Está cheio de trabalhos para entregar, provas para estudar, cursos online para fazer, mas não consegue definir suas prioridades? Antigamente te indicaríamos uma boa agenda e até os famosos post-its. Mas agora, com a tecnologia à frente de nossos olhos e, literalmente em nossas mãos, nossa sugestão é a utilização de ferramentas online, próprias para otimizar seu tempo e ajudar a se organizar para os estudos. Uma das mais famosas e eficientes é o Trello, você já ouviu falar?

Se você já conhece, mas ainda não começou a usar, ou se não conhece e quer aprender, acompanhe este artigo, pois vamos mostrar como usar o Trello pode melhorar sua vida acadêmica e explicar as diversas funções que ele apresenta. Que tal descobrir com a gente? Confira.

O que é Trello?

Entre os muito aplicativos que surgiram com o intuito de listar tarefas, o Trello é o que mais tem se destacado nos últimos anos - ele é recente, foi criado em 2011. Operando com o modelo Freemium, no qual parte de seus serviços são gratuitos, parte são cobrados dos usuários, em 2014 já acumulava cerca de 4 milhões de usuários em todo o mundo e logo foi lançado o Trello em português. É aí que você percebe o quão eficiente ele é. Mas o que realmente essa ferramenta faz?

Bom, o Trello é, basicamente, um aplicativo que gerencia projetos em forma de listas - se você já se dá bem com esse tipo de método de organização, vai se surpreender bastante com a versatilidade dele. O mais interessante, é que o usuário pode ajustar as funcionalidades desse app de acordo com suas necessidades, que podem ser várias, inclusive. Você pode, ao mesmo tempo, por exemplo, utilizar o Trello para se organizar no trabalho, na faculdade, em cursos a distância, na rotina da vida pessoal, nas finanças, em seus planos para o futuro, etc. Isso tudo em uma interface bem clara e dinâmica.

Além de agilizar seus trabalhos individuais, pode ajudar bastante naqueles desenvolvidos em equipe. Então se você tem um grupo de faculdade para um trabalho específico, um colega que realiza os mesmos cursos EAD que você ou lidera uma empresa, também vai poder se beneficiar com as funcionalidades do Trello.

O mundo moderno exige que as pessoas se dividam em diversas atividades e cumpram prazos rigorosos. Se esse é o seu caso, o Trello pode servir como uma luva. Além disso, aqui no Centro de Estudos e Formação há o curso online Administrando Melhor o Tempo, que expõe diferentes aulas sobre otimização de tempo, definição de prioridades, produtividade, entre outros temas esclarecedores.

Esse aplicativo pode ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer e não exige nenhum tipo de plugin. Primeiramente, claro, você deve entrar na home do Trello e fazer o seu login. A partir disso você vai ver que ele disponibiliza seu primeiro quadro, o de "Boas Vindas" e te dá a chance de "criar um novo quadro". E depois? Bom, continue neste artigo para conhecer tudo sobre o Trello app.

Quadros do Trello para estudar melhor

Quando você fizer o seu cadastro, precisará entender como é composto o layout desse programa. Se você fizer a utilização do Trello em português, verá que dentro da página de seu cadastro haverá diversos "Quadros", que será a "porta de entrada" para a organização de seu cronograma de estudos. Cada quadro equivale a um projeto que você irá criar conforme o seu desejo. Se você quer utilizá-lo para otimizar seu tempo de estudos em cursos EAD, vamos utilizar o Curso Online Pacote Office aqui do portal como exemplo, que possui cinco módulos ao todo:

  • Word
  • Excel
  • Power Point
  • Access
  • Outlook

Ao estudar o curso online que citamos, você poderá se organizar muito melhor criando um quadro no Trello. Cada quadro ou board é caracterizado por possuir vários espaços para listas e cartões, que são duas das ferramentas mais úteis desse app.

Listas

As listas do Trello são dispostas horizontalmente e nelas, você vai poder trabalhar com os famosos cartões. Uma dica de organização é você usar cada lista de tarefas diárias para um determinado assunto. Levando em conta o curso de Pacote Office, por exemplo: na primeira lista você colocará o título "Word", na segunda o título "Excel", na terceira, "Power Point", e assim por diante. Entenda que, sem estas listas, você não conseguirá estruturar suas ideias e tarefas do processo de estudo. Dando nome às listas, já estará começando a elaborar seu novo ambiente para estudar cursos a distância.

Cartões

Você deve pensar os cartões como possíveis ideias que você pode vir a ter ao longo dos estudos ou como tarefas que deve cumprir. Ao criar, então, as cinco listas necessárias para seu curso de Pacote Office - que representam os cinco módulos dele -, será necessário criar os cartões para cada uma delas ou ir criando ao longo de sua jornada de estudos, conforme você achar que é preciso.

Para você entender bem, vamos supor que você tenha começado o curso agora e está recebendo os primeiros ensinamentos do módulo 1, que também é sua primeira lista, Word, hipoteticamente: fonte, parágrafo, estilo e edição. Para manter tudo em ordem e iniciar seus estudos em cursos online com certificado com o pé direito, você vai transformar cada um desses quatro módulos introdutórios em um cartão dentro da lista Word.

No início do texto te dissemos que os post-its são boas ferramentas para fazer uma lista de tarefas diárias, e ao conhecer os cartões do Trello, você verá que eles substituem os papeizinhos auto colantes de forma incrível! Você não precisará mais gastar dinheiro com materiais de papelaria, pois é tudo online - ajudará o meio ambiente como consequência - e também deixará sua mesa de estudo limpa, organizada e sem distrações. Até por que, se você vai buscar qualificação em cursos EAD, utilizará seu computador ou tablet para isso, e com um aplicativo desse vai conseguir otimizar o seu cronograma de estudos e o seu espaço.

Uma sugestão: depois de aprender como usar o Trello, permita-se estudar com muito mais eficiência e agilidade deixando essa ferramenta sempre aberta. Isso por que, assim, você vai selecionando os conteúdos que já absorveu dos cursos online que realizar, modificando os cartões conforme a demanda ou fazendo alterações pertinentes. Além disso, considere aprender mais sobre produtividade e otimização no curso online Administrando Melhor o Tempo. Atrele o benefício dessa ferramenta ao conhecimento adquirido nessa capacitação.

curso online como usar o trello

Como organizar os cartões

Dentro de cada cartão há inúmeras possibilidades para você descrevê-lo melhor e colocar a quantidade de dados que quiser. Conheça quais são e suas funcionalidades.

Título e descrição

Você poderá personalizar seus cartões da forma que desejar, e fica a dica que, quanto mais informações úteis eles tiverem, melhor para a sua aprendizagem, a começar pela descrição. Adicione nesse espaço, apenas clicando nele, pelo menos uma linha sobre o seu cartão em questão - ou seja, no caso de seu curso online de Pacote Office, sobre o que você está aprendendo nessa etapa. Você também pode alterar o título do cartão clicando no espaço apropriado para ele. Essas duas funções podem parecer bobas inicialmente, mas conforme seu cronograma de estudos for aumentando verá que valeu super a pena renomear o título e a descrição.

Formatação do texto

Os textos, palavras ou frases que você adicionar em seus cartões podem ganhar uma formatação especial se quiser. Para isso, você deverá utilizar o Markdown, uma linguagem simples para adicionar características como negrito, itálico, links, listas, parágrafos, cabeçalhos, imagens e blocos de código a blocos de textos. Vale a pena conhecer e usar para deixar o conteúdo de seu Trello mais orgânico.

Adicionar membros

Também dentro do cartão há uma série de sessões "adicionar" e uma delas é para você incluir um membro no cartão em questão, mas isso só é possível se você estiver trabalhando em um projeto a partir de duas pessoas. Se neste caso você está aproveitando essa ferramenta para organizar seus estudos de cursos online junto de um colega que também está buscando qualificação, você pode adicioná-lo aos seus cartões quando desejar. Porém, se estiver estudando sozinho, essa função ficará para um próximo trabalho.

Etiquetas

O Trello também disponibiliza etiquetas coloridas para ajuar na filtragem de tarefas e ideias. Você pode dar nomes às etiquetas de acordo com o que necessita marcar, por exemplo, no caso do curso de Pacote Office, pode criar uma que chame "Artigos" e outra que chame "Vídeos". Desta forma, quando você for pesquisar um conteúdo no Trello será muito mais simples de achar.

Checklist

Cursos online com certificado costumam ser exigentes, pedem muitas tarefas dos alunos e é necessário que eles sejam bastante organizados. Por isso o Trello é o aplicativo perfeito para você! Ele permite até a criação de um checklist, que funciona como tópicos que você pode ticar conforme for finalizando. Isso é ótimo quando se trata de um tema muito complexo e cheio de subtarefas.

Data de entrega

O Trello app chama bastante a atenção de estudantes e profissionais, pois além de ser muito bem estruturado, ajuda de verdade na execução de tarefas e cumprimento de prazos. Você tem a disponibilidade de colocar uma data de entrega e horários específicos para cada um de seus cartões, e essas informações serão enviadas para seu e-mail ou celular conforme for chegando o prazo final. Na interface do Trello você poderá ver que as tarefas que tem estão dentro do prazo estão sem cor, quando se aproximam da data de entrega ficam amarelas, quando se atrasam ficam vermelhas, e quando são entregues ficam verdes (basta você clicar na data para modificar para "entregue").

Adicionar anexo

Além disso tudo, você também consegue anexar imagens e arquivos de texto para auxiliar sua aprendizagem em cursos EAD. Então, caso você precise criar rascunhos e fazer anotações em ferramentas como Word ou Bloco de Notas, fique tranquilo, pois vai poder guardar tudo em seu Trello, seja através do computador ou do dispositivo móvel.

trello

O que fazer com os cartões

Você criou suas listas, seus cartões, e suas respectivas características, como descrições, títulos, checklists, anexos, etiquetas, etc, mas e agora, o que fazer com eles? Há algumas possibilidades para que você deixe o layout mais dinâmico, dando espaço para as próximas tarefas. Fique atento às dicas abaixo e vá testando em sua conta do Trello.

Mover

A funcionalidade principal do Trello está na movimentação de seus cartões. É com ela que você tem uma visão geral da sua conclusão de tarefas, assim como as pendências. Ao estudar cursos a distância você pode criar uma lista denominada "Tarefas concluídas" ou algo do tipo, por que assim, quando você for finalizando seus estudos, basta mover (arrastando o quadro) até essa lista final. Essa não é uma ação obrigatória e às vezes nem cabe a todos os tipos de trabalhos desenvolvidos, mas no caso de estudos funciona muito bem, pois você enxerga que está prestes a concluir seus objetivos.

Copiar

É comum haver tarefas iguais para módulos diferentes como "Ler textos", "Criar rascunhos", etc, e se esse for o seu caso é possível copiar o cartão de uma lista para outra, simples assim, sem precisar criar um mesmo cartão diversas vezes. É possível copiar cartões para outras listas e também para outros quadros, ou seja, para demais projetos. Essa é uma dica para quem está realizando uma série de cursos online para se aprofundar em uma determinada área, e gostaria de interligar conteúdos aprendidos e anexos, por exemplo.

Assinar

Há uma ferramenta que permite que você "assine" o cartão com o objetivo de ser notificado sempre que houver uma alteração nele. Essa opção, no entanto, só se mostra útil quando é feito um trabalho em equipe dentro do Trello.

Arquivar

A sessão "Arquivar" é ideal se você não for precisar mais de um cartão criado ou se preferir usá-lo mais para a frente. Ao optar por arquivar um cartão você fará com que ele desapareça do layout principal, mas será possível vê-lo na sessão chamada "Itens arquivados", na qual poderá escolher excluir ou manter arquivado. Pense bem antes de deletar, já que você poderá utilizar esse conteúdo no futuro.

Melhores formas de gerenciar seu Trello

Não há somente uma regra de como usar o Trello, você pode utilizar diversos meios de gerenciamento, que serão implementados por você de acordo com a sua necessidade. Como mencionamos anteriormente, além de ajudar em sua vida acadêmica, seja para a faculdade, escola ou cursos a distância, ele pode ser uma verdadeira "mão na roda" para uma série de lista de tarefas diárias que você tenha pendente e cada uma um estilo de organização. Veja abaixo as mais comuns:

  • Por assunto: Separar suas listas por temas e seus cartões por tópicos é uma das maneiras mais eficientes de otimizar o dia a dia no trabalho ou o cronograma de estudos. Se você estiver programando uma viagem ou um evento, também pode aproveitar esse meio de gerenciamento para fazer o checklist de preparativos.
  • Por dias da semana: Você também pode utilizar o Trello app para se organizar durante a semana, fazendo dele seu calendário oficial, pois é incrivelmente prático e eficiente. Separe as listas por dias da semana e crie cartões com cada tarefa que precisa cumprir ou compromissos, definindo também os prazos para cumpri-los. Pode ser uma ideia para seu estudo, seu trabalho ou sua vida pessoal.
  • Por etapas de execução: Outro modo de você se organizar neste aplicativo é estabelecendo etapas por meio das listas. Crie quantas precisar, mas definindo o começo de seu trabalho, como "Rascunhos", "Projetos", "Ideias", o andamento dele, como "Em andamento", "Em construção", "Produzindo, e a conclusão, com itens nomeados como "Feitos", "Concluídos", "Finalizados". Faça uso das etiquetas coloridas também para determinar assuntos, prioridades, etc.

Além dessas dicas de estrutura, temos também uma para ajudar a navegar mais rapidamente na ferramenta: descubra aqui uma relação com diversos atalhos para facilitar ainda mais seus trabalhos ao usar o Trello.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Use e abuse do Trello para estudar cursos online

O que achou das funções do Trello? Nós recomendados bastante, por já testarmos em nosso dia a dia, ele pode te ajudar bastante também! Não se esqueça que, além do site disponível para computadores, há ainda o aplicativo do Trello em português, que está disponível para Android e iPhone, Windows 8 e Kindle Fire. É mais uma novidade da tecnologia que caminha a favor da sua organização e administração de seu tempo, assunto, inclusive, que pode ser aprendido em cursos online com certificado, uma das maneiras mais eficientes e práticas do mercado de educação atualmente, e que ainda pode te conferir a documentação que precisa para atestar todo o conhecimento adquirido.

Aqui no Centro de Estudos e Formação você realiza o curso online Administrando Melhor o Tempo e mais centenas de cursos online investindo somente R$ 99,70. É isso mesmo, é possível aprender em todas as capacitações de nossa grade por este valor. Inscreva-se agora e use e abuse do Trello para te ajudar!

O que achou o artigo? Qualquer dúvida que tiver sobre a utilização do Trello ou acerca de nossos cursos, deixe um comentário abaixo, que logo lhe responderemos. Até uma próxima!