Em meio a milhões de estudantes que acessam a plataforma de cursos online do Centro de Estudos e Formação, uma das principais instituições de cursos à distância do país, todos estão à procura de capacitação para dar um upgrade na carreira, seja profissional ou acadêmica. A missão do nosso portal é contribuir para a melhoria de vida dos alunos oferecendo cursos online com certificados aceitos em todo território nacional. Acreditamos que atingimos este objetivo no ano que passou e estamos trabalhando para continuar a todo vapor em 2017. Preparamos uma lista dos 20 cursos online mais buscados em 2016 para você não ficar de fora e fazer como estes milhões de alunos que passaram ou continuam com a gente. Em nosso portal, as pessoas buscaram, principalmente, por cursos EAD na área da saúde, tecnologia, educação, educação infantil e outras.  A seguir confira os campeões de audiência e não perca tempo, faça logo sua inscrição.

1. Tecnologia Assistiva

O termo tecnologia assistiva é consideravelmente novo no país. Políticas públicas para a área e projetos de inclusão são recentes e alguns ainda tramitam em órgãos dos âmbitos municipais, estaduais e federais. Por ser um tema quente e interessar profissionais ou pessoas que estudam assuntos relacionados a saúde, tecnologia, comunicação, educação e outras áreas, o Curso Online Tecnologia Assistiva foi o mais procurado do ano de 2016.

A tecnologia assistiva é uma terminologia utilizada para uma série de equipamentos, serviços, estratégias e práticas para mensurar e encontrar soluções atingíveis para os problemas encontrados por pessoas com deficiência. Este curso EAD trata diretamente das políticas públicas que já foram implementadas no país, sobre a importância da participação popular na criação deste projetos e explicita alguns deles. Você pode realizar o curso online com certificado e aprender tudo sobre o uso destas tecnologias na busca pela melhoria ao oferecer um atendimento inclusivo de qualidade a todos os cidadãos, seja nas escolas, nos shoppings, em legislações que regulamentam a construção de edifícios, etc.

Os alunos que fizeram este curso também tiveram contato com um material completo e dinâmico sobre a raiz do conceito, suas classificações e os objetivos da Tecnologia Assistiva na Educação Especial Inclusiva, sua aplicação nas escolas, as principais ferramentas digitais disponíveis e outros assuntos de extrema importância para o tema.

2. Comunicação Alternativa

Com o curso online Comunicação Alternativa aparecendo em segundo lugar em nossa lista, podemos perceber que os assuntos ligados a tecnologia e inclusão, estão chamando a atenção e são temas de interesse público. O curso online é indicado Indicado para os profissionais da área de letras, comunicação, fonoaudiologia, medicina, enfermagem e outras.

Este campo da comunicação alternativa está relacionada à tecnologia assistiva. O termo diz respeito à ampliação das habilidades de comunicação de pessoas com alguma dificuldade de se relacionar com outros indivíduos, seja pela fala ou escrita. Você sabe o que é um sistema de símbolos gráficos, por exemplo? É um recurso de comunicação alternativa que utilizam símbolos gráficos (desenhos) criados para expressar uma necessidade ou desejo daquela pessoa. No Curso Online Comunicação Alternativa você irá aprender tudo sobre este e vários outros recursos que os profissionais capacitados e especializados utilizam na comunicação alternativa. Você terá a oportunidade de conhecer, neste curso à distância, uma infinidade de outras possibilidades de comunicação que, as vezes, nem imaginamos. Sem contar que é necessário sair da nossa zona de conforto e se importar e saber lidar com  as pessoas com dificuldades de comunicação e pessoas com deficiência mental.

3. Administrando Conflitos

O terceiro curso de nossa lista está mais ligado à área da administração mas, com toda certeza, interessa bastante a todos. Afinal, somos seres humanos que convivem em sociedade e relações com outras pessoas são sempre conflituosas, de uma maneira ou outra. O Curso Online Administrando Conflitos capacita você a identificar, analisar, agir e solucionar as relações de conflitos, seja na vida pessoal ou na vida corporativa. Dissemos estar mais relacionada à administração, já que o profissionais de gestão de recursos humanos ou que atuam no departamento pessoal de uma empresa procuram demais este curso EAD. Você terá acesso a um material que vai revolucionar a sua equipe e, consequentemente o seu ambiente de trabalho e o seu relacionamento com amigos, parentes, maridos ou esposas. Conhecerá as melhores técnicas para administrar conflitos e daremos algumas dicas fundamentais para você manter a calma e a tranquilidade.

4. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Você sabe o que é transtornos globais do desenvolvimento? No Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento você irá aprender tudo sobre isso. O TGD ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), explicaremos as principais características de pessoas que possui o distúrbio e mencionaremos algumas dicas que contribuirão para o tratamento de crianças, jovens e adultos.

O TGD configura-se em um distúrbio de interação social e, geralmente, manifesta nos primeiros 5 anos de vida do bebê. Os transtornos são reconhecidos com outras variações, como psicose infantil, Síndrome de Asperger, Síndrome de Kanner e Síndrome de Rett. Estas pessoas apresentam dificuldade em manter contato visual, iniciar ou continuar uma conversa, evitam o toque do outro, preferem estar isoladas e parecem viver em um mundo particular. Faça sua inscrição neste curso EAD e saiba mais sobre as especificidades do TDG ou TEA

5. Noções de Direito Administrativo

Os cursos online na área de Direito também foram muito procurados, principalmente, pelos interessados nos concursos públicos - e olha que os nossos cursos online com certificados podem ajudar bastante em provas de títulos. Aparecendo na posição 5, o Curso Online Noções de Direito Administrativo apresenta os principais conceitos e legislações da área. O direito administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que caracterizam as funções administrativas e que e que abrange os órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Gestão Pública no âmbito do interesse público. Neste curso EAD você terá a oportunidade de aprender e aprofundar os seus conhecimentos sobre os poderes público, a composição dos poderes administrativos no Brasil e outros temas essenciais para ter as noções gerais deste campo.

6. Informática Educativa

Já reparou que as crianças da geração atual já nascem, praticamente, passando o dedo no celular dos pais? Este meninos e meninas estão inseridos em uma era totalmente digital e conectada e é importante que todos tenham acesso a essa tendência mundial. A informática educativa aparece no sentido de utilizar o computador como recurso didático para a realização de práticas pedagógicas nos diversos segmentos e materiais presentes no currículo da educação infantil, do ensino fundamental e médio das escolas públicas ou particulares. O Curso Online Informática Educativa fornece um material perfeito para auxiliar você na preparação dessas aulas, com uma sala de aula com recursos multifuncionais. A prática da informática educativa possibilita que haja uma troca de aprendizado entre o aluno e o professor de uma maneira atrativa e moderna. As escolas e os professores devem estar preparados e buscar capacitação, principalmente com cursos à distância, para acompanhar as transformações na educação, as mudanças nas metodologias e acompanhar o avanço tecnológico

7. Deficiência Intelectual

As pessoas com deficiência intelectual ou a chamada deficiência cognitiva costumam externalizar muitas dificuldades para resolver problemas cotidianos ou no trabalho, compreender ideias abstratas (como as histórias do tipo fábula, as metáforas ou a noção de tempo). Para as pessoas com deficiência é muito complexo estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras ou realizar atividades do dia a dia, como estudar, manter a casa organizada, higiene pessoal, etc. É preciso ter bastante cuidado com pessoas com esta deficiência e propiciar um ambiente favorável e que contribuam para o desenvolvimento delas. No Centro de Estudos e Formação, fornecemos o Curso Online Deficiência Intelectual - sétimo mais buscado em 2016 - e, nele, você irá encontrar um material amplo sobre como tratar pessoas com deficiência intelectual, cuidados necessários e apresenta os estudos das relações e habilidades pessoais e sociais para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual nas escolas e outros ambientes de convívio coletivo. 

8. Deficiências Múltiplas

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam intelectuais, físicas, distúrbios mantais, emocionais, de comunicação, desenvolvimento educacional, social ou emocional. Vários profissionais procuraram o Curso Online Deficiências Múltiplas para ter acesso a um material de qualidade que explica tudo sobre tais deficiências. Neste curso à distância, o profissional entenderá quais cuidados devem ser tomados com estas pessoas, visando a saúde mental e física delas.

Você poderá descobrir as melhores estratégias de ensino e métodos de aprendizagem, a ação de recursos humanos para inclusão de pessoas com deficiência, a importância da atuação conjunta da escola e da família, as tecnologias assistivas e muito mais.

9. Educação Especial Inclusiva

Mais uma vez os cursos relacionados a inclusão aparecem na lista. E com razão! Esta é a área responsável por oferecer ensino de qualidade a toda e qualquer criança, jovem ou adulto, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência física ou mental. No Curso Online Educação Especial Inclusiva você terá em mãos um material dinâmico sobre os métodos e estratégias para desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, dentro e fora de sala de aula. É interessante para os professores de qualquer disciplina, para os que lidam com pessoas de todas as idades que necessitam de um cuidado especial ou apresenta dificuldade no processo de aprendizagem.

Realizando o curso online, você pode garantir o seu certificado e afirmar seus conhecimentos relativos aos conceitos de convívio social, estrutura e suporte para a educação de pessoas com deficiência. Oferece também conhecimentos sobre as principais políticas públicas de inclusão e projetos para a educação relacionados ao tema.

                   

10. Educação Inclusiva

A educação inclusiva se configura, basicamente em levar educação a todos, independente de suas adversidades. Busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os cidadãos, em salas de aulas, em um sistema regular de ensino, de modo a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens ou adultos. No Curso Online Educação Inclusiva são abordados os fundamentos e necessidades educacionais dos alunos com deficiências ou dificuldades no aprendizado. Trata dos métodos, da organização de escolas inclusivas, os métodos e práticas da educação especial inclusiva, seus conceitos filosóficos ligados ao convívio social, e a questão das estruturas e suportes necessários para que a educação inclusiva seja de fato aplicada no Brasil.

11. Alfabetização e Letramento

No Curso Online Alfabetização e Letramento o participante conhecerá um vasto conteúdo pedagógico voltado ao estímulo da leitura e prática da escrita dos estudantes, visando melhorar sua interpretação de maneira completa. Terá subsídios enriquecedores para o planejamento das suas aulas através de recursos diversos, tornando o aprendizado mais atraente para o público infantil. Sempre através de métodos que valorizem a dinâmica da Educação, proporcionando um aprendizado completo para os alunos.

12. Licitação

Participar de licitações exige destreza e conhecimento das regras do jogo. O Curso Online Licitação mostra quais são os caminhos, as regras de abertura de licitação, apresentação e utilização. Um conteúdo objetivo que capacitará o participante a atuar na elaboração de licitações, conhecer seus conceitos fundamentais e as leis envolvidas neste processo.

13. Estatuto da criança e do Adolescente - Noções gerais

O Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente apresenta ao participante a aplicação deste documento no cotidiano da sociedade, em especial para os que lidam com crianças e adolescentes em situação de risco social. O curso busca o aprimoramento dos interessados no assunto e profissionais da área na identificação, discussão e solução de problemas, e busca o incentivo ao desenvolvimento do espírito de iniciativa, entre muitos outros assuntos. Trata ainda do estudo dos documentos, da legislação de promoção, defesa e garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes.

14. Primeiros Socorros

Com certeza você já teve algum tipo de ferimento, queimadura ou viveu um momento de risco e não soube como agir, não é mesmo? Ninguém está livre destas fatalidades, e quem passa por perto deve estar preparado. No Curso Online Primeiros Socorros o participante aprenderá a lidar com essas e outras situações, tendo acesso à noções básicas para atendimento imediato, visando manter a vida do acidentado até a chegada de atendimento especializado. 

15. Bullying nas Escolas

No Curso Online Bullying nas Escolas o tema é tratado de maneira objetiva, de modo a prevenir esse modo de violência no ambiente escolar. Trata das suas causas, efeitos, formas e também das medidas que podem ser adotadas para intervir na prática do bullying. Busca o combate à prática do bullying através do melhor conhecimento sobre o assunto, os fatores, os aspectos gerais que geram sua manifestação entre os estudantes. Mostra as dificuldades para enfrentar a violência escolar, as relações destas causas com a comunidade local, e aborda métodos para a construção de um programa antibullying, embasado em princípios de convivência, ética e moral. Também traz uma reflexão ampla sobre a vivência do problema nas escolas e o papel dos professores e familiares na resolução deste problema. Matricule-se agora mesmo!

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

16. Inglês Básico

O participante do Curso Online Inglês Básico aprenderá a se comunicar por meio de frases simples e curtas relativas ao cotidiano da língua inglesa. Esses pequenos fragmentos permitem identificar e apresentar as pessoas, perguntar ou fornecer dados pessoais, falar sobre profissões e perguntar básicas do cotidiano. O curso também dá dicas fundamentais a respeito da gramática. Inscreva-se e aprenda o idioma mais falado do planeta.

17. Cultura Afro-Brasileira

O Curso Online Cultura Afro-brasileira é parada obrigatória quando o assunto é cultura e história do Brasil. Nele estão contempladas as origens da cultura Afro-brasileira, a miscigenação, contexto histórico e social e suas expressões mais marcantes como a religiosidade, culinária, dança e música. Com um conteúdo atualizado e amplo, o curso online Cultura Afro-Brasileira traz uma visãodas questões que envolvem a população afro-brasileira. Inscreva-se e conheça mais sobre a fundamental contribuição dos afrodescendentes para a formação da nação Brasileira.

18. Brincadeiras para Recreação Infantil

A brincadeira faz parte do desenvolvimento social, intelectual e físico das crianças. Essa é uma parte extremamente importante do aprendizado dos pequenos, por isso o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil traz um conteúdo produzido por especialistas na área, com o objetivo de promover a interação com as crianças de maneira agradável e também didática. São diversos conteúdos como brinquedos cantados, relaxamento, jogos, pintura e modelagem. É um curso de conteúdo agradável e prático, onde o participante poderá praticar as brincadeiras e levar as crianças a aprenderem através do lúdico e dos materiais apresentados.

19. Deficiência Física

O Curso Online Deficiência Física aborda conteúdos atualizados sobre o tema. Trata do conceito das deficiências físicas, a classificação de cada tipo de deficiência, assim como suas causas e características. Neste cursos online você conhecerá a participação dos deficientes físicos na sociedade e quais as mais recentes políticas de inclusão, seus direitos garantidos por lei, além de metodologias e didáticas que eles utilizam em seu cotidiano. Trata também do papel da escola neste processo, a sala de aula adaptada para o atendimento especializado e muitos outros conteúdos de grande importância para o tema. Matricule-se agora e amplie seus conhecimentos!

20. Direitos Humanos

O Curso Online Direitos Humanos traz conteúdos de grande valor para a promoção da educação e do aprendizado sobre os Direitos Humanos. Trata dos fundamentos dos direitos humanos, do seu contexto histórico, os temas mais debatidos, as questões da dignidade humana e do respeito, a implementação de uma cultura da paz entre outros conteúdos. O curso EAD traz diversos textos de referência, artigos e materiais didáticos específicos para esse campo de estudo, instigando o participante ao aprofundamento do tema.

Agora que listamos os cursos mais buscados e demos os motivos pelos quais eles são tão importantes, você já pode realizar a sua inscrição, efetuar sua matricula e ter acesso ao material de todos estes cursos EAD por um ano. Comece o ano em busca de seus sonhos e pela melhoria da sua vida. Nós, do Centro de Estudos e Formação, podemos contribuir com isso. Para qualquer dúvida em relação aos cursos ou para nos contar sua experiência com cursos online, deixe o seu cometário no campo indicado abaixo. Continue acompanhando nosso blog.