Trabalhar com Educação Infantil é uma das tarefas mais importantes no mundo todo, pois é nessa fase que as crianças necessitam de mais atenção e na qual aprendem a maioria dos fundamentos essenciais para a vida em sociedade. Para que o educador se torne mais capacitado para essa função, existem os cursos online voltados para o setor, uma maneira completa e eficiente de descobrir novas formas de lecionar para crianças de 0 a 5 anos e desenvolver projetos para educação infantil.

Muito do que se aprende em escolas primárias contribui para a formação pessoal do indivíduo. Portanto, é imprescindível que os professores de educação infantil tenham uma formação adequada,  e complementar, ou seja, tudo o que for adquirido de conhecimento a respeito do tema é válido para a profissão. Até por que as leis que dizem respeito à educação no Brasil estão sempre em modificação, assim como novos métodos de ensino que vão surgindo com o passar do tempo.

Então assim como qualquer outro profissional, o educador de crianças deve estar pronto para as novidades do setor e para fazer a diferença onde quer que trabalhe, seja em escolas particulares ou públicas. Muitas pessoas se acham aptas para trabalhar com educação infantil por terem simpatia e paciência. Se você mesmo pensa assim, terei que falar algo que pode te deixar apreensivo: você adorar crianças não te faz um ótimo professor.

Tenho carisma, posso trabalhar com educação infantil?

Pode parecer triste essa resposta, mas não, não basta ser querido e carinhoso pelos pequenos e conhecer atividades para educação infantil. Esses fatores são importantíssimos, claro, mas saiba que essa profissão envolve muito mais que empatia. Isso por que crianças são seres humanos, e cada uma delas é diferente da outra, com características como: personalidade, cultura, preferências e criação distintas. Você, ao entrar em uma sala de aula com 10 crianças de 3 anos, por exemplo, terá de saber lidar com cada uma. Conhecer o que fazer para acalmá-las, distraí-las, sociabilizá-las, entre outras ações.

E por isso dar atenção ao currículo é tão significativo. Os cursos de licenciatura apresentam aos alunos métodos e técnicas de ensino e didática, preparando-os para serem professores aptos para o trabalho em sala de aula. Porém, o professor deve sempre buscar atualizar seus conhecimentos. Uma sugestão é conhecer a lista de Cursos online de Educação Infantil do Centro de Estudos e Formação.

Um curso online em educação infantil vai auxiliar no seu entendimento sobre projetos para educação infantil e tudo acerca das responsabilidades que envolvem o trabalho em uma escola infantil. Pois não pode ser esquecido que um professor de crianças até 5 anos deve atuar para ensinar e participar do desenvolvimento delas de forma responsável e lúdica, garantindo acima de tudo o direito que todas têm à infância. 

Nestes cursos você terá a chance de fazer um estágio presencial em alguma escola infantil, o que vai proporcionar experiência e poderá ser incluído em seu currículo profissional. Apesar disso, esse período de estágio é limitado (varia de 6 meses a um ano) e você precisará recorrer a outros meios de conhecimento na área. Então, se você ainda não pensou em alguma alternativa, saiba que os cursos à distância podem ser de grande valia para sua carreira alavancar.

Dica preciosa para profissionais da área

O que você precisará fazer é buscar um curso online em Educação Infantil. Há uma vasta lista de cursos online com certificado que complementam seu entendimento sobre projetos para educação infantil e tudo acerca das responsabilidades que envolvem o trabalho em uma escola infantil. Pois não pode ser esquecido que um professor de crianças até 5 anos deve atuar para ensinar e participar do desenvolvimento delas de forma responsável e lúdica, garantindo acima de tudo o direito que todas têm à infância.

Então, como se especializar em educação infantil?

 

Os métodos de psicopedagogia serão muito importantes para a carreira de um professor de educação infantil. Entretanto, somente o aprendizado da faculdade é pouco para se tornar um profissional de excelência e reconhecido pelo mercado de trabalho. Cursos EAD como os que são oferecidos pelo Centro de Estudos e Formação são alternativas para se capacitar, sendo de grande ajuda para alavancar a carreira .

Professores, alunos de graduação e interessados em prestar concursos públicos na área de educação podem recorrer aos cursos online com certificado. Neste caso, um curso com certificação, além de prover conhecimento, é válido para estes profissionais nos seguintes casos:

• Para quem já atua como professor na rede pública e particular poderá contribuir em processos de progressão de carreira.

• Para quem vai prestar concurso público, uma vez que as certificações contam na prova de títulos. Lembre-se sempre de verificar o edital do concurso.

• Para graduandos, contando como atividade complementar.

• Aos demais profissionais da área de educação e áreas afins.

Como você viu, não só profissionais com diploma de ensino superior podem aprender com uma capacitação online. No Centro de Formação e Estudos todos os nossos cursos EAD estão disponíveis a qualquer pessoa que queira se capacitar. Na área de educação são vários, como o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

Em sua metodologia estão inseridos conteúdos técnicos sobre como os professores e/ou auxiliares de escola infantil podem incentivar as crianças a construir relações interpessoais e se adequar ao meio em que vivem, respeitando e exercendo deveres e direitos perante a sociedade. Fazer um curso online em Educação Infantil pode ser uma chance de crescer na profissão.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Os cursos à distância são ótimas alternativas para quem deseja adquirir mais conhecimento e melhorar a carreira em psicopedagogia e áreas correlatas. Eles são reconhecidos como métodos de capacitação, pois envolvem didáticas sérias e embasadas, não deixando nada a desejar aos cursos presenciais. 

Ao final do curso online você garantirá mais aptidão sobre o tema escolhido. No Centro de Estudos e Formação, adquirir o certificado depois da conclusão é uma opção do aluno, mas vale saber que uma certificação é importante para o aprendizado ser valorizado pelas empresas e, principalmente, por você mesmo. Sim, pois nada melhor do que ter a certeza de que fez a escolha certa e que aprendeu fundamentos da educação infantil primordiais para a profissão. Afinal, trabalhar com educação de crianças é coisa séria.

Benefícios dos cursos online

Já pensou em quanto conhecimento você pode adquirir com um curso online em Educação Infantil? O conteúdo de diferentes cursos na área, agrega às demais qualificações contidas no currículo profissional e também às características pessoais, como carisma, paciência, compromisso, e habilidades. 

No Centro de Estudo e Formação as aulas podem ser realizadas de onde você estiver a partir de Smartphones, Tablets e Computadores, e quem escolhe a carga horária é você. São essas e muitas outras vantagens que você não encontra em nenhum outro lugar. Fazendo um curso online na área de educação infantil você pode compreender melhor o trabalho que deve ser desenvolvido e aprimorar sua visão.

Professores de escolas infantis devem ter base suficiente para oferecer apoio psicológico, social e afetivo às crianças. Introduzir novos aprendizados todos os dias é primordial, sobretudo aqueles que envolvem cultura, seja popular ou erudita. Ao realizar projetos para educação infantil, o educador deve saber receber o que as crianças trazem de suas casas, conseguir trabalhar isso dentro da escola, e também produzir conteúdo que elas não conhecem. Temos aqui então, pelo menos duas oportunidades de educar crianças de 0 a 5 anos com conceitos simples de psicopedagogia.

E apesar de ser simples, não são todas as pessoas que têm, naturalmente e culturalmente o conhecimento de instrumentos que podem servir como base para seus alunos. Por isso, aparece com tanta importância a existência de cursos à distância. Muitos disponibilizam técnicas interessantes e eficazes para educar crianças de maneira lúdica, inserindo atividades para educação infantil que entretêm e ensinam ao mesmo tempo.

No Centro de Estudos e Formação há uma série de cursos online muito acessíveis e que englobam esse tipo de conhecimento lúdico do qual está sendo dito. Confira quais são esses cursos e o que cada um consiste em sua metodologia:

• Curso Online Releitura de Obras de Arte na Educação Infantil

Trazer as artes plásticas para a sala de aula é muito interessante, mas muitos profissionais de educação infantil não sabem ao certo como fazer isso. O Curso Online Releitura de Obras de Arte na Educação Infantil funciona para mostrar como as crianças compreendem a arte e como podem ser feitas as releituras de obras no cenário da educação infantil, além de ensinar métodos práticos, por exemplo, como organizar uma exposição com quadros pintados por crianças, etc.

• Curso Online Rodas de Histórias na Educação Infantil

As crianças geralmente aprendem a ler depois dos 5 anos de idade, e por isso nas aulas do jardim de infância é preciso que os professores contem as histórias para elas. Mas como fazer isso de forma que prenda a atenção de todas as crianças, transformando a aula em um momento prazeroso? O Curso Online Rodas de Histórias na Educação Infantil aborda o quão válido são as rodas de contação de histórias das escolhas e creches, atividade que marca o início do interesse que a criança terá pela leitura.

• Curso Online Música na Educação Infantil

Além das artes plásticas e da literatura, a música é outra arte que também deve estar bastante presente na vida escolar primária. Existem muitas atividades para educação infantil que envolvem músicas lúdicas, sendo utilizadas como um recurso didático mesmo, e é isso o que o Curso Online Música na Educação Infantil do Centro de Estudos e Formação aplica aos alunos. Além disso, o conteúdo programático conta com um “passeio” pela história da música na Educação Infantil, jogos, sonorização de histórias e entre outros ensinamentos.

• Curso Online Brinquedoteca, Brinquedista

Quer trabalhar com crianças, mas não sabe valorizar a brincadeira? Nunca é tarde para aprender. Adquirir uma consciência lúdica é essencial para qualquer profissional de educação infantil, pois nessa fase, a criança precisa de recursos de psicopedagogia aliados ao domínio de atividades inerentes à infância, como os brinquedos e as atividades para educação infantil. Aprenda a utilizar essas ferramentas no berçário ou escolinha com o Curso Online Brinquedoteca, Brinquedista.

Todos esses cursos dão a base que qualquer professor de ensino infantil precisa para modificar para melhor os caminhos de seu trabalho. No Centro de Estudos e Formação o processo de certificação é opcional e você investirá somente se precisar, pois aqui nós respeitamos a sua necessidade.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O cunho social da educação infantil

Além das atividades recreativas e didáticas, existem outras que surgem como primordiais para o currículo de um profissional de educação infantil, como aquelas que proporcionam conhecimento sobre a sociabilização e inclusão das crianças na escola. O Ministério da Educação recomenda que as salas de uma escola infantil devam ser dividas da seguinte forma:

• 6 a 8 crianças com idade de 0 a 2 anos

• 15 crianças com 3 anos

• 20 crianças com idade de 4 até 6 anos

Entretanto, sabemos que muitas vezes as escolas não conseguem oferecer as condições ideais de ensino, extrapolando o número de alunos por sala. Além disso, você, como professor ou professora, poderá vivenciar fatos comuns do dia a dia, mas que pedem conhecimento para resolvê-los, como: brigas, choros, machucados e outras enfermidades, novas descobertas, preconceitos, entre outros.

Em uma mesma sala terão crianças baixas, altas, gordas, magras, brancas, pardas, negras, com deficiência visual, auditiva, física, entre muitas outras diferenças normais a todos os seres humanos. E em uma escola de educação infantil é o professor quem deve ser o mediador das diferenças entre as crianças.

Todo mundo é igual sendo diferente

É muito importante evidenciar aos pequenos que as diferenças são normais e que todos têm os mesmos direitos. É nessa fase que as crianças vão aprender o senso de solidariedade, mesmo tendo a idade comum do “egoísmo”, elas aprenderão com bons exemplos e em grupo. Aliás, trabalho em grupo é algo essencial para abordar em sala de aula.

O educador deve estabelecer o cunho social que sua didática tem e proporcionar aos alunos atividades que exemplifiquem esse tópico. Ensinar o respeito com os colegas, com a sociedade, com a cidade e com a natureza está dentro dos fundamentos da educação infantil.

Além dos alunos, você também deve estar capacitado para atender a todas as crianças sem discriminação. Você sabe se comunicar com pessoas com deficiência auditiva? Conhece a leitura em braile? Pois bem, esses também são artifícios muito válidos para quem quer trabalhar com educação infantil e garantir mais méritos para sua carreira.

Pode parecer algo complicado, mas a boa notícia é que existem cursos online que podem auxiliar o profissional nessa área também.

Como por exemplo:

• Curso Online Educação Inclusiva

Educação inclusiva é um método que pode ser incluído na educação infantil quando for necessário. O Curso Online Educação Inclusiva confere um conhecimento de teoria e metodologia acerca das diversas necessidades educacionais dos alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizado.

• Curso Online Educação Especial Inclusiva

É muito importante o professor conhecer estratégias para aplicar práticas pedagógicas inclusivas, dentro e fora de sala de aula. Com o Curso Online Educação Especial Inclusiva o participante saberá como ensinar as crianças sobre o convívio social, e dar suporte para a educação de pessoas com deficiência.

• Curso Online Atividades com Crianças

Além do carisma e da paciência, professores de educação infantil devem ter “cartas na manga”. Ou seja, uma lista extensa de atividades para realizar com crianças. O Curso Online Atividades com Crianças tem como objetivo ampliar conhecimentos de educadores que buscam um ensino inclusivo de atividades lúdicas.

De fato, trabalhar com crianças envolve muito mais do que simpatia e desenvoltura. É preciso de conhecimentos específicos para se tornar um profissional apto para agir em qualquer tipo de situação. Pois, como foi dito anteriormente, trabalhar com pessoas que estão no início da vida como um todo é algo que requer muita seriedade e muita compreensão.

Não perca a chance de fazer cursos online com certificado em um local de referência. No Centro de Estudos e Formação há uma gama de cursos EAD que podem ser feitos sem sair de casa e que oferecem a capacitação que qualquer pessoa procura.

Aqui, como foi dito anteriormente, quem escolhe a carga horária do certificado, caso necessite, é você. Todos os cursos têm opção de 5 até 360 horas. Você tem disponibilizado o conteúdo integral de todos os cursos e, no momento que for realizar a avaliação, basta escolher para qual carga horária deseja ser avaliado.

Agora que você conheceu os principais pontos necessários ao trabalho com educação infantil, o que acha de se inscrever em um dos cursos online do Centro de Estudos e Formação? Faça já sua inscrição, é simples e rápida. Qualquer dúvida deixe um comentário para a gente!