Guia Completo sobre a construção do conhecimento na Educação Infantil - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

Construção do conhecimento na educação infantil
 Equipe Centro de Estudos e Formação  06/12/2017
Guia Completo sobre a construção do conhecimento na Educação Infantil

O mundo está constantemente mudando e todos nós conseguimos perceber isso. Nesses últimos anos, podemos enfatizar que o uso de tecnologias está diretamente relacionada a mudança que aconteceu com os saberes. Por isso, os professores da Educação Infantil não podem ficar de fora dessa transformação e devem se atualizar, para conseguir trazer para seus alunos um processo de construção do conhecimento na Educação Infantil de forma moderna, porém dentro da sua realidade.

Já faz algum tempo que o professor da Educação Infantil não é mais visto apenas como transmissor de conhecimento e passou a ser um orientador. Ou seja, o professor tem um papel essencial na vida da criança, pois ele acaba se tornando um estimulador do processo de construção da sua personalidade, tendo um efeito direto na formação dos seus conceitos, valores, atitudes e até mesmo habilidades.

Para que você entenda mais sobre esse maravilhoso universo que é a Educação Infantil, o Centro de Estudos e Formação criou um curso pensando na sua formação: o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, para que você entenda como a educação é vista na contemporaneidade em nosso país e de que forma podemos melhorá-la.

Atualmente, a educação não é mais vista apenas como uma preparação para o mercado de trabalho, mas de formação de cidadãos críticos e que valorizem o conhecimento. A valorização do conhecimento é um processo que deve ser inserido no aluno o quanto antes e deve ser feita de uma forma em que o aluno entenda que o conhecimento não está apenas dentro de uma apostila, mas está no nosso cotidiano e também em nossa interpretação e vivência de mundo.

A palavra conhecimento tem um sentido um tanto quanto abrangente, mas devemos ter em mente que não é apenas grade curricular como matemática, artes, português e todas as outras matérias que temos na escola. O conhecimento está relacionado com tudo, por exemplo, é necessário ensinarmos para uma criança como ela deve se comportar socialmente e de que forma ela pode se expressar.

E por isso, devemos parar de associar a palavra professor com conteúdos específicos, pois a educação vai muito além disso. A criança acaba se espelhando no professor e vendo o mesmo como uma fonte de saberes. Por esse motivo, um dos objetivos do educador deve ser buscar um processo de construção do conhecimento em que o aluno faça parte ativamente.

O Centro de Estudos e Formação valoriza e sabe a importância que o professor da Educação Infantil tem, e pensando nisso, formulou vários cursos online com certificado para você melhorar seu currículo e sua profissão. E o melhor é que tudo pode ser feito através do nosso incrível Ambiente Virtual de Aprendizagem, otimizado para Smartphones, Tablets e computadores, para que você estude onde quiser e na hora que quiser.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Além disso, o nosso portal te dá a oportunidade de sugerir a criação de novos cursos online que serão avaliados pelo nosso departamento pedagógico e, caso a ideia seja aprovada, você terá acesso a ele sem pagar nada!

Continue lendo nosso texto e saiba como funciona a construção do conhecimento na Educação Infantil e saiba mais sobre nosso curso online.

O professor como mediador no processo de construção do conhecimento na Educação Infantil

Como falamos anteriormente, cabe ao professor buscar maneiras de envolver o aluno no processo de construção do conhecimento para que o mesmo tenha um sentimento de pertencimento e queira fazer parte daquele momento da aprendizagem.

O educador deve ser o mediador entre o conhecimento e o aluno, e não apenas o transmissor. Mas como assim mediador? Compete ao professor propiciar momentos em que o aluno consiga resolver seus problemas de forma independente e adequada. Por exemplo, ao estar explicando a diferença entre um gato e um cachorro, o professor deve questionar e deixar o aluno pensar em quais são as diferenças, ao invés de simplesmente falar, sem permitir que o aluno reflita sobre o assunto.

O Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil tem um conteúdo exclusivo sobre o papel do professor dentro da educação e sobre a importância de um professor mediador para a construção do conhecimento em sala de aula.

O educador deve entender que a construção do conhecimento na Educação Infantil deve envolver o aluno, ou seja, deve ver o aluno como um agente ativo, considerando seus pensamentos, sentimentos e questionamentos sobre o assunto.

E é a partir dessas considerações que o professor deve criar o conhecimento, explicando quando os alunos estão errados, a razão de estarem e utilizar o processo de aprendizagem para corrigir os antigos conceitos da criança.

O que nós devemos ter em mente é que o processo de construção de conhecimento está presente na maioria dos momentos de convivência com a criança. Por exemplo, se a criança tem um professor que é delicado e atencioso, ela verá isso de forma positiva e tentará reproduzir o mesmo comportamento nas suas relações.

Existem vários modos do professor fazer essa aproximação com o aluno, mas uma boa forma é através de atividades que incentivem a socialização com outras crianças, como por exemplo dançar e ouvir uma boa música. Um dos nossos cursos a distância explicita a importância que a música pode ter no desenvolvimento infantil, o Curso Online Música na Educação Infantil.

O mesmo vale para a alimentação, é muito mais valioso para a criança ver o pai, mãe ou professor comendo de uma forma saudável do que ouvir um “comer vegetais faz bem para você”. A criança sempre se baseará em exemplos dados pelos seus modelos, sendo importante ressaltar o valor que um bom professor tem em toda a construção do conhecimento, pois é através dele que a criança entenderá qual postura ter.

É claro que é direito da criança saber que os vegetais fazem bem à saúde e, inclusive, é importante para a educação que ela saiba quais vegetais trazem quais benefícios ao corpo. Não estamos falando que toda a construção do conhecimento da criança deve ser baseada apenas em exemplos práticos. Mas, é essencial que o professor, além da teoria, mostre na prática que segue aquilo que orienta também.

E quando falamos sobre a alimentação, é necessário prestarmos muita atenção no exemplo que estamos dando para a criança, afinal, é através da alimentação que a criança pode começar a desenvolver os primeiros problemas de saúde, como o excesso de peso.

Atualmente, a obesidade está cada vez se tornando um problema maior no Brasil, se você quiser saber mais sobre esse tema, nosso portal oferece um curso online sobre a Obesidade Infantil.

processo de construção

Práticas pedagógicas para a construção do conhecimento na educação infantil

A construção do conhecimento está ligada a vários fatores, mas isso não quer dizer que seja algo impossível de realizar. O processo de construção pode ocorrer de várias formas, afinal, cada criança é um ser diferente, com pensamentos e ideias diferenciadas. Porém, algumas práticas pedagógicas mostram um bom resultado quando estamos falando do desenvolvimento infantil.

Sabemos que a Educação Infantil pode ser um tanto quanto desafiadora para entender, e é por esse motivo que criamos cursos online com certificado para que você, além de aprender mais sobre essa área fantástica, possa valorizar seu currículo com os nossos cursos a distância de qualidade.

Essas práticas pedagógicas são apenas sugestões para que o professor consiga fazer a construção do conhecimento em sala de aula de forma mais efetiva. O bom rendimento de uma aula não depende apenas de uma boa atividade planejada, também tem dependência no relacionamento que o professor estabelece com os alunos.

O professor deve ser um profissional ativo, sempre buscando melhorias e novidades que podem agregar valor na sua prática, o que pode ser feito através de cursos online com qualidade. O Centro de Estudos e Formação oferece um curso de Prática Pedagógica, para que o professor consiga entender a complexa relação entre seu trabalho e a sociedade.

O nosso portal também oferece o curso online de Informática Educativa, que busca explicar de que forma as novas tecnologias podem ser englobadas no processo de construção do conhecimento e como elas podem trazer benefícios para a criança.

Como já falamos anteriormente, o uso de certas práticas pedagógicas podem facilitar a construção do conhecimento em sala de aula. Vamos tratar de cada uma de forma clara e precisa a seguir e, se você quiser saber mais, o nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil oferece todos os detalhes sobre as práticas pedagógicas sugeridas.

Ludicidade na construção do conhecimento infantil

As brincadeiras e os jogos são ótimas opções para que ocorra uma produção do conhecimento de forma divertida e contextualizada no mundo infantil. As atividades lúdicas, se forem trabalhadas de forma correta, possibilitam o desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social, e tudo isso de uma forma leve e descontraída.

As atividades lúdicas estimulam a imaginação e podem fazer reais transformações na forma que a criança se relaciona com os amigos. É através dela que o aluno começa a entender quais são suas necessidades, desejos e paixões e adaptar sua brincadeira para essa realidade.

De acordo com o Ministério da Educação, a brincadeira é a cultura da infância, pois é através dela que a criança se relaciona, interage e se transforma. O brincar é momento significativo na construção do conhecimento pois é através da brincadeira que a criança consegue se expressar, seja através de desenhos, atitudes ou até palavras.

O Centro de Estudos e Formação já foi aprovado por mais de 120 mil alunos e estamos esperando por você, para que você possa crescer e aprender mais através dos nossos cursos online com certificado.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

O uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem

Atualmente, os brinquedos e jogos estão muito presentes dentro de uma sala de aula e devem, sim, serem usados para a construção do conhecimento na Educação Infantil desde que sejam inseridos em atividades que estimulem o raciocínio e a interação social. Devemos ter em mente que atividades lúdicas devem ser utilizadas, mas vai muito além disso, é necessário que todo o espaço da escola seja um ambiente lúdico, para que a criança consiga se sentir bem, livre e estimulada a aprender.

Jogos de ficção ou faz de conta

Os jogos de faz de conta são muito interessantes para a construção do conhecimento da criança, pois é através dele que as crianças criam possibilidades de se sentirem inseridas no mundo adulto, realizando seus desejos e utilizando sua imaginação para fazer sua realidade se encaixar na sua idealização.

O interessante é observar como a criança pode variar de papel em cada brincadeira, fazendo com que ela se desenvolva cognitivamente e utilize sua criatividade para se representar em certo papel. Mas o desenvolvimento vai muito além do cognitivo, através do faz de conta a criança pode começar a enfrentar e controlar seus medos e suas ansiedades.

Além disso, normalmente, a brincadeira acontece com mais de uma criança, o que faz com que a criança tenha que se expressar para conseguir explicar para seus amigos o que quer fazer, quem quer ser e de que forma quer brincar, o que é muito positivo para o desenvolvimento social e emocional dela.

Jogos de motricidade

Os jogos de motricidade, assim como o nome já indica, é focado no desenvolvimento motor da criança. A motricidade da criança se desenvolve de forma natural durante toda a infância. A motricidade ampla é desenvolvida toda vez que a criança corre, pula ou se equilibra, já a motricidade fina é desenvolvida ao amarrar os cadarços ou pegar um objeto. Porém, é possível fazer algumas atividades para incentivar e impulsionar esse desenvolvimento, e o melhor de tudo, é que podem ser feitas com materiais comuns.

Se você ainda tem dúvidas sobre a motricidade ampla e a fina, que tal fazer nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, que cobre toda essa área e muito mais? Nosso portal é conhecido nacionalmente por ofertar cursos a distância com qualidade e por um baixo investimento.

Atividades como correr sem bater em barreiras ou tropeçar, correr apenas em linha reta, saltar desviando os objetos, caminhar nas pontas do pé, se equilibrar em apenas um pé e até mesmo correr livremente são atividades muito positivas para o desenvolvimento motriz amplo.

Já atividades como jogar uma bola em certo local, jogar a bola para o amigo deixando quicar duas vezes, utilizar a tesoura, brincar de massinha e tudo que envolva movimentos mais cuidadosos são grande potencializadores no desenvolvimento motriz fino.

Brincadeira livre

A brincadeira livre normalmente é utilizada apenas como forma de diversão da criança, sem que o professor entenda o valor por trás dessa prática, o que não deveria acontecer. Esse tipo de brincadeira tem um grande valor para o desenvolvimento da criança, sendo necessário que esteja presente não só como uma forma de entretenimento, mas como uma prática pedagógica. É caracterizada como brincadeira livre aquela que não tem a mediação dos pais ou dos professores, deixando o aluno livre para criar e direcionar a brincadeira do jeito que quer. Ou seja, a autonomia da criança está sendo estimulada, fazendo seu desenvolvimento ocorrer integralmente.

É necessário pensar no momento de brincar como um momento da criança conseguir conduzir seu interesse e seu tempo do jeito que deseja, sem que seja dito o que precisa fazer, criando um ambiente de criação, sentimento e pensamento.

Também devemos pensar que atualmente, muitas crianças não têm oportunidade de brincar no seu cotidiano, pois passam a maior parte do tempo na escola e em casa apenas comem e dormem. É essencial oportunizar a brincadeira para que a criança consiga se desenvolver de forma autônoma.

Brincadeira com objetos não estruturados

As brincadeiras com objetos não estruturados podem trazer grandes resultados na construção do conhecimento em sala de aula. São considerados objetos não estruturados tudo que tem uma forma simples e é facilmente encontrado na natureza que não tenha uma intenção de ser brinquedo, como um cano, um pote, uma forminha de silicone, tampa, terra, sucatas e tudo mais que se encontra no nosso dia a dia.

Esse objetos são importantes na hora da brincadeira pois proporcionam um mundo de imaginação e criatividade para as crianças, ou seja, elas têm a capacidade de ressignificar e transformar objetos do nosso cotidiano em algo divertido. Por exemplo, uma garrafinha pode se tornar um telefone, uma boneca ou até mesmo um carro.

O brinquedo não estruturado permite que a criança construa a brincadeira do zero, sendo necessário que ela tenha organização, planejamento, criatividade, atenção e capacidades físicas e mentais.

A literatura na Educação Infantil

A literatura para crianças está cada vez ganhando mais destaque dentro da educação e é fundamental para a formação do hábito de leitura no futuro adulto, afinal, como é a relação dele com os livros enquanto criança irá influenciar em como ele se sentirá sobre isso no futuro.

Os livros tem um grande papel na hora de incentivar a imaginação das crianças. Além disso, é a partir de leituras que a criança irá ampliar sua linguagem, sendo uma ótima aliada no processo de construção cognitivo.

A leitura, em geral, nos faz pensar, criar, experimentar novos mundo e novas possibilidades, ou seja, nos faz sair da nossa realidade para viajarmos em um universo novo e desconhecido, nos fazendo experimentar novas emoções, sensações e sentimentos. Isso é essencial para a criança e deve ser valorizado.

A leitura é positiva até para crianças não alfabetizadas, sendo possível ser feito como uma atividade divertida em roda. Se você quiser saber mais sobre como contar histórias e como essa prática é importante para a Educação Infantil, o Centro de Estudos e Formação oferece um curso online de Contadores de Histórias, oferece toda a formação necessária e dicas para tornar esse momento ainda mais especial.

Existem várias maneiras de trabalhar com atividades lúdicas e ajudar o desenvolvimento integral da criança. Não seria incrível um universo em que pudéssemos aprender brincando e nos divertindo? A Educação Infantil tem esse papel, de ensinar de uma forma lúdica, valorizando as crianças de toda forma possível.

O que faz o Centro de Estudos e Formação ser diferente dos outros portais, é que você pode realizar quantos cursos online você quiser do Pacote Master no período de um ano e tudo isso por apenas R$ 69,00. Não perca mais tempo e faça sua inscrição.

Se você se interessou pelo post e quer saber mais, não esqueça de se inscrever para nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil. Aproveite também e compartilhe e comente o nosso artigo!

Data Modificação  08/11/2017
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r