sobre o outro (a de tecnologia achar a de marketing desnecessária e a de marketing achar a de tecnologia complicada e chata, por exemplo) isso será um problema.

Barreiras físicas e geográficas

Ruídos, interrupções e dificuldades com deslocamento são exemplos de fatores geográficos e físicos que podem atrapalhar a comunicação empresarial. Companhias com atividades em cidades diferentes, por exemplo, podem ter dificuldades em estabelecer uma comunicação eficiente, principalmente se depender somente da comunicação presencial, feita pelos funcionários que viajam constantemente entre as unidades.

O exemplo anterior leva a outro tipo de problema: os ruídos. A brincadeira conhecida como "telefone sem fio" expressa claramente o que são esses ruídos. A mensagem sai de um jeito do emissor e passa por vários receptores, que a passam adiante. Ao chegar ao receptor final ela chega de forma distorcida. No caso da brincadeira, gera boas risadas, mas no caso de empresas, pode gerar sérios problemas.

As interrupções também devem ser evitadas. Quando uma pessoa que está passando orientações ou informações importantes aos setores é interrompida, ao voltar à mensagem ela pode ter esquecido de algum detalhe importante ou até mesmo fazer uma colocação que gere interpretações diferentes.

Como você pode notar, é muito interessante conhecer o que faz um administrador de empresas. O bacana dessa profissão é que dá para direcionar a área que se quer trabalhar, pois a administração de empresas tem várias subdivisões e o administrador pode se especializar na que tem mais a ver com seu perfil profissional. Mas, atenção: é importante que ele conheça tudo sobre administração de empresas para que consiga ver o empreendimento como um todo e se enxergar como parte essencial da engrenagem.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Psicologia e comportamento organizacional

Robbins, autor do livro Comportamento Organizacional, define o comportamento organizacional como o campo do estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com a finalidade de empregar esse conhecimento para promover o progresso da eficácia organizacional.

Considerando essa definição, é fundamental que se avalie as funções de cada funcionário, a rotatividade, produtividade, desempenho humano e a forma como a organização é administrada. Também são consideradas para esse estudo a motivação, comunicação interpessoal, processos de mudanças, conflitos, planejamento e vários outros.

A Psicologia contribui com o comportamento organizacional por meio de teorias sobre condições de satisfação no trabalho e também de comprometimento organizacional. Essa ramificação era conhecida como psicologia Industrial, hoje Psicologia Organizacional.

Muchinsky, autor do livro homônimo, divide a Psicologia Organizacional em seis subespecialidades:

  1. Psicologia pessoal: atua no desempenho pessoal e diferenças individuais dos colaboradores;

  2. Comportamento organizacional: diz que a organização define e é definida pelas pessoas e grupos que atuam nela, e também recebem influência da estrutura;

  3. Ergonomia: estuda a relação homem-máquina, tentando entender o desempenho humano no trabalho;

  4. Aconselhamento de carreira e vocacional: auxilia com a integração do empregado e seu trabalho, buscando sua satisfação;

  5. Desenvolvimento organizacional: diagnostica problemas e planeja mudanças nos procedimentos de trabalho das organizações;

  6. Relações industriais: o psicólogo aparece como mediador em negociações e interage com sindicatos. Tem conhecimento da legislação trabalhista e atua nos problemas entre empregados e empregadores.

Esse tema é bem amplo e é estudado mais a fundo em nosso curso online, que ensina como administrar uma pequena empresa e mostra práticas e procedimentos para a administração eficiente de qualquer tipo de organização. Lembre-se que além do curso online Administração de Empresas, o portal tem vários cursos online de linha administrativa, que enriquecem qualquer formação profissional.

Estude com os cursos online do Centro de Estudos e Formação

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que faz um administrador de empresas e algumas das áreas nas quais ele pode se tornar especialista, deve conhecer as vantagens de estudar por meio de nossos cursos a distância.

O portal tem centenas de cursos online com certificado voltados à Administração, como é o caso do curso online sobre o qual falamos neste artigo, além de outras opções de mais de 20 áreas do conhecimento.

Os cursos online do portal integram o Pacote Master, ao qual você pode ter acesso durante um ano inteiro e fazer o curso que quiser durante esse período. Tudo isso investindo R$ 69,90 – sem mensalidades. Inscreva-se agora mesmo e aproveite tudo que temos a lhe oferecer. Capacite-se e fique preparado para as demandas do mercado de trabalho.

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