Já ouviu falar do Linux? Você pensa que esse sistema é complicado demais para aprender? Infelizmente, é comum muita gente espalhar por aí que é complexo manipular e usar suas aplicações, o que não faz mais sentido. Hoje em dia, o Linux está totalmente intuitivo, dinâmico e com interfaces que dão conta de qualquer tarefa.

Atentas a essas vantagens, muitas empresas estão investindo cada vez mais em suas distribuições, seja como base para servidores, em utilitários diversos, treinamentos e apoio aos colaboradores. Por ser gratuito, o uso do Linux é bastante vantajoso para as organizações e usuários, o que leva inúmeros indivíduos a se qualificar com um bom curso de Linux.

Das funções básicas às avançadas, muitos cursos a distancia disponibilizam um conteúdo completo e estruturado com tudo sobre Linux. É o caso do Curso Online Noções de Linux, destaque absoluto do nosso portal.

O Centro de Estudos e Formação criou esse curso online para capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos interessados, perfeito para adquirir saberes precisos sobre um dos maiores sistemas operacionais do mundo. Além dessa opção, há muitos cursos online que podem ajudar em sua formação profissional e pessoal sabia? Acompanhe nosso artigo, aprenda mais sobre Linux e conheça mais vantagens dos melhores cursos online com certificado do mercado.

Como iniciar no Linux?

A grande vantagem do Linux é a versatilidade. Por ser um sistema de código aberto e livre, permite ao usuário criar sua própria interface de aplicações e testar uma série de distribuições gratuitas. Também é considerado totalmente flexível, seguro e ágil, facilitando a execução das muitas tarefas e, mais do que isso, todos os programas disponíveis são intuitivos e equivalentes aos tradicionais de outros sistemas.

Iniciar no Linux não tem segredo nenhum. Você pode fazer o download de uma versão e instalar tranquilamente na máquina, seja para uso solo ou com outro sistema operacional. A partir daí, é interessante conhecer seus diretórios e principais funções – muitos fóruns, cursos online e vídeos ajudam os iniciantes a desbravar suas ferramentas.

Escolher a distribuição que mais se adequa as suas necessidades é o ponto chave para se familiarizar com o Linux. Entre centenas de distros, como são chamadas, existem aquelas amigáveis que são bem parecidas com a interface do Windows, como o Ubuntu. Já outras são mais focadas para programação, servidores, banco de dados e demais objetivos.

Em um primeiro momento, pode parecer um pouco complicado, mas hoje em dia há muitos conteúdos auxiliares prontos para consulta dos principiantes. Você pode começar os estudos com um bom curso de Linux online e, a partir daí, instalar em seu PC e ir aprendendo aos poucos, sem perder nenhum detalhe.

Aproveite também o Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores para saber como instalar e configurar um sistema. Esse curso online é ótimo para te guiar em inúmeras tarefas e rotinas essenciais do PC. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Sistema, kernel e distribuições

Parece tudo a mesma coisa, mas são recursos bem diferentes que se complementam:

  • Sistema operacional é um conjunto de aplicações responsável pela inicialização e pela disponibilização de rotinas básicas ao usuário, para o gerenciamento de todas as tarefas na utilização do computador. No caso do Linux, o sistema é oficialmente tratado como GNU/Linux.
     
  • Kernel é o "coração" do sistema operacional, o núcleo propriamente dito, uma espécie de ponte entre as funções de hardware e software de um PC – ligando o processamento de dados à interface gráfica na gestão de todos os recursos do sistema. Um mesmo kernel pode ser utilizado por inúmeros sistemas operacionais diferentes, como acontece no Linux. O kernel Linux é base para as distribuições e pode ser facilmente programado, já que é totalmente livre para manipulação, ao contrário do Windows.
     
  • Distribuição – distro – é uma versão do sistema operacional que usa kernel Linux. Atualmente, existem centenas de opções em desenvolvimento, tanto gratuitas quanto pagas, das quais podemos destacar o Debian, Suse, Slackware, Red Hat, Ubuntu, Kurumin, entre outros.

Compreender detalhadamente essas distinções é essencial para o profissional que visa desvendar tudo sobre Linux. Aprimore seus conhecimentos com o Curso Online Noções de Linux e demais cursos online da área de tecnologia e informática.

curso de Linux

Instalação e compilação do Kernel

Uma espécie de atualização, a instalação e compilação de um novo kernel é uma rotina comum para muitos usuários do Linux. Empresas de tecnologia especializadas em servidores costumam realizar essa atividade recorrentemente, o que demanda um trabalho analítico, mas não tão complicado como muitos pensam.

Por meio do site kernel.org, é possível ter acesso a uma variedade de versões para otimizar os recursos de sua máquina. Como usuário doméstico, a compilação de um novo kernel é fundamental para melhorar muitas funções e aplicações, como um tipo de atualização desenvolvida por membros e especialistas de toda a comunidade Linux.

Tal procedimento pode ser realizado seguindo etapas, há muitos tutoriais presentes na internet, nos sites especializados e em muitos cursos online com certificado focados nesse sistema. Para você ter ideia, no curso de Linux do Centro de Estudos e Formação disponibilizamos um tópico completo sobre esse processo para que não haja erros.

Você sabia? Muito popular na área de TI, o Linux é utilizado em sistemas de banco de dados, servidores e em inúmeras aplicações voltadas a dispositivos móveis. 

Lista de comandos

Todo sistema tem comandos que otimizam o acesso do usuário, seja para verificar o status, finalizar uma sessão, analisar um diretório, entre outras ações. Com o Linux não é diferente, há uma grande lista de comandos essenciais pra monitoramento, ajuda, comunicação, edição, controle e toda a gestão em si. Eis os mais utilizados:

  • ls: lista os arquivos do diretório;
  • exit: finaliza uma sessão;
  • top: uso da memória;
  • df: espaço utilizado pelo HD;
  • mkdir: cria novo diretório;
  • cat: abre um arquivo;
  • cd: exibe determinado diretório;
  • info: acessa o explorador de dados;
  • cd: muda o diretório atual;
  • gzip: comprime ou expande um arquivo;
  • mv: move/renomeia arquivos ou diretórios.

Esses são alguns das centenas de comandos que você pode usar no kernel Linux e suas distros. Para saber quais são todos, basta acessar o site Comandos Linux e conferir a lista na íntegra. Já para entender melhor o objetivo de cada um deles, confira as informações do curso de Linux online do portal.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso e especialização em Linux

Apresentamos neste artigo apenas parte do conteúdo abordado no curso de Linux online e em cursos a distância renomados que explanam todos os detalhes do maior sistema operacional de código aberto do mundo. Ainda há muito que descobrir e atualizar, afinal, sempre há mudanças e novas informações.

Com o Curso Online Noções de Linux, você aprimora sua ótica acerca das ferramentas desse sistema e fica apto para usá-lo com máxima eficiência. Desvende tudo sobre Linux com um curso online prático, flexível e com total qualidade – basta se inscrever no Centro de Estudos e Formação e dar início aos seus estudos investindo apenas uma taxa única de R$69,90. Assim você tem acesso na íntegra a todos os cursos online com certificado do Pacote Master durante 12 meses, sem se preocupar com mensalidades e ainda com a opção de certificação.

Junte-se aos mais de 120 mil alunos e conte com os benefícios dos melhores cursos a distância do mercado. Matricule-se e não perca tempo. Se tiver alguma dúvida, deixe um recado e aproveite para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais. Boa sorte e até mais.