Se pararmos para pensar, tecnologicamente o mundo não tem fronteiras. O conhecimento e a informação são ilimitados desde que você tenha um computador e internet. Esse é o cenário da época em que vivemos: a era do conhecimento e da informação. 

O conhecimento e a informação chegam até nós a uma velocidade incrível. A mídia online traz tudo sobre notícias, entretenimento, lazer etc. Lojas virtuais nos oferecem todo o tipo de produtos que pudermos inaginar. Cursos online formam, informam, capacitam, atualizam, aperfeiçoam, especializam e dão aporte sobre todos os tipos de conhecimento. Isso quer dizer que basta alguns cliques e podemos fazer muita coisa, que a informação e o conhecimento que precisarmos são de fácil acesso. 

Vale salientar que a informação e o conhecimento citados aqui não dizem respeito somente ao que chega às pessoas, eles se estendem às organizações corporativas. Empresas passaram a compreeder que seus funcionários, colaboradores ou seja qual a definição que utilizem, precisam de constante treinamento e atualização de seus conhecimentos. A visão de que as empresas são as detentetoras do conhecimento mudou. Surge então, a necessidade de gestão do conhecimento nas organizações e com isso, ganham espaço a Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e a Educação Corporativa. 

 

 

O que é Gestão da Informação e do Conhecimento 

Gestão do Conhecimento 

É comum haver uma certa confusão entre o papel desses modelos de gestão. As duas têm a função de subsidiar as atividades desenvolvidas diariamente e também ajudar na tomada de decisões da empresa, mas cada uma contribui de uma forma. A gestão do conhecimento nas organizações trata de aproveitar recursos que já existem e encontrar formas de empregá-los. As diversas formas de informação são tratadas pelo desenvolvimento organizacional, e então transformadas em resultados.

De forma prática, isso funciona assim: os recursos são a informação e o conhecimento dos colaboradores. Se eles não atualizarem seus conhecimentos, não descobrirão formas de otimizar o tempo que gastam fazendo suas tarefas habituais, por exemplo. Se a empresa implementar uma educação corporativa, eles terão acesso ao conhecimento, e como sistemas de informação* atualizados, podem gerar benefícios à empresa, neste exemplo, aplicarão a informação e o conhecimento recebidos para diminuir o seu tempo de produção. (Sistemas de informação são conjuntos de elementos organizados. Podem ser de recursos materiais, atividades ou pessoas.)

O desenvolvimento das tecnologias e dos processos produtivos fizeram com que o conhecimento e a informação das pessoas se tornesse um diferencial competitivo para as organizações, daí a descoberta da importância de investimentos do capital intelectual das empresas.  

Como conceito, pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é buscar formas de criar, dentro das empresas, para gerenciar de forma efetiva um conjunto de bens que fazem com que essas organizações funcionem: os bens intangíveis: os recursos humanos, as informações, o know how, como exemplos. Sem isso, o funcionamento de uma empresa não seria possível, por isso que é necessário que haja a gestão do conhecimento e que essa gestão crie um espaço nas organizações para a Educação Corporativa. 

Jacques-Yvan Morin, autor do livro "L'Excellence technologique", usou uma frase que sintetiza o papel da gestão conhecimento nas empresas: "A empresa é o lugar onde se organizam os saberes e as inteligências individuais em inteligências coletivas com capacidade criativa de empreender". A citação é de 1985, mas pode até ser considerada atemporal. 

Para promover a educação corporativa, a gestão do conhecimento tem um papel bem claro. Ela precisa assegurar que os conhecimentos necessários estejam sempre à disposição, facilitando desenvolvimento dos envolvidos e também propriciar que a troca de informações e conhecimento aconteça da melhor forma. Além disso e como uma de suas principais funções, fornecer aperfeiçoamentos, atualizações e capacitações. 

Acontece que as empresas ainda enfrentam desafios para conseguir gerir o conhecimento. "Aprender a aprender" se torna necessário para que as organizações encontrem formas efetivas de investir em seu capital intelectual. Mas isso não se torna um grande problema quando há formas de aprender: cursos EAD sobre o tema, como um curso de gestão do conhecimento ou um curso de gestão da informação

O portal Centro de Estudos e Formação, de cursos a distância, dá o suporte necessário a quem precisa conhecer ou se aprofundar no tema, por meio de seu curso online Gestão da Informação e do Conhecimento.  

Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação 

Os números sobre a quantidade de informação colocada à disposição das pessoas na internet em 60 segundos impressionam. A Intel fez um estudo em 2013 cujos resultados chegam a ser assombrosos: 20  milhões de fotos são vistas, 61.141 horas de música, 204 milhõe de emails enviados e dois milhões de buscas no Google. Sim, isso em 60 segundos. E em 2013 – imagine quatro anos depois.  

Com o tanto que acontece em um minuto, some o quanto de informação pessoas e organizações recebem diariamente. Outro grande desafio para as empresas: coletar os relevantes (e corretas), direcionar a quem interessa – na quantidade, formato e tempo certos. O objetivo? Transformar os dados em informação ou conhecimento – economicamente, de forma a obter vantagem competitiva. 

Por isso é necessário "gerir" a informação, fazer com que ela chegue ao destino (colaboradores) de forma correta e principalmente, que chegue essencial para que, junto com o conhecimento, gere os resultados esperados pela empresa.  Um curso de gestão da informação pode ajudar bastante, tornando a tarefa mais leve, mas eficiente. Conhecer a fundo os conceitos e procedimentos facilitam na hora de pôr em prática a organização da informação e do conhecimento. 

As informações nas organizações estão representadas de fomas distintas: a) informação não-estruturada, informal, sem formato e sem temporalidade, por exemplo: convenções, conversas na cantina, jantares, conversas nos corredores etc; b) estruturadas em papel e em computadores; c) em capital intelectual ou conhecimento – exemplos: formação continuada de colaboradores.

O que é Educação Corporativa 

Pode-se dizer que a Educação Corporativa é uma ponte entre o aprendizado e a gestão do conhecimento. Também chamada de Educação Empresarial, tem como objetivo geral empreender um processo de aprendizagem e gestão do conhecimento seguindo a missão e visão da empresa.  De forma bem explicadinha: 

  • É responsável por desenvolver as competências necessárias para o sucesso das tarefas 

  • Deve desenvolver a técnica das atividades 

  • Promover a cidadania para o sucesso da organização 

  • Realçar a cultura empresarial 

  • Fortalecer os valores e crenças da instituição 

Há que se ter o entendimento de que a Educação Corporativa é muito além do que proporcionar treinamentos e qualificar mão-de-obra. É um projeto de formação que visa a aprendizagem contínua e que as habilidades desenvolvidas por essa formação estejam vinculadas às estratégias organizacionais.  

Com essas formações, espera-se que os colaboradores se apropriem da capacidade de trabalhar em equipe, que consigam pensar e agir em sistemas de informação interligados, que sejam capazes de assumir responsabilidades e que consigam ter um comportamento independente quando for preciso solucionar problemas.

Para entender melhor o objetivo da educação corporativa e no que ela difere dos tradicionais centros de treinamento (T&D), observe:

Centro de Treinamento (T&D)   Educação Corporativa
desenvolvimento de habilidades OBJETIVO desenvolver competências
nas necessidades individuais FOCO nas estratégias de negócios
aumento das habilidades RESULTADO aumento da competitividade

A diversidade de cursos EAD  facilita a formação contínua dos colaboradores de uma empresa. Os cursos podem ser voltados às áreas de suas funções na empresa ou de funções que eles possam vir a adquirir, por meio de sua formação. Mas nada impede que eles também tenham acesso a cursos a distância que mostrem a eles o que eles estão fazendo, o que se espera deles e quais as metas da empresa. Por isso, um curso de gestão do conhecimento ou um curso de gestão da informação também podem fazer parte da formação continuada desses colaboradores.  

Se você é dono de empresa ou é responsável direto por uma, e não sabe o que a gestão do conhecimento e a educação corporativa podem fazer pela sua empresa, é hora de fazer o curso online Gestão da Informação e do Conhecimento. Saiba de que forma a sua empresa pode crescer e se tornar mais competitiva ao você oferecer uma formação continuada aos seu funcionários. Nesse ponto, nosso portal também pode lhe ajudar, pois tem centenas de cursos online com certificado que podem ajudar na formação continuada de seus colaboradores. 

Gestão do conhecimento em cursos online

A relação do desenvolvimento organizacional com a gestão da informação e do conhecimento

O desenvolvimento organizacional nasceu nos anos 60 e tem um objetivo importante: não deixar que as organizações "estanquem" em determinado momento de sua evolução. No Brasil, começou a aparecer na década de 70 e, apesar de ter sido bem aceito, o conhecimento sobre o tema ainda era escasso - e como toda novidade, causava um pouco de desconfiança. Mas com o passar do tempo, passou a ser entendido e melhor: passou a ser adotado. Enquanto as evoluções e revoluções mudavam o mundo, era o desenvolvimento organizacional que tinha a função de fazer com que as empresas se mantivessem firmes em seu propósito de acompanhar as mudanças.

Essa é a relação do desenvolvimento organizacional com a gestão do conhecimento e da informação. Com um cenário de constantes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, as empresas precisam acompanhar e ir se adaptando às novidades e mudanças, e ainda mais, que elas consigam prever o que pode vir pela frente e anteciparem-se aos acontecimentos. Uma forma bem prática de explicar o desenvolvimento organizacional é dizer que ele é o oposto de "zona de conforto". Pode parecer loucura ou pessimismo, mas diz-se que, quando a empresa achar que está tudo bem, é porque algo está por mudar. 

O desenvolvimento organizacional pode encontrar alguns obstáculos em seu caminho: nem todo mundo está aberto a constantes mudanças. Por isso, compete ao executivo dessa área convercer as pessoas de que mudanças são necessárias. Também é de sua competência desenvolver formas de premiação aos colaboradores que entenderem que são parte importante para o sucesso das inovações e mudanças na empresa.

A partir disso, percebe-se a importância do DO em momentos críticos, como em tempos de crise econômica, em que as empresas precisam realmente se adaptar para garantir a sua sobrevivência.

 A gestão do conhecimento na Administração Pública 

Uma efetiva gestão do conhecimento na Administração Pública ajudaria de forma imensurável, afinal todos sabem que no público tudo acontece em uma velocidade diferente de outras organizações. Mas a Gestão do Conhecimento ajudaria a enfrentar os novos desafios, por meio de práticas inovadoras voltadas a melhorar a qualidade dos processos e dos serviços públicos. Quem ganha com isso? O cidadão, usuário dos serviços públicos e a sociedade em geral. 

Isso nos remete a dois pontos:  

  1. Você, servidor público, deve se inteirar sobre esse assunto e pode fazer isso por meio de nossos cursos online

  1. Ao fazer um dos cursos online com certificado do portal, você está adicionando ao seu currículo uma possibilidade: a de crescer na carreira pública, além,  é claro, de estar muito bem preparado para as inovações que, se ainda não chegaram, certamente chegarão. 

A gestão da informação no contexto escolar 

Em uma gestão escolar, a informação é agente imprescindível para a busca de novas oportunidades de aprendizado, assim como de inovações e competitividade. A gestão da informação no contexto escolar deve buscar maneiras eficientes de organizar e disponibilizar as informações que a instituição gera, conseguindo mostrar de forma mais efetiva a contribuição que dá para a sociedade, como cumpridora de seu papel fundamental: a produção e disseminação  do conhecimento. 

Aos profissionais da educação, servem os mesmos pontos citados acima. Educadores sabem que, obter bons resultados a partir de gestão do conhecimento e da informação em escolas públicas é uma vitória sem precedentes, considerando-se, principalmente, a precariedade de recursos para inovações. E não esqueça: os cursos online com certificado podem ser um pote de ouro em sua carreira. 

Os dois últimos tópicos -  a gestão do conhecimento na Administração Pública e a gestão da informação no contexto escolar, apesar de terem sido breves, mostram a importância da gestão do conhecimento nas organizações. Tudo que foi falado até aqui faz parte do curso de gestão do conhecimento e pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto, mesmo que ainda não trabalhe na área.  

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Tecnologia da informação x ciência da informação 

Não há como falar na gestão de conhecimento nas organizações e nem na gestão de informação sem que se fale na ciência da informação e na tecnologia da informação. 

À ciência da informação cabe analisar, coletar, classificar, manipular, armazenar, recuperar e disseminar a informação. Percebe-se, pelo tanto de verbos utilizados, que ela faz todo um caminho desde que pega a informação em sua raiz, até que consiga transformar os dados em conhecimento. 

Já a tecnologia da informação (TI) é quem fornece as soluções em recursos de computação que promovem a produção, acesso, uso, segurança e transmissão das informações. 

A tecnologia da informação e a gestão do conhecimento são ferramentas de desenvolvimento organizacional e de gestão estratégica, ou seja, interagem entre si. 

Cursos online do portal Centro de Estudos e Formação 

Se você tem interesse no curso online Gestão da Informação e do Conhecimento, visite o nosso portal e saiba mais informações sobre o curso. Aproveite e conheça todos os outros cursos online que disponibilizamos. Há mais de 120 mil alunos que já fizeram a sua inscrição no portal e que estão aproveitando todas as vantagens de nossos cursos EAD, junte-se a eles. Não use a desculpa de tempo, pois os cursos a distância se moldam aos seus horários, e nem a desculpa do investimento, pois você paga uma taxa única de matrícula, no valor de R$ 99,70, e tem acesso ilimitado aos cursos do portal durante o período de um ano. Nesse tempo você pode fazer o curso que quiser. O processo de certificação é opcional, está disponível para todos os cursos e você é quem opta pela carga horária que quer ser avaliado.

Esperamos que tenha apreciado e leitura e queremos pedir que deixe a sua opinião. Se tiver dúvidas ou sugestões, também serão bem-vindas. Até breve!