Vender mais e melhor: quem não quer? Seja o dono de seu próprio negócio ou um profissional atuante por qualquer empresa do ramo comercial, o objetivo de todos é conseguir boas transações e, assim, chegar ao sucesso. Felizmente, isso é possível e há muitos casos interessantes. Mas, mesmo na grandiosidade de um empreendimento, há etapas e um trabalho de renovação que devem ser seguidos para manter esse cenário.

A área de vendas oscila bastante e, para que se tenha um padrão satisfatório, é necessário pensar sempre em boas e novas alternativas. A estagnação é péssima, sobretudo em momentos de crise, com a alta concorrência, entre outros fatores. Então, por que não se qualificar e estar sempre a par das novidades e tendências do ramo? Sabia que os cursos online são ótimos para esse objetivo?

Realizar um curso de vendas online é essencial para quem deseja se destacar cada vez mais, seja tornando seu negócio uma referência ou conquistando um ótimo status como um profissional de vendas. Como opções flexíveis, dinâmicas, livres e informativas, os cursos a distância servem para capacitação, atualização e aperfeiçoamento, ideal tanto para iniciantes quanto experientes.

No Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor, do Centro de Estudos e Formação, os interessados contam com um conteúdo completo e de qualidade, em diversos módulos explicativos sobre todo o procedimento de vendas, o relacionamento com os clientes, comunicação e marketing, o empreendedorismo, a profissionalização na área, entre todas as técnicas de vendas em si. Com certeza, trata-se de um material valioso e um verdadeiro guia para atingir todas as metas.

A partir deste artigo, vamos explanar alguns pontos fundamentais sobre a área comercial, como otimizar o trabalho nessa função e o papel dos cursos online com certificado para qualificação. Leia atentamente e siga nossas dicas.

Guia completo para vender mais e melhor

O processo da venda

Ficar à disposição, receber o cliente, atendê-lo, passar uma explicação básica e vender um produto. Essas etapas parecem simples e básicas para quem se aventura na área de vendas. Não é à toa que muita gente acredita que, ser um profissional nesse campo é uma tarefa fácil, que qualquer um pode fazer.

Para quem vê de longe ou começa nesse ramo, não parece desafiador lidar com diversos consumidores dia a dia, seja em uma loja, um e-commerce, uma venda por telefone ou até em seu próprio negócio. Muitos acreditam que estão aptos ao processo, mas não percebem que, conforme alimentam seu conhecimento e expandem os horizontes, mais benefícios podem conseguir.

Em uma pesquisa básica, podemos ver que a indicação de todo consultor e empresário renomado é se livrar da zona de conforto. Você pode ter uma ideia incrível e um mercado promissor, porém, se ficar estacionado nas mesmas decisões, logo será engolido pela concorrência, deixará de ser uma novidade e aos poucos, acabará perdendo clientes – e todo seu lucro conquistado.

Mas é fundamental também evitar queimar etapas. É preciso unir o que pode ser proveitoso com recursos indispensáveis das técnicas de vendas, sempre com a total disciplina para não "colocar o carro na frente dos bois". Para o renomado especialista Max Gehringer, trata-se de um processo conhecido como "o pulo do gato". Ou seja: para pular, o gato realiza uma série de movimentos e ações bem delimitadas e impecáveis (que não percebemos por ser tão rápido), para que, assim, não caia e se machuque. Essa é uma analogia que se enquadra no atendimento e na venda em si, já que é preciso ter paciência e qualidade para conseguir uma negociação, a cartada final, no caso. 

Complementando essa ideia, o especialista britânico Jonathan Farrington revela um conselho que muita gente se esquece, ainda mais nos tempos atuais. Para ele, não basta ter as melhores ferramentas e tecnologias.

“Se você não sabe vender, se não tem as habilidades necessárias para vender, negociar, fechar a venda e construir relacionamento com o cliente, não terá sucesso”.

Nesses contextos, o processo de vendas se realiza com um plano bem estruturado que destaca o conhecimento prévio na função, a qualificação recorrente, os valores essenciais, a motivação e a vontade de sempre fazer a diferença. Perceba que vender está longe de ser algo simples, como muitos acreditam. Os desafios aparecem e você pode acabar saindo no prejuízo caso deixe de lado alguns pontos cruciais, como o relacionamento antes, durante e após a venda com o cliente, por exemplo.

É comum surgirem muitas dúvidas nesse sistema. Se existisse uma fórmula mágica e totalmente correta, ninguém precisaria de dicas e teria sucesso sempre. Mas esse quadro está longe de acontecer. Portanto, nunca se deve abrir mão de bons conteúdos e métodos para ir além dos conhecimentos, se aperfeiçoar e crescer mesmo em meio às adversidades. Um curso de vendas online é um caminho bastante interessante e preliminar para ter esse pleno entendimento.

O investimento em cursos EAD mostra que o profissional está disposto a aumentar seus conhecimentos, estabelecer novos parâmetros e fortalecer as etapas essenciais para vender bem. Cursos online são importantes para estudar com propriedade, revigorando suas habilidades e descobrindo o caminho certo para seguir na área comercial.

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O valor dos clientes para as organizações

“É comum nos depararmos com negócios que não conhecem seus clientes e estão acostumados a oferecer tudo para todos, sem interagir ou criar vínculos. Quem nunca entrou em uma loja e saiu com a sensação de que o vendedor estava apenas com a vontade de empurrar qualquer produto?”

Esse trecho é citado pela especialista em marcas Isabel Montañes, em um artigo para o portal Canaltech. Para ela, muitos empresários e profissionais ainda não entendem o valor dos consumidores e acabam subestimando o poder de cada pessoa em si. Muitos se perguntam como fidelizar clientes, mas acabam pecando em termos básicos que não condizem com um bom atendimento.

Independente do canal e das técnicas de vendas, prospectar clientes não é uma tarefa fácil. Mesmo que você tenha uma loja física, onde as pessoas vão até você, as transações não são garantidas – e, mais do que isso, a satisfação do consumidor também não. Lembra do "pulo do gato"? Então, as etapas precisam ser perfeitas e bem definidas até que você encontre um bom caminho e saiba como fidelizar clientes de modo orgânico e eficiente. Para isso, vale se atentar a algumas dicas gerais:

  • Vender algo de "valor": Valor vai muito além de dinheiro/custo. Um produto pode ser barato para uns e caro para outros, isso é totalmente subjetivo. O que vale, na realidade, é o quanto será útil e resolverá o problema do cliente, a solução propriamente dita. Sendo assim, entre as técnicas de vendas, está o conhecimento de seu produto/serviço, o destaque de suas características e como ele pode se tornar indispensável e relevante para seu público.
     
  • Abordar e entender o cliente: Prospectar é essencial para gerar oportunidades de vendas. Mais do que nunca, não dá para esperar até que a pessoa reconheça sua marca e seus serviços. É preciso mostrar a todos que você existe. A partir de uma prospecção bem feita, entender a necessidade do consumidor é o seu desafio, e isso só se faz ouvindo. Uma falha comum de muitos vendedores é falar demais e não dar espaço para as objeções da pessoa atendida. É aí que muitos acabam errando e tornando a negociação péssima.
     
  • Aguçar a curiosidade e ser criativo para lidar com objeções: por mais que seu público seja bem definido, a pluralidade será inevitável. Ninguém é igual a ninguém e, por mais que sua abordagem seja maravilhosa, é comum surgirem dúvidas. Mas, quando se está seguro e preparado para lidar com isso, qualquer questão fica fácil de ser respondida. Para isso, aguçar a curiosidade da pessoa e aprender a usar a criatividade para vender são estratégias que sempre dão certo. O encantamento aparece e é um ponto forte que te mostra o caminho do ouro no objetivo de como fidelizar clientes.
     
  • A atenção com o pós-venda: Em meio aos valores positivos de seu produto/serviço, a determinação para agir e fechar a venda com eficiência são recursos que fortalecem o pós venda. Pense bem: se o consumidor ficou fascinado com a sua abordagem, gostou do produto e teve uma ótima experiência, ele tem tudo para considerar sua loja/marca como uma referência. É aí que entra o pós venda, importantíssimo hoje em dia. Ter um cliente "exclusivo" de seu negócio te coloca em destaque em meio à concorrência, ajuda a criar um relacionamento produtivo para ambos e ainda contribui para seu marketing – afinal, um consumidor satisfeito pode divulgar seu negócio abertamente, como resultado de um bom atendimento e etapas bem estabelecidas.

“É importante agradá-lo constantemente, oferecer novidades que se enquadram nas suas necessidades. Isso faz a diferença no mundo dos negócios. O segredo é conquistar o cliente, dia após dia, sem saturá-lo”. Eis uma das melhores dicas tanto de técnicas de vendas quanto na fidelização dos consumidores", relata Isabel Montañes.

Você pode imaginar que na teoria parece algo simples, mas na prática tudo se torna mais dificultoso. Obviamente, cada experiência é única, porém, desde que se esteja preparado e centrado em seus objetivos, com certeza há um estímulo a mais para romper as barreiras, ir além dos limites e alcançar as metas. Vender é um processo complexo, mas também muito instigante.

Cursos online com certificado desse tema são perfeitos para que você entenda completamente cada etapa e possa se motivar. Há muito que descobrir e, para isso, não precisa de grandes investimentos. Estudando por meio de um curso de vendedor online impecável, você terá outra visão acerca do assunto.

Nesse contexto, podemos indicar alguns cursos EAD que fazem muito sucesso no Centro de Estudos e Formação – e já conquistaram mais de 120 alunos:

Há vários temas e abordagens bacanas em cada curso de vendas online desses que indicamos, com conteúdos que se complementam e agregam valor para todo curso de vendedor online essencial para dar um upgrade em seus conhecidos e te tornar um expert em todo o processo. 

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Além das metas: qualificação, boas vendas e bons resultados

Metas são importantes, mas também não adianta fazer "qualquer coisa" para atingi-las. É preciso agir com responsabilidade e bom senso sempre, para que o lucro e demais benefícios apareçam organicamente, e não de modo forçado. Tem muito vendedor que usa estratégias ruins, omite informações, empurra o produto para o cliente e abre mão da qualidade – e até da honestidade – simplesmente para vender mais e mais.

Infelizmente, há muitos casos assim, basta consultar sites de reclamações como o Procon ou o Reclame Aqui. E pior que essa situação, é permanecer no erro. Ninguém está livre de cometer um equívoco, acabar pecando em algum ponto e cometendo alguma falha. Não existe perfeição. Mas, se não há nobreza em admitir sua culpa, estabelecer uma solução e estar aberto para uma conversa, a situação fica muito complicada.

Já ouviu falar do Customer Relationship Management – CRM? Essa é uma estratégia bastante interessante praticada pela maioria das empresas atualmente. Trata-se da gestão focada nas necessidades dos clientes, com o objetivo de manter um histórico de interações do consumidor com a empresa e otimizá-lo sempre. No caso anterior, caso haja uma reclamação e você resolva de modo maduro e profissional, o cliente pode ser surpreendido, resgatado e reconhecer seu esforço em resolver o problema. Melhor que isso, ele passa a dar crédito para seu negócio e vê-lo como uma referência.

Esse é um exemplo perfeito de como é importante pensar além de metas. Muitos podem questionar porque perder tempo com uma pessoa insatisfeita se você pode correr atrás de outras. Porém, essa crença cai por terra com o tempo. Se não há a preocupação com o primeiro cliente, ela dificilmente aparecerá com o segundo, terceiro, quarto, e assim por diante. Em longo prazo, sua marca pode se corromper e ser vista com maus olhos por milhões de pessoas – com certeza você conhece algum caso assim, não é?

Entenda que vender bem depende de um plano bem estabelecido que, embora seja formado por etapas primordiais, precisa também de renovação, novas tendências, atualizações, testes. Só assim as boas vendas geram bons resultados. E isso vale para empreendedores, profissionais atuantes por empresas de diversos ramos, quem pretende começar na área, entre muitos outros casos.

Esclarecer esses pontos e ficar sempre atualizado quanto às técnicas de vendas, todo o universo da área comercial e os pontos pertinentes que a permeia eleva o status de qualquer atuante no campo – de principiantes a peritos. Por isso, estudar por meio de um curso de vendedor online pode ser muito eficiente, um verdadeiro guia para adquirir novos conceitos, ampliar horizontes e entender toda a diversidade desse campo tão inspirador.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


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Conte com os cursos online para se dar bem na área de vendas

Ser um destaque depende de suas decisões assertivas. Quando falamos em atualização profissional, tenha em mente que é um ponto crucial para valorizar seu conhecimento, expandir suas habilidades e levar ao sucesso. Com cursos a distância, tudo isso é possível, não é à toa que recomendamos tanto o Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor quanto demais cursos online fundamentais do Centro de Estudos e Formação.

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