Lançado em 2015, o Windows 10 é a última versão do sistema operacional da Microsoft. Mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem os novos recursos disponibilizados pelo sistema.

A ferramenta é vista atualmente como um serviço, ou seja, ao invés da desenvolvedora norte-americana lançar o Windows 11, a companhia adiciona atualizações na versão atual e as disponibiliza para os usuários.

As versões anteriores - Windows 8 e 8.1 - receberam muitas críticas de desenvolvedores e usuários, forçando a Microsoft a lançar uma versão mais agradável. Assim surgiu o Windows 10, com melhor usabilidade, design mais amigável e com recursos disponíveis para telas sensíveis ao toque.

Desde o seu lançamento, o Microsoft Windows 10, recebeu algumas atualizações. As mais conhecidas foram a Anniversary Update, em comemoração a um ano de aniversário da ferramenta, o Creators Update, liberado em 2017 com o objetivo de estimular a produção criativa e entretenimento e o April 2018 Update, atualização mais recente.

Conheça aqui o curso online Windows 10 do Centro de Estudos e Formação e saiba mais sobre as novidades que o sistema operacional da Microsoft trouxe para os seus usuários. Descubra também como obter acesso a outros cursos online com certificado do nosso portal.

Windows 10: versões Home e Pro

Quando lançado, o Windows 10 oferecia 7 versões diferentes, hoje o sistema operacional conta com 12 edições. Contudo, apenas duas são mais focadas para dispositivos domésticos, que são as versões Windows 10 Home e Windows 10 Pro.

As duas edições apresentam basicamente as mesmas funções. Elas possuem o navegador Microsoft Edge como padrão, a assistente virtual Cortana, opção de login através de impressão digital, leitura da íris dos olhos ou reconhecimento facial através do aplicativo Windows Hello. Incluem ainda firewall e antivírus de fábrica, além de oferecer o recurso Continuum para opção entre modo desktop ou tablet.

A versão Windows 10 Home  é indicada para usuários domésticos comuns, afinal a diferença entre uma versão e outra concentra-se em alguns detalhes. Para quem se considera um usuário mais avançado ou corporativo, o ideal é partir para o Windows 10 Pro.

O Windows 10 Home traz ainda alguns aplicativos nativos da Microsoft como e-mails, fotos, calendário, música, vídeo, além do Game Bar para os amantes de jogos. 

A edição Pro inclui tudo que a Home possui, além de alguns extras voltados para profissionais e pequenas empresas como o Device Guard, ferramenta que protege de forma mais potente os dispositivos da versão.

As principais novidades do Windows 10

As primeiras edições e atualizações do Windows 10 já trouxeram novidades interessantes e diferenças entre a versão atual e o Windows 8. Confira aqui algumas delas:

  • Menu Iniciar: o Windows 10  trouxe um Menu Iniciar com bastante variedade de recursos. Isso porque os usuários criticaram muito a ausência do tradicional menu no Windows 8;

  • Creators Update: o famoso aplicativo de desenhos, o Paint, ganhou recursos incríveis com o Creators Update. A novidade permite que o usuário crie desenhos tridimensionais de forma fácil e simples;

  • Modo Jogo: o usuário gamer também tem outra opção com o Creators Update. Ele pode habilitar o recurso "jogo" e direcionar toda a potência do computador para os games e desligar os serviços que consomem o desempenho do PC;

  • Cortana: é uma das novidades mais interessantes do Microsoft Windows 10. A Cortana é uma assistente virtual que atende por comandos de voz simples, como por exemplo "Hey Cortana". O usuário pode abrir músicas, apresentações, e-mails etc., apenas pela voz;

  • Microsoft Edge: em substituição ao Internet Explorer, o Microsoft Edge tem melhor desempenho e opções. Ele possui interação com a Cortana, suporta extensões, plugins etc.

Inscreva-se hoje mesmo um dos melhores cursos online do Brasil sobre Windows 10. O curso Windows 10 do Centro de Estudos e Formação é completo e abrangente, formando profissionais preparados para o mercado.

Windows 10

Área de Trabalho

Outra mudança no Microsoft Windows 10 foi a melhoria de alguns atalhos na área de trabalho. Um deles tem a ver com a segurança e privacidade do usuário. Se, por exemplo, você precisar se levantar do computador por conta de uma emergência e esquecer de bloquear o seu dispositivo, não tem problema.

O sistema possui uma ferramenta chamada bloqueio dinâmico que permite sincronizar o seu smartphone ao computador e assim bloquear o seu PC automaticamente a partir do momento que seu celular estiver longe dele. Para ativar, basta ir em Configurações, Contas, Opções de Entrada e depois Bloqueio Dinâmico.

Central de Ações

A central de ações recebeu algumas alterações e é encontrada também no Windows 10 Home e Pro. Para localizá-la é simples: na barra de tarefas, no canto inferior direito, você encontra o ícone. Ela tem o objetivo de mostrar as notificações de programas para o usuário, bem como outras ações rápidas. 

A ferramenta antiga ainda é disponibilizada na última versão do sistema. Para achá-la é preciso encontrar o ícone Segurança e Manutenção no Painel de Controle. Lá o usuário pode alterar as configurações de segurança que achar mais conveniente.

Versão Mobile

Quem possui smartphone com o sistema operacional da Microsoft pode fazer o upgrade para o Windows 10 Mobile (consulte se o seu celular suporta a mudança), antigo Windows Phone. As principais atualizações da versão para celular são ligadas a segurança. Outras novidades seguem em stand by.

Se você quer conhecer melhor essas e outras novidades do Windows 10 e suas edições, como o Windows 10 Pro, não deixe de se inscrever em nosso portal e realizar o curso online Windows 10. O conteúdo é ideal para você que quer atualizar seus conhecimentos e aprimorar o seu currículo!

Além do mais, temos diversos outros cursos online com certificado ligados a área de tecnologia e informática para alavancar a sua carreira e aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Esteja atualizado para o mercado

Através de cursos online muitas pessoas aprimoram os seus conhecimentos para obter sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O curso Windows 10 do Centro de Estudos e Formação é considerado o ideal para você que deseja turbinar seu currículo e aumentar a chance de bons empregos.

Prova disso é que mais de 120 mil alunos já se inscreveram em nosso portal e aprovaram o método de ensino oferecido. Se você quer fazer parte desse time, basta investir R$ 99,70 e terá acesso ilimitado ao curso online Windows 10 e a mais de 1.300 cursos online do Pacote Mastersem qualquer mensalidade.

Os nossos cursos online com certificado são cuidadosamente elaborados por um departamento pedagógico exclusivo e preparado para oferecer um dos melhores conteúdos do Brasil.

O melhor disso tudo é que você pode estudar no conforto da sua casa, adaptando os seus estudos a sua rotina diária. Inscreva-se hoje mesmo e comece agora o curso Windows 10!

Gostou de saber as novidades da última versão do sistema operacional da Microsoft? Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares e não deixe de comentar sobre o que achou deste artigo. Até a próxima!