Dentre tantas tarefas, os professores também precisam se dedicar ao relatório escolar do aluno, que pode ser entregue aos pais no final do bimestre, semestre ou do ano letivo e precisa estar protocolado na ficha de cada aluno. Esse documento é importantíssimo para relatar o desenvolvimento dos estudantes quanto ao seu aprendizado e comportamento, mas qual é a maneira certa de fazê-lo?

Educadores que já estão na ativa há algum tempo, provavelmente já têm o seu modelo de relatório de aluno bem estruturado e eficaz, mas os que estão no começo da carreira podem não apresentar todo o know-how necessário, adquirido somente após anos de sala de aula. Nesse caso, aprender como preparar esse documento completo, com todas as características textuais e as informações primordiais torna-se altamente indispensável.

Está procurando uma qualificação referente a esse tema? Para lhe ajudar, indicamos o Curso Online Elaboração de Relatório Descritivo do Aluno, lançado pelo Centro de Estudos e Formação. Com ele você fica por dentro de todos os detalhes desse parecer através de inúmeros tópicos selecionados por uma equipe pedagógica competente do portal.

Confira neste artigo tudo sobre o relatório individual do aluno, as vantagens de obter esse conhecimento e como você pode dar um up no currículo por meio de cursos online com certificado. Vamos lá?

Funções do relatório escolar do aluno

Tanto as instituições particulares quanto públicas pedem que os educadores saibam fazer um relatório individual do aluno, portanto, aprender como fazê-lo da maneira correta pode ser muito benéfico para sua carreira. Mas afinal, para que servem esses pareceres?

Bom, a elaboração desse documento é uma das atribuições dos professores atuantes em sala de aula, do ensino infantil ao fundamental, etapas que precisam de um acompanhamento mais aprofundado de cada estudante. Ao final de um bimestre, semestre ou do ano letivo, esses profissionais devem fazê-lo, juntamente com outras tarefas, como a organização do diário de classe e dos registros escolares.

Vale ressaltar que o parecer descritivo deve ser de praxe para todos os alunos de uma escola, e não só para aqueles que apresentam dificuldades em seu desenvolvimento e problemas de comportamento, como muita gente pensa. O educador pode seguir um modelo de relatório de aluno para elencar os pontos negativos e positivos do aprendizado de seus pupilos para nortear o seu acompanhamento nas seguintes séries, além de informar seus pais e responsáveis a respeito de seu perfil cognitivo, social, físico, etc.

Portanto, o parecer descritivo é utilizado como uma referência para pais e para a própria escola, além de ser anexado no histórico escolar do aluno, que o carregará de série a série até a sua formação no ensino médio, podendo ser solicitado em certas ocasiões, como o ingresso na universidade, escola técnica ou em uma empresa de renome.

Importância do relatório descritivo do aluno

O relatório escolar do aluno ajuda em fases importantes da vida escolar das crianças, como a alfabetização, por exemplo. Ao passar do ensino infantil para o fundamental, elas podem demorar para se adaptar à nova rotina, às cobranças e aos aprendizados mais complexos. Com os relatos do educador responsável, os pais se conscientizam sobre o comportamento de seu filho e de como ele está lidando com a absorção de diversas disciplinas.

No caso dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, sendo as principais: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), os professores podem acrescentar demais parâmetros relacionados ao problema específico. É uma maneira de formalizar como o aluno está se desenvolvendo ao longo das aulas, se envolvendo com as atividades passadas e se relacionando com os colegas.

O relatório escolar do aluno também é muito eficiente para promover a inclusão de deficientes físicos e intelectuais. Por meio de um documento bem escrito, o professor auxilia os pais sobre as principais dificuldades desses alunos, fazendo com que eles se envolvam ainda mais com o dia a dia de aprendizado dos filhos. Lembrando que ele irá mostrar, além dos aspectos cognitivos, os relativos à sociabilização, importantíssima para crianças e adolescentes.

Aqui no Centro de Estudos e Formação há dezenas de cursos online com certificado relativos à educação infantil e fundamental. Eles podem agregar saberes qualitativos ao currículo e também à forma de lecionar, que deve ser transformadora e motivadora.

Relatório escolar do aluno

Passo essencial: conhecer os alunos

Dar aulas é uma missão louvável. Fazer com que um aluno entenda o conteúdo passado demanda tato, experiência e conhecimentos sobre as didáticas certas para cada faixa etária, além de muitos outros fatores. O esforço de um período inteiro é registrado no relatório individual do aluno - e não é nada fácil atingir os resultados esperados.

Além da metodologia assertiva aplicada em sala de aula, o professor deve lançar mão de outras táticas para fisgar os estudantes. O ensino contextualizado é uma dessas maneiras, que visam trazer a criança para o universo de aprendizado com mais facilidade, utilizando recursos do dia a dia dela para conhecer lições de diversa disciplinas.

Em meio a aulas mais leves e dinâmicas, o professor consegue criar um modelo de relatório de aluno mais abrangente, que contenha informações não só sobre os aspectos cognitivos e sociais, mas também em relação às características pessoais de cada um. Quando o aluno se envolve durante o aprendizado, acaba mostrando parte de sua personalidade, e perceber isso é essencial para a elaboração de um parecer descritivo bem completo.

As informações contidas no relatório descritivo do aluno devem ser coletadas ao longo do ano letivo (ou de outros períodos, se for o caso). A sugestão é que o professor reúna todos os fatos observados para fazer um texto coeso, coerente e bem fundamentado, ideal para buscar melhorias no desenvolvimento do aluno, complementando inclusive a educação recebida em casa.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aspectos avaliados no relatório individual do aluno

Não há um modelo de relatório do aluno padrão - é muito comum que cada educador crie o seu próprio e o aprimore ao longo de sua experiência em sala de aula. No entanto, você verá tanto em nosso Curso Online Elaboração de Relatório Descritivo do Aluno quanto em outras opções de cursos online sobre educação, que há aspectos globais que precisam estar sob os olhos dos professores.

Antes de produzir o documento, eles deverão ter uma análise completa sobre os seguintes quesitos:

  • Aspecto cognitivo de cada criança: o que ela aprendeu, o que está aprendendo e o que teve dificuldades de aprender nesse meio tempo;

  • Aspectos sociais: como ela se relaciona com os colegas, como trabalha em grupo, como se comporta nos jogos e brincadeiras, etc.; 

  • Aspectos emocionais: como ela lida com a pressão, se está envolvida em casos bullying, se traz problemas de casa para escola, entre outros;

  • Aspectos físicos: importante principalmente no ensino infantil e também no caso de educação especial. Fala-se um pouco sobre o desenvolvimento motor da criança, a psicomotricidade, expressão corporal, conquistas importantes nesse quesito, e muito mais.

É válido dizer que esse documento precisa estar bem escrito, e não deve conter julgamentos ou termos pejorativos. Por essas e outras que desmistificar o modo de criá-lo pode ser uma excelente ideia para você, educador.

Em nosso Curso Online Elaboração de Relatório Descritivo do Aluno você aprende tudo o que precisa para se tornar um expert nesse assunto. Ele mostra as características de um texto descritivo, incluindo sua estrutura e os diferentes tipos de descrição, as funções desse parecer e o modelo de relatório ideal para cada caso.

Conheça todas estas questões em um de nossos cursos online com certificado mais bem avaliados do portal. Qualifique-se agora!

Para efetivar sua inscrição, você deve investir somente R$ 99,70. Esse valor lhe garantirá o acesso a todos os cursos online do Pacote Master pelo período de um ano. São mais de 1.300 títulos que ficarão disponibilizados 24 horas por dia, de segunda a segunda.

Faça já sua matrícula no Centro de Estudos e Formação e comece a fazer a diferença em sua vida acadêmica e profissional com cursos online de excelência. Bons estudos!