Guia completo de correção de texto: gênero textual e revisão de texto - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

Curso de revisão de texto
 Equipe Centro de Estudos e Formação  09/04/2018
Guia completo de correção de texto: gênero textual e revisão de texto

Quando escrevemos um texto, seja uma redação para o vestibular, uma carta ou até mesmo um artigo acadêmico, cometemos erros que, por vezes, nem percebemos. Por isso, é necessário que um revisor de textos faça a correção do texto para evitar possíveis falhas e inadequações textuais.

Toda correção ortográfica e pontuação é essencial ao texto, afinal, não é interessante ler um trabalho mal escrito, sem sentido e de difícil compreensão. Mas isso não quer dizer que se deve escrever de forma rebuscada e complicada. É preciso escrever de maneira sucinta e objetiva.

O nosso curso online pode lhe oferecer mais dicas sobre a melhor forma de se escrever, o contexto textual e a diferença entre redator, revisor e editor. Então, saiba tudo sobre esse assunto através do Curso Online Revisão de Texto.

Se você deseja escrever um bom texto, é preciso ter o hábito de recorrer ao dicionário com frequência para sanar dúvidas referentes à grafia, ao significado e até mesmo ao uso de certas palavras. É fundamental escolher o melhor termo para seu texto e não utilizar sinônimos que ficam soltos e não têm significado.

Um problema enfrentado por muitos redatores é tentar transmitir uma mensagem, mas escrever outra contendo uma informação completamente diferente. A grafia, a pontuação e as palavras fazem uma grande diferença no texto escrito, pois elas podem conferir um novo significado e um novo sentido ao texto.

Se você quer saber mais sobre esse assunto tão abrangente, o curso de revisão de texto pode lhe ajudar a entender mais profundamente a importância da revisão de texto. Se você quer saber mais sobre gêneros textuais, estrutura do texto, erros mais comuns na redação de texto e nossos cursos online, continue lendo o post de hoje!

Gêneros textuais

Para cada local específico, há um comportamento linguístico diferente. Por exemplo, para apresentar um relatório para o setor de uma empresa, é preciso utilizar a norma padrão e evitar as gírias. Agora, quando se trata de uma conversa entre amigos, o comportamento linguístico é diferente.

Ou seja, adequamos nossa comunicação verbal ao ambiente, à mensagem e ao objetivo que desejamos alcançar nas interações sociais. 

O mesmo acontece com os textos que escrevemos e lemos. Por isso, é necessário adequar a linguagem, definir o objetivo do texto e o público para o qual ele se destina, o tipo textual (narrativo, argumentativo, instrucional, etc.).

Se você quer saber mais sobre comunicação escrita em geral, o nosso portal oferece cursos online com certificado que discutem esse assunto. Assim, você aprimora seus conhecimentos para  escrever e se expressar melhor. Faça o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical.

Além desse curso online, o nosso portal conta com diversos cursos, de várias áreas do conhecimento, para você se aperfeiçoar e enriquecer o seu currículo. E o melhor de tudo é que nossos cursos a distância contam com um processo de certificação opcional.

O nosso portal já foi aprovado por mais de 120 mil alunos e está esperando você para começar a fazer o curso de revisão de texto, que oferece um material especial e único feito por um competente departamento pedagógico exclusivo, para lhe oferecer os melhores cursos online!

Cada gênero textual tem seu próprio estilo e estrutura, sendo necessário entender suas características. É importante ressaltar que os gêneros textuais estão em constante mudança, sempre se adequando ao nosso meio e à nossa realidade.

Como exemplo, podemos citar a semelhança entre uma carta e um e-mail, que contêm a saudação, a mensagem desejada e, no fim, a assinatura.

Citaremos os principais gêneros textuais para você compreender sua estrutura e realizar a correção de texto e correção ortográfica e pontuação de forma eficiente e correta.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Conto

O conto pode ser facilmente identificado por ser uma narrativa curta. Ele pode apresentar um universo fictício, de fantasia ou de imaginação. Normalmente apresenta um narrador e contém apenas um clímax na história, ao contrário dos outros gêneros textuais, como o romance.

Os contos podem ser utilizados na Educação Infantil por serem narrativas breves e envolverem a imaginação em geral. O nosso portal discute, em um de seus cursos online, a importância da literatura infantil para uma criança e como ela ajudará o desenvolvimento dela, o Curso Online Rodas de Histórias na Educação Infantil.

Poema

O poema é um gênero fácil de se identificar. Normalmente, o poema está organizado em versos e estrofes, mas também pode ser escrito em prosa, ou seja, na forma de um texto. O poema não precisa conter rimas e estar organizado metricamente.

Os poemas podem ser encontrados na história desde a antiguidade. Eles desempenham um grande papel político, cultural e sociológico. É muito importante entender que a arte, em geral, é uma forma de expressão e, por isso, desenvolvemos cursos a distância que tratam sobre esse tema, para você entender de que forma os artistas conseguem se manisfestar através de seus trabalhos, o Curso Online A Arte como Forma de Comunicação.

Receita

A receita é um texto instrucional com descrições para a preparação de algo, normalmente um alimento. A sequência seguida normalmente é: os ingredientes, o modo de preparo, o tempo e o rendimento da receita. Geralmente, a receita utiliza verbos no imperativo.

Artigo de opinião

Conhecido por ser cobrado em vestibulares e concursos, o artigo de opinião tem um caráter dissertativo onde o autor apresenta seu ponto de vista baseado em informações coerentes e atuais.

Se você quer saber mais sobre como produzir uma redação de sucesso, não se esqueça de fazer nosso curso online, pois ele lhe oferece dicas de como trabalhar com redação oficial, que é marcada pela linguagem mais culta e pela impessoalidade, até uma redação mais informal. Então, conheça o nosso Curso Online Técnicas de Redação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os gêneros textuais, podemos discutir acerca daquilo que não pode faltar em um texto. Um conto, por exemplo, não pode faltar imaginação? Já em uma receita, não pode faltar os ingredientes. Mas não estamos falando sobre o que caracteriza o gênero, mas sim sobre uma questão de estrutura textual, que todos os gêneros devem seguir.

A estrutura textual e sua relação com a correção de texto

Como já falamos, a forma com que nos expressamos, seja através da escrita ou oralmente, influencia diretamente a compreensão do outro. Cada detalhe dentro do seu texto pode interferir na mensagem transmitida por ele.

Um bom texto é aquele em que é possível compreender facilmente o seu sentido. A chave para se elaborar um bom texto,encontra-se na estrutura textual. A estrutura textual é formada por alguns fatores, como coerência e coesão.

Explicaremos, a seguir, a coesão e a coerência de forma mais detalhada. Mas você poderá saber muito mais em nosso curso de revisão de texto, que, com certeza, lhe dará mais dicas sobre a estrutura de um texto e sua organização.

O nosso Curso Online Revisão de Texto discute este tema e muito mais, como a diferença entre editor, revisor e redator, e a importância de cada um dentro da construção de um texto. Além disso, você poderá se aprofundar nos desafios que envolvem a correção de texto.

Correção de texto

Coesão

Coesão é o que chamamos de conexão entre o texto, ou seja, é o que confere um sentido e uma ligação entre as frases e entre os parágrafos. A coesão é essencial para que o texto seja de fácil entendimento e para que o leitor apenas siga a leitura, sem ficar pensando longamente sobre as frases.

Por exemplo, o ideal é escrever “Clara foi ao mercado na segunda-feira e ao chegar lá encontrou sua amiga.” do que escrever “Clara foi ao mercado na segunda-feira. Clara, ao chegar no mercado, encontrou sua amiga.”

A repetição de termos na segunda frase a tornam confusa e de difícil leitura, apesar de ela não ter nenhum erro gramatical. Por causa da repetição de termos, a leitura se torna incômoda. Já a primeira frase, tem uma leitura mais fluida.

O Centro de Estudos e Formação tem muito cuidado com o conteúdo disponibilizado em seus cursos online com certificado, para facilitar o seu estudo, tornando tudo mais simples e descomplicado.

Coerência

O termo “coerência” é muito utilizado no nosso cotidiano. Geralmente, ele é utilizado para se referir a algo que não está coerente, ou seja, que não seja compreensível e razoável. 

Para ser coerente, é necessário que um texto siga uma sequência lógica de ideias. Não se deve falar da importância do uso da vírgula, por exemplo, e mudar de assunto aleatoriamente, pois isso faz com que o texto perca conexão.

Além disso, devemos ter cuidado para não nos contradizermos. É preciso ter clareza nas ideias para transmitir ao leitor uma mensagem lógica.

Também é essencial que o título do texto tenha coerência com seu conteúdo. Não se deve utilizar, por exemplo, um título como “Aprenda a escrever um bom poema” e redigir um texto sobre a forma com que os concursos avaliam sua redação.

Afinal, o que é revisão de textos?

Você tem o hábito de revisar o texto depois que termina de escrevê-lo? Talvez você responda algo parecido com: "eu dou uma olhadinha para ver se está tudo certo." Dar uma "olhadinha" está muito longe de fazer uma revisão ou mesmo uma correção de texto.

A revisão, muitas vezes, pode parecer algo chato e desnecessário, além de parecer uma tarefa cansativa. Mas não o é. Revisar o texto depois de escrevê-lo é uma tarefa necessária, é um processo indispensável para finalizá-lo. E, talvez, o desconhecimento do que seja realmente uma revisão de textos faz com que achemos que esta seja uma tarefa ruim.

O que você pensa quando está lendo um livro ou um artigo e, de repente, encontra uma palavra escrita de forma incorreta? É bem chato, não é mesmo? Provavelmente até você comentará com um amigo o fato, porque textos publicados não devem conter erros.

Revisar o texto antes de publicá-lo é de fundamental importância para quem o escreveu e também é a tarefa final de um revisor de texto.

A palavra "revisar" no dicionário da língua portuguesa significa examinar para corrigir ou atualizar, e compete ao revisor fazer a correção de texto, observando a concordância verbal, o uso da acentuação, a inserção correta da pontuação, enfim a revisão abrange toda a correção ortográfica e pontuação.

A revisão também analisará se o texto está escrito de forma estruturada, clara e organizada, permitindo ao leitor entender aquilo que se lê. Na revisão, analisa-se o excesso de palavras ou expressões repetidas, possíveis contradições, etc.

O Centro de Estudos e Formação sabe da importância do revisor de textos e valoriza essa profissão, trazendo cursos online com certificado para esse profissional atualizar seus conhecimentos e enriquecer o seu currículo.

E o melhor de tudo isso é que nosso portal oferece uma grande quantidade de cursos a distância, por um investimento baixíssimo de apenas R$69,90 por ano, garantindo o acesso a todos os cursos que você desejar do nosso Pacote Master.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Os erros mais comuns na redação de textos

Infelizmente, às vezes, cometemos erros que passam despercebidos por nós. Para você evitá-los, listaremos a seguir os erros mais comuns:

  1. Uso do termo “eu” no lugar de “mim.

  2. Mal uso da palavra “aonde” no lugar de “onde”.

  3. Dúvidas no uso dos porquês.

  4. Escrever de forma incorreta “fazem cinco anos” no lugar de “faz cinco anos”.

  5. Uso de “este” e” esse”.

Estes são apenas alguns dos erros mais comuns e, por isso, a importância do trabalho de um revisor de textos. Ele fará a correção de texto, tornando a redação mais compreensível, coesa e coerente.

A escrita não é um dom, mas sim o resultado de muito esforço e dedicação. Por isso, todos podem e devem desenvolvê-la, uma vez que é necessário saber se expressar para progredir na vida pessoal e na profissional!

Então, conte conosco nessa jornada de aprendizado. Inscreva-se já no nosso portal e comece, agora mesmo, a se aprimorar através dos nossos cursos online.

Se você gostou do post, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. E, caso você queira saber mais sobre esse assunto, lembre-se de fazer o nosso Curso Online Revisão de Texto.

Data Modificação  09/04/2018
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r