Equipe Centro de Estudos e Formação
22/08/2018

Plano de Negócios: seu objetivo e importância para os empreendimentos

A cada ano aumenta o número de empreendimentos no Brasil. Vários motivos levam pessoas a empreender: movimentar capital parado, recessão e desemprego, desejo de ser seu próprio patrão etc.

Apesar desse cenário parecer promissor, nem todo novo negócio consegue se sustentar e sobreviver. Falta de um bom planejamento e de pesquisa mercadológica estão entre as principais causas de insucesso nos negócios.

Por isso é importante que o primeiro passo para evitar esse cenário seja a elaboração de um plano de negócios consistente, que contemple todas as pesquisas e ações necessárias para que o empreendimento tenha uma estratégia de negócios sólida.

Fazer esse planejamento cabe ao empreendedor e ao profissional contratado para a função. Isso significa que é preciso um conhecimento apurado em como fazer um plano de negócios.

O Centro de Estudos e Formação tem a qualificação perfeita para quem precisa expandir ou atualizar seus conhecimentos: o Curso Online Plano de Negócios. Esse curso é justamente o tema deste artigo, aqui você conhecerá temas da grade de conteúdos e outros cursos online relacionados.

Qual o objetivo do plano de negócios?

O plano de negócios é uma ferramenta de gestão adotada para o planejamento de um novo negócio, ampliação de um empreendimento ou para uma ação mercadológica. É ele que ajuda a mapear objetivos e os caminhos que as empresas devem seguir para alcançá-los, buscando sempre a viabilidade do planejamento e amenizando incertezas.

Esse instrumento passa ao empreendedor uma ampla visão do cenário onde ele está inserido, dessa maneira ajuda a determinar a melhor estratégia de negócios. De forma resumida, o objetivo da ferramenta de gestão é definir o que a organização faz e onde ela pretende chegar.

De acordo com o professor José Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros em plano de negócios e autor de vários livros, entre eles "Plano de Negócios - O Guia Definitivo", são objetivos da ferramenta:

  • Ajudar no desenvolvimento da equipe de gestão

  • Atrair recursos e investidores

  • Passar credibilidade

  • Orientar o desenvolvimento de estratégias e operações

  • Testar a viabilidade de um conceito de negócios (financeira, de mercado, localização do empreendimento etc.)

Estrutura de um plano de negócios

O que torna um planejamento eficiente e eficaz é que ele abrange os vários aspectos que formam uma boa estratégia de negócios. Vários especialistas disponibilizam modelos de planos para auxiliar com os primeiros passos na construção de um novo. Ter um modelo de plano de negócio ajuda bastante a seguir uma linha concisa, mas é essencial que cada empreendimento o adapte à sua realidade.

As etapas do plano de negócio podem ser representadas pela sua estrutura:

  • Sumário executivo: é a parte com a qual um potencial investidor terá seu primeiro contato. É formado pelos pontos principais e mais interessantes do plano de negócios.

  • Descrição da empresa: é formada pelo modelo de negócio, natureza da empresa, estrutura legal, histórico, objetivos e missão. Alguns planos identificam este ponto como Plano Estratégico.

  • Produtos e serviços: neste ponto é feita a descrição do que a empresa comercializa, assim como as especificações dos produtos ou serviços, suas formas de uso, características e estágio de evolução.

  • Estrutura organizacional: como a empresa se organiza internamente, a quantidade de funcionários, suas posições e perfil.

  • Plano de Marketing: aqui se descreve tudo relacionado ao setor, como mercado, tendências, divulgação dos produtos e serviços, formas de comercialização, vantagens competitivas, preços e concorrentes.

  • Plano operacional: nesta etapa descreve-se o fluxo operacional, a cadeia de suprimentos, sistema de gestão, controle de qualidade, capacidade produtiva e serviços associados.

  • Estrutura de capitalização: de que forma a empresa está capitalizada, as necessidades de capital de fora (terceiros), quem faz parte da sociedade e as formas de remuneração dos sócios.

  • Plano financeiro: uma das etapas do plano de negócios mais importantes. Neste ponto são descritos cenários internos e externos, situação histórica, análise de investimentos, fluxo de caixa, projeção de balanços, demonstrativos de resultados e outros indicadores.

Conhecer a estrutura é essencial para saber como fazer um plano de negócios e, é claro, para lhe tornar um especialista no assunto.

Tópico importante dessa temática, a estrutura pode ser aprofundada em nosso curso de plano de negócios, um dos cursos online com certificado mais procurados do portal.

Qual o tamanho ideal de um plano de negócios?

Não há um tamanho preestabelecido para um plano de negócios, a recomendação é que seja criado de acordo com as necessidades do público-alvo. Por exemplo: se for para ser apresentado a um possível investidor, o foco será a análise de mercado e as oportunidades de lucro, já para um fornecedor, será a saúde financeira e o crescimento do negócio.

Por isso é importante adaptar o modelo de plano de negócio, para que atinja o alvo certo, de forma eficaz. De qualquer forma, vamos apontar três tipos:

♦ Plano de negócios resumido: é utilizado como uma prévia, com algumas informações sucintas, de forma a chamar a atenção de um investidor, por exemplo. Atingido o objetivo, se ele demonstrar interesse, solicitará o plano completo. Tem, geralmente, entre 10 e 15 páginas.

♦ Plano de negócios completo: é usado principalmente quando se pleiteia um alto montante de dinheiro, ou quando é preciso apresentar a visão completa do negócio. Pode ter entre 14 e 40 páginas.

Plano de negócios operacional – tem grande importância para o público interno, como diretores, funcionários e gerentes. Tem papel importante como ferramenta para alinhar esforços internos voltados à estratégia de negócios. Seu tamanho varia conforme as necessidades específicas das organizações com relação à divulgação junto a seus colaboradores.

Setor da atividade e forma jurídica

Independentemente de qual modelo de plano de negócio seja utilizado como guia, a sua estrutura é a mesma, e com alguns desdobramentos. Uma das etapas do plano de negócios pede que seja descrita a natureza da empresa. Para isso, você precisa conhecer as características das empresas pela sua forma jurídica.

Veja, de forma resumida, as formas jurídicas das empresas, de acordo com o setor da atividade de um negócio:

- Autônomo: de acordo com o Código Civil, autônomos são os profissionais que exercem profissões intelectuais, de natureza artística, literária ou científica. Nesta definição se encaixam médicos, advogados, engenheiros, contabilistas, dentistas etc.

- Microempreendedor individual (MEI): aqui estão os empresários individuais que têm faturamento de até R$ 81.000,00 anual e sejam optantes do Simples Nacional. Esse profissional pode ter apenas 1 funcionário.

- Empresário Individual: são os profissionais que exercem atividades econômicas voltadas à produção e circulação de bens ou serviços, com atuação individual, sem sócios. No entanto, isso não impede que esse empresário tenha funcionários e filiais abertas em qualquer estado brasileiro.

- Sociedade: essa tem duas subdivisões, a sociedade empresária e a simples. Na sociedade empresária, duas ou mais pessoas exercem juntas as atividades de comércio, indústria ou prestação de serviços não especializados. Já a sociedade simples reúne duas ou mais pessoas que exercem profissão intelectual e que contribuem com bens ou serviços para a atividade econômica. Exemplo: dois contabilistas que abrem um escritório de assessoria contábil.

Os tipos de empresas e suas naturezas são vistos de forma mais detalhada no Curso Online Plano de Negócios. Além disso, é importante reforçar tudo que você aprender sobre esta pauta e o portal tem excelentes opções para isso, como cursos sobre empreendedorismo e como iniciar seu próprio negócio.

A importância da fase de implementação do plano de negócios

Não basta saber como fazer um plano de negócios e pecar no momento da implementação. Como nosso curso de plano de negócios é bem completo, você também aprenderá quais cuidados devem ser tomados para que a fase de implementação não falhe.

Falhas na implementação e em etapas do plano de negócios comumente comprometem o sucesso do planejamento. Isso acontece, principalmente, pelo pensamento de que o planejamento chegou ao fim, enquanto as estratégias precisam ser medidas, avaliadas e ajustadas. Ou seja, o plano de negócios é dinâmico, e considerando um cenário em que mudanças ocorrem com muita rapidez, se torna essencial que ele seja monitorado constantemente.

O ideal é que se tenha um planejamento para cada etapa, com cronograma de ações e responsáveis, lembrando que uma forte equipe de execução é que vai ajudar com o sucesso da implementação e execução dele.

Cabe frisar que os profissionais responsáveis devem ser bem preparados para desenvolver com eficiência a sua função. Treinamentos, workshops e cursos online podem surgem como opções certeiras para esse fim.

Além disso, outros cursos online com certificado do portal também podem ser úteis tanto como forma de preparação das equipes quanto dos empreendedores, como os que trazem temáticas como planejamento estratégico e fundamentos empresariais.

5 erros que não podem ser cometidos em um plano de negócios

Ao longo do texto falamos sobre a importância de um plano de negócios, seus objetivos e de que forma ele pode ajudar tanto um novo quanto um empreendimento já existente. Entretanto, alguns descuidos ou armadilhas podem prejudicar a operação e acabar com os todos esforços feitos até então.

Para evitar que isso aconteça, há algumas dicas no curso de plano de negócios que ajudam a identificar onde podem acontecer problemas. Selecionamos cinco delas:

1. Montar um plano de negócios inconsistente

Não observar e considerar todos os aspectos essenciais ao plano, como a concorrência, o mercado de atuação ou os possíveis obstáculos que podem surgir, pode ser muito perigoso e colocar tudo por água abaixo.

O cenário precisa se completo, daí a necessidade de uma pesquisa cuidadosa e bem elaborada sobre qualquer coisa que possa atingir diretamente o andamento do empreendimento.

2. Achar que o planejamento financeiro pode ser deixado de lado

O lucro é o objetivo de qualquer tipo de negócio, mas ele não existe se não houver um planejamento adequado. Dessa forma, o planejamento financeiro jamais deve ser deixado de fora do plano de negócios. As consequências podem ser catastróficas, pois mesmo com um mercado pronto para ser explorado e com oportunidades reais, as chances de a empresa afundar são grandes.

3. Subestimar ou ignorar a concorrência

Saber o que a concorrência está fazendo está diretamente ligado à consistência do plano de negócios. A maioria dos empreendedores sabe disso, entretanto, há uma parte que não acha saudável ficar de olho nos concorrentes. Na verdade, o que não é saudável é monitorar ou imitar cada ação que o concorrente faz, mas ignorá-los é bem pior. Observar a concorrência pode trazer aprendizado sobre o mercado de atuação.

Cabe lembrar que o benchmarking faz isso, uma análise das melhores práticas utilizadas por negócios do mesmo setor. Sendo assim, aposte nessa ferramenta.

4. Achar que o plano de negócios está sem falhas

Rever o plano de negócios é imprescindível para que se encontre alguma possível falha. Sempre pode haver um detalhe importante esquecido e que fará diferença nos resultados. Se não houver, melhor, mas nunca deixar de revê-lo.

5. Trabalhar em cima de suposições

É sabido que muitos empreendedores de sucesso se deram bem seguindo a intuição, mas não se pode apostar somente nisso. Uma boa base de dados e informações confiáveis dá solidez ao planejamento. Apostar na sorte não é uma opção. Por isso, o plano de negócios deve ser cuidadosamente construído em cima de dados consistentes e não no "achismo" ou em suposições.

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Equipe Centro de Estudos e Formação

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