10 dicas para quem deseja utilizar as redes sociais na educação - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

redes sociais na escola
 Equipe Centro de Estudos e Formação  25/04/2018
10 dicas para quem deseja utilizar as redes sociais na educação

Professores, pais e alunos sempre ficam em dúvida quando o assunto é a inclusão das redes sociais na educação. A solução para esse problema não é simplesmente proibir o uso da tecnologia, mas fazer um uso consciente, compreendendo como ela pode servir de apoio para o conhecimento trabalhado na escola.

Os educadores e demais interessados que buscam novos saberes nessa área acabam tendo mais subsídio no momento de desenvolver sua função, por isso os cursos online podem ser uma ótima opção. No Centro de Estudos e Formação, há diversas opções de cursos a distância com certificado para você escolher de acordo com a sua necessidade.

Para saber mais sobre as redes sociais novas e como podem ser benéficas na escola, continue com a leitura desse artigo.

Redes sociais na educação e ensino a distância

A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que permite que professores e alunos estejam em locais e horários diferentes, construindo o conhecimento. Para que o ensino ocorra de maneira satisfatória, a EaD utiliza como base as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s).

A EaD iniciou o seu processo com o ensino por correspondência e, ao longo dos anos, foi sendo consolidada por meio da televisão, do rádio, de materiais impressos e atualmente com a internet.

Com uma rotina conturbada e pouco tempo para se dedicar aos estudos, realizar um curso online é a saída para muitas pessoas que buscam a chance de conseguir se capacitar. Nessa modalidade, tudo acontece com o auxílio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados tanto pelos docentes quanto pelos alunos para mediar o aprendizado e para disponibilizar materiais de estudo, participar de fóruns de discussão, fazer webconferências, entre outras atividades.

As redes sociais também podem ser muito úteis para o ensino a distância, pois muitas pessoas as utilizam para se comunicar e interagir. O professor que utiliza as redes sociais na educação está aproveitando o tempo que o aluno se dedica a esse recurso para ensinar. João Mattar, pesquisador da área de educação, afirma que o Facebook pode ser uma eficiente ferramenta em conjunto com os AVAs. Ele ressalta que nos grupos de discussão dessa rede, é possível encontrar postagens com bastante qualidade e boas reflexão sobre muitos temas.

O conceito de ensino colaborativo parte do princípio da construção do conhecimento em conjunto, isto é, o estímulo para que todos possam expor suas ideias, interpretar e debater sobre um tema, por isso existem cursos online que utilizam essa prática e promovem um ensino de qualidade. Vale lembrar que as redes sociais podem colaborar para esse processo, desde que utilizadas de maneira adequada pelo professor. Utilizar as redes sociais novas e os AVAs em conjunto pode complementar o processo de ensino, ampliando os ambientes disponíveis para comunicação.

Alguns AVAs podem facilmente ser integrados com as redes sociais, como é o caso do Moodle. Nele, há uma opção que permite ao usuário adicionar a sua conta no ambiente virtual, tanto para acessá-lo quanto para participar de uma Live Stream, onde há como acompanhar publicações em tempo real juntamente com um evento online. Além disso, o Moodle também pode ser integrado com o Twitter, outra importante rede social.

A educação a distância está em desenvolvimento constante e com a ascensão das redes sociais surge a necessidade de integrar esses ambientes, visando melhorias na qualidade de ensino. O professor que domina esse campo encontrará muitas oportunidades de trabalho, inclusive no desenvolvimento de cursos a distância.

Já pensou em conhecer mais sobre essa área? Faça os cursos online do Centro de Estudos e Formação, o portal possui diversas opções de cursos online com certificado de acordo com o seu interesse.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Como ensinar com a ajuda das redes sociais

As redes sociais novas fazem parte do nosso cotidiano e a escola que as utilizam de forma estratégica consegue criar um vínculo maior com os educandos. Os educadores podem compreender de forma mais clara a linguagem do aluno e ele se sentir mais próximo do ambiente escolar. Por isso, as redes sociais na educação podem ser um instrumento útil para deixar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Uma alternativa para se preparar e utilizar a tecnologia em sala é realizar algum curso online. O Centro de Estudos e Formação conta com cursos a distância que podem ajudar os profissionais de educação. Os materiais ficam disponíveis por um ano e você pode estudar em seu tempo livre e de acordo com seu ritmo.

Cada vez mais as pessoas ficam longos períodos conectadas nas redes, seja para se comunicar, ver publicações de amigos ou compartilhar informações, e engana-se quem pensa que as redes não podem ser utilizadas na prática pedagógica.

Alguns docentes usam o Facebook, por exemplo, para um projeto redes sociais na escola e eles são úteis no processo de ensino aprendizagem. Pensando nisso, elencamos abaixo dez ideias interessantes de utilização das redes. Vamos conferir?

10 dicas para utilizar as redes sociais na escola

  1. Rede social no site da escola: hoje existem alguns sites que possibilitam a criação de redes sociais, isso possibilita que a escola crie a sua própria rede. O site “Ning”, por exemplo, é uma plataforma que auxilia qualquer instituição na elaboração da sua comunidade virtual e o interessante é que há um período disponível para teste gratuito. Caso a escola queira, após o período de teste, é possível optar por um plano pago de acordo com a demanda e utilizar todos as ferramentas.

  2. Jornal online: proponha a criação de um jornal escolar online com todas as informações sobre o universo educacional. O Wiki Jornal é uma ferramenta gratuita com muitos recursos de publicação, vale a pena conhecer o site. Os alunos podem vivenciar na prática o processo de produção de um jornal, desde o início até a publicação final.

  3. Quiz: elabore um questionário para os seus alunos, com questões sobre o tema que está sendo visto na escola.

  4. Pesquisas com “hashtag”: promova pesquisas sobre algum determinado tema ou notícia por meio das hashtags. A hashtag é representada pelo símbolo do jogo da velha (#) e está relacionada a palavras-chaves ligadas a algum assunto ou discussão. 

  5. Elaboração de conteúdo em conjunto: peça a a elaboração de trabalhos em grupo como atividade avaliativa. Assim, cada um contribui de uma forma durante a criação do texto.

  6. Transmissões ao vivo: realize transmissões online, que podem ser gravadas e assistidas em outro momento pelos alunos. O Google+ possui o aplicativo Hangout, no qual é possível usar esse tipo de recurso.

  7. Instagram da turma: crie uma conta no instagram para a turma e poste fotos dos trabalhos, vídeos das apresentações, comunicados importantes e detalhes sobre o conteúdo.

  8. Pesquisa no YouTube: peça aos alunos para pesquisarem sobre algum tópico no YouTube. Eles deverão apresentar os vídeos escolhidos em sala e explicar sobre o conteúdo na apresentação.

  9. Criação de texto no Twitter: comece um texto na postagem e peça para que os alunos publiquem a continuação da história. No final, eles apresentarão o texto em sala.

  10. Elaboração de entrevistas: trabalhe a criação de entrevistas, pedindo para que os alunos encontrem pessoas no Facebook para responder um determinado questionário.

É importante ficar atento durante a realização dos trabalhos para que todos os alunos tenham acesso às redes sociais na escola, por isso vale até mesmo realizar algumas aulas na sala de informática, assim ninguém fica de fora.

Para ter sucesso no seu projeto redes sociais na escola, faça cursos online para se atualizar. O nosso Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais pode ser um ótimo caminho para saber mais sobre esse assunto.

redes sociais na educação

Educação na era digital

A era digital facilitou o nosso contato com os mais diversos conteúdos e trouxe as redes sociais novas. Hoje, se temos alguma dúvida, basta procurarmos nos sites de busca, que facilmente encontramos a solução. Quando queremos conhcecer uma receita nova e aprendemos online, por exemplo, estamos adquirindo conhecimento por meio da “educação não formal”. Essa nova forma de saber faz com que o aluno seja autônomo na busca pelo aprendizado. Por isso, podemos considerar que a internet ampliou os espaços direcionados para a educação.

A escola pode se beneficiar de todos esses aspectos, integrar os recursos digitais e utilizá-los como instrumento importante no processo de ensino. Vale lembrar que não é qualquer ferramenta ou apenas passar horas na internet que vai resolver os problemas relacionados à inclusão digital na escola. Utilizar o recurso apenas para preencher um espaço na grade horária não é garantia de que a tecnologia será aproveitada de forma produtiva. O segredo é utilizar a internet como um complemento do que está sendo trabalhado em sala de aula.

A escola pode estimular o uso consciente, ético e responsável da internet, promovendo palestras ou aulas que mostrem a importância de selecionar a informação que encontramos no ambiente virtual, pois nem sempre o que está na rede é verdadeiro. Além disso, pode conscientizar os alunso em relação aos perigos que podem ser encontrados online.

Depois desse momento inicial, é possível utilizar o ambiente virtual como instrumento, lembrando que é muito importante fazê-lo de maneira equilibrada. Afinal, nem tudo o que é feito de maneira exacerbada traz benefícios.

Incluir a internet de forma proveitosa é planejar um processo pedagógico que se aproprie da tecnologia de maneira significativa e que realmente traga novos conhecimentos, trabalhando em conjunto o que está sendo desenvolvido na escola. O uso digital deve servir como complemento do presencial, a ideia não é anular nenhum deles, e sim utilizá-los de forma conjunta. Por esse motivo, recomendamos que o docente sempre procure se aperfeiçoar. Fazer um curso online é uma ótima alternativa para quem deseja estudar no conforto de sua casa. No Centro de Estudos e Formação disponibilizamos muitas opções de cursos a distância na área de educação.

Aplicativos direcionados para a educação mostram que é possível aprender brincando e que diversos conteúdos educativos conseguem ser acessíveis para as pessoas, pois basta baixar o programa no celular que o aluno pode utilizá-lo. Ao mesmo tempo, é muito importante pensar em equilíbrio e uso racional da tecnologia, somente assim a escola conseguirá desenvolver uma educação digital apropriada.

O professor precisa estar antenado com as novas tecnologias para que consiga utilizá-las como auxiliadoras do ensino. Realizar um projeto redes sociais na escola pode parecer uma tarefa difícil, mas com estudo e dedicação, o docente pode conseguir fazer um planejamento correto e alcançar resultados satisfatórios. Procurar cursos online com certificado pode ser muito interessante para quem deseja complementar o currículo e conseguir novas oportunidades de emprego.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Ensino e aprendizagem nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da nossa vida e não há como ignorar esse fato. Elas ampliaram os nossos meios de comunicação, permitindo a produção e o compartilhamento de informações diversas. Nas redes, muitos recursos tecnológicos estão disponíveis e podem ser usados na educação. A escola pode aproveitar essas ferramentas e utilizar as redes como um instrumento interessante no processo de ensino-aprendizagem.

A inclusão das redes sociais na escola é um desafio. Há professores que buscam novos conhecimentos para tentar compreender melhor essa realidade para incluí-la na sua metodologia de ensino. O Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais pode ajudar o docente a saber mais sobre como utilizar as redes na escola.

Ultimamente, o Facebook é muito utilizado pelos professores quando o objetivo é incluir as redes sociais no processo educacional. Para o especialista João Mattar, essa prática pode ser muito significativa quando o intuito é facilitar a comunicação entre os alunos e dos alunos com o professor. Porém, na pesquisa realizada pelo professor, quando o aluno pretende acessar o conteúdo para estudar, geralmente, ele prefere o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pois naquele espaço ele encontrará o material de maneira organizada e não terá as distrações que a rede social pode trazer no momento de estudo.

Para que as redes sociais sirvam como apoio do conhecimento desenvolvido na escola, é preciso planejamento e reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, somente assim é possível que a escola faça um uso útil da interne.

Se você pretende conhecer mais sobre as redes sociais na escola, conheça o nosso Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais, elaborado por um departamento pedagógico exclusivo. No Centro de Estudos e Formação, você pode realizar cursos online com certificado por apenas R$69,90 no Pacote Master e acessar o material disponível pelo smartphone, tablet ou computador durante um ano inteiro. Não perca tempo, inscreva-se no nosso portal.

Gostou do nosso artigo? Comente abaixo e compartilhe o post nas redes sociais!

Data Modificação  13/04/2018
Colunista

Equipe Centro de Estudos e Formação

 

.

 Aguarde...

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r