As atividades lúdicas são fundamentais em todas as fases de aprendizagem, mas muitas vezes educadores encontram dificuldades para utilizá-las em sala de aula, por isso é preciso sempre se atualizar para entender como é possível ajudar os alunos.

O curso online Ludicidade do Centro de Estudos e Formação é uma ótima opção para quem está buscando entender esse universo e quer se preparar para dar aulas incríveis. Já pensou em fazer um curso online no conforto da sua casa? Agora basta se inscrever no portal para ter acesso a muitas opções.

Trabalhar o lúdico na escola é muito importante, pois sabemos que ele pode ajudar no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Além dessas vantagens, a brincadeira estimula a imaginação e o pensamento criativo. Afinal, é brincando que nos preparamos para a vida adulta.

A brincadeira pode trabalhar a habilidade de solução de problemas e nos ajudar a refletir sobre a realidade na qual estamos inseridos. A criança que brinca consegue se desenvolver de maneira saudável.

Nesse artigo, vamos abordar diversos conceitos que tratam sobre o lúdico na educação infantil, a psicomotricidade e seus benefícios no processo de ensino aprendizagem. Ficou interessado(a)? Saiba mais sobre esses conceitos abaixo.

Psicomotricidade e atividades lúdicas

A psicomotricidade é de suma importância para o desenvolvimento infantil, pois está relacionada aos movimentos, aos aspectos cognitivos e à conexão com o mundo interior e exterior da criança. Os movimentos corporais são muito importantes na infância, pois auxiliam no desenvolvimento físico, emocional e mental. 

Se anteriormente, as crianças tinham fácil acessos às brincadeiras na rua e mais liberdade para ocupar os espaços, hoje, essa questão é um pouco complicada. Devido à violência e às turbulências nas grandes cidades, sobram poucos ambientes para a criança se divertir e se exercitar. Pensando nisso, muitas escolas enfatizam a psicomotricidade em seus currículos com o objetivo de suprir essa necessidade. Por esse motivo, é muito interessante que professores tenham acesso a uma formação adequada para trabalhar o lúdico na escola, o curso online Ludicidade pode te mostrar como aprimorar a sua metodologia.

Os pesquisadores Vayer e Picq (1988) já afirmavam em seus estudos que o nosso corpo mostra muito como nos sentimos emocionalmente, por isso essa área tem conexão com a nossa personalidade e a forma como expressamos o que sentimos.

Com o exercício da psicomotricidade, a criança encontra mais facilidade de conhecer o seu próprio corpo e de se relacionar com o mundo ao seu redor. Escolas que focam suas atividades psicomotoras para o desenvolvimento da criança conseguem estimular o relacionamento social e a autonomia de seus alunos.

Algumas habilidades podem ser favorecidas com jogos lúdicos voltados para a psicomotricidade, veja algumas abaixo:

  • Melhora do equilíbrio: capacidade de manter o corpo firme, mantendo-se estável ao caminhar, correr ou fazendo diferentes movimentos.
  • Compreensão do corpo: a criança consegue ter o domínio do seu corpo e do que pode realizar, além da noção espacial.
  • Coordenação parcial e global: facilidade em realizar movimentos diversos. Um exemplo é o caso de uma situação que exija uma ação lenta, como amarrar o cadarço do tênis.
  • Consciência da respiração: ao expirar e inspirar, a criança consegue controlar o fluxo de ar e até mesmo retê-lo.
  • Localização espacial: possibilidade de se movimentar de um local para outro e não se perder.
  • Flexibilidade para lidar com questões externas: fácil adaptação a mudanças e utilização da linguagem ao relacionar-se com o outro.

O movimento é fundamental para o crescimento da criança em diversos aspectos, tanto na interação com o outro, quanto para conhecer a si mesma. Além disso, entrar em contato com o mundo externo favorece as habilidades intelectuais. Estimule a psicomotricidade, realizando brincadeiras, como: dançar, pular, correr ou até mesmo em atividades do cotidiano ao pedir para a criança vestir a própria roupa ou pentear seu cabelo sozinha.

Para conhecer mais sobre essa área tão interessante, faça o curso online Ludicidade e entenda como é possível estimular os alunos com o lúdico. O Centro de Estudos e Formação oferece diversos cursos a distância que podem valorizar o seu currículo e te destacar no mercado de trabalho.

A influência do lúdico na leitura e na escrita

O lúdico refere-se à experiência plena do indivíduo em alguma atividade e esse envolvimento traz benefícios enormes para pessoas de todas as faixas etárias.

Planejar uma aula que inclua atividades lúdicas vai muito além de apenas deixar os alunos brincarem. Para uma vivência rica, é preciso que o professor atue como mediador, conduzindo os alunos para que eles sintam e consigam explorar ao máximo a aula. Dessa forma, o educador pode trabalhar o imaginário e despertar a curiosidade de seus educandos.

A brincadeira é fundamental na infância e importantíssima para a saúde mental, pois trabalha dimensões psíquicas, emocionais e físicas. É por meio do jogo lúdico, que elaboramos a imaginação, o faz de conta e percebemos o outro. O professor que estuda sobre o lúdico consegue trabalhar com seus alunos de maneira inovadora e uma forma simples de estar sempre antenado é fazendo cursos a distância. O Centro de Estudos e Formação oferece cursos online com certificado para você ficar ligado em todo o conteúdo relacionado ao universo lúdico.

Na fase de alfabetização, a contação de histórias é o início para o despertar do letramento. A narrativa oral é uma forma de contar histórias vividas, estimular a linguagem e a imaginação.

Quando um professor conta uma fábula, por exemplo, ele instiga seus alunos a desenvolver o repertório linguístico, com a descoberta de novas palavras e a interpretação daquilo que está sendo contado.

Paulo Freire (1990) nos mostra que antes de adquirir a escrita ou a leitura, o aluno precisa fazer a leitura da realidade, através de experiências em sociedade.

Para a criança aprender a escrever, ela precisa desenvolver habilidades com a coordenação motora fina, para manusear o lápis corretamente, e esse aprendizado acontece com a ajuda da psicomotricidade.

Atualmente, a escola passa por vários desafios no processo de alfabetização, pois o modelo antigo no qual era necessário apenas memorizar, copiar ou ler, sem saber exatamente interpretar, não trouxe resultados interessantes. Além de escrever ou ler, o aluno precisa dominar a língua e saber utilizá-la em diversos contextos.

Incluir o aluno no mundo letrado é dar possibilidades para que ele possa ser autônomo e agir em sociedade, compreender um contrato ou ler a bula de um remédio são atividades importantes para a sobrevivência em comunidade. A escola que ignora o sentido e trabalha o texto apenas como código ignora a importância da interpretação.

As atividades lúdicas são muito importantes até mesmo antes do processo de alfabetização, pois é na brincadeira que a criança constrói um mundo cheio de significados que pode facilitar o processo de alfabetização. O profissional que consegue desenvolver seus alunos nessa fase com certeza ficará em evidência no ambiente de trabalho. Para atingir esse objetivo, procure fazer cursos online com certificado. Eles são interessantes para valorizar a carreira e trazer novos aprendizados para seus alunos.

atividades lúdicas

A ludicidade e o raciocínio lógico

O raciocínio lógico é necessário em todas as áreas do conhecimento e diz respeito ao pensamento para resolver um problema ou chegar a alguma conclusão. Nas escolas, é comum nos depararmos com alunos que possuem alguma dificuldade de interpretação e que precisem trabalhar o raciocínio lógico na resolução de questões. O professor que procura sempre fazer cursos online para se atualizar consegue lidar melhor com esse tipo de problema. Para investir no seu conhecimento, indicamos o curso de educação infantil, adquirir conhecimento online é muito simples e você pode estudar no local que desejar.

Para Piaget, as crianças possuem as fases de assimilação e acomodação no processo de ensino aprendizagem. No caso de conceitos matemáticos, o aluno aprende de forma eficaz quando ele faz atividades que envolvem a matéria, mas sem necessariamente perceber que fazem parte dela.

A ludicidade pode contribuir muito para o raciocínio lógico, pois é no jogo que aprendemos estratégias, soluções e superamos desafios. Assim, desde a infância, o lúdico na educação infantil deve ser inserido para que a criança tenha a possibilidade de interagir com o meio e desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e físicas.

As atividades lúdicas colocam o indivíduo em várias situações que necessitam resolução de conflitos, tomada de decisão e reflexão. Nos jogos lúdicos, a persistência é outra habilidade que pode ser exercida, pois estimula a vontade de ganhar dos participantes, fazendo com que não desistam da brincadeira.

No caso do ensino da matemática, aprender a sequência dos numerais ou aceitar seus princípios pode ser complicado no início da educação formal, pois seus conceitos são pouco flexíveis. O professor que vai ensinar os numerais, primeiramente, precisa trabalhar com suas diferentes funções, seja um número de telefone, uma quantidade ou unidade de medida. Assim, a criança pode compreender os seus diferentes usos.

Para alcançar o pensamento lógico, é interessante que as crianças não fiquem condicionadas a processos de ensino que incluam basicamente a memorização, pois isso restringe raciocínios complexos. Nessa fase, é recomendado que a criança conheça os objetos, suas diferenças e consiga classificá-los em coleções. Somente após essa etapa, é que se deve trabalhar operações mais complexas, envolvendo a matemática.

Separamos alguns jogos lúdicos que podem auxiliar o raciocínio lógico, veja abaixo:

  • Lego; 
  • Mímica;
  • Jogo Lince;
  • Massinha;
  • Pintura a dedo;
  • Dobradura;
  • Jogo – banco imobiliário;
  • Xadrez;
  • Dama;
  • Pular corda;
  • Quebra-cabeça.

Gostou das sugestões que mostramos acima? O curso de educação infantil pode te mostrar outras dicas valiosas de como melhorar a sua prática de ensino. O Centro de Estudos e Formação oferece muitas opções de cursos online e basta você se inscrever no portal para ter acesso a eles!

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A ludicidade no universo tecnológico

Nos últimos anos, observamos um grande avanço das tecnologias, o que consequentemente facilitou muito a nossa vida. Com essa imensa inserção do universo tecnológico na vida moderna, a escola também passou a incorporar seu uso como ferramenta importante para a aprendizagem.

A tecnologia não pode ser simplesmente ignorada ou considerada ruim, é preciso refletir antes de tudo sobre a forma como a utilizamos para que ela seja realmente útil e não prejudicial. Dessa maneira, muitos educadores estudam sobre essa questão na tentativa de compreender como as novas tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula.

Não podemos esquecer que o ambiente, mesmo sendo virtual, envolve o relacionamento entre as pessoas. Em uma situação presencial, a relação professor e aluno também é algo inevitável, por isso o professor que trabalha com o ensino a distância precisa ter as mesmas preocupações que teria com o modelo presencial. Ele não pode perder o foco no processo de ensino aprendizagem porque o ambiente é diferente. O objetivo deve ser o mesmo: ensinar e aprender. Uma opção muito interessante para evitar passar por esse tipo de situação é investir em cursos online com certificado, aqui no Centro de Estudos e Formação você pode escolher diversas cargas horárias de acordo com o seu interesse.

Se antes a escola era a única que poderia fornecer conhecimento aos alunos, hoje esse contexto é muito diferente. A internet trouxe conexão entre as pessoas com diferentes interesses e nela há indivíduos com diversos objetivos, procurando informações através da tecnologia, que se ajudam e compartilham saberes.

Todos esses fatores mudaram o conceito de educação tradicional. Hoje, é preciso pensar em novas possibilidades de aprendizagem, já que a escola não é a única responsável pela construção do conhecimento.

Os jogos tecnológicos já fazem parte do universo das crianças e é preciso entender como utilizá-los de uma forma proveitosa e que seja benéfica. A tecnologia pode ser um instrumento interessante para trabalhar o lúdico, já que os jogos educativos podem motivar alunos e professores a novas descobertas e estimular o interesse pelas aulas.

Para que o professor consiga incluir a ludicidade no uso das ferramentas tecnológicas, ele precisará planejar as atividades que irá realizar e ter domínio do instrumento que irá utilizar na escola. Portanto, é preciso que os docentes abandonem o preconceito e estejam antenados com a tecnologia para que possam cada vez mais usufrui-la de forma positiva.

Existem diversos jogos educativos que podem ser utilizados como uma forma de trabalhar o lúdico na educação infantil. Quando um professor rompe a barreira tradicional e passa a incorporar novas possibilidades, os alunos ficam engajados a participar da aula. Nesse processo, é preciso que o docente compreenda de forma ampla como a atividade será desenvolvida e possa auxiliá-los durante o processo, caso contrário a proposta pode não atingir os objetivos esperados.

Na educação infantil, crianças que possuem alguma dificuldade em relação ao conteúdo podem encontrar na tecnologia uma forma de superarem suas dificuldades. Os jogos educativos podem estimular a resolução de problemas, a tomada de decisão e a familiaridade com letras e números.

A escola precisa incorporar o uso das novas tecnologias de maneira produtiva e encontrar novas formas de construção do conhecimento, sem ignorar o caráter lúdico que esta nova modalidade pode oferecer. Além disso, é preciso que profissionais estejam preparados para lidar com a tecnologia, rompendo as barreiras tradicionais da prática educativa.

A tecnologia é uma ferramenta que pode facilitar a vida da sociedade, pensando nisso, os cursos online do Centro de Estudos e Formação podem ser uma ótima opção para você que deseja estudar. Os cursos a distância contam com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo, você pode acessar o seu curso online no computador, no celular ou no tablet de forma simples.

A ludicidade para Vygotsky e Piaget

A brincadeira é utilizada como assunto de análise por muitos pesquisadores, justamente, por seu poder de influenciar o desenvolvimento infantil. Vygotsky estuda os aspectos do lúdico e como ele pode contribuir para o desenvolvimento mental da criança. Todos esses conceitos podem ser estudados no curso de educação infantil. Nele, você aprenderá como trabalhar com crianças dessa faixa etária de maneira criativa.

Segundo o autor, a criança busca satisfazer suas necessidades na brincadeira. Crianças pequenas, por exemplo, procuram realizar seus desejos de forma imediata, pois elas não pensam em algo a longo prazo. Já as crianças maiores pensam em coisas complexas que, muitas vezes, são impossíveis de serem feitas rapidamente. Para conseguir acalmar seus anseios, o brinquedo e o faz de conta surgem como uma forma de satisfazerem seus desejos.

Na brincadeira, um objeto simples pode ser transformado em um boneco, isso porque a criança passa a diferenciar o objeto e o pensamento. Vygotsky afirma que a criança se posiciona de forma diferente em relação ao elemento que vê e isso é o que favorece a imaginação.

Para Piaget, a brincadeira é uma forma de a criança conectar o seu mundo interior com o exterior. A fase sensório-motora (até os dois anos de idade) envolve os chamados jogos de exercício, como correr, pular, rolar, engatinhar, imitar, entre outros. Dos dois aos seis anos ocorre a fase pré-operatória, onde a criança vivencia os “jogos simbólicos” de maneira intensa. É o período do faz de conta, da fantasia e da imaginação aflorada.

As atividades lúdicas são muito importantes na infância e trazem a experiência plena para a criança. Participar de diversos tipos de brincadeira é enriquecedor para o indivíduo e permite um crescimento saudável.

O docente que consegue aplicar a brincadeira em sala de aula é valorizado até mesmo por seus alunos, e para conseguir trabalhar o lúdico com excelência, nada melhor do que fazer um curso online. No Centro de Estudos e Formação, temos centenas de cursos por uma taxa de apenas R$ 99,70 no Pacote Master. Você tem a possibilidade de estudar 100% online com um conteúdo desenvolvido por um departamento pedagógico exclusivo. Não perca tempo, inscreva-se já no nosso portal!

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e deixe seus comentários abaixo.