Estudantes e profissionais de biologia, medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e áreas correlatas devem ter conhecimentos abrangentes sobre microbiologia, a ciência que estuda tudo que envolve os microorganismos presentes em todos as esferas da Terra. Quem atua nessa área precisa obter um aprendizado mais específico, muito além da disciplina passada na faculdade ou curso técnico. Para isso existem os cursos online, muito bem aceitos pelo mercado de trabalho e que oferecem praticidade e eficiência aos alunos.

Aqui no Centro de Estudos e Formação você encontra centenas de cursos a distância voltados para o aperfeiçoamento, capacitação e atualização em mais de 20 áreas do conhecimento. E caso você esteja procurando cursos EAD que complementem sua formação no setor alimentício, farmacêutico, biomédico, entre outros, saiba que nós temos o Curso Online Microbiologia‍. Com um conteúdo elaborado por um setor pedagógico dedicado, esse curso de microbiologia online é ideal para quem visa crescer na carreira.

Elaboramos este artigo para introduzir os pontos principais do tema e mostrar como os cursos online com certificado podem ser excelentes para aprender de verdade e ainda se dar bem na vida acadêmica e profissional. Vamos lá?

O que é microbiologia

Como falamos no início do artigo, a microbiologia é a ciência que estuda os microorganismos celulares e acelulares (bactérias, fungos, algas, protozoários, vírus, viróides, entre outros). Esses seres estão presentes em todos os tipos de ambientes (litosfera, hidrosfera, atmosfera) e só podem ser vistos com a ajuda de aparelhos específicos, como os microscópios.

Embora muitos dos microorganismos sejam lembrados como causadores de doenças, apenas uma parcela muito restrita tem relação com as enfermidades que afetam os humanos, os animais e a vegetação. Algumas delas são cíclicas, tem o tempo certo para se instalar e para ir embora, como as gripes e o sarampo, por exemplo, doenças virais simples e que provavelmente você já teve em sua vida. Outras são mais graves e podem permanecer no organismo por um longo período de tempo, como o vírus da AIDS e alguns tipos de Hepatite.

É o especialista em microbiologia que consegue identificar os agentes causadores de doenças como estas, a fim de resultar em tratamentos eficazes, descobertas sobre mutações genéticas, formas de prevenção, entre outras respostas. Ao realizar um curso de microbiologia é possível conhecer todas as técnicas e fundamentos científicos para exercer essa mesma função, aliando claro a outros conhecimentos de sua área de atuação.

Lembrando que o profissional especializado também pode trabalhar com microorganismos que não causam mal à saúde e que, na verdade, são benéficos de alguma forma. Para você entender melhor, é preciso saber que nem sempre os seres microscópicos significam algo ruim para a gente ou para o planeta. Muitas bactérias, por exemplo, são essenciais para a produção de antibióticos e antifúngicos, bem como de alimentos e vitaminas; são excelentes fixadoras de nitrogênio e fazem controle biológico. As algas unicelulares são fotossintetizantes. E os fungos, por sua vez, são utilizados para produzir queijos, cerveja, pão, vinho, rum, uísque, além de serem os maiores decompositores do planeta.

Realmente é um setor muito amplo e, por isso mesmo, está sempre com o mercado à procura de profissionais cada vez mais capacitados. Uma dica é escolher qual área de estudo dessa ciência você deseja atuar e buscar conhecimentos seguros em cursos de microbiologia para rechear o currículo com boas referências. Caso você escolha se qualificar em cursos online, estará garantindo os saberes que a sua profissão pede e a documentação que comprova tudo o que for estudado. Aqui no Centro de Estudos e Formação você não encontra somente o Curso Online Microbiologia, mas muitos outros que podem complementar a sua formação, como o Curso Online Biotecnologia - Fundamentos Essenciais‍, por exemplo. Vale a pena investir.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Principais áreas de estudo da Microbiologia

O conhecimento sobre as existências de microorganismos e as ações de cada um se faz necessário para qualquer profissional da área da saúde. Portanto, médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, etc, devem estudar essa disciplina a fundo para poder exercer a sua profissão com segurança. No dia a dia, podem surgir problemas relacionados a seres microscópicos e será preciso ter pessoas competentes para resolvê-los.

Por exemplo: um paciente internado com uma infecção sofre uma piora no quadro por conta de uma bactéria presente no ar do hospital. O setor de microbiologia, juntamente com os médicos e enfermeiros, deverá trabalhar para sanar esse problema de forma generalizada e proteger a vida do paciente. Saber o que fazer em situações como estas é imprescindível para todos os envolvidos nesse trabalho. Um curso de microbiologia online de qualidade tem todos os recursos para você aprender todas as lições necessárias.

Há oportunidades também para quem quer trabalhar diretamente com microbiologia. Se esse é o seu caso, saiba que você poderá investir em uma área que tenha mais a ver com o seu perfil, como Genética Microbiana, Microbiologia Médica, Fisiologia Microbiana, Microbiologia Veterinária, Microbiologia Industrial, Microbiologia Espacial, Microbiologia Evolutiva e Aeromicrobiologia.

São muitas, não é mesmo? Cada uma delas possui uma vertente de estudo diferente e pode ser aplicada nos mais diversos espaços de trabalho. Apontamos abaixo os três ramos mais conhecidos dessa ciência, que também são os que mais requisitam profissionais, veja só: 

Microbiologia clínica

Esse serviço está ligado à área de medicina diagnóstica, ou seja, laboratorial. De modo geral, podemos subdividi-la em Microbiologia Geral, Bacteriologia, Micobacteriologia, Micologia, além de Virologia e Parasitologia. E quem se especializar nesse ramo atuará em laboratórios clínicos responsáveis por providenciar informações exatas e relevantes quanto ao diagnóstico dos pacientes. Em um curso de microbiologia é possível descobrir tudo acerca das doenças infecciosas que surgem nos indivíduos ou animais.

Sendo assim, o profissional desse setor estará capacitado a identificar, por exemplo, infecções do trato urinário, infecções intestinais, infecções oculares, ou seja, todas as amostras que englobam o sistema orgânico. Seu trabalho consistirá, principalmente, em dar um respaldo ao médico de como ele deve fazer a terapia adequada para o tratamento em questão. É importante também estar apto a trabalhar com pessoas dos mais variados tipos. Isso por que será preciso atuar na orientação dos pacientes em toda a etapa clínica: o que ele deve fazer, como coletar as amostras, etc; e também dos médicos, que precisarão saber como as amostras foram trabalhadas, como foi feito o estudo para o resultado final e entender o laudo de forma precisa e dinâmica.

De acordo com o Manual da Anvisa de Microbiologia Clínica, a precisão das análises do material clínico depende de inúmeros fatores. É preciso checar a qualidade do material, validade do método aplicado, performance dos procedimentos, reagentes, meios, instrumentos, entre outros. Isto é, o profissional que atua em laboratórios clínicos deve adotar um programa de qualidade efetivo e realizar todo um processo de avaliação contínuo para reconhecer a qualidade de seu trabalho, além de se manter em constante aprimoramento.

Outra informação essencial e que pode ser conhecida também em cursos de microbiologia é sobre os principais erros que podem ocorrer nos laboratórios clínicos. Podemos culpar vários fatores, sendo os principais: o tipo de amostra inadequada para o exame a ser realizado, frascos de coleta não estéreis, meios de transporte inadequados, uso de meios de cultura não apropriados, etc. E quando se trata de diagnóstico de pacientes, você sabe, um erro pode prejudicar a vida deles.

Para você ter uma ideia, um estudo da Fiocruz mostrou que os índices de infecções hospitalares no Brasil chegam a 15%. Esses problemas acontecem após bactérias e vírus presentes no ar se aproveitarem do estado frágil dos pacientes. Profissionais qualificados têm a missão de ajudar no controle imediato dessas enfermidades. Também há cursos que podem auxiliar no ganho de saberes sobre as aplicações específicas em hospitais, como o Curso Online Biossegurança - Fundamentos Essenciais‍, que oferece conhecimento imprescindível para qualquer profissional de saúde.

Por isso que é indispensável ter clareza de todas as funções e aplicações da microbiologia clínica. Em cursos online sobre o tema como o que oferecemos aqui no Centro de Estudos e Formação é possível desmembrar dados importantíssimos a respeito das análises clinicopatológicas. No módulo 5 de nosso curso de microbiologia online há o manual completo de microbiologia clínica para o controle de infecção.

curso online microbiologia

Microbiologia ambiental

A Microbiologia Ambiental é outra área bastante conhecida e que oferece muito mais chances de atuação para os profissionais. Segundo a Sociedade Brasileira de Microbiologia, ela se dedica ao estudo da fisiologia, genética, interações e funções dos microrganismos no ambiente, e faz uso deste conhecimento com o objetivo maior de manter a qualidade ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade moderna.

Os estudos desse nicho têm se mostrado fundamental nos dias de hoje, pois estão relacionados ao cenário científico do mundo todo. Isso por que os microorganismos podem ser inseridos em diversos temas globais de grande importância, como biorremediação, biocatálise, biocombustíveis, controle biológico, fertilizantes, dentre outros. Portanto, descobrir mais a fundo toda a sua conceituação e prática, pode ser uma boa para quem quer trabalhar no setor de ecologia, biologia, sustentabilidade, genética, química, entre outros relacionados.

É importante saber que a maioria dos microorganismos que estão presentes no meio ambiente são encontrados no subsolo, e boa parte deles ainda é desconhecida pela classe científica. Mesmo assim, todos eles desempenham o seu papel na cadeia alimentar e reprodutiva, principalmente em relação à ciclagem de nutrientes, atuando na decomposição de partículas orgânicas. Isto quer dizer que eles ajudam a acelerar o processo de deterioração, disponibilizando mais rapidamente substâncias nutritivas para os macroorganismos.

Um dos maiores desafios da área de Microbiologia Ambiental no Brasil é o desmatamento florestal, principal causador de extinção ou readaptação de espécies de microorganismos. Um estudo feito pelo biólogo Lucas William Mendes demonstra que a substituição da floresta nativa por áreas de agricultura e pecuária tem modificado a composição química do solo e levado os microrganismos a se adaptarem para sobreviver e manter o equilíbrio do ecossistema. O profissional diz que conhecer melhor essas adaptações podem ajudar a encontrar maneiras sustentáveis de melhorar a fertilidade do solo.

Com isso, surge a alta necessidade de integração e qualificação de ecologistas, geneticistas, químicos e biotecnologistas, etc, visando a resolução de problemas emergentes de qualidade ambiental. Os cursos a distância contribuem como auxiliadores de todo esse processo. Ao conhecer bem essa área, fica muito mais simples fazer projetos que melhorem a eficiência das comunidades microbianas de ambientes diversos. Para ajudar nessa missão, além do curso de microbiologia, em nosso portal você encontra outros cursos EAD interessantes sobre Meio Ambiente, como o Curso Online Desenvolvimento Sustentável‍, o Curso Online Técnicas Aplicadas ao Meio Ambiente‍ e o Curso Online Os Seres Vivos e o Meio Ambiente‍.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Microbiologia de alimentos

Uma das áreas mais procuradas por estudantes e profissionais da área de nutrição, bioquímica ou saúde é a de Microbiologia de Alimentos. Ela consiste em estudos relativos aos microorganismos importantes para a manutenção da qualidade dos alimentos para consumo, bem como sua vida útil, processamento de produtos tradicionais e desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Para quem não sabe, os microorganismos estão presentes naturalmente nos alimentos, provenientes do solo, da água, do ar, das plantas, utensílios mal higienizados, entre muitos outros.

De um modo geral, os microorganismos têm importância para a vida dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente, também sob o viés tecnológico. Essa classe é considerada a de não-patogênicos, pois não causam doenças, e pode ser utilizada para a produção de medicamentos e também de alimentos, como as leveduras para produção de bebidas fermentadas e de pães, e até mesmo alguns bolores, que são aplicados em certos alimentos como queijos e embutidos para atingir o gosto desejado. Podemos destacar ainda o desenvolvimento de produtos com benefícios funcionais, como os probióticos e prebióticos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Microbiologia, os profissionais desse nicho podem atuar em laboratórios de saúde pública e particulares, indústrias, órgãos regulatórios governamentais e em institutos de pesquisa. Além destes, os estabelecimentos manipuladores e produtores de alimentos também representam uma área de atuação de destaque. Outra possível área de atuação, como expõe a própria SBM, é o comércio internacional de alimentos, que exige profissionais com habilidades técnicas e de comunicação para fazer transações justas e com parâmetros científicos.

Os cursos a distância também podem explanar integralmente a respeito da microbiologia ambiental. Em nosso curso há um módulo inteiro voltado para essa área de atuação. O bom de realizar cursos EAD é que você pode captar o máximo de conhecimento de forma prática, sem precisar se deslocar e ainda estudar em seu ritmo. Além disso, com tantas opções bacanas é possível fazer vários cursos online com certificado para ser mais reconhecido no mercado de trabalho. Que tal?

Aprenda tudo sobre microbiologia em cursos online

Há muito mais fundamentos teóricos e práticos que você precisa conhecer para se tornar um expert neste assunto. Sem dúvidas, os conhecimentos adquiridos em cursos de microbiologia feitos a distância podem lhe ajudar a alcançar o patamar que desejava na profissão. Isso por que eles podem ser úteis para os mais variados objetivos. No leque de benefícios de cursos online com certificado de nosso portal estão a somatória de pontos em provas de títulos, comprovação de horas complementares na faculdade ou até mesmo a garantia para as empresas de que você realmente aprendeu os conteúdos.

E ao escolher o Centro de Estudos e Formação, você consegue realizar não só o Curso Online Microbiologia, mas todos os cursos que quiser investindo apenas R$69,90. Excelente notícia, não? Então não espere mais para realizar a sua inscrição e garantir uma posição melhor no mercado de trabalho.

Conte para nós o que achou do artigo! Caso tenha alguma opinião ou dúvida, deixe abaixo para a gente que responderemos o mais rápido possível. Até breve.