Curso Online Tecnologia da Informação | Centro de Estudos e Formação

  • Alunos estudando este
    curso no momento

    cursos online

    249

  • Pessoas nesta
    página agora

    cursos online

    83

  • Certificados liberados
    deste curso hoje

    cursos online

    83

  • Avaliação média
    desse curso

    cursos online

    4.8 em 5

  • Já fizeram
    este curso

    cursos online

    694

O que aprenderei?
Os conceitos básicos de Tecnologia da Informação
As definições sobre organização de computadores e sistemas de informação
Os conhecimentos sobre redes de computadores e banco de dados
As estratégias para gerir processos, contratos, projetos e aplicações em TI
As maneiras de como se deve aplicar a governança em TI
As formas de empreender, de evoluir na carreira de TI e de inovar no trabalho.

Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação (TI) compreende um campo vasto de trabalho, é um mercado aquecido e em franca expansão. Seus objetos de trabalho são todas as soluções e atividades que resultam do uso de recursos computacionais, cujo objetivo é produzir, armazenar e transmitir informações, bem como garantir que possam ser acessadas, seguras e usadas sempre que necessário.

Devido à sua importância, à velocidade com que as tecnologias evoluem e à necessidade de haver uma gestão de TI eficiente em processos, projetos, manutenção e demais funções relacionadas à área, a qualificação do profissional deve ser sólida.

Como o Centro de Estudos e Formação tem como meta disponibilizar cursos online com certificado em todos os campos do conhecimento, com a área de TI não seria diferente.

O portal elaborou um curso de TI que contempla cada aspecto importante para a formação de experts no assunto. O Curso Online Tecnologia da Informação é o trabalho de um departamento pedagógico exclusivo, comprometido em disponibilizar conteúdos relevantes, atualizados e de fontes confiáveis.

Saiba mais sobre nosso curso de tecnologia da informação, o que você vai estudar, a área de atuação em TI, como se certificar e todos os diferenciais que o portal oferece quando você se matricula em nossos cursos online.

O que você vai estudar no curso de tecnologia da informação

Agora você vai conhecer a grade programática do Curso Online Tecnologia da Informação – tudo que você vai estudar ao longo de 20 módulos.

A introdução à tecnologia da informação abre o curso. Nessa parte você vai saber o que é TI, gestão de TI, e vai conhecer um pouco sobre TICs, as tecnologias da informação e comunicação.

Você sabe o que é um banco de dados e qual a sua importância para as organizações? Se não sabe, aprenderá em nosso curso de TI, pois o tema figura em um dos módulos.

As redes de computadores e os sistemas de informação são os temas que lhe deixam a par de como funciona a ligação entre os canais de comunicação para o compartilhamento de dados e informações.

A gestão da tecnologia da informação engloba o gerenciamento de áreas específicas, e cada uma delas será estudada em nosso curso de TI. Veja quais são:

  • Gestão de projetos para TI

  • Gestão empresarial aplicada à TI

  • Gestão de segurança da informação

  • Gestão de processos em TI

  • Gestão de contratos

  • Governança em TI

Além de todos os conteúdos já citados, outros módulos que trazem os seguintes temas:

  • Inovação tecnológica e empreendedorismo

  • Organização de computadores

  • Lógica de programação, hardware e desenvolvimento de software

  • Matemática Computacional

  • Carreira em TI.

Para finalizar o curso, você reforça o que aprendeu por meio de materiais extras – e para testar seus conhecimentos, ao final de cada módulo há exercícios, em forma de questões de V ou F.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Áreas de atuação para profissionais em gestão de TI

Quando se fala em TI e especificamente em gestão da tecnologia da informação, um leque de oportunidades se abre em termos de empregabilidade.

Dá uma olhada nas possibilidades:

- E-commerce: os negócios na internet crescem a cada dia, abrindo campo de trabalho para desenvolvedores de sistemas de comércio eletrônico.

- Administrador de banco de dados: a gestão de TI é de suma importância em organizações de todos os tipos, o que torna um profissional nessa área importante, para gerenciar e monitorar as informações.

- Programação: criação de sites, desenvolvimento de softwares e aplicativos – programadores têm espaço garantido no mercado, inclusive como instrutores em um curso de tecnologia da informação, por exemplo.

- Suporte técnico: os profissionais deste campo são os que garantem as máquinas funcionando bem e sem problemas. Todos sabem o que acontece quando um equipamento falha, não é? Perda de produtividade e atraso no trabalho, o que não acontece quando há técnicos cuidando de tudo.

- Administrador de redes: é este profissional o responsável pela conectividade de uma organização e pela garantia de um sistema de internet eficiente.

- Qualidade de software: são os profissionais que testam os softwares e programas para checar se são seguros, se apresentam algum tipo de falha ou algum outro tipo de problema, para então aprovar o seu uso pela organização.

- Segurança da informação: manter as informações das organizações a salvo de quem rouba dados na internet é o trabalho de quem atua nesta área.

Esses são alguns exemplos de segmentos em tecnologia da informação, pois há muitas outras opções nesse campo de atuação.

Avaliação e certificação em tecnologia da informação

Gestão da Tecnologia da Informação é uma das ferramentas de ocupações do futuro – e o futuro já chegou! O que queremos dizer é que, tudo que você aprender com essa qualificação lhe garante ótimas perspectivas, uma vez que tecnologia da informação é um mercado em alta e será ainda por muitos anos.

Por isso, nada mais natural do que fazer o curso de tecnologia da informação – e outros cursos online com certificado correlatos – e certificar-se, colocando a sua carreira profissional em outro patamar.

Aqui no portal a certificação é opcional, no entanto, há inúmeras razões pelas quais a sua decisão mais acertada é comprovar os conhecimentos adquiridos. Para isso, você precisa passar por uma avaliação final. Essa pode ser feita a qualquer altura do curso, e é sobre a carga horária que você definir, que pode ser entre 5 e 420 horas.

Essa avaliação consiste de um questionário de Verdadeiro ou Falso, no qual é preciso que acerte 70% das questões propostas. Dessa forma, poderá dar seguimento ao processo de certificação, conforme condições de contratação do curso. Caso não consiga, tem mais quatro tentativas.

Nossos cursos online são atestados por mais de 120 alunos que já passaram por aqui e o certificado é válido em todo o Brasil.

Diferenciais na qualificação em gestão de TI e outros cursos online

Ao fazer sua inscrição para o Curso Online Tecnologia da Informação você investe R$ 99,70 (taxa única) e ganha acesso total ao Pacote Master, durante um ano inteiro.

O Pacote Master tem mais de 1.300 cursos online e enquanto vigorar a sua matrícula, você poderá fazer todos os que quiser.

São todos cursos online com certificado opcional, que podem enriquecer e valorizar seu currículo, levando sua carreira a outro patamar.

Está esperando o que para inscrever-se no portal e iniciar agora mesmo sua qualificação? Bons estudos!

Objetivos

• Estudar a Tecnologia da Informação.
• Conhecer banco de dados, redes de computadores, lógica de programação e hardware.
• Estudar os sistemas de informação e segurança.
• Abordar o funcionamento da governança em TI.
• Discutir os assuntos ligados à gestão e desenvolvimento.
• Discutir carreira, empreendedorismo e inovação.

Área de aplicação

O Curso Online Tecnologia da Informação é dedicado a estudantes da área que desejam criar novas habilidades em TI e gestão, profissionais de Tecnologia da Informação que queiram atualizar seus conhecimentos, entusiastas de TI e afins ou qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre Tecnologia da Informação.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

Pré-requisitos técnicos

Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:

  • Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.

O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.

Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.

Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.

Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.

Cursos livres, que são todos os oferecidos pelo Centro de Estudos e Formação, não dão direito à registro em conselhos profissionais.

Perguntas e respostas do curso:

Data Detective: termo em inglês para “investigador de dados”. Será um profissional com visão analítica sobre a investigação e interpretação de dados. Talvez seja um “upgrade” do atual cientista de dados. Master of Edge Computer: fala-se na próxima grande evolução da computação em nuvem. O conceito de edge computing prevê que dispositivos de hardware conectados sejam potencializados e descentralizados, tornando-se seu próprio data center. Highway Controller: controlar o espaço aéreo e rodoviário por causa do aumento de veículos autônomos e de drones será a função deste profissional, que deve estar capacitado para lidar com sofisticadas ferramentas de inteligência artificial. Aumented Reality Journey Builder: este será um profissional da área de turismo, capacitado a projetar, construir e personalizar viagens em realidade aumentada. Virtual Store Sherpa: este é um profissional que ajudará clientes a navegar nas lojas e fazer compras em cenários complexos – graças à realidade aumentada. O termo “sherpa” remete a uma etnia que ajuda viajantes a escalar montanhas e a carregar seus equipamentos.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Gamificação na Educação: nem só de jogos a gamificação é feita. O conceito também envolve a criação de disputas saudáveis. O educador pode, por exemplo, criar um ranking. Para isso, define o que valerá pontos: chegada no horário, entrega pontual de trabalhos e qualquer outra ação palpável. Um prazo deve ser estipulado — pode ser mensal —, e os prêmios criados. Um exemplo de prêmio: poder ter ajuda em uma resposta na próxima avaliação. Gamificação na saúde: um aplicativo para quem quer parar de fumar ou o uso do jogos de videogame que precise de movimentos para ajudar em tratamentos de Fisioterapia são exemplos de gamificação nessa área. Gamificação nas empresas: jogos que simulam negociações com clientes, treinamentos de segurança e métodos que estimulam equipes de vendas a conseguir mais pedidos de orçamentos são exemplos do que já tem sido feito em empresas. Gamificação no Direito: identificar fraquezas e pontos que precisam ser melhorados e criar metas é o primeiro passo. A partir disso, pode-se criar uma competição ou sistema de bonificação para alcançar os resultados desejados, usando conceitos de jogos, como pontuação, perder vidas, ganhar energia etc. Esse é um exemplo de gamificação que pode ser aplicado em escritórios de advocacia.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Big Data é a palavra utilizada como referência a grandes volumes de dados, estruturados ou não. Pense em um volume gigantesco de dados, muitas vezes impossíveis de serem armazenados na memória de um único computador – é disso que falamos quando nos referimos à big data.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Há várias universidades que oferecem graduação em TI. Não há como saber qual a melhor, no entanto você pode considerar para a sua escolha a avaliação feita pelo MEC, que conceitua instituições e cursos de graduação. A consulta pode ser feita pelo site do eMec.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

A sala de aula inteligente – smart class – é uma forma nova de ensinar. Moderna e atrativa, ela é representada por um ambiente com quadros interativos ou telões, recursos de animação, áudio, vídeo e dispositivos (como tablets) para os alunos acompanharem as aulas.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Tecnologia da informação é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Forma profissionais para atuar de forma competente e eficaz no desenvolvimento de sistemas e na gestão da tecnologia da informação nas organizações.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Conhecimento básico da área de tecnologia e seus segmentos, que são: análise de banco de dados, criação de sistemas operacionais, segurança e redes.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Os pisos salariais variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de TI atua: comércio, serviços, indústria, transportes.Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos. Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos; jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

É onde o profissional de TI vai atuar. Cada área vai exigir conhecimentos diferentes, oferecer salários e funções diferentes. Existem as áreas de Segurança da Informação, programação, qualidade de software, suporte técnico e administração de redes.

Esta resposta foi útil? thumb_up thumb_down

Veja como é fácil demais conseguir seus certificados no Centro de Estudos e Formação:

Como Funciona

Cursos EAD

Adquirir conhecimento e obter a comprovação das habilidades conquistadas é muito simples no Centro de Estudos e Formação. Realizando a sua inscrição e investindo na taxa de matrícula, você terá acesso a um completo e amplo material de estudos dos mais de 1.300 cursos online disponibilizados.

Material de estudos

O aluno terá acesso a vídeos, artigos, links, livros para downloads e muito mais. Alguns cursos são disponibilizamos com conteúdos modulares, que são agrupados por assuntos, antecipando o que será abordado, ou por conteúdos exclusivos, elaborado pela nossa equipe pedagógica competente. A equipe é responsável também por reunir e selecionar os melhores conteúdos para compor o material dos cursos, atualizar o material e criar novos cursos. Tudo isso facilitar o processo de aprendizagem do aluno e fornecer mais e mais conhecimento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para facilitar ainda mais os seus estudos, utilizamos nossa expertise em tecnologia para criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, o aluno acessa um sistema desenvolvido especialmente para maximizar os resultados e facilitar a sua vida, de maneira moderna e intuitiva. O AVA é otimizado para tablets, smartphones e computadores, assim, você pode estudar quando e onde quiser.

Processo avaliativo e certificados

Após estudar o conteúdo completo dos cursos, você pode testar os conhecimentos através de uma avaliação final composta por questões de verdadeiro ou falso. Nesse momento, o aluno selecionará a carga horária desejada do curso online, bem como a modalidade do curso: capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Você terá cinco tentativas para conquistar nota igual ou superior a sete pontos. Caso necessite de mais chances, o aluno pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento clicando aqui.

Se desejar receber o certificado, será necessário efetuar o pagamento da taxa de avaliação e aguardar o período mínimo de estudos para cada carga horária. Um dos nossos diferenciais é nosso cuidado com a datação e quantificação horária dos nossos certificados. Cada carga horária possui um período mínimo de estudos que deve ser cumprido individualmente para dar validade e segurança ao certificado. Para conferir os valores e período mínimo, clique aqui e não deixe de realizar sua matrícula no Centro de Estudos e Formação.

Calculadora da economia
Investimento de matrícula R$ 99,70 Acesso a mais de 1.200 cursos durante 1 ano
Carga horária desejada 420h
Mova para escolher
Clique e conheça o Centro de Estudos e Formação
Cargas-horárias disponíveis:

De 5h a 420h. Você terá acesso a 100% do material deste curso e decidirá qual carga horária quer, somente se desejar prestar avaliação;

Investimento:

Você terá acesso a este curso assim que se inscrever no Centro de Estudos e Formação. Inscreva-se agora mesmo, investindo apenas R$ 99,70 e tenha acesso integral a este curso e a todos os mais de 1.300 cursos, durante 1 ano inteiro. Você poderá estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. Não há mensalidades!

Certificado:

Caso desejar certificado, o processo de certificação é opcional e está disponível para todos os nossos cursos do nosso portal. O certificado digital é grátis para as cargas horárias de 5h, 10h. Tenha quantos certificados quiser!

Certificado

Lançamentos dos últimos 3 meses

X
Maria Júlia
Maria Júlia
Maria Júlia

Se você tiver matrícula ativa, poderá conquistar certificados digitais de 5 e 10 horas 100% grátis! Quantos você quiser! Matricule-se agora mesmo!

INSCREVA-SE
Mostrar Senha
Registrar

Já tem cadastro? Login