O guia para otimizar os seus estudos e se tornar mais produtivo - Blog do Centro de Estudos e Formação

 BLOG

Blog Centro de Estudos e Formação

Simplesmente tudo sobre cursos online

otimizar o tempo
 Equipe Centro de Estudos e Formação  29/05/2017
O guia para otimizar os seus estudos e se tornar mais produtivo

Crescer profissionalmente exige esforço, dedicação e muito estudo. É bem frustrante querer conquistar os seus sonhos, tentar separar tempo para estudar e passar naquele concurso, ou fazer cursos online profissionalizantes, mas não ter tempo para isso. Afinal, a rotina é cruel, e não perdoa um minuto. Temos que trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, sair com os amigos, fazer exercícios, e ainda achar um tempinho para nós mesmos. E qualquer mudança no dia a dia que nos traga um pouquinho de tempo é bem vinda. Seja com técnicas de estudo, dicas de estudo ou cursos EAD. Tudo isso faz uma grande diferença.

É claro que a enorme quantidade de tarefas que temos que fazer durante o dia não ajudam muito a conseguir ter tempo para as coisas que queremos. E realmente, existem coisas das quais não podemos mesmo fugir. Mas é sempre bom ficar atento, refletir se o seu problema não está ligado à falta de organização. Afinal, é normal não repararmos, principalmente quando vivemos uma vida corrida. Por isso, uma boa gestão do seu tempo pode ser exatamente o que você está precisando para descobrir como aumentar a sua produtividade.

O Guia com 5 Passos para Otimizar o seu Tempo

Produtividade é uma palavra que possui uma interpretação e conceitos bem interessantes. Sempre relacionamos produtividade com a nossa capacidade de produzir em grande quantidade. E por termos essa visão voltada para o resultado final, sempre levamos em consideração aquilo que foi conquistado no dia. Porém, é importante lembrar que a chave para a otimizar o tempo é pensar na diferenciação de qualidade ao invés de quantidade.

Mas como assim? Veja só, é muito fácil fazer um checklist de tarefas para o dia, e sentirmos satisfeitos ao concluí-la. Porém, já parou para pensar no tempo que você gastou realizando aquelas tarefas? Às vezes uma tarefa que poderia ser concluída em 1h, levou quase 3h, porque você estava muito cansado, ou porque não fez um plano de estudo adequado. Mas como olhamos para o fim do dia como um todo, perdemos esses detalhes de tempo mal gasto, e sentimos apenas as consequências disso: cansaço e exaustão.

É possível achar tempo apenas reorganizando a sua rotina e compreendendo melhor os seus limites e o tempo que você leva para realizar as suas tarefas. Para isso, fizemos um guia definitivo, com dicas de estudo e sugestões, para que você consiga diagnosticar melhor o desperdício de tempo e encontrar soluções que evitem a baixa produtividade.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Centro de Estudos e Formação você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a centenas de cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

1. Enfrente a procrastinação

Existem dois tipos de pessoas atarefadas: aquelas que sempre estão com a agenda cheia e acabam marcando mais um compromisso e que realmente lidam com a falta de tempo. E temos também aquelas pessoas que enrolam as tarefas que precisam fazer e acabam deixando tudo acumular. Se você faz parte do primeiro grupo, fique atento: quantidade nem sempre é qualidade. Diminuir os ritmo às vezes faz bem. Mas se você faz parte do segundo grupo, está na hora de mudar os seus hábitos e correr atrás do que você quer.

Todo mundo tem um pouquinho de procrastinação dentro de si. Às vezes, ela aparece porque não estamos motivados o suficiente para estudar. Outras, pelo simples fato da preguiça. Aos procrastinadores, uma dica: o seu maior problema para descobrir como aumentar a produtividade não é otimizar o tempo: é desenvolver disciplina.

É claro que a otimização de tempo ajuda e muito. Principalmente nos casos em que ela aparece porque estamos tão cansados que qualquer atividade fútil é um jeito de descansar. Porém, um bom plano de estudo é o suficiente para lidar com a procrastinação provocada pelo excesso de tarefas, uma vez que até as pausas de descanso são planejadas. Já os outros tipos, é preciso largar a preguiça de lado, focar e se esforçar.

Uma dica para quem precisa estudar e deseja desenvolver a sua disciplina: cursos a distância. Não que na sala de aula não seja necessário ter disciplina. Afinal, temos uma habilidade de nos distrairmos até com a borboleta que passa voando pela janela. E quanto as redes sociais, o celular está conosco a todo momento, inclusive na sala de aula.

Mesmo assim, não dá para negar que, mesmo sendo mais confortável estudar em casa, existem mais distrações do que na sala de aula. Mas não é em casa que nós passamos a maior parte do tempo estudando? Afinal, mesmo com cursos presenciais, o tempo que passamos na sala de aula não é suficiente para um estudo completo. É preciso parar com essa desculpa de que em casa não dá para estudar. E se você realmente quer estudar, e de quebra, desenvolver essa habilidade, fazer cursos online com certificado pode ser ideal.

2. Faça Cursos Online

E já que mencionamos cursos online, é importante frisar que eles são interessantes para qualquer aluno, não só para os procrastinadores. Sim, eles são excelentes para aumentar a sua disciplina. Principalmente os portais que utilizam a metodologia do auto aprendizado, na qual o aluno é responsável por seu estudo. Mas novamente, não podemos depender do professor nos chamando atenção para tudo. É preciso ter responsabilidade e disciplina sozinhos.

Mas cursos a distância definitivamente não se resumem a apenas isso. Com cursos online, é possível estudar em casa, na hora que quiser e quando quiser. O que é excelente por dois motivos. Primeiro porque você economiza o tempo de deslocamento que teria que gastar caso optasse por uma instituição presencial. Segundo porque fica bem mais fácil montar um plano de estudo quando as aulas não possuem um horário fixo. Ou seja, caso ocorra algum imprevisto, você não sai prejudicado e tem maior flexibilidade na sua agenda.

Além disso, cursos EAD são definitivamente mais em conta quando falamos de custo e benefício, uma vez que a instituição de ensino possui menos gastos com localização e investe mais na qualidade do ensino e do serviço oferecido. Isso sem falar que, com cursos online com certificado, é possível estudar, adquirir conhecimento e de quebra turbinar o seu currículo com a certificação. Quer jeito melhor de como aumentar a produtividade?

Há quem ainda tenha dúvida sobre a qualidade de cursos a distância e da aceitação no mercado de trabalho. Será que vale a pena optar mesmo por cursos EAD ao invés de cursos presenciais? Pode ficar tranquilo, que a sua certificação é válida sim, da mesma forma, ou até mesmo melhor. Aqui no blog, já discutimos essa questão, no artigo “Certificados de cursos online e de cursos presenciais tem valor igual?” Dá uma conferida e tire todas as suas dúvidas.