A Tecnologia da Informação está presente hoje em praticamente todas as áreas de atuação. Tudo que envolve o armazenamento, acesso, segurança e produção de informações por meio de aparelhos eletrônicos pode-se chamar de Tecnologia da Informação.

A TI consegue abranger muitas aplicações e diversas áreas do conhecimento, por isso não existe uma definição completa e fixa para o termo. Além do mais, ela contribui para quase todos os processos sociais e empresariais do mundo.

Pode-se dizer que a Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos informacionais das organizações, o que inclui desde usuários comuns até toda a infraestrutura de TI e seus sistemas, perpassando por gestores, supervisores e diretores.

Para lidar com todos esses processos e organizar essas informações, é preciso ser um profissional capacitado e que saiba gerir toda a Tecnologia da Informação. O mercado está necessitado de trabalhadores preparados para os desafios da carreira.

É extremamente importante que as empresas, principalmente as médias, grandes e multinacionais, tenham um gestor de TI para organizar e otimizar todos os processos tecnológicos da organização. 

O curso online Gestão da Tecnologia da Informação do Centro de Estudos e Formação traz um amplo conteúdo para o seu aperfeiçoamento, abordando desde temas básicos como introdução a Tecnologia da Informação até gestão de TI e governança. 

Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais sobre a Gestão da Tecnologia da Informação, como o setor ajuda no fluxo e no planejamento das empresas e aos profissionais na tomada de decisões. Acompanhe conosco e fique por dentro da área que mais cresce no mercado.

Gestão de TI: por que ela é importante?

A informação é o bem mais precioso de qualquer organização. Por isso a Tecnologia da Informação tem um papel importantíssimo para auxiliar nos processos de gestão, organização e armazenamento.

Podemos dizer que a Gestão de TI planeja toda a estratégia de implementação de projetos de informática, gerencia os sistemas de tecnologia da informação, garante que cada setor da empresa tenha o seu melhor desempenho com o uso da tecnologia e cuida para que todas essas informações estejam seguras.

Banco de dados

Além de todas essas funções que citamos, o gestor também precisa acompanhar o banco de dados da organização e gerenciá-lo da melhor forma possível. 

Um bom curso de TI deve abordar de forma precisa sobre a administração do banco de dados, como manipular e armazenar os dados com segurança e performance.

Além disso, o profissional deve conhecer o melhor software de banco de dados para sua empresa, sempre estar atento aos backups realizados (que devem ser constantes), saber gerenciar os usuários e recuperar o banco de dados caso for preciso.

Além do nosso curso de Tecnologia da Informação, temos centenas de outros cursos online da área de tecnologia e informática para você aprimorar ainda mais os seus conhecimentos!

Rede de Computadores

Basicamente podemos dizer que quando há dois ou mais computadores e/ou dispositivos conectados formando um sistema de comunicação para o compartilhamento de informações, então temos uma rede de computadores.

Esse assunto se inclui na Gestão da Tecnologia da Informação por envolver a distribuição de informações - como documentos, aplicativos - e equipamentos (impressoras, dispositivos) entre as pessoas. 

Todo esse processo de compartilhamento deve estar aos cuidados da Gestão de TI, afinal é ela a mais preparada para lidar com a partilha desses dados e a segurança deles.

No nosso curso online Gestão da Tecnologia da Informação você vai aprender mais detalhadamente as principais redes de computadores, são elas:

  • Redes Locais (também conhecidas como LAN): utilizadas no ambiente interno das empresas. A distância entre elas é pequena, varia de 10m a 1km;

  • Redes Pessoais (PAN): um exemplo é a rede bluetooth, contida em alguns computadores e smartphones;

  • Redes de Longas Distâncias (WAN): essas redes fazem a cobertura de uma grande área ou região;

  • Redes sem Fio (Wireless): esse tipo de rede não necessita de cabeamento.

Tecnologia da Informação

Lógica de Programação

A lógica de programação é uma técnica básica que todos os profissionais de Tecnologia da Informação devem saber. Ela é usada para desenvolver algoritmos, ou seja, sequências lógicas baseando-se na matemática e em outras teorias da Ciência da Computação.

Depois desse aprendizado, o profissional irá escolher uma linguagem de programação para dar início a construção de um software. Aprender técnicas profundas de programação não é necessário para se tornar um gestor de TI, contudo é preciso ter um conhecimento no mínimo intermediário para gerir todo o processo estrutural da empresa.

Em qualquer curso de Tecnologia da Informação o aluno aprende pelo o menos o mínimo de lógica de programação para entrar no mercado de trabalho, afinal é preciso ter uma base de experiência para chegar ao cargo de gestor.

Além disso, o estudante ou o graduado deve estar sempre atualizado quanto as novidades da profissão. A todo momento surgem novas abordagens e tecnologias que otimizam os negócios das empresas. Quem deseja integrar a área deve estar atento e sempre se aperfeiçoar através de cursos online com certificado.

Organização de Computadores, Hardware e Software

Outra parte fundamental para a formação de um profissional em Gestão da Tecnologia da Informação é o conhecimento quanto a parte lógica e de controle, as unidades operacionais e suas interconexões.

No curso de TI também há uma abordagem sobre o hardware de um computador, que são as partes físicas dos dispostivos. É importante o gestor saber a respeito quanto a padronização, administração e manutenção de todo o parque tecnológico da empresa, principalmente quando o assunto é backup, armazenamento de toda a informação da organização.

E todos esses assuntos envolvem o conhecimento em organização, arquitetura de computadores, hardware e software. O bom funcionamento de toda estrutura tecnológica é crucial para a competitividade da empresa e seus negócios. 

Saber técnicas de como distribuir os equipamentos que possuem maior capacidade de processamento para setores que necessitam mais agilidade e memória e de menor capacidade para outras áreas é um diferencial para quem trabalha com gestão.

Saber empreender: a melhor parte do gestor de TI

Existem diversos segmentos que o gestor de TI pode seguir e, nesta jornada, é essencial que ele saiba alguns pilares do empreendedorismo. Entretanto, sabemos que empreender não é uma tarefa fácil. Envolve uma ampla visão de negócios, conhecimentos técnicos e gerenciais e criatividade.

Depois de realizar o curso de Tecnologia da Informação, o profissional que quiser empreender perceberá que as principais áreas para isso são Big Data, Segurança da Informação, Computação Forense e Arquitetura de TI.

E empreender não é só abrir o seu próprio negócio. O gestor de TI pode inovar com startups, por exemplo, criando soluções e desenvolvimento. No mundo corporativo mais "comum", o profissional pode fomentar ideias estratégicas para solucionar os problemas de gestão tecnológica da organização.

Quem deseja seguir uma carreira mais independente, pode optar então em abrir sua própria empresa ou trabalhar como consultor. O leque de atuação é realmente bastante diversificado, porém o mercado exige qualificação. O profissional precisa ter uma boa bagagem de conhecimentos e nesses momentos cursos online com certificado chegam em ótima hora. 

O curso de TI do Centro de Estudos e Formação é o ideal para você que quer aprender com excelência esses e outros assuntos de forma aprofundada. Aqui você aprimora os seus conhecimentos e ainda tem a opção de garantir um certificado reconhecido no mercado. 

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Atualize-se: o conhecimento é a chave do sucesso!

O mercado de gestão e tecnologia está em constante expansão, contudo as empresas encontram dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Isso deve-se ao fato de que a maioria dos trabalhadores de TI não tem capacidade de gerir os processos tecnológicos da organização.

E mesmo a área estando em déficit de profissionais, você precisa se destacar para se tornar gestor. O curso online Gestão da Tecnologia da Informação do nosso portal é o conteúdo certo para você alavancar sua carreira e aumentar suas chances em processos seletivos.

Além do mais, existem centenas de outros cursos online no site que abordam variados temas da Tecnologia da Informação para você turbinar seu aprendizado.

As nossas vantagens são as melhores do mercado: você investe apenas R$ 69,90 e aproveita todo o conteúdo dos mais de 1.300 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano inteiro, sem mensalidades.

Mais de 120 mil alunos já aproveitaram os benefícios de estudar os cursos online do Centro de Estudos e Formação. E você, está esperando o que? Inscreva-se agora mesmo e estude quando e onde quiser através do seu computador, tablet ou celular.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus familiares, colegas e amigos. Se quiser, também pode deixar comentários sobre o assunto. Até mais!