Viajar para o exterior: as vantagens de fazer intercâmbio

Existe algo de bem sedutor em viajar ao exterior. Ir para outro país, vivenciar momentos distantes da rotina a que estamos habituados, conhecer pessoas novas e inseridas em uma cultura diferente... Sem falar que, todo o processo de sair da zona de conforto e testar os seus limites em um espaço a que você não está acostumado, proporciona autodescoberta. A cada viagem aprendemos mais sobre nós mesmos, como reagimos a determinadas situações e do que gostamos ou não gostamos. Crescemos, adquirimos novos pontos de vistas, e partimos para outra aventura, em busca de novos conhecimentos.

É normal ter esse sentimento de pequeno explorador do mundo e ver beleza nisso. Segundo uma pesquisa feita em março de 2017, 71% dos brasileiros acreditam que viajar deixa as pessoas mais interessantes. A maioria também concorda que viagens trazem benefícios tanto no mercado de trabalho, proporcionando melhores empregos e salário, quanto no meio social, podendo interferir em seus relacionamentos interpessoais.

Existem diversos tipos de viagens, com intuitos e destinos e durações diferentes, e que, consequentemente, proporcionam  experiências distintas. Um intercâmbio por exemplo. Quem nunca teve vontade ou demostrou interesse em fazer um intercâmbio nos EUA, conhecer a terra do Tio Sam e vivenciar as diversas experiências culturais que vemos nos filmes e ouvimos falar por aí?

Nas universidades e escolas, o intercâmbio é uma das viagens mais procuradas pelos jovens alunos. Se pararmos para analisar, a palavra intercâmbio vem do latim, “inter” e “cambiare”, que significa "entre troca". Isso quer dizer que, se você está pensando em fazer um intercâmbio, está cogitando a possibilidade de se submeter a uma troca ambiente, cultura, meio e de experiências com outras pessoas, por um determinado período de tempo.

Não existe uma fórmula exata para se escolher o seu destino. Cada pessoa tem vontade de conhecer lugares diferentes, e de presenciar situações adversas. Porém, para poder aproveitar ao máximo a sua viagem e definir os detalhes da sua escolha, é necessário determinar quais são seus objetivos. O que você predente com essa viagem? Adiquirir experiêcia profissional? Aprender uma nova língua?  Saber o que você procura é importante na hora de conhecer os diferentes destinos de viagens. Além disso, um intercâmbio é diferente de uma viagem de férias. É necessário escolher um lugar com uma boa instituição de ensino, um custo de vida mais em conta, uma agencia de intercâmbio preparada, além de entender os seus limites culturais. Afinal, as vantagens que um intercâmbio oferece são diversas.

Experiência cultural

Uma das grandes vantagens do intercâmbio é a experiência cultural adquirida durante o processo. Por mais que você estude costumes de outros lugares, como as pessoas se relacionam naquele ambiente ou o que é considerado normal em um outro país, existe uma diferença inegável entre conhecer e vivenciar. O primeiro envolve uma visão mais externa, na qual você compara situações vividas por outras pessoas, tendo base a sua cultura com o que você imagina que é a cultura alheia, e o modo como você reagiria. O segundo está diretamente ligado a se adaptar e descobrir formas reais de como reagir a situações em um ambiente diferente.

Um intercâmbio na Califórnia, por exemplo. Conhecemos a cultura californiana através de filmes, livros séries e músicas, que são as nossas principais referências culturais. Porém, grande parte desses personagens e contextos são imagens estereotipadas, bem diferente do que é a cultura local em si e de como ela se forma por completo. Observe como a imagem do Brasil e a cultura brasileira são representados no exterior: geralmente através daquele estereótipo carnavaleco, ou a capital carioca sendo retratada apenas como violenta e feita de favelas, como nos filmes Cidade de Deus ou Tropa de Elite. É possível dizer que um americano pode conhecer o Rio de Janeiro somente a partir desses filmes ou até mesmos artigos? Não. Isso porque vivenciar é muito mais amplo do que apenas conhecer.

Um segundo ponto que é interessante abordar é o fato de termos limitações. Para viajar a um país estrangeiro, principalmente em um intercâmbio, é necessário estar aberto a coisas novas. Porém, certas culturas, como a China e a sua gastronomia peculiar, por exemplo, são muito diferentes do que conhecemos e necessitam de maior abertura para compreender e vivenciá-la sem preconceitos. Quando for escolher o destino da sua viagem, opte por um local mais próximo do que você já conhece e com uma cultura com a qual você se sentirá confortável ao vivenciá-la. Não há nada de errado em ser cauteloso em suas primeiras experiências, pelo contrário. Fará com que você aproveite melhor viagens futuras, uma vez que estará mais maduro e aberto a novas oportunidades.

Além disso, é importante escolher uma agencia de intercâmbio que entenda que a experiência é muito mais do que visitar em pontos turísticos e ir a festas. É necessário ter contato com diferentes esferas de um mesmo local. Em parceria com o portal Foco Educação Profissional, a Internexus oferece a oportunidade de trabalhar como voluntário em instituições americanas. Issso mesmo. Conhecer novas pessoas e fazer parte desse universo maravilhoso que é o trabalho voluntário, ainda mais em outro país. Esse é um exemplo interessante de uma atividade diferente e enriquecedora, tanto para o seu crescimento pessoal, quanto para o seu currículo.

Aprender outras línguas

Um dos métodos mais comuns em escolas e cursos de idiomas‍ é ministrar a aula na língua estudada, e não em português. Analisando de forma didática, aprendemos e compreendemos melhor quando temos contato direto com o idioma que estamos aprendemos. É a melhor forma de conectar teoria e prática ao mesmo tempo.

Ao viajar para o exterior, esse contato com a língua é extremamente rico e desafiador. Na sala de aula, se você não sabe como se expressar através das palavras da língua estrangeira e opta por falar em português, seu professor vai te entender, corrigir e explicar. Em um ambiente externo, é um desafio encontrar formas de se comunicar com uma pessoa que não fala o seu idioma.

Ao procurar uma agencia de intercâmbio, escolha uma que ofereça um bom curso de línguas, para que você não perca durante essa oportunidade a chance de aprender o idioma local. Em uma pareceria bem bacana com o portal Foco Educação Profissional, a Internexus, empresa que oferece intercâmbio em San Diego, e em outros lugares na califórnia, oferece várias oportunidades para se estudar inglês enquanto viaja para os Estados Unidos. Não é demais? E, além de um curso de inglês excelente, a Internexus também oferece cursos para capacitar professores em inglês, para ajudar você em a aprimorar além do domínimo da língua, a habilidade de poder ensiná-la para outras pessoas.

Conhecer novas pessoas

Quem gosta muito de viajar sabe como é bom conhecer pessoas novas. O ser humano tem uma capacidade bastante interessante de se inspirar através do outro. Não é a toa que somos consumidores assíduos de conteúdo em blogs na internet, jornais, filmes e séries, além de grandes usuários das redes sociais, sempre interagindo com pessoas que não conhecemos e trocando experiências. Debater ideais, ouvir diferentes pontos de vista, se comunicar e aprender com o outro são formas de aproveitar a sua viagem.

Turismo

Embora o intercâmbio seja muito mais do que turismo, conhecer os marcos de um local também é vivenciar cultura. Não há nada de errado, ao optar por um intercâmbio na califórnia, querer conhecer o parque da Disney, passear por Los Angeles e curtir as praias. Afinal, a gastronomia local, os eventos e atrações fazem parte do cotidiano daquelas pessoas. Nada mais do que justo do que transformar o processo de aprendizado em momentos de diversão. Interagir é aprender, e faz parte do intercâmbio.

A Internexus oferece um cronograma bem variado de passeios pela Califórnia, assim como aulas de surf, passeios nos pontos turísticos mais famosos, tours a praias e opções para explorar da melhor forma possível esse estado americano vasto de atividades legais.

Faça intercambio em San Diego, Califórnia

Aprendizado estudantil

Além dos cursos de inglês eficazes no aprendizado da língua que um intercâmbio nos EUA pode oferecer, existem outras oportunidades que poderão enriquecer o seu currículo acadêmico.

Em diferentes países, é muito comum as metodologias de ensino serem diferentes umas das outras. Se formos considerar só o fato de que existem expressões em um idioma que não existem em outras, já teríamos um bom motivo para dizer porque é um diferencial estudar em outro país. Porém, existem também as questões culturais, formas de pesquisas, objetos de pesquisa e tudo isso faz com que a bagagem de nossas habilidades práticas se tornem cada vez maior. Ao fazer um intercâmbio de longa duração, é legal estudar em uma escola local ou em uma universidade, e aproveitar ao máximo o que essa experiência pode oferecer.

Experiência profissional

Segundo os analistas de Recursos Humanos em uma matéria divulgada pelo G1, existem muitas semelhanças entre realizar um intercâmbio e o mercado de trabalho. Para ser um bom profissional, é necessário sair de sua zona de conforto, enfrentar novos desafios, ter senso de responsabilidade e independência. Todas essas qualidades podem ser despertadas e amadurecidas durante um intercâmbio. Isso faz com que o intercambista se destaque em vagas que busquem profissionais proativos e com espírito de liderança.

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser um investimento grande. Porém, não existem motivos para não trabalhar durante a sua estadia para ajudar com as despesas. Falamos que toda experiência em um país estrangeiro é válida. Trabalhar não seria diferente. Além de ser mais uma experiência profissional em seu currículo, demonstra que você é uma pessoa que gosta de desafios e aproveita ao máximo das oportunidades que aparecem para você.

California, aí vou eu!

Conhecido por suas praias, calor e pontos turísticos, a Califórnia é o terceiro maior estado americano, e um dos mais populosos e famosos do país. Com pontos icônicos da cultura americana, é na Califórnia que estão os parques de Orlando, a famosa Hollywood, Los Angeles, San Francisco, San Diego, e outras cidades famosas.

Com um clima agradável e quente no verão, o ambiente californiano se aproxima um pouco do brasileiro, o que é interessante quando se opta por um intercâmbio. Para algumas pessoas, adaptar-se a condições climáticas diferentes das que se está acostumado é um processo e tanto. Um clima muito seco pode ser prejudicial para pessoas que possuem doenças respiratórias como asma e rinite. Sem falar, que leva um tempo para o nosso corpo se adaptar a um ambiente diferente. Se já sofremos com o fuso horário, imagina com temperatura? Se o seu intercâmbio nos Estados Unidos é de curta duração, é interessante optar por um ambiente próximo do que você está acostumado, para não correr o risco de comprometer a sua viagem e acabar não aproveitando o máximo dela.

Além disso, a Califórnia é um dos destinos mais procurados quando se fala em intercâmbio nos EUA. Não apenas por seus pontos turísticos serem famosos, mas porque ela possui uma estrutura diversificada e bem construída para receber viajantes. Além de hotéis, restaurantes, festas e lugares para visitar, ela possui escolas e faculdades que oferecem um ensino de qualidade para intercambistas.

Toda essa estrutura convidativa californiana proporciona ao estudante contato direto com americanos e pessoas de outros países, que também são atraídas para a Califórnia. Além de experimentar um novo ambiente, você conhece pessoas que estão ali com o mesmo objetivo que você. E que vão compartilhar as experiências delas e a forma que elas absorvem determinadas atividades.

Agora, qual cidade devo escolher? Ora, por que não fazer seu intercâmbio na califórnia em San Diego?

Mas afinal porque San Diego?

Quando se fala em viajar para o exterior, fazer seu intercâmbio em San Diego é a escolha ideal. Considerada uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos, San Diego possui uma grande bagagem histórica, e um ambiente agradável de se viver. São várias oportunidades de trabalho em áreas diversas, desde turismo, comércio internacional, à fabricação e tecnologias de defesa.

As praias da cidade são o que a fazem bastante famosa, porém não é isso que justifica escolher fazer intercâmbio em San Diego. Além do seu clima ameno tornar a sua viagem agradável e proporcionar um ambiente seguro de se viver, a própria cidade, e a proximidade territorial em relação as outras cidades da Califórnia, como Los Angeles, Orlando e San Francisco fornecerão uma vastidão de programas culturais para os seus dias. Só em San Diego temos Sea World, o Zoológico mias incrível da América, os famosos restaurantes e a sua programação noturna como alguns exemplos de atividades locais.

As oportunidades de ensino em San Diego também são enormes. Estudar inglês pela Internexus, conhecer o Centro Histórico da cidade, conhecer e estudar na UCSD (Universidade da Califórnia em San Diego) são atividades de peso que farão a diferença em seu currículo.

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, principalmente em San Diego, é uma oportunidade excelente que você não pode perder. Eu sem como é fácil inventar desculpas e sempre deixar para depois. Porém, não existe um melhor momento para fazer as coisas de que se tem vontade. A melhor hora é agora. Então programe-se e comece a planejar o tão sonhado intercâmbio na Califórnia.

Se você gostou do texto compartilhe! Mas ainda tem dúvidas sobre intercâmbios, comenta aqui embaixo que a gente te responde!